cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A frustração perante o favoritismo

Boa tarde. Eu não sei se os senhores e senhoras são possibilitados de discutir isso. No entanto, venho através desta, explanar minha frustração com a atual situação da Sona :Champion101: no jogo.

Sona é um dos meus main campeões no jogo, o primeiro, inclusive. Sempre tive uma admiração, amor e dedicação a este personagem desde que entrei nos campos da justiça. Assim, investi demais nela, subi elos graças à ela, comprei todas as skins, recomendei o personagem, li a lore (bio, pq é bem pequena), sempre fico emocionado quando a vejo em algum marketing da empresa.

Ao contrário que muitos dizem, jogar com ela sempre foi um desafio, já que sinto que o jogo e sua função naturalmente são prejudicados por conta do constante meta voltados e favoráveis para os mais tanques, iniciadores ou fortes no início de jogo, enfim, levou bastante tempo para masterizar e extrair o sumo do campeão pra fazer valer a pena e fazer a diferença.

Todavia, toda temporada é uma decepção maior com a tomada de decisões que os desenvolvedores/balanceamento vem realizando. Profissionais e competitivo exploram vantagens de composições com ela e os senhores e senhoras nerfam absurdamente. Lembro como se fosse ontem, eu aposentando a Sona, pois agora ela é OBRIGADA a fazer Lágrima da Deusa :Iten3070: na itemização, pois se sair pra fazer algo sozinha gasta 5x mais mana que antes (consequencia de fazer sona & taric no bot), onde ela virou uma Yuumi sem ficar invulnerável, dependente COMPLETAMENTE de ficar com alguém perto pra não gastar tanta mana, mesmo que gastando 3x mais que antes.
Nerfaram mais uma vez, recentemente, por estar com mais uma dupla na rota inferior, desta vez com Lux. Bateram forte nos status da campeã, tornando-a mais frágil ainda e MAIS DEPENDENTE de alguém e mais mana.

Como podem querer que eu invista nisso? Um personagem vem sendo enterrado patch após patch? Visto que, vem uma skin incrivel dia 2 de Setembro para ela?

Não vejo o kit sendo o problema, pois outros personagens têm habilidades muito anti-jogo e irritantes de se jogar contra (ex: Zoe, Kayn azul, Yasuo e sua infinidade de mobilidades e passivas, assassinos AD e sua natureza já beneficiada com itens incrivelmente mais baratos e com status mais interessantes) e os senhores e senhoras não abatem eles, com fizeram com Sona, Ivern, Taric, TK Suporte, etc. O que infelizmente, me leva a sentir que a empresa tem SIM uma preferencia e favoritismo com alguns grupos de jogadores e personagens. E se o kit da personagem Sona for considerado toxico ou datado para o jogo, qual o motivo para não alterarem em alguns pontos?

Por que não nerfar simplesmente as runas que os tornaram "quebrados" em primeiro lugar? Como fizeram uma época com o 'Pós-choque', que demorou muito, mas por um milagre, chegou aos servidores. 

A ideia que passam para gente, sua comunidade de jogadores é "jogue do seu jeito", no entanto, no momento não cumprem isso. Pois há personagens e classes que os senhores e senhoras beneficiam sim. Um bom exemplo que posso falar no cenário atual é o item Dança da Morte, que mais uma vez, sem surpresa alguma, beneficia a classe lutadores/corpo-a-corpo com status bastante tóxicos, que a comunidade reclama e os senhores e senhoras fazem vista grossa ou dão um pequeno ajuste que impacta em absolutamente nada. Outro exemplo, e um até vergonhoso, por que personagens ad tem corta cura por um preço pífio (chamado do carrasco 800gold) e com bons status, e personagens AP tem itemização de corta cura tão caros (morellonomicon 3000gold)? Se não for favoritismo, eu não sei o que é. 

Por favor, considerem outras alterações ou um balanceamento mais justo e inteligente. Pois acabar com tudo em um campeão é basicamente falar para àqueles que investiram (até dinheiro) nele, que os senhores e senhoras não gostam da abordagem de jogar com estes e que querem que o mesmo troque de rota (...ou gaste dinheiro em outra parte do conteúdo).

Hoje, Sona :Champion101: é uma piada, já era antes, mas tínhamos como provar o contrário. Inclusive, o ato de selecionar o campeão na rota já é o suficiente para o time aliado já se sentir desmotivado. É um sentimento de negligencia da empresa para com o jogador e até mesmo desrespeito.

Essa é minha frustração e tenho certeza de que outros jogadores também sentem isso e que alguns até devem ter parado de jogar o conteúdo por estes motivos.

Uma nova temporada está chegando, vão continuar com o favoritismo? Vão continuar dando melhores condições pra uns e para outros não?

11 RESPOSTAS
Cabritinho75
Aronguejo
Aronguejo

Padrão Rito Gomes. Se tem skin chegando, tem buff vindo tbm.

Eu concordo com a sua opinião sobre esse favoritismo que está impregnado no game,campeões como :Champion20: que está top tier o ano todo e a RIOT exita em mudar a situação só confirma esse favoritismo.O item:Iten3812: que está dando uma vantagem absurda para bruiser/colossos e tanks está aí intacto e ocasionando um desequilíbrio enorme no jogo,mas quando alguns atiradores começaram a usar esse item a RIOT rapidamente foi lá e nerfou porém SÓ NERFOU PARA RANGEDS,o que mais uma vez demonstra o afeição que  RIOT está tendo com algumas classes de campeões.

Quanto a Sona esses ultimos nerfs são justificado sim,basta olhar as estatísticas no https://www.op.gg/champion/sona/statistics/support. Ela está com taxa de vitórias altas demais como suporte e ADC,não entendo como as pessoas vem aqui no fórum para reclamar sobre o estado da campeã.

Ontem anoite estava discutindo algo relacionado a esse tema que voce levantou: o esquecimento de certos personagens.

Ao meu ver as mudanças feitas no jogo são em decorrer das recentes atividades do personagem no cenario competitivo. 

Vez ou outra com a mudança de algum item ou de um talento pode ser que um champion que não é pickado no competitivo venha a sofrer nerf.

Peguemos a Sona como exemplo. Não sou muito ligado no champion mas me recordo que ela sofreu diversors nerfs quando o cenario competitivo resolveu utiliza-la como "ADC". 

Minha opinião: Diversas vezes a riot faz mudanças no jogo para reparar outras mudanças previas. Por exemplo, o nerf do TP com CD de 360 segundos, isso aconteceu pois os adc, em vista do nerf no curar (no modo competitivo) resolveram trocar o curar pelo TP, e ai logo em seguida veio o nerf. Conclusão: Os toplaners sofreram um nerf. 

Seria mais facil buffar o curar talvez, afetando so aquela lane.

Outra coisa que eu acredito: A riot da mais atenção pra nerf do que pros buffs, calro. MAS se for um champ de cenario competitivo, e o champ parar de ser pickado por um tempo, logo virá um buff para ele. E nisso pessoas que são MONOCHAMPS de champs não competitivos como eu e vc (mono talon), podemos ficar alguns meses com o champ bem fraco ate a riot perceber, ou um buff em algum item talento que nos afete.

O talon não esta fraco, mas as ultimas 3 mudanças na jogabilidade dele foram por conta de bufs no conquistador, e aumento preço da bota de mobilidade (por conta de Quiana e Pyke no competitivo), nerfs indiretos e diretos.

EDIT:  o buf no conquistador viabilizou talon conquer, que ficou muito forte e popular. Entao nerfaram a cura do Q. E houve tambem um nerf a menos de um ano em 40 de dano na volta do W, pois nos talon players descobrimos como limpar os maguinhos sem precisar da tiamat. 

@FrioeCalculista  escreveu:

Quanto a Sona esses ultimos nerfs são justificado sim,basta olhar as estatísticas no https://www.op.gg/champion/sona/statistics/support. Ela está com taxa de vitórias altas demais como suporte e ADC,não entendo como as pessoas vem aqui no fórum para reclamar sobre o estado da campeã.

Normal as pessoas ficarem chateadas quando acreditam que os personagens/role que gostam não parecem estar no auge

Akiyza
Dragão
Dragão

eu jogava muito de sona a uns 2 anos ( em uma antiga conta ) deve ter sida minha 6° main por ai, adorei o estilo do champ e tal.. mas slah, a uns 2 anos ela parece q ficou injogavel pra min, sempre que uso ela parece q eu n sou util o suficiente, nao tem impacto, cada skill metade da mana, só me frustei jogando com ela recentemente, entao acabei largando a campeã, mas ela ainda esta no meu coraçao.
Luna nos benedicit et fatum nostrum ducit ☽
Hyukuuri
Dragão
Dragão

A riot gosta dos main renekton / Irelia / ez , principalmente o ez , ele só morreu 1x qndo retiraram a clepto , mas ele voltou mais forte e mais toxico .

Eu vim aqui, pois pra ela fazer algo comparado ao que uma soraka faz, ao que uma nami faz ou que qualquer encantador faz... Ela precisa de mais gold, mais tempo e mais agencia do jogo e do jogador... O que é frustrante. Entende?

E quanto ao item :Iten3812: é uma piada sem graça da empresa pra quem investe em campeões ranged. E eles precisam nerfar isso, pois tá incrivelmente roubado. Um Kayn Vermelho fica nojento demais com esse item.

Eu entendo o seu ponto de vista,vc como main veio aqui para expor sua opinião sobre o estado da campeã e eu respeito isso.
Mas eu uso os números para me nortear acerca do desempenho dos campeões,e sobre esses que vc citou a soraka tem uma taxa de vitórias inferior a da sona e a Nami ao meu ver está fraca demais no momento,os números não mentem.

Sobre a dança da morte eu particulamente não tenho esperança de que eles nerfem isso por enquanto pois como eu vc disse:a Riot tem seus favoritismo quando se trata de balanceamento.
Billy Ostra
Dragão
Dragão

Sona estava top 1 fazia 10 patchs e estava no top 5 fazia MUITO TEMPO.

Acha que um boneco assim é saudavel pro game? Concordo que Darius/Dança da Morte estão ridiculos, mas não adianta justificar um erro com outro. Sona tomou um nerf merecido.
Romänov
Tropa
Tropa

Fico tão feliz vendo alguém com essa relação com a Sona ❤️ Ela é minha main, e acho que os nerfs deveriam ser nas runas/itens, ao invés de diretamente no campeão. Eu gosto muito de jogar com ela, tenho todas as skins, mas as vezes bate uma sensação de "poxa, tá difícil jogar com ela". Mas eu ainda tenho esperança que um dia, ela não seja mais "piada" da comunidade.
Rydrake
Barão
Barão

Se nerfar pesado o Darius eu já me dou por satisfeito, @Romänov @Soraka de Targon @Billy Ostra @FrioeCalculista @Hyukuuri