Para começar, não acho que falta mecânica.
como alguns coreanos como o flanalista disse uma vez, a diferença, pelo menos na soloQ,
é como se o BR fosse mestre e os KR fosse challenger.
Seong hwang (novo jungler da Pain) e o Sin Xero Hyeok (treinador coreano da pain) ja disseram que o BR joga bem mais com os dedos doq com a cabeça.
e o lol é um jogo de estratégia, muita gente esquece disso, muita gente acredita que o fato de você ganhar ou não foi pela sua mecânica ou pelo time que não sabe jogar, isso aconteçe claro.
mas o fato disso ocorrer é o desfoque do ponto mais importante: a estretégia.
uma associação muito boa é relacionar a mecânica e a estratégia a braços e pernas, sim!.
você preferiria ter um braço, uma perna, ou os 2?.
os 2 é claro! mas quando eu digo que a estratégia é o mais importante, associo diretamete ao braço.
porque, se você não tem perna, você tem braço, e este move suas pernas, seja em uma cadeira de rodas ou em uma muleta!
se você não tem mecânica, seu time não tem mecânica...apenas uma call, uma rotação, um bait de objetivos ou um foco certo na tf pode ganha o game, você com certeza ja vivenciou isso e se sentiu muito bem quando deu certo!
entendeu o ponto?
baseado nisso, acredito que a diferença entre coreanos, europeus, americanos, brasileiros e etc.. é o quanto eles sabem oq estão fazendo, e PORQUE estão fazendo e COMO estão fazendo..
simplificando, eles sabem EXATAMENTE o que fazer em cada ponto do jogo.
a cada evento do jogo, a cada acontecimento do jogo.
eles basicamente tem um roteiro pra seguir, e quando aquele roteiro não vai bem, eles tem MAIS 24 (por assim dizer) que eles podem usar. eles são preparados pra tudo basicamente, eles tem um foco desda seleção de campeões.
mas é CLARO, é OBVIO que TODOS TEM, isso é competitivo afinal.
mas é como eu disse..o que diferencia eles é:
o quão preparados eles estão para cada situação, o quão rapido eles mudam a estratégia caso de errado e o quão precisos eles são quando colocam a estratégia em ação.
mudando um pouco de foco mas ainda no mesmo asunto.
reflita um pouco agora sobre a cultura asiática.
sobre seriedade, compromisso, maturidade..
agora
os mesmos pontos para a cultura brasileira..
a diferença é extrema não é?
agora, qual GRANDE ponto que jogadores BR, não digo só os de times, digo o BR em si, o jogador brasileiro de league of legends, muitas vezes não é bem visto, não vai bem lá fora e etc..
é simples.
cultura amigos, isso sim é um grande diferencial.
toda aquela coisa de comparar brasileiro a asiático em varios pontos pode resumir numa frase:
o respeito e a seriedade de um asiático ao seu trabalho não é a mesma de um brasileiro..e isto não muda para um joguinho de um computador.
Mas é isso! muito obrigado a todos que leram!
espero que eu tenha conseguido passar minha visão de como eu entendo as coisas em relação a este assunto.
desculpe os espaçamentos, acredito que a leitura fique mais "leve" de se ler dessa maneira.
comente sua opinião, o quanto mais falarmos sobre este assunto mais claro sera o caminho para melhora-lo!