cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
DanRzd
Tropa
Tropa

Algumas considerações sobre ARAM de um jogador assíduo!

Boa noite, Rioters e comunidade, jogo LoL desde 2013 e gosto muito de jogar tanto rankeds quanto ARAM. Venho acompanhando as mudanças voltadas para esse modo de jogo e foram muito boas, não sinto que o modo está abandonado. Porém tenho duas considerações a fazer:

A primeira trata do comportamento dos players nesse modo. Gostaria de saber se existe ou não punição pra quem joga ARAM. Eu jogo com algumas pessoas que também gostam do modo, e nós jogamos pra se divertir porém de maneira séria, procurando a vitória. É comum aparecer alguém no time que jogue de qualquer jeito, ou mesmo se mate várias vezes pra trollar (principalmente os caras que caem de Lee Sin, putz), e quando reclamamos a resposta mais comum é "E daí mano???? É só um ARAM". Eu deveria então ficar de boa enquanto um cara destrói a partida só porque pra ele não significa nada? Se ameaçamos reportar, também dizem que não vai dar em nada por ser ARAM. Gostaria então de saber se as pessoas que se matam e jogam ARAM pra trollar podem ser punidas, ou se nesse modo não há fiscalização. É frustrante ter alguém atrapalhando o jogo de propósito seja qual modo for, valendo ou não pdl.

A segunda coisa trata de balanceamento de equipes. É verdade que a graça do ARAM é o fato de todo mundo cair com campeões aleatórios, mas acredito que o número de partidas frustrantes por conta do desbalanceamento dos time cresceu muito nos últimos tempos. É muito comum um time ficar extremamente counter do outro. Nesse momento acabei de jogar uma partida contra um time composto por: Azir, Xerath, Teemo, Soraka e Corki. Resultado, meu time, que contava com eu de Ezreal, um veigar, uma Evelyn, um Nasus e minha namorada de Vladmir não conseguiu fazer nada, eu era o único que conseguia pegar kills pois podia bater à distância. Qualquer outro membro do meu time que tentava se aproximar era impiedosamente abatido de maneira rápida por toda rajada de dano que vinha de uma distância que não dava pra cobrir a tempo. E quando alguém passava, tomava silence da soraka, blind do teemo, parede do azir, stun do xerath e ainda tinha que matar o inimigo umas 3 vezes pois a Soraka curava enlouquecidamente. Pode parecer uma situação de azar, mas não é só isso. Como dito acima, situações como essa estão se repetindo num número muito alto, causando partidas muito frustrantes nas quais a habilidade ou estratégia dos jogadores pouco importam. Acredito que vocês tem uma equipe de gente competente para arrumar isso, mas não quero deixar uma crítica sem propor uma solução, ainda que acabe não sendo boa. A minha ideia é a de definir alguns papéis para cada slot de jogador no aram. Como por exemplo, um adc, um mago, um tanque, um lutador e um assassino. E aí dentro de cada uma dessas classes a pessoa poderia pegar um campeão aleatório. Dar uma delimitada na aleatoriedade do modo poderia dar uma nova vida e transformar o ARAM numa experiência mais prazerosa.

Agradeço a quem leu até aqui, gosto muito de jogar esse modo e queria que voltasse a ser mais divertido do que frustrante, um abraço e boa noite!
79 RESPOSTAS

Qualquer E de 10 em 10 segundos que tira metade da HP de vários champs em área é mais útil que um Nasus que não consegue stackar.

Mas aí são competições diferentes. Jogar pra vencer você joga sempre, caso contrário porque você entrou num modo PvP? Mais fácil seria jogar um single player, concorda? Competitividade no ARAM é muito mais leve e “for fun” que num SR ou mesmo TT.

Eu também tenho mais de 2000 jogos de ARAM, mas criar um modo rankeado de ARAM não faz sentido. Como você cria um sistema que teoricamente deveria testar suas habilidades contra outros similares a você sendo que você vai pegar uma composição completamente aleatória?

O que ainda não entrou na minha cabeça, é o pq de “balancear para dar a melhor experiéncia”, sendo que amamos o aram por ser aleatório e por vezes “desbalanceado”?

relaxa, punição não depende de torcida

é como eu disse antes, vc joga com uma galera noob (deve ser do seu nível) pra ficar todo mundo coladinho pra receber esse dano em área.

Em relação a stacks, a riot já alterou isso, acho que cada stack em aram é 3x maior do que em SF, já vi um Nasus tank com uma força da tryndade arregaçando lá, foi doido!

kkkkkkkkkk

Hm, entendi seu ponto. Se a Riot um dia for mudar algo nesse sentido, não reclamarei. Mas eu prefiro do jeito que está, com total aleatoriedade.

Po Shin eu imagino que sua linha de raciocínio seja sua opinião e a linha de pensamento da Rito certo? Pois tipo eu realmente entendo e não acho errado esta forma de pensar porem veja meu ponto de vista, em SR/TT temos uma situação sobre o nosso “controle”, escolhemos uma lane que estamos confortáveis (as vezes caímos em outra mas nada sério), um campeão que dominamos muito bem e partiu jogo certo? No ARAM eu vejo isso da seguinte forma, quando jogamos centenas de jogos aprendemos a ter um controle mesmo sendo básico em todos os campeões (menos você Yasuo, você não merece atenção em nenhum mapa e.e), então essa aleatoriedade do ARAM testa sim nossa habilidade em cair numa situação fora da nossa zona de conforto e que não temos controle sobre nada (só em trocar campeão com o time e rodar 1/2x), e ter as skills e teamwork para ir pro gg, eu realmente queria ver a Rito colocando num futuro próximo (quem sabe na season 9 ou por muito alegria antes???) um sistema ranqueado la, talvez igual o ARAM atual? Talvez alguém da Rito tenha uma luz e crie um sistema f*** ranqueado la que encaixaria muito bem no mapa sem tirar sua essência, mas que por favor pense em nós players only ARAM, pense que se rolar ranqueada vai ter gente (e muita) jogando rs.
Enfim novamente eu acho justo e sensato a posição da empresa nisso que você falou agora mas porque não tentamos olhar de um angulo diferente né rs.
Um bom feriado \o.

Meua migo, em 10 partidas, 5 cai em time full adc contra ap carry e a outra meu time full tank contra adc… tá desbalanceado demais…

É só deixar do jeito que tá e diminuir o tempo para pegar os dados. Pronto, tá balanceado.

Não tem muita estratégia? huauhahuahuahuahuahuahuauhahua

>Competitividade não faz parte do design do modo

Já começou errado, o fato de forçar x5 em uma rota já destrói toda a sua linha de pensamento.
Faluvi
Tropa
Tropa

Eu gostaria que houvesse mudanças, a parte de punições é coisa tão óbvia que nem precisa falar, todos os modos de jogos devem ter o mesmo tratamento e pronto.
Eu praticamente só jogo ARAM e falaram sobre a aleatoriedade, mas os campeões da free week aparecem muito mais e quando tem Veigar na FW eu chego a evitar o jogo, e pra balancear os times sem tirar a aleatoriedade não é difícil, é só flaguear os campeões pode ser simples como iniciadores, peel, bursters, clenadores de wave, control… ou até o simples tankers, pokers e atiradoes e não dar 3 ou 4 de cada pra cada time. É muito comum ter 4 pokers de um lado e 4 melees do outro, o cara fica de Morgana, Lux, Xerath na moita e não tem jogo até o nivel 6 e quando chega no nível 6 você tem que lidar com um time muito feedado, dizer que tirar um pouco da aleatoriedade estraga o jogo, esse tipo de situação estraga mais ainda.

Eu acho que seria legal

• Um tipo de ranking (não partida rankeada) que levasse em consideração o numero de partidas em ARAM / ARSR, o número de campeões diferentes jogados em ARAM / ARSR e algo com a % de vitórias, honras, participações e punições nesse mapa, isso não vai tirar ninguém das filas de SR, e vai trazer um pouco de importância pra quem é assíduo de All Random.

• Remake, é bem chato jogar 5×4 por 15 minutos, o time com um a menos tem vantagem de level e pode ganhar, acho que deve até tentar, comecei ARAM porque não entendia nada em TFs e vale muito o treino de uma fight em desvantagem, mas tem jogos que é realmente impossível e ninguém deveria ser obrigado a jogar assim.

• Mudar um pouco o mapa, como disse a moita é usada pra oprimir times que já estão em desvantagem por não terem um clear wave decente, ou por não ter como revidar o poke com CC excessivo, acredito que se aumentar a parte central onde ocorrem as primeiras lutas, tornando-a ovalada pode dar um respiro nesse inicio de jogo, além de dar vantagem pra quem levou a primeira torre que vai ter mais espaço pra um kite back e mais espaço pra re-engage.

• Não ter mais que dois tankers, atiradores, bursters, poker, control mages na primeira aleatoriedade, mas não se aplica nas rolagem de dados.

Por mim, era só meter um sistema de ban, que cada um banisse o que quisesse e pronto.

mas não tem mesmo, comparado com os outros modos, não se tem o que fazer além de dar poke e TFs, não dá pra dar roaming, o farm é bem menos importante, não tem objetivos além das torres, etc…

pedir ranked em ARAM é a mesma coisa que pedir ranked em coop, não faz sentido, o mapa não foi feito pra ser full competitivo, o modo mesmo foi criado no SR pela propria comunidade como algo mais 4fun, nunca foi fito pra ser balanceado

tinha q ter ranked no aram

Concordo,mas eles tem que arrumar o Aram primeiro tá muito desbalanceado e desorganizado

To ligado, mas é aquela coisa também. Não importa como você cria o sistema de matchmaking, o fator de campeão aleatório sempre vai ferrar como você balanceia as coisas. Um jeito de ter matchmaking é você ter um elo pessoal pra cada campeão (cada pessoa tem então 130+ elos) pra balancear os times, mas como você resolve problemas do tipo: 1) Você só sabe o campeão depois que os times já foram formados e estão na sala de pré-jogo e os times já foram decididos; 2) Rerolls ferram balanceamento de MMR por campeão; 3) Estatisticamente não tem gente o suficiente pra usar MMR por campeão

O foco de matchmaking é no SR e sempre vai ser. ARAM vai sempre ser o modo for fun pra ser jogado rápido e pra passar o tempo, a não ser que a gente mude muito nossa posição em relação a isso. Pelo menos pro futuro próximo posso te dizer que não existem planos pra mudar a essência do ARAM.

Sim eu entendo, é um ponto de vista sensato (por mais que nós players não ligamos para o tal balanceamento, só queremos a ranqueada do jeito que ARAM é, eu realmente entendo a visão da empresa), mas eu como um bom player do aram jamais perderei as esperanças de um dia um membro da Rito (quem sabe até você mesmo Shin xD) acorde no meio da noite com uma visão genial e única para uma ranqueada no nosso querido aram rs.
Valeu o dialogo, é bom ter um papo com o pessoal dentro do jogo ;).
Bom domingo \o

> Tem alguma chance de melhorarem o sistema de aleatóriedade?
> As vezes já cai com o mesmo campeão 4 partidas seguidas e geralmente sempre cai os mesmos campeões, tem alguns que nunca joguei no ARAM e olha que sou main ARAM tenho 1300+ games.
> Isso sim é frustrante.

"Não importa o que seja, sempre será o fetiche de alguém." - Nikola Tesla
THC raFF
Tropa
Tropa

aram é vida. por isso que o rei poro é tao jogado, vc tem um aram insano e com a oportunidade de escolher seu champ..