cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Banimento Automático EloJob

Olá, saudações! Eu sou Esmigalhossos, mas pode me chamar de Esmiga ("Esmigalhos" nunca, grr).

Hoje eu li um texto da equipe anti-trapaça da Riot e algo me redespertou uma dúvida e, de certa forma, um medo, que eu sempre tive. A dúvida é referente ao suposto programa/algorítimo que, de acordo com "FBI" do LoL, é colocado de tempos em tempos para "trabalhar" (banir os elojobs).

E, sem mais delongas, a dúvida é: quais os critérios usados para banir uma conta que supostamente foi alvo de elojob?

Por que eu faço essa pergunta? Abaixo eu cito duas situações que englobam a maioria de fatores que geralmente se consideram indicativo de elojob e mostro como alguns critérios, se utilizados, podem gerar injustiças. Confira:

- Quando uma mesma conta tem diferentes desempenhos em diferentes IPs. Sempre que a conta joga no IP 'X' ela tem um desempenho de um bronze, mas sempre que ela joga num IP 'Y' ela joga como Diamante ("tá serto"). O problema desse critério é que pode haver um caso como o de 'Zezin123' (nunca recebeu elojob e nem emprestou a conta para ninguém) que mora com a mãe, onde a internet é ruim e o pc é de madeira, mas nos fins de semana Zezin vai para a casa do pai, onde a internet é filé e o pc é monstro. Isso explicaria a variação de desempenho associada ao IP. Portanto, se o jogador fosse banido em casos como esse, com esse critério, com certeza haveria injustiças.

- Quando há uma variação de desempenho significativa em um curto espaço de tempo e depois queda de rendimento. Nesse caso uma mesma conta teve uma melhora expontanea e vertiginosa em pouquíssimo tempo e depois voltou a ter uma performasse medíocre, será elojob ou o 'diamante saiu da jaula (birl)' e depois voltou a dormir? Bom, para evidenciar o problema nesse critério, eu gostária de citar o meu caso (deixando claro que eu nunca recebi elojob/duojob e nunca emprestei a conta para ninguém): durantes meses eu jogava poucas partidas por dia, desanimado com o jogo, sem muita seriedade, com problemas na internet, e ficava estagnado ou subindo muito lentamente. Mas chegava uma época que me dava gosto jogar LoL, daí eu jogava sério, sempre na minha role de origem, com os meus mains, com a internet estável, rushando a noite a dentro com inúmeras partidas. Resultado: eu subia 4 ou 5 ligas de uma vez. Esse ciclo de altos e baixos acontecia frequentemente, pois eu enjoava do LoL, ia jogar outros jogos e quando jogava LoL jogava no modo 'fo**-se'. Então, se esse critério fosse usado, tanto eu como diversos casos semelhantes seriam banidos injustamente.

Eu já vi diversos jogadores reclamando que foram banidos por elojob injustamente, e, apesar de eu não saber a verdade, isso me preocupa.

Eu mesmo já tive medo, e tenho ainda (apesar de não estar jogando LoL nessa temporada), de ser banido e perder a minha preciosa conta, a qual eu venho jogado desde a Season 4, colecionando ícones e skins, champions e acima de tudo muitas histórias.

O que eu quero mostrar com esse texto é:

1 - Os jogadores e a comunidade precisam saber quais critérios são usados para banir contas que supostamente usaram elojob.

2 - Os critérios usados para banir ou punir contas e jogadores devem ser sólidos, transparentes e justos, sempre dando prioridade a fazer justiça ao player honesto (e talvez deixar passar um ou outro desonesto) ao invés de punir o player desonesto (e acabar punindo junto o honesto).

Seria muito bom o debate de todos e até mesmo um esclarecimento da Riot sobre tais questões.

É isso...
14 RESPOSTAS
Savior Lost
Tropa
Tropa

Cara, concordo com você! Apesar da Riot afirmar que não pode revelar muito, ela deveria ser mais transparente nesse aspecto. Saber os critérios que levam a banimento é o mínimo.
Savior Lost
Tropa
Tropa

E também a questão da justiça com os honestos, né? Porque entre ter alguns elojobs na minha fila de vez em quando, e eu um dia ser banido injustamente, eu prefiro a primeira opção.

Boa Tarde.

Acho que esta informação não deve ser divulgada mesmo!
Pois se divulga, sempre tem um espertinho que acha uma brecha, igual sou Analista de Sistemas, faço um programa, mas não quero liberar meu codigo fonte, pois eles podem achar uma brecha nesse codigo entende?
E simplesmente isso.

E aí, mano, beleza?

Se liga, se alguém é banido tem que saber o motivo. A pessoa gastou tempo, dinheiro, esforço na conta, não é justo a Riot punir ou banir sem explicações claras. Só dizer que foi elojob sem apresentar uma prova, sem dizer qual critério foi usado... É um absurdo no mínimo.

Se alguém é banido por suposto elojob e afirma que foi um engano/erro, como a pessoa vai se defender se nem sabe sobre o que está sendo acusada?

Cadê a transparência? Cadê integridade? Cadê a justiça?

Ninguém está pedindo os códigos do programa deles. Só queremos saber pelo quê somos banidos.
Só chegar, acusar de algo sem mais nem menos, sem nem possibilidade de recurso (pois não tem como recorrer a algo que nem foi apresentado)...

Desculpa, mas eu não acho isso certo.

O motivo pelo qual alguém é banido não pode ser divulgado? kkkkk... Por que não? Quer dizer que se a Riot disser que você fez elojob, ela está absolutamente certa, sem precisar mostrar qualquer tipo de informação e critério que levaram ela a essa conclusão? Tá manero...

O que tem a ver o algorítimo da Riot com explicar a alguém o motivo da punição recebida?

Ola.
primeiro eu nao falei do algorítimo do lol, tente ler novamente e interpretar.
Muito fácil, joãozinho mora no rio grande do sul, e ele esta jogando ranqueadas igual uma batata, bronze 5 com 20 pontos, e no mesmo dia, joãozinho loga na Bahia, e joga igual um profissional subindo de bronze 5 para prata 5 em dois dias, e 1hora depois esta de novo em rio grande do sul.
Percebesse que ele jogou com vários campeões que nunca tinha jogado antes, outras lanes que não tinha jogado antes, seu flash normalmente fica no D mais na Bahia fica no F.
Precisa de alguma explicação ??
Ele não conseguem banir por engano mesma coisa hoje voce esta aqui e amanha na bahia so que na bahia voce subiu uma liga inteira por dia, não existe PC MONSTRO que melhore seu desempenho tanto assim, voce nao consegue criar asas com outros champs direto nas ranked, e fazer 20/2 e nunca ter jogando antes, tem sites que hoje em dia voce vé quantos jogos com quantos personagem e taxa de vitoria, ai joãozinho joga de mid mono le blac nunca jogo bot mais agora **cogumelo do teemo** pela primeira vez riven top fica 20/0 em todos o jogos ate do bronze 5 a prata 5 com win rate de 90%--100%.

Cara quer mais provas que isso ??? QUEM FEZ sabe que fez, nao precisa ser esperto!
Por que na bahia o ip e de outro cara que loga sempre numa conta master? eai ? seu primo do pc monstro ?
entendeu mais ou menos o que quis dizer??
liberar os critério pelo seu banimento, liberaria uma brecha para eles consiguirem burlar o sistema.
Facil eles escrevem no email que voce fez elojob que logo em dois estados e teve performance maior, deu qur mais que isso ? O que mais quer que eles falem ??

Meu caso...moro em Manaus mas tenho casa da familia em salvador se eu mudar de IP sou elojob? Vai te catar né Riot.
Mango Sent
Moderação
Moderação

Hey @só jogo coop,

Não faço parte do time de suspensões e nem dos sistemas da Riot, porém posso dar um pouco de contexto sobre o assunto por experiências passadas em outras empresas.

Grande parte do assunto já foi comentado pelo Savior Lost e Best Ezreal, será sempre informado o motivo da suspensão, porém nunca apresentado a prova logo de cara. Apenas em casos de processo estes dados são abertos publicamente, no caso ao Juíz.

Engenharia reversa é um grande problema nesses casos de atividades irregulares, infelizmente tem muita gente com tempo de sobra pra pensar em coisas ruins.

Mas para qualquer tipo de suspensão que acredite estar errada, envie um ticket para o suporte, pois sempre vão revisar e dar mais informações sobre o caso.

@BestEzreal, primeiramente: eu sou best Ezreal que você. kkkk...

Agora, segundamente, falando sério, você deu um belo exemplo de onde provavelmente seria um elojob, porém esse critério quem está dizendo é VOCÊ. A Riot nunca qual critério ela usa. Então, a princípio qualquer critério que coloquemos aqui é mera especulação.

Alguns comentários em específico sobre o exemplo que você deu:

- Distância: eu tenho família no ES e RS, já morei nos dois, e alterno entre os estados ao longo das minhas férias. Minha conta poderia muito bem logar no RS→ES→RS... e seria eu, apenas eu na minha conta.

- Champion pool: eu tenho uma pool vasta, sou esperto, qualquer champion que eu pego me especializo rápido. Diversas vezes eu peguei um champion pela primeira vez e fiquei todos/0. Obviamente eu não sou o único. Então se alguém pega um champion que não joga normalmente, não quer dizer que seja outra pessoa.

- Flash no botão diferente: diversas vezes, jogando Aram ou outro modo de jogo alternativo que não use flash, eu tirei o flash de uso e depois quando voltei a uma partida normal acabei escolhendo os feitiços nos botões trocados. Daí, dentro de jogo eu inverti de novo os feitiços nas configurações, mas isso é algo que eu vejo, alguém que olha o histórico ou que ve a partida no telespec não sabe.

- PC monstro não faz milagre: realmente não faz, eu mesmo sempre joguei em notebook, porém internet faz diferença, e muita, demais! Alguém que jogue com lag, com ping alto, pode ser o melhor cara do mundo, vai ter a gameplay afetada, até mesmo o psicológico por conta do stress e da raiva.

Então, aí estão alguns contra pontos das tuas colocações, mano.

E por fim, a questão do código, eu sou leigo no assunto, então eu não entendo o que tem a ver falar motivo pelo qual alguém é banido e as questões de seguranças e tals. Se alguém quiser e puder me explicar eu agradeço. Se no texto lá da Equipe Anti-Trapaça tivesse claro porque eles não podem falar e tals, com uma explicação mais clara e acessível, eu provavelmente não estaria aqui com essas dúvidas.

@MangoSent, obrigado pela resposta. Eu particulamente não tenho problema com ban, essa é minha main desde sempre, eu fiz esse texto mesmo porque sempre me pareceu muito nebuloso a comunidade não poder saber quais critérios vocês usam para banir os players. Eu, no meu íntimo, me sentiria bem melhor se está questões pudessem ser mais transparentes.

@MangoSent, até por uma questão de visibilidade e credibilidade da empresa. Eu quero poder saber se o que a Riot tem feito é correto, se eu concordo, se eu acho que há injustiças. Eu acho que a comunidade merece saber da índole da empresa que eles consomem todos os dias, porém com todos esses segredos a gente tem que somente confiar cegamente que vocês estão fazendo o certo absoluto.

Lek, na moral, concordo em tudo que Esmiga falou. Ninguém perfeito, ninguém totalmente certo e acabou, as pessoas têm que provar sua ética e seu caráter. Recentemente nós vimos os escandalos envolvendo a Riot, então não tem como eles virem, agirem nas sombras e dizerem pra gente confiar porque eles estão fazendo o certo. Ninguém é incontestável!

Olá bom dia, @só jogo coop.

Tipo a varias provas bem concretas que podem ser julgado, como MangoSent falo, apenas em casos de processo estes dados são abertos publicamente, no caso ao Juíz.
Mas lembrando que eles sempre te mostram por que foi banido, eles não escrevem so Fez EloJob 1 Ano de Ban.
Não eles escreveram o motivo, exemplo, voce logou e jogou ranqueadas em um curto periodo de tempo em dois estados simultaneamente, tipo isso.
Mas eles explicarem passo a passo, muito dificil, como comentei e o MangoSent também, existe muita gente mal intencionada, esperando a RIOT abrir uma fresta e burla o sistema.

No caso você viaja beleza mais não ira logar em dois locais em um pequeno periodo de tempo entendeu?

E isso abraços