cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Amigo Estranho
Dragão
Dragão

Cara, mano, Brand

Vamos direto ao ponto, o campeão é horrível, horroroso, um peso morto que ajuda o time adversário só de existir.

Suporte: Atrapalha a wave e o farm, rouba kill e independentemente do quão forte esteja vai afundar porque não há item de suporte propriamente dito pra ele, porque a Liandry virou um **bleep** extremamente fácil de jogar em cima e porque o Lúden agora é com cooldown e muito mais fraco, precisando de outros 3 ítens lendários pra fazer um bom efeito (caro = ruim pra suporte).

Mid/qualquer outra posição: Não consegue manter controle de Wave, vai estar sempre puxado, é extremamente fácil de pokear, tem baixa movespeed e com o range dele qualquer campeão se aproxima facilmente pra matá-lo. Claro, pode tentar mirar no mínion pra dar splash, mas ninguém é idiota de assistir o Brand fazer isso sem dar o troco e na hora do troco não tem pra onde correr porque a wave está puxada. Dos míticos, você tem a Liandry que é um **bleep** e o Lúden que, novamente, só vai ficar efetivo mesmo com 3 itens lendários.

Entrando em mais detalhes: Contra Liandry é só você não comprar item de vida e focar nos componentes de armadura e resistência mágica no Early/Mid, daí tu dá uns 3-4 pickoffs no Brand e já pode comprar vida sossegado porque nunca mais o Brand se recupera. Ou, no caso de campeão AD, você só precisa comprar os componentes AD da Sterak e fechar sterak que tudo fica sussa porque Shield não é afetado pela Liandry. Nos casos dos maguinhos e adc nem faz diferença porque não buildam vida extra. Contudo, é diferente se for Máscara Demoníaca, mas se o Brand fizer esse item primeiro ele vai ficar sem mana fácil e virar vítima.

Entrando em detalhes: O kit do Brand se baseia em DoT e não em dano explosivo então Lúden não está em todo o seu potencial e precisa de mais 2 itens do que um mago normalmente usaria. Por ser caro demais o Brand perde antes de ver efetividade.

-

Experiência recente contra o Brand suporte: Simplesmente puxei a wave e dei B mesmo podendo ganhar a luta, meu suporte até achou que era Troll mas aí a gente chegou full life e com item bem na hora que o Brand suporte estava com a wave puxada, o Jg também viu a excelente oportunidade e apareceu pra fazer a festa e BAM, morreu os dois. O adc do Brand até conseguiu uns dash pra fora da luta, mas o Brand só viu tristeza e tentou se esconder na moita... ocultação de cadáver. Acabou o jogo nesse gank, eu só precisei tomar cuidado pra não levar gank do jg adversário que foi gg, Brand feedou horrores, como previsto.

Experiência recente com Brand mid no time: Por algum motivo sobrenatural ele ganhou a lane do Yone e estou até agora tentando entender como que ele não levou nenhum gank. Nesse jogo eu fiz corta cura de 800 e rushei Randuin porque estava contra Yone e um adc de Mata-cráquens  e, se não sabe, contra uma comp que tem 2 críticos o tank obrigatoriamente faz Randuin, enfim, eu não entendi nada do jogo que o suporte adversário quis me imitar e não fazer mítico e o Yone perdeu. O Adc adversário tinha boa noção de jogo mas não fez nada com as kills porque RANDUÍN JÁ É ROUBADO e me permite passear na frente dele de boa, não importando  o quão feedado estava.

-

Conclusão, não sei. No op.gg o Brand tá o crime e está sendo amargamente ignorado pela Riot que destruiu a Liandry recentemente, o que vocês tem a dizer sobre o Brand?

Ah! Vão buffar Randuín, o item vai ficar fora da curva.

1 RESPOSTA

Eu acho que o campeão não está fraco, mas é um pick situacional, tanto no bot quanto no mid, mas vou focar meus comentários mais no Brand support, onde acho que ele pode ser mais efetivo.

Dependendo da lane do bot o Brand pode ser extremamente opressor, negando farm e ameaçando a vida dos adversários o tempo todo, mas se trata de um campeão muito frágil, então campeões de engage (que estão no meta atualmente) podem abusar do campeão.

É um champion que vai puxar muito mais recursos da equipe pra ele que um suporte comum, vai acabar ficando com kills e etc, mas normalmente vai ser efetivo contribuindo para o dano total da equipe.

O Brand é um mago de controle, é muito útil para objetivos e teamfights, o lategame tem um dano extremamente alto e em área, se o time conseguir lutar dentro da jungle ou no rio fica muito fácil de causar dano aos carrys sem comprometer seu posicionamento, e mesmo o dano de um Brand support, sem muito itens de dano, pode causar um grande estrago em campeões sem resistência.

De um modo geral, ele não está aparecendo muito por sua fragilidade na fase de rotas, mas não que ele esteja precisando de ajustes.

Fora que ele nunca foi um campeão muito popular, então é normal em um meta que não o favorece ele estar bem sumido.