Primeiro de tudo, o intuito daqui não é tecer críticas a Riot e muito menos ao LoL. Me dou muito bem com ambos e acho que fazem um trabalho formidável. Também não é motivar ninguém a parar. Apenas fazer um relato.
Já fui bem viciado, ao ponto de virar noites jogando e ainda jogar a manhã inteira depois. xD
Só que, a vida chamou. Precisei seguir em frente, estudar, me dedicar às metas e aos sonhos (que no meu caso, não envolvem e-sports). Além de que, antes de parar de jogar, comecei a namorar quem hoje é minha noiva. E bem, não demorou muito para perceber que tenho prioridades. É o que acontece quando você descobre o que é amar alguém de verdade.
Deixando as pessoalidades um pouco de lado, vamos direto ao ponto. A ideia desse relato é contar algumas coisas bem interessantes que eu percebi quando parei de jogar. Não precisa ter muitos upvotes. Se uma única pessoa aprender (ou refletir) algo útil aqui, já está ótimo. haha'
Quando você para e depois volta, por algum motivo, o jogo se torna muito mais simples e sua concentração aumenta. Na hora que joguei uma partida, foi gritante a diferença. Ficava muito mais leve de prestar atenção os movimentos dos inimigos, desviar das skills, PENSAR com lógica no que você vai fazer em um curto espaço de tempo. Além da sensação de calma e tranquilidade, que acredite, faz uma diferença tremenda. Você olha para os pro players e eles não parecem mais intocáveis como antes, você passa a sentir que com muito treinamento e dedicação, é possível chegar lá.
Eu tirei duas conclusões disso: se você tirar do jogo (e dos players) o poder de tirar sua frieza, você se torna um jogador melhor. A outra conclusão é que os challengers tendem a ser jogadores que não perdem a capacidade de pensar nas jogadas conforme seu ritmo acelera. E eu digo isso porque quando jogava eu perdi um pouco disso para o "modo automático de jogar" sempre que chegava ao Gold.
E acredite, quando você para de jogar (pra valer) e depois volta, é muito fácil ser frio. Você passa a encarar as coisas com tal maturidade que não vê sequer necessidade de mutar a equipe, quando ela é tóxica, porque aquilo não mexe mais contigo.
Outra coisa que acontece é que você passa a achar parte da comunidade arrogante e infantil, e sabe que isso acontece porque o jogo sobe a cabeça das pessoas, muitas vezes por elas estarem quase estáticas na vida pessoal. E é bem difícil alguém admitir isso. Mas por exemplo, você vê as pessoas dizendo que um deficiente está se "vitimizando" ou que está dando desculpas por "prejudicar o jogo dos outros" e não vê outra coisa ali além de um estado de transe.
%%%, você é deficiente, e mesmo assim está jogando e prejudicando meu elo! < Talvez não seja tão fácil para alguns ver o nível de babaquice e arrogância de alguém que age pensando assim. Mas você passa a ver a pessoa como um bebê que acabou de ter o seu chocalho arrancado da mão.
E o outro extremo? Jogadores que geralmente são de fato, corretos, mas ao mesmo tempo são IGUALMENTE arrogantes. Numa partida, prestam mais atenção no gg izi no final do que sei lá, no roaming errado que deu aos 17 minutos de jogo. E claro, querem punições, punições e mais punições por coisas que sequer deveriam atingir elas. É como se vivessem com o código dos invocadores embaixo do braço, como se essa fosse sua maior arma. Eu me irritava com gg izi também (detesto crianças tanto quanto vocês), mas tem certeza que isso causa todo esse trauma? Ou mesmo que não tem algo de errado com você TAMBÉM se isso te causa tanto transtorno? É o tipo de pessoa que vai correndo negativar esse tópico agora, mesmo sendo ele respeitoso. Porque, claro, é mais fácil negativar o tópico do que lidar com a verdade ou sequer repensar os próprios conceitos.
O que eu quero dizer é que o LoL é um ótimo jogo, mas depois que você para de levar ele de maneira suave (você pode treinar 14h e levar de maneira suave, tipo o Faker, que não se atinge com nada, pelo contrário, fica rindo), isso afeta negativamente tanto seu estado de espírito, quanto o seu gameplay, que certamente é influenciado por isso. É a hora que você começa destratando tóxicos, depois feeders, depois Rioters e com o tempo estará tudo bem em destratar pessoas (inclusive as que agem com respeito) no geral, até mesmo seus familiares e pessoas que te amam. Então,
para quem se identificou, apenas reflita e tome cuidado, pare enquanto ainda é o tempo. Não espere isso se tornar algo inaceitável ou incompreensível. É apenas um conselho, resta você aceitar ou não.
Esteja no controle, tanto in-game quanto sobre o game. O exagero é o que torna uma revigorante brisa em uma tempestade que não destrói ninguém além de você mesmo. E mesmo que não fosse assim, acredite, não vale a pena "destruir" os outros, muito menos por causa de um jogo. Espero ter feito alguém refletir. o/
A única pessoa que está te impedindo de upar é você mesmo, que não consegue admitir seus erros. - paiN Kami