cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Bardenn
Aronguejo
Aronguejo

Como lidar com a depressão?

Oi meus lindxs! :Champion2:

Depois de alguns posts que eu vi aqui no fórum relacionados a depressão, resolvi fazer o meu próprio para mostrar como lido com a mesma e sobre como separo a minha depressão do LoL (entenderá isso mais pra frente).

A Kai'sa me ajuda com minha depressão 

Bom, primeiramente vamos falar do LoL. Afinal, o que é o LoL?

O League of Legends é um jogo de estratégia que requer muito a sua atenção e trabalho em equipe para adquirir sua vitória. Parece simples, não é? HAHAHA não.

Falando sobre as comunidades mais tóxicas, os MOBAs sem dúvida nenhuma são os piores. Um mínimo erro que você cometa, já se torna totalmente em uma situação desagradável. Você é xingado, humilhado e fica se sentindo um nada mesmo sem a partida acabar.

Impacto disso em uma pessoa com depressão

Pessoas depressivas tendem a sucumbir a esses xingamentos, realmente pensando que são isso que estão falando, já que elas também pensam que são isso diariamente.

Os sintomas de depressão afetam a maneira como você se sente, pensa e lida com atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar. Link 

Relato: em uma certa partida, onde fui xingado e humilhado por exatamente todos na partida, eu me senti horrível. Eu chorei muito e cheguei a desinstalar o jogo, mas aí assisti a Nicole Diretora e tudo voltou ao normal auhhaha ❤️

Brincadeiras a parte, voltei a jogar o jogo e coloquei como meta pra mim mesmo, para minha melhora pessoal, que jogaria o jogo e a depressão não tomaria conta de mim. Aprendi a separar a minha depressão do LoL com essas dicas abaixo:

1. "/mute all"

Esse comando é muito útil em uma situação desfavorável onde seu time ou até mesmo todos estão querendo tirar proveito emocional de você. Você ficará sem calls como pings mas você pode ativá-los caso queira no menu Placar.

2. Bom humor

Esse é um pouco limitado, já que aqui eu só recomendaria você a jogar o jogo caso esteja tendo um bom humor, mas ainda bem que há outras dicas mais abaixo para te ajudar ^^

3. Medicamentos anti depressivos

Não estou querendo dizer que isso vá te ajudar, comigo por exemplo os remédios simplesmente não surtem efeito, mas tenho amigos que hoje não estão emocionalmente frágeis como eram graças aos remédios.

4. Mantenha-se positivo

Não importa o que aconteça no game, ria, faça seus amigos rirem, acalme eles caso precise. Espalhe sua positividade e, talvez, eles entendam qual é a verdadeira diversão :Champion109:

5. Cure-se.

Deixei esse por último por que não é algo tão simples como as coisas acima, então vamos lá!

Infelizmente, a depressão não tem cura, só aceitação. Então... como aceitar a depressão?

Você deve olhar para a depressão como um lado escuro seu, uma doença que só você pode curar, e eu sei que você é forte o bastante pra isso. Se aceite, aceite que tem problemas que precisa resolver, faça uma lista das coisas que você está fazendo errado e vá tentando melhorar nisso a cada semana. Sentiu uma disposição? Ignore a preguiça. Já são duas horas da manhã e você ainda está no computador? Desligue e deite na sua cama (recomendo um ASMR :v). Não seja tímido, passe vergonha mas sempre com um sorriso na cara, você fez algumas pessoas rirem hoje, então sinta-se feliz também!

São essas poucas coisas que vão fazer você evoluir como pessoa, e que vai fazer você ter amigos.

Q & A

Oh, Bardenn, não tenho muitos amigos/perco amigos constantemente, já não me abro com ninguém.

Esse é um problema comum na depressão, você pode tentar se abrir com alguém que você realmente confie, ou pode conversar com o Centro de Valorização da Vida (pode ser por chat, telefone, email ou em algum posto de atendimento, caso disponível na sua cidade) no número 188 - CVV. É totalmente gratuito 🙂

Bardenn, eu acho que preciso de uma psicóloga, mas a minha família não tem dinheiro para isso, o que faço?

O SUS oferece atendimento psicológico no CAPS, embora, por experiência pessoal, eu recomende uma psicóloga paga.

Bardenn, me sinto sozinho, não tenho muitos amigos e quero sair de casa, eu não sei o que fazer.

Recomendo você a se afundar em cursos, pode ser musicais, teatro, qualquer coisa que você quiser (o governo também oferece cursos gratuitos, só não consigo me lembrar agora o nome do lugar, mas assim que lembrar atualizarei esse tópico, prometo), além de você poder fazer amigos 🙂

Para pessoas que não tem depressão:

Não é nada legal humilhar uma pessoa, repense seus atos, repense sua personalidade. Você pode estar ajudando uma pessoa ao ser positivo, não há nada para você caso seja negativo 🙂

Bom, por esse tópico é só, espero ter sido útil e que com o tempo vocês melhorem com as minhas dicas. Espero não ter sido muito óbvio, mas o motivo desse tópico é também o de motivá-los a mudarem.

Se quiserem posso fazer outro tópico mais avançado sobre como eu lido com paranóias e pensamentos constantes.

OBS: O fórum é exatamente o local exato para discutir sobre isso, aqui é o ponto de encontro dos jogadores. Quanto menos players tóxicos, melhor. A depressão é algo acumulativo, juntando as pequenas coisas ela se transforma em uma bola enorme de problemas.

Até mais ❤️

#porumacomunidademenostóxica

42 RESPOSTAS

Antidepressivo e ansiolítico até estabilizar o quadro.Lembrando que pode voltar a depressão,pois cura mesmo n tem.
THACAOS
Arauto
Arauto

dizem que cerveja e banana ajuda pra depressão!
Me siga na Twitch https://www.twitch.tv/thacaos

Como jogar lol de bom humor? sendo que client bugado, comunidade tóxica, desbalanceamento, rages, jogo bugado, etc... Tem que ter muita sorte e ser muito otimista pra ganhar partidas seguidas.

@Bardenn Amigo, não seja tão pessimista. Você imagina uma pessoa depressiva como uma vítima social da qual não é capaz de resolver os problemas sozinha. E também não sei como se voluntariar para tomar choque vá resolver seu problema. Bem, enfim, foi só minha opinião sobre esse assunto.

bom primeiro. existe uma imensa diferença entre dizer que está triste, estar triste e sofrer de depressão.
TRISTEZA NÃO É DEPRESSÃO, a depressão provoca desequilíbrios químicos no cérebro e deve ser acompanhada por profissionais competentes e devida medicação.
2° - se vc tem depressão não jogue lol..
Bink
Arauto
Arauto

quer lidar com depressão? vá procurar ajuda especilizada e ache um hobby saudável (lol não pfv)

Já pensei em desistir, e se você pensou nisso também, não desista de desistir, não vale a pena seguir em frente se não tiver algo que lhe agrade nessa existência. Mas não faça sujeira para os outros limparem, pense nisso. Boa sorte.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

@Dizzie  escreveu:
@BardennAmigo, não seja tão pessimista. Você imagina uma pessoa depressiva como uma vítima social da qual não é capaz de resolver os problemas sozinha. E também não sei como se voluntariar para tomar choque vá resolver seu problema. Bem, enfim, foi só minha opinião sobre esse assunto.

mas... foi exatamente por isso que não falei mais nada sobre a eletroconvulsoterapia, porque eu não recomendo.

na verdade não é nem recomendado pelos próprios médicos, já que é uma ferramenta que foi usada para tortura antigamente

e sobre eu ser pessimista, não sei de onde tirou, já que o tópico foi feito pra ajudar 

sobre o "impacto disso em uma pessoa com depressão" eu citei o que muitos pessoas parecem não saber, mas que é o principal de alguem com depressão

O esquema mesmo é ver os vídeos do jukera e do woods

@Bardenn  escreveu:

@Dizzie  escreveu:
@BardennAmigo, não seja tão pessimista. Você imagina uma pessoa depressiva como uma vítima social da qual não é capaz de resolver os problemas sozinha. E também não sei como se voluntariar para tomar choque vá resolver seu problema. Bem, enfim, foi só minha opinião sobre esse assunto.

mas... foi exatamente por isso que não falei mais nada sobre a eletroconvulsoterapia, porque eu não recomendo.

na verdade não é nem recomendado pelos próprios médicos, já que é uma ferramenta que foi usada para tortura antigamente

Mas você não deixou claro seu posicionamento ou o posicionamento da comunidade médica sobre essa forma de tratamento. Você simplesmente largou esse assunto no final do seu texto, o que acabou não fazendo o menor sentido obviamente. Mas agora no seu segundo comentário é que deu para entender sua posicção sobre isso.

Lil
Tropa
Tropa

Minha opinião é que quem realmente tem depressão nem clicar para jogar lol consegue.

Perdi uns 15 kgs e nem ligava meu notebook, literalmente passava deitado na cama sem forças para nada.

Todo o resto é tristeza comum.
ashe psicóloga
Aronguejo
Aronguejo

Ei, adorei seu tópico. Sou estudante de psicologia e também já passei por alguns maus bocados com depressão e ansiedade.

Só gostaria de acrescentar, pessoal, que quem precisa de atendimento psicológico também pode contar com plantão em universidades das escolas da saúde. O pessoal é muito engajado e pronto pra ajudar, e o atendimento ou tem um preço simbólico ou é grátis. Embora as filas de espera não sejam lá muito animadoras. Infelizmente, o acesso a psicologia ainda é muito caro (e aparentemente pouco valorizado ainda), mas muitos psicólogos também fazem preços sociais para pessoas que não tem muita renda pra obter esse cuidado.

No mais, só quero dizer que você que tá lendo isso, não sinta vergonha de assumir que sofre disso. É cada vez mais comum, ainda mais no nosso país, casos de depressão e ansiedade. E também, não precisa lidar com isso sozinho. Se você já teve crises ou ideação suicida, procure ajuda.

Você pode desenvolver uma qualidade de vida melhor quando tem uma atenção qualificada e voltada para a saúde. Claro que ter amigos com quem conversar e desenvolver outras atividades (sim, estou falando de outras atividades fora o lol, jogo extremamente estressante) ajudam muito, mas é importante aprender a lidar com suas necessidades.

Em tempo: não se generaliza o sofrimento das pessoas.

Ninguém sofre dos mesmos problemas. Ninguém reage da mesma forma aos mesmos problemas. Ninguém é obrigado a ser igual a ninguém. Quando a gente quer entender a depressão, assim como qualquer outro assunto no mundo, a gente começa estando disposto.

af que texto lindo

@ashe psicóloga  escreveu:
Ei, adorei seu tópico. Sou estudante de psicologia e também já passei por alguns maus bocados com depressão e ansiedade.

Só gostaria de acrescentar, pessoal, que quem precisa de atendimento psicológico também pode contar com plantão em universidades das escolas da saúde. O pessoal é muito engajado e pronto pra ajudar, e o atendimento ou tem um preço simbólico ou é grátis. Embora as filas de espera não sejam lá muito animadoras. Infelizmente, o acesso a psicologia ainda é muito caro (e aparentemente pouco valorizado ainda), mas muitos psicólogos também fazem preços sociais para pessoas que não tem muita renda pra obter esse cuidado.

No mais, só quero dizer que você que tá lendo isso, não sinta vergonha de assumir que sofre disso. É cada vez mais comum, ainda mais no nosso país, casos de depressão e ansiedade. E também, não precisa lidar com isso sozinho. Se você já teve crises ou ideação suicida, procure ajuda.

Você pode desenvolver uma qualidade de vida melhor quando tem uma atenção qualificada e voltada para a saúde. Claro que ter amigos com quem conversar e desenvolver outras atividades (sim, estou falando de outras atividades fora o lol, jogo extremamente estressante) ajudam muito, mas é importante aprender a lidar com suas necessidades.

@Lil  escreveu:
Minha opinião é que quem realmente tem depressão nem clicar para jogar lol consegue.

Perdi uns 15 kgs e nem ligava meu notebook, literalmente passava deitado na cama sem forças para nada.

Todo o resto é tristeza comum.

não é porque uma pessoa tem depressão que ela vá deixar de fazer algo que goste como jogar LoL, eu mesmo amo muito o lolzinho, se tu não joga por ter depressão, não ache que outras pessoas não vai jogar.

se for pensar nessa sua linha de pensamento, ninguém que joga lol tem depressão? JDASKJSKAD

ANTERIORMENTE A DEPRESSÃO, HAVIA MUITO STRESS NA BOCA DO POVO.

EU acho que as pessoas não sabem o que é depressão, estar em estado de depressão, o cara não joga NADA, não separa a depressão das coisas.

Tipo agora não quero depressão vou jogar LOL, acaba a partida o cara fala agora a depressão pode voltar.

EU acho que as pessoas perderam o sentido da vida na questão social, vinculam muito seu perfil cheio de horas nas inumeras contas de jogos, e não tem amigos de verdade pra sair e tomar um sol, dar um abraço.

Pessoas querem ser depressivas, porque tem preguiça de serem alguém na vida, diferente do que são. O sentimento de perda faz as pessoas evitarem de se curar de algo, porque vão perder o estado que elas estão pra mudar.

Não entendo como o cara consegue separar uma "doença" ou sei lá como é o quadro disso na saúde. Simples assim? Quero jogar LOL não tenho depressão, acabou o LOL sou depressivo.

As pessoas não querem mudar seu mundinho ruim, sai e vai ver a cara do SOL, vai andar na rua conhecer pessoas, dar bom dia ao seu vizinho de cara feia, depois sai rindo de como ele ficou com aquela cara amarrada ouvindo seu bom dia!!

Vai cuidar de um animal na rua, vai visitar seu avô que vc nunca ligou pra ele......

A sua visão do player "toxico" é somente aquele que escreve no chat????

POrque isso você pode MUTAR, mas e a gameplay "toxica" vc aprova entao??

O cara que pega uma leona JG e fala confia... e morre 10 x , ou o sup que fica pegando farm e andando pra ca e pra la na sua frente e rouba sua kill?.... tipo eu sou toxico pq eu xingo um escroto desse???

Pq ele pode me mutar, mas eu não posso dar KICK nele na partida.

@I Hate Idiots  escreveu:
A sua visão do player "toxico" é somente aquele que escreve no chat????

POrque isso você pode MUTAR, mas e a gameplay "toxica" vc aprova entao??

O cara que pega uma leona JG e fala confia... e morre 10 x , ou o sup que fica pegando farm e andando pra ca e pra la na sua frente e rouba sua kill?.... tipo eu sou toxico pq eu xingo um escroto desse???

Pq ele pode me mutar, mas eu não posso dar KICK nele na partida.

Como eu tinha a depressão como base do meu assunto, eu não coloquei isso em pauta, mas sim as coisas que fazem para piorar a depressão como xingamentos e qualquer coisa que vá rebaixar a sua auto estima. Se players trolls te deixam triste então considere esse post como se eu tivesse citado eles.

Não é muito bom xingar as pessoas, não sei qual sua predefinida mas já pensou que essa pessoa pode ser iniciante ou não saiba qual lane certo personagem tem que ir? Eu mesmo demorei muito pra saber que tem uma barra que mostra isso.

Sei lá, seja melhor. Não vale a pena deixar uma pessoa que quer tirar seu estresse vencer.

EU acho que as pessoas não sabem o que é depressão, estar em estado de depressão, o cara não joga NADA, não separa a depressão das coisas.

Tipo agora não quero depressão vou jogar LOL, acaba a partida o cara fala agora a depressão pode voltar.

EU acho que as pessoas perderam o sentido da vida na questão social, vinculam muito seu perfil cheio de horas nas inumeras contas de jogos, e não tem amigos de verdade pra sair e tomar um sol, dar um abraço.

Pessoas querem ser depressivas, porque tem preguiça de serem alguém na vida, diferente do que são. O sentimento de perda faz as pessoas evitarem de se curar de algo, porque vão perder o estado que elas estão pra mudar.

Não entendo como o cara consegue separar uma "doença" ou sei lá como é o quadro disso na saúde. Simples assim? Quero jogar LOL não tenho depressão, acabou o LOL sou depressivo.

As pessoas não querem mudar seu mundinho ruim, sai e vai ver a cara do SOL, vai andar na rua conhecer pessoas, dar bom dia ao seu vizinho de cara feia, depois sai rindo de como ele ficou com aquela cara amarrada ouvindo seu bom dia!!

Vai cuidar de um animal na rua, vai visitar seu avô que vc nunca ligou pra ele......

Caraca que texto lindo af, mesmo tendo umas controvérsias

Infelizmente eu tenho insonia, me perco nos horários e não cumpro muito bem "meu objetivo como cidadão" e eu já tenho 19 anos...
Eu gosto de sair, mesmo não tendo amigos e estar na faculdade me conforta mesmo não tendo compania. Isso prova que eu não me acostumei com a depressão e que ainda posso sair disso, eu só preciso ser mais ousado e não ter medo de errar.
E tudo bem se errar.

Caraca um texto de auto ajuda aqui askjdkasjlasd :')

Calma aí, não precisa "separar a doença". Nada impede uma pessoa depressiva de jogar. Muitas pessoas se afundam em jogos como forma de tornar a rotina de existir menos excruciante. Não é diferente quando você tem depressão, provavelmente ainda pior. 

E outro erro que você tá cometendo é falar que um depressivo tem preguiça de "ser alguém na vida". Vou reformular o que eu falei aqui, a última coisa que uma pessoa depressiva precisa é de mais julgamento desnecessário. Independente de você achar que ela é depressiva ou não, isso não se faz. Aliás, acho que é desnecessário pra qualquer pessoa. Você não sabe e nem tem como saber o que o outro tá sentindo.

Percebe como você mandar alguém em depressão profunda que não tem disposição "sair no sol", fazer isso é a mesma coisa que pedir pra alguém que tem uma doença se levantar da maca e se dar alta? 

Assim como ninguém é exatamente igual a você, as pessoas tem formas diferentes de lidar com a depressão. Lembro que entrei numa lose streak fodida no lol, inclusive, e não parava de jogar. Não conseguia fazer nada, não ia pra faculdade, não falava com ninguém e mal comia. Isso não era preguiça de ser alguém na vida. Era a frustração de tentar tomar o controle da minha vida e não ver razões pra continuar tentando.