cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Kiruki
Arauto
Arauto

Como manter a calma ajuda a ganhar partidas

Olá!

Eu estou com vontade de contar uma experiência interessante que aconteceu comigo recentemente.

Eu estava jogando Ranqueada e o jogo não começou lá muito bem.

Eu estava jogando de Rakan Suporte, e estava com um Xayah ADC contra a bot de Lucian e Taric.

O jogo não começou muito bem, pois o nosso Rengar JG tomou um invade pro MasterYI inimigo e acabou morrendo, já o deixando tiltado. E em um péssimo gank na bot lane, acabou morrendo pra o time inimigo e ficando ainda mais tiltado fazendo-o dar muito rage.

Isso é comum! Afinal, LoL é um jogo onde nenhuma partida é igual à outra, logo nem todas tudo irá dar certo.

Porém, o rage do Rengar fez com a Xayah também ficasse tiltada e basicamente ambos os dois estavam com o ânimo baixo para jogar e brigarem entre si e inclusive querendo desistir da partida.

Porém, eu notei que os outros Laners, uma Quinn Top e o Corki MID, estavam bem nas suas respectivas lanes, logo eu sabia que tinha esperança de ganhar a partida. Então, fui ajudando, tanto a Xayah quanto o Rengar a se acalmarem, para que joguem pelo menos o básico, para que o resto do time conseguisse ganhar a partida.

O resultado foi que, com o tempo, conseguimos a virada. E um digno GG WP.

Histórico da Partida: https://matchhistory.br.leagueoflegends.com/pt/#match-details/BR1/1362653024/209630545?tab=overview

Boa história ....

Mas o que podemos aprender com isso?

Muitas vezes, a raiva e frustação fazem da gente não saber observar o jogo por cima.

O que seria "por cima", seria ver o jogo como um todo, como se você estivesse apenas assistindo a partida de uma outra pessoa, logo você consegue ver os erros dele melhor e consegue prever/criar jogadas alternativas.

Essa habilidade é a que muitos Coachs fazem, e é geralmente ela que ajuda as pessoas a melhorarem suas partidas.

Quando você está frustado ou o famoso tiltado, geralmente você não consegue pensar direito e acaba cometendo mais erros, e o rage do seu time acabam por priorar isso, fazendo com que você cometa ainda mais erros.

Voltando ao assunto, esse jogo simplesmente mostra esse fato.

Meu ADC e Jungler estavam muito frustados para se concentrar e jogar corretamente, e comentendo erros sem querer e consequentemente priorando seu desempenho ainda mais.

Se eu não tivesse visto o jogo por cima, eu provavelmente taria xingando o Rengar também, jogando com a Xayah ignorando que os outros do meu time estavam forte e não indo jogar com eles, para os ajudarem a ficar ainda mais fortes.

Logo, recomendo que todos sempre tentar visualizar o jogo por cima.

Ajudando quem está fraco, e aumentando a vantagem de quem tá fraco.

E lembrem-se, nunca joguem pra ganhar, joguem para melhorar.

Ao jogar pra ganhar, a vitória será um objetivo que não poderá ser sempre cumprido, gerando frustação.

Ao jogar para melhorar, a vitória será apenas uma consequência, fazendo com que a conquista dela seja maior.

5 RESPOSTAS
ThanatosKadlu
Dragão
Dragão

aprendemos com isso que o Corki carregou.

É só mutar, focar e tomar aquele cafézin.

Bacana sua atitude mas você resolve esse tipo de problema em dois passos muito simples.

- Mutar sempre. Quando você não muta, você automaticamente se tiltará também por tabela. Mute os pings se for preciso, respire fundo e coloque na cabeça que é só uma partida mas que você dará seu melhor. 

- Não dê FF em soloQ. Esse é um grande erro, se não o maior erro das pessoas. Toda partida pode ser vitória ou derrota em instantes. Quanto mais próximo ao late game, quanto mais a build se fecha, mais a chance aumenta. Eu joguei ontem uma partida onde tinha um THRESH SUPORTE 7/0, para você ter ideia do stomp. Todo o time dando rage, foi um caos.

Olha o gráfico:
https://i.imgur.com/jmIxxLb.jpg

Não dê FF em hipótese nenhuma. Sempre há chance de entregarem a vantagem.

Lá pelo Mid Game foquei em dar peel pra ele e pra Quinn 😛

Na real, não.
Tem que pensar no jogo como um todo.
Se ninguém do teu time tá ganhando e tô perceber que ninguém mais está se esforçando, não vale a pena enxugar gelo, melhor render.
Agora se tu vê que tem um que tá bem, ou ver um que tá jogando hiper bem mas tá sempre 2x1 ou 3x1; você consegue virar pois sabe que tem um que tá conseguindo fazer algo e dá pra ganhar em cima dele