cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Como resolver os trolls no BR? Uma abordagem verdadeira de quem pensa nos jogadores e na RIOT

Ir para a solução

Eu sou jogador de LOL a duas temporadas, a S8 é minha terceira temporada. Comecei a jogar pois meu filho estava jogando. Começamos apenas em Normal Game e fomos evoluíndo. No final da S6 resolvemos jogar partidas ranqueadas. Pegamos, óbviamente, Bronze. Jogamos toda a S7 em busca do Prata ou do Gold. Conseguimos o Prata e na pré-season pegamos Gold.

No meio da S7 fomos ao Rio de Janeiro assistir o MSI, compramos itens de fans e nos aprimoramos no jogo. Após o MSI o servidor BR começou com uma enxurrada de trolls. Em várias e várias partidas alguém virava troll, fosse no meu time ou no adversário. Particularmente não gosto de nenhum dos casos.

Pensei comigo que a S8 seria diferente. Pois bem, acabou o primeiro split e os trolls continuam sendo a maioria no servidor. Os motivos que levam alguém a ser troll são vários: um pickoff, um gank, um ban, uma movimentação, um roubo de farm... Enfim, diversos motivos que não se justificam por si só pois é um jogo de equipe e mesmo com uma falha, deveríamos, os 5 ganhar.

Vendo isso notei algumas coisas:

1) Todo jogo que tem um troll desmotiva a equipe inteira.
2) Os mais velhos ao encontrarem um troll em uma partida, acabam a partida e buscam outra coisa para fazer.
3) Os mais novos vendo aquilo acabam por fazer o mesmo e a trollar uma ou outra partida.
4) Os trolls não são punidos e isso estimula novos trolls (que só o fazem por terem sido trolados e pela consciência plena de que nada irá acontecer com eles).

Pois bem, essas considerações me levaram, como no item 2, a buscar novos mundos e estimulei meu filho a não mais consumir itens do LOL. Ano passado gastamos em torno de R$ 700 em itens ao longo do ano, mais a visita ao MSI que foi fenomenal. Este ano, até agora, não gastamos sequer um real.

Isso me diz algo: a RIOT está perdendo o BOM público, ou seja, aquele que financia a expansão da empresa e do eSport por conta de insandecidos que nada querem fazer para melhorar a comunidade. Veja o caso da KBM no MSI 2018. Um time ridículo operacionalmente que mostra como está o nosso cenário. Quem já está no D1, Mestre e Challanger, lá fica, mas os outros que querem crescer não conseguem chegar lá pois ganham 50% das partidas que jogam mesmo melhorando o gameplay. Notem as partidas de profissionais querendo subir do Bronze. Nesta S8 vários desistiram da tarefa pois mesmo sendo excepcionais mecanicamente não conseguem carregar um time com um ou dois trolls.

Qual é a solução então? Enquanto empresário, olhando o lado da RIOT, entendo que uma medida drástica precisa ser adotada uma vez que irão perder, cada vez mais, financiadores e consumidores dos produtos. A medida que entendo ser válida é muito simples e, para quem é pai, entendível: punição exemplar, com rigor, a quem não obedece as regras do jogo e, um estímulo aqueles que não o fazem.

Para isso entendo:

a) Deve existir uma fila EXCLUSIVA para os trolls. Caso um jogador seja denunciado por uma atitude anti-desportiva, e apenas uma punição lhe seja dada, ele fique em uma fila de Normal Game exclusiva onde ele terá que ganhar 10 partidas para poder voltar a jogar SoloQ/Flex. Isso fará com que os trolls pensem sinceramente em fazer uma besteira e, se fizerem, perderão completamente o estímulo de jogar estas 10 partidas ficando de fora do jogo o que melhorará muito a comunidade já que estes caras não servem para um jogo em equipe.

b) Ao jogar uma partida que tenha um AFK ou que o time tenha tido alguém que ficou na base (facilmente identificado pelo LOG do jogo e não precisa de muita análise), o jogo então daria PDL aos ganhadores MAS NÃO TIRARIA PDL dos perdedores. Estes ainda teriam a derrota mas não teriam a perda de PDL ou, se for o caso, que tenha uma perda simbólica de 1 PDL.

c) O AFK, aquele que quita da partida, não importa se por problemas de internet ou computador, deve receber uma notificação sem punição (primeira em uma season), caso reincida no mesmo problema ele toma uma fila com delay (10 minutos), depois em uma terceira outra fila com delay (30 minutos). Caso ele reincida a quarta vez então ele deve procurar a solução pro problema dele na fila de trolls exclusiva.

d) Aquele AFK de malvadeza, que ficou na base, ou que trolou e saiu, após análise, deve ir direto para a fila de trolls.

Isso estimulará, muito, os bons jogadores a crescerem e aos pais a investirem neste eSport. Sem isso, me desculpe RIOT, mas vocês estão fadados a respostas sem sentido, como o Acampamento Yordle, que nada fez de bom pela comunidade. Coloquem regras CLARAS e PUNIÇÕES EXEMPLARES que a comunidade irá crescer exponencialmente. Deixem como está e vejam o constante ENTRA E SAI de jogadores.

Atenciosamente, HannielK (Do Bronze ao Gold)

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
cocafe
Tropa
Tropa

Sua visão sobre as coisas me parece bem clara e certa, mas completamente inviável financeiramente para riot. Sem falar que o comportamento dos jogadores não é um problema localizado em uma parcela sem importância da comunidade que você possa isolar  e eliminar. O comportamento que nos deparamos nas nossas jogatinas nada mais é  do que um reflexo da deficiência cultural e inversão de valores com a qual estamos mais do que acostumados a presenciar no dia-a-dia.

Ver Resposta em Destaque no post original

69 RESPOSTAS
Dizzie
Lenda
Lenda
Boa sugestão. Boa análise.
Mas a pergunta é: a Riot está fazendo o que pode para amenizar a situação ? Sim. Porque a empresa não tem controle sobre o comportamento dos jogadores (afinal quem joga é você, você tem controle sobre suas ações). Isso é mais uma questão de conscientização dos próprios players do que de uma medida restritiva aplicada pela empresa. Você pode banir jogadores todos os dias, porém mais surgirão; e a quantidade de jogadores (tóxicos) é muito superior a de rioters/moderadores. Então devemos cortar o problema pela raiz. Como ? Promovendo uma mudança no comportamento dos players negativos, e é o que a Riot tem feito ao longo dos anos. Sério, acho difícil você achar uma empresa de jogos online tão diplomática e dedicada à melhoria comportamental do que a Riot Games. Claro que ela não é perfeita, não resolve os problemas imediatamente; os funcionários estão fazendo o que podem para tornar o jogo mais saudável o possível. Mas eles sozinhos não dão conta da situação; nós jogadores temos que fazer nossa parte, que é não sermos tóxicos. É bem simples: basta seguir o Código dos Invocadores, que foi feito justamente para guiar a comunidade no caminho das boas maneiras. O que falta no servidor brasileiro é vontade de melhorar, nada mais.
Zetsu Black
Arauto
Arauto

Muito bom sua sugestão, só a opção b que eu acredito que não funcionaria pois no caso de um stomp em 15 min por exemplo um jogador kita por (heorismo) e impede que o resto do time perca pdl, claro, ninguem quer kita e perde pdl sozinho sq em casos de duos isso pode acontecer e o outro diz pro time não reporta ele.
De resto acho que a rito tem que implementa msm.

Está certo, realmente eles trabalham para isso mas, sem um sistema de punição não acontecerá mudança. Mudança de comportamento leva tempo (demais) e não atinge a todos. Algumas pessoas (muito novas e muito velhas) tem tendência a serem mais teimosos em relação a mudança. Minha opinião é de que, realmente, precisa haver um sistema de punição mais eficiente. Sem isso não teremos a evolução do jogo e do cenário.
New Radicals
Tropa
Tropa
tbm acho tão simples o caso de um player off, acho injusto você perde uma partida porque um jogador caiu ou kito pq foi ver novela ou pq a partida demorou dmais, a opção B realmente e muito bom a A com uns ajuste também seria otima, um player não vai levar reportes seguidamente atoa, então devia ter uma fila exclusivas deles para eles terem seu mundinho, por exemplo um filtro aceito e ter no minimo 4 reportes 2 de cada lado ou todos do mesmo time, acho incrivel pq varios jogadores tem muitas ideias mas n acham um jeito de mudar esse cenario, eu msm gastava muito no lol se tivesse papel higiênico do lol compraria,(antes) mas agora eu jogo ate aparecer um troll apareceu vou pro PUGB sem estresse so diversão.
TheDestiny1
Arauto
Arauto
Nem me importa mais com trolls, aks, rages, etc. Não sei se você chegou a jogar na época da riot raiz, onde tu levava ban permanente até por afk, sdds dessa época, ai a riot foi aderindo ao choro alheio e acabou criando esse leave bust que num adianta de nada... A riot não se importa, o que eles esquecem é que comunidade é que nem criança pequena só aprende com REGRAS CLARAS e PUNIÇÕES, caso você não siga as REGRAS você é PUNIDO, simples assim.

Certo, sei muito bem como é frustrante ter de jogar uma partida com trolls, mas o problema é bem mais difícil de ser resolvido do que você pensa, caso contrário a Riot já teria feito algo. Além disso, a empresa tem um posicionamento bem diferente em relação aos trolls. Como pra Riot jogadores=dinheiro, eles preferem aplicar medidas corretivas leves a aplicar medidas punitivas pesadas.

Sobre as suas sugestões:

a)A Riot já pensou em fazer isso, mas colocar trolls junto de outros trolls só faz com que as pessoas se tornem mais tóxicas e, no final, não faz ninguém deixar de ser troll(até porque a gente coloca criminoso com criminoso na cadeia e poucos deles saem de lá sem serem criminosos). Além disso, colocar os trolls em uma fila só deles ia aumentar muito o tempo de espera da fila normal do jogo. Iriamos esperar um tempo muito elevado e muito provavelmente cair no preenchimento automatico(o que, na boa, motiva algumas pessoas a trollarem e faz que outras caiam em posições que não sabem jogar, culminando numa derrota).

b)Essa sugestão é bem antiga e a Riot já se posicionou sobre ela. Eles disseram algo como: Ativar essa opção se torna injusto com as pessoas que cairam da partida por problemas tecnicos e abre uma janela pra jogadores que estejam duo não percam tanto pdl(no caso de uma derrota iminente, um deles quita do jogo pro outro n perder pdl).Mas todos esses problemas que eles disseram podem ser facilmente resolvidos, então eu realmente não entendo porque eles não aplicaram isso.

c)Isso é básicamente o Leave Buster junto do item "a" que você citou. A primeira parte da existe e a segunda eu já falei.

d)Também já falei sobre

Vale lembrar que essa questão de jogadores trolls ou AFK varia muito de servidor pra servidor, então a Riot aplicar algo que seja "global", (isto é, uma medida PUNITIVA que funcione em todos os servidores) é algo bem difícil de acontecer e medidas de punição regional também são. A nossa esperança fica apenas nas medidas que a Riot Br toma, como o acampamento Yordle e na ajuda dos influenciadores da comunidade BR(que geralmente estimulam as pessoas a serem troll(ALGUNS, NÃO TODOS)). Ademais, acho que os infuenciadores poderiam ser muito melhor usados pra diminuir a toxicidade da comunidade.

Acho que um sistema que recompense jogadores por uma boa atitude vale mais a pena do que punir.Agora teria que ser algo mais efetivo do que o Sistema de Honras e o Acampamento Yordle(ambas são boas medidas, mas podem ser melhoradas).

Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, Não Queimada, Mãe dos Dragões, Rainha dos Meeren, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome.
Hades813
Arauto
Arauto
Minha sincera opinião é que lol vai ter uma parcela da comunidade em questão de anos. Esses jogos de battle royale são muito divertidos e populares e consertam boa parte dos defeitos que um moba tem (alem de as partidas serem bem mais curtas, ideias pra um mundo onde vc tem INUMERAS coisas que se pode fazer online) e pra mim lol jaja se torna um jogo de nicho igual wow. O que eu acho que a riot deveria tomar providencias e deixar um ambiente pelo menos um pouco menos toxico, ja joguei inumeros jogos "famosinhos" que todo mundo jogava e ai depois de um tempo todo mundo dropava e eu vejo lol indo na mesma direção, a diferença é que nos outros jogo se tem uma boa parcela da comunidade legal/amigavel a ponto de segurar uma boa parcela de pessoas, agora oq lol tem pra te segurar? Eu chutaria que os campeoes e suas skins no maximo
TOPZERA D+ MY LIROU FIREND
Poppyfate02
Tropa
Tropa

2015 - 75 milhoes de jogadores

2016 - 100 milhoes de jogadores

2017 - 80 milhoes de jogadores

Estou entra os 20 milhoes que ja pararam de jogar

Procura no google de jogadores falando sobre o que voce cita em questao de trolls desde 3 anos atras.

Não mudou nada, o foco da empresa **cogumelo do teemo** Riot Games é competitivo e só

Cailus
Aronguejo
Aronguejo

Cara, em um ponto de vista mecânico, não tirar pdls ou punir bem pouco quem perde porque tem um cara afk na base é uma tarefa extremamente simples, tão simples quanto qualquer outra coisa no game, não é algo q precisa de análise, precisa de investimento, etc. 

É bem intuitivo chegar na conclusão de que fazer algo assim seria o ideal, até porque é, isso me leva a especular em algumas possibilidades do porquê isso não existir. O motivo deve estar relacionado com o faturamento da riot.

Porém eu não consigo imaginar como tirar pdl de qm perdeu pq teve alguém afk pode ser benéfico. Talvez a riot tenha dados estatísticos que comprova uma relação entre Elo - Gasto, no qual quão menor o elo, maior o gasto com RP, etc. pra mim não faz sentido, mas se os números mostram isso, explicaria o porquê dessa atitude.

Eu reparei algo, quanto mais você perde na ranqueada, maior é a tendência a perder. Se você perder 2 jogos ou mais seguidos, a riot começa a te colocar com trolls e noobs com mais frequência e começa a snowballar esse resultado, isso acontece automaticamente nas md5 pelo q notei, eu cai com 3 times de trolls seguidos na md5...

"Adágio, invocador" - Sona
MrsPitfull
Aronguejo
Aronguejo
Cara só achei exagerada a dos AFK pois no Brasil o quê tem de problema em provedoras de internet é ABSURDO, por exemplo na minha ultima partida fiquei 0-13 de tryda pq estava com 2k de ping (eu consegui resolver o problema no final e viramos o jogo) então AFK por LAG tem que ser perdoado

@MrsPitfull Na verdade não porque não tem como saber se foi sua net ou foi você mesmo puxando o cabo ou desconectando pelo próprio pc, independentemente de ser próposital ou não, tem que ser punido ou no minimo um remake no meio da partida caso o jogador não voltade dentro de 5 min, no dota 2 é assim cara tá afk acabou a partida e quem se ferra é só o 1° que se desconectou, por isso que dota tá a tanto tempo ai, os maluco não se importam com quantos plays, quanto dinheiro rende... estão preocupado com a qualidade do seu jogo.

bruno franco
Tropa
Tropa

O problema é aquelas situaçoes que um rager te reporta por ter jogado mal

@bruno franco

E o que tu pensa de Malphite Suporta?

Tyrfinght
Aronguejo
Aronguejo

Sua análise é bem tendenciosa e baseada no senso comum, logo suas sugestões, boas ou não, não tem base.

Não é bem simples, cara. Você convive com crianças? Já viu crianças mal-educadas em casa? Essas crianças, que jogam lol, não recebem ou aprendem educação dos pais deles, porque eles mudariam a forma de pensar por causa do que a Riot faz? Isso não vai acontecer. Se a Riot conseguir educar os jogadores com medidas de educação, deveriam virar ministros da educação no Brasil, porque resolveriam um dois maiores problemas do país.

A única forma de melhorar o jogo é justamente punindo com mais vigor e mais severidade.

Marcelo Agostta
Dragão
Dragão
o b não pode se você estiver duo dai o voces falam: vamos perder, bora ficar afk que dai a gente so perde 1 pdl GOGOGO. KKKKKK
e faltou falar sobre racismo pq tem um monte de racistas no lol que ficam chamando os outros de macaco isso é crime, e eles não estão jogando com wukong ou fazendo cosplay de goku...

Concordo em 100%, inclusive eu jogo um MOBA que tem quase exatamente tudo o que você disse como regras no tribunal, tirando a parte da fila apenas para troll, é bem assim! A questão é que se o cara tomar uma certa quantidade de punições, ele passa um bom tempo sem jogar uma rankeada. Tolerância zero com trolls! :Summoner1:

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Outros-Assuntos-de-LoL/Sugestão-Ban-List/m-p/101004#M37053 minha sugestão é sistema de ban list do próprio jogador. Ele vai adicionando os trolls em sua ban list e não cairá mais em games com.essas pessoas em seu time. Se o troll ainda ficar pistola e te add na ban list melhor pra vc a não vai cair no time dele. Será tão bom que no futuro se vc eh sempre honrado só vai pegar pessoas honradas.
cocafe
Tropa
Tropa

Sua visão sobre as coisas me parece bem clara e certa, mas completamente inviável financeiramente para riot. Sem falar que o comportamento dos jogadores não é um problema localizado em uma parcela sem importância da comunidade que você possa isolar  e eliminar. O comportamento que nos deparamos nas nossas jogatinas nada mais é  do que um reflexo da deficiência cultural e inversão de valores com a qual estamos mais do que acostumados a presenciar no dia-a-dia.

Ver Resposta em Destaque no post original