cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Como resolver os trolls no BR? Uma abordagem verdadeira de quem pensa nos jogadores e na RIOT

Ir para a solução

Eu sou jogador de LOL a duas temporadas, a S8 é minha terceira temporada. Comecei a jogar pois meu filho estava jogando. Começamos apenas em Normal Game e fomos evoluíndo. No final da S6 resolvemos jogar partidas ranqueadas. Pegamos, óbviamente, Bronze. Jogamos toda a S7 em busca do Prata ou do Gold. Conseguimos o Prata e na pré-season pegamos Gold.

No meio da S7 fomos ao Rio de Janeiro assistir o MSI, compramos itens de fans e nos aprimoramos no jogo. Após o MSI o servidor BR começou com uma enxurrada de trolls. Em várias e várias partidas alguém virava troll, fosse no meu time ou no adversário. Particularmente não gosto de nenhum dos casos.

Pensei comigo que a S8 seria diferente. Pois bem, acabou o primeiro split e os trolls continuam sendo a maioria no servidor. Os motivos que levam alguém a ser troll são vários: um pickoff, um gank, um ban, uma movimentação, um roubo de farm... Enfim, diversos motivos que não se justificam por si só pois é um jogo de equipe e mesmo com uma falha, deveríamos, os 5 ganhar.

Vendo isso notei algumas coisas:

1) Todo jogo que tem um troll desmotiva a equipe inteira.
2) Os mais velhos ao encontrarem um troll em uma partida, acabam a partida e buscam outra coisa para fazer.
3) Os mais novos vendo aquilo acabam por fazer o mesmo e a trollar uma ou outra partida.
4) Os trolls não são punidos e isso estimula novos trolls (que só o fazem por terem sido trolados e pela consciência plena de que nada irá acontecer com eles).

Pois bem, essas considerações me levaram, como no item 2, a buscar novos mundos e estimulei meu filho a não mais consumir itens do LOL. Ano passado gastamos em torno de R$ 700 em itens ao longo do ano, mais a visita ao MSI que foi fenomenal. Este ano, até agora, não gastamos sequer um real.

Isso me diz algo: a RIOT está perdendo o BOM público, ou seja, aquele que financia a expansão da empresa e do eSport por conta de insandecidos que nada querem fazer para melhorar a comunidade. Veja o caso da KBM no MSI 2018. Um time ridículo operacionalmente que mostra como está o nosso cenário. Quem já está no D1, Mestre e Challanger, lá fica, mas os outros que querem crescer não conseguem chegar lá pois ganham 50% das partidas que jogam mesmo melhorando o gameplay. Notem as partidas de profissionais querendo subir do Bronze. Nesta S8 vários desistiram da tarefa pois mesmo sendo excepcionais mecanicamente não conseguem carregar um time com um ou dois trolls.

Qual é a solução então? Enquanto empresário, olhando o lado da RIOT, entendo que uma medida drástica precisa ser adotada uma vez que irão perder, cada vez mais, financiadores e consumidores dos produtos. A medida que entendo ser válida é muito simples e, para quem é pai, entendível: punição exemplar, com rigor, a quem não obedece as regras do jogo e, um estímulo aqueles que não o fazem.

Para isso entendo:

a) Deve existir uma fila EXCLUSIVA para os trolls. Caso um jogador seja denunciado por uma atitude anti-desportiva, e apenas uma punição lhe seja dada, ele fique em uma fila de Normal Game exclusiva onde ele terá que ganhar 10 partidas para poder voltar a jogar SoloQ/Flex. Isso fará com que os trolls pensem sinceramente em fazer uma besteira e, se fizerem, perderão completamente o estímulo de jogar estas 10 partidas ficando de fora do jogo o que melhorará muito a comunidade já que estes caras não servem para um jogo em equipe.

b) Ao jogar uma partida que tenha um AFK ou que o time tenha tido alguém que ficou na base (facilmente identificado pelo LOG do jogo e não precisa de muita análise), o jogo então daria PDL aos ganhadores MAS NÃO TIRARIA PDL dos perdedores. Estes ainda teriam a derrota mas não teriam a perda de PDL ou, se for o caso, que tenha uma perda simbólica de 1 PDL.

c) O AFK, aquele que quita da partida, não importa se por problemas de internet ou computador, deve receber uma notificação sem punição (primeira em uma season), caso reincida no mesmo problema ele toma uma fila com delay (10 minutos), depois em uma terceira outra fila com delay (30 minutos). Caso ele reincida a quarta vez então ele deve procurar a solução pro problema dele na fila de trolls exclusiva.

d) Aquele AFK de malvadeza, que ficou na base, ou que trolou e saiu, após análise, deve ir direto para a fila de trolls.

Isso estimulará, muito, os bons jogadores a crescerem e aos pais a investirem neste eSport. Sem isso, me desculpe RIOT, mas vocês estão fadados a respostas sem sentido, como o Acampamento Yordle, que nada fez de bom pela comunidade. Coloquem regras CLARAS e PUNIÇÕES EXEMPLARES que a comunidade irá crescer exponencialmente. Deixem como está e vejam o constante ENTRA E SAI de jogadores.

Atenciosamente, HannielK (Do Bronze ao Gold)

69 RESPOSTAS
iHelbeL
Aronguejo
Aronguejo
ótima sugestão!

Ser um jogador ruim não é a mesma coisa que ser troll. Ter uma atitude troll eventualmente  não te configura como troll. Tendo isso em conta refaz teu textão. MSI não tem nada haver com o "aumento de troll's". Coloca na mente você e toda a comunidade que a Riot ta cada vez mais pouco se importando com a SoloQ e o balanceamento cada vez mais voltado pra competitivo, como também campeões e rework's. Muita gente não notou, mas ta cada vez mais dificil carregar o jogo solo, por mais que você tenha mêcanica superior(ex um smurf em low elo) quando tem 1 afk ou um feder, ou como vc mencionou 183412491 vezes um troll.

♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪
hey im pottz
Tropa
Tropa

Na teoria é tudo lindo,maravilhoso,bonito,justo.Na prática não e vou te dizer o porque :

A RIOT por ser uma empresa de grande porte,assim como algumas em outros jogos,ela não tem como controlar TODO o sistema feito por ela.Obviamente esse quesito sobre a toxicidade e a má conduta dos players durante os jogos é algo a ser mudado,mas isso não cabe à ela,cabe a nós players amadurecer conforme o tempo (o que nem todos fazem) seja por bem ou mal (tomando punições quando executadas).

Mas tu já parou pra pensar que esse sistema poderia ser ou é falho? 

Pare para pensar alguns minutos e me diga se TODAS as denúncias feitas são de bom caráter e corretas.Muitos players usam isso de má fé e pra RIOT investigar um a um não é tão simples assim e tão rápido quanto parece.

Parou pra pensar também que o problema não são as empresas,as regras ou qualquer tipo de assunto que formos discutir e sim a famosa MENTALIDADE e CARÁTER (incluindo a educação) das pessoas?

Como eu disse,tudo é muito bonito falando,montando uma lista de prioridades e alguns ajustes que precisam ser feitos,mas o buraco é muito mais embaixo e difícil de lidar para por em prática.

Hoje em dia como em qualquer sistema,o que não faltam são pessoas agindo de má fé seja pra se beneficiar ou prejudicar as outras.

New Radicals
Tropa
Tropa
É tão triste so servimos para comprar skins, eu jogo bem o max possivel, não dou rage mas impossivel você não estressar , perde, perde e perde por culpa de outros sempre.....
a coisa mais simples do mundo
é burlar o meme dos PDL
é mt facil vc ter um amigo que trola a partida por vc
como
KITAR NO ULTIMO MINUTO PRO TEU OUTRO AMIGO NÃO PERDER PDL

@cocafe@  escreveu:

Sua visão sobre as coisas me parece bem clara e certa, mas completamente inviável financeiramente para riot. Sem falar que o comportamento dos jogadores não é um problema localizado em uma parcela sem importância da comunidade que você possa isolar  e eliminar. O comportamento que nos deparamos nas nossas jogatinas nada mais é  do que um reflexo da deficiência cultural e inversão de valores com a qual estamos mais do que acostumados a presenciar no dia-a-dia.

Eu siceramente não acredito que os trolls seha reflexo da nossa cultura ou qualquer coisa relaciona ao nosso país, pois existem trolls em todo o mundo e segundo relatos dos proprios jogadores os bootcamps os troll nas outras regioes são piores!

Luciferity
Tropa
Tropa

a) Deve existir uma fila EXCLUSIVA para os trolls. Caso um jogador seja denunciado por uma atitude anti-desportiva, e apenas uma punição lhe seja dada, ele fique em uma fila de Normal Game exclusiva onde ele terá que ganhar 10 partidas para poder voltar a jogar SoloQ/Flex. Isso fará com que os trolls pensem sinceramente em fazer uma besteira e, se fizerem, perderão completamente o estímulo de jogar estas 10 partidas ficando de fora do jogo o que melhorará muito a comunidade já que estes caras não servem para um jogo em equipe.

Essa foi a melhor ideia que eu já vi.

Bastaria jogar os trolls na fila de normal game. Se não querem jogar pra subir... e jogar por jogar e encher o saco - vão no normal game. É o mesmo jogo, o mesmo mapa e os mesmos personagens. Não precisa ir testar campeão na rankeada - e nem jogar lá com 156k de ping.. rsrs

E só quando vencerem um número X de partidas, voltarem para a rankeada.

Mallik
Arauto
Arauto
No DOTA 2 tem fila pra isso e não ajudou muito não, concordo contigo que algo deve ser feito e provavelmente usariam o leaverbuster. e não sou fã do leaverbuster.
Quantum Max
Aronguejo
Aronguejo
Na verdade é bem fácil resolver. Basta que a Riot comece a melhorar a qualidade de conexão do jogo deles. Depois que parem de serem mercenários e comecem a fazer jogos e não jogos mercenários como acontece desde Diablo III que se tornou um jogo voltado ao nosso dinheiro.
Criem mais jogos. Não existe empresa no mundo que vive apenas de um jogo, exceto a Riot. Comecem a desenvolver um MMORPG. Personagens tem de sobra para uma infinidade de jogos só falta boa vontade para isso.
Deem prêmios diários e diversos. Há alguns MOBAs de Android que o fazem e não perdem dinheiro com isso. Tais prêmios podem ser fragmentos de skins, fragmentos de campeões e essência azul.
E parem de acreditar que são insubstituíveis. Já houveram outros jogos antes de vocês e LoL não será o único por tanto tempo. Já temos jogos muito bons no Android (Heroes Envolved, Heroes Arena, Arena of Valor e Mobile Legend Bang Bang)
E pensem como jogadores. Imaginem como é decepcionante você baixar mais de 10 Gb e ter uma conexão instável que é culpa da empresa e não nossa visto que no tablet eu jogo sem dificuldade Heroes Arena, sem lag e sem cair a conexão, exceto quando o aparelho esquenta demais e a batéria está fraca.
Acabar com os Trolls é um tanto que impossível para um jogo que não dá prêmios para seus jogadores. Com o tempo enche jogar diversas partidas e ver a mixaria que se ganha e em especial quando a conexão não ajuda.
Comecem a valorizar ainda mais os jogadores e não apenas os puxa-sacos da empresa e ai vamos ver os Trolls diminuirem. Mas, não vão sumir de uma vez...
Scoitel
Aronguejo
Aronguejo
Pior que nenhum rioter vai responder, e se responder não vai fazer nada. Vai ficar dando resposta evasiva, tentar aplacar os animos. A verdade é uma só: só resolvem as coisas na base da pressão. Me lembro há uns 4-5 anos atrás o jogo tava hospedado fora do país, e "mentiram" dizendo que já estava em SP. Depois de muita confusão, e dor de cabeça pelo ping alto, mudaram de lugar. Depois veio os DDoS com as negações de serviço, mesma coisa: depois de muita porrada dos players começaram a ajeitar as coisas. Depois veio os scripters, mais porrada dos players pra resolver com os drop hacks. Agora uma onda de troll sem precedente. Eles vão ter que tomar muito na cara até pensarem em resolver
Acho mais contundente, começar a cobrar no reddit, falando com a equipe NA ... porque aqui, como tudo no Brasil não dá em nada.
Nunca vi tanto troll que nem esse ultimo mes, parece que depois do acampamento fez foi piorar, mas assim, a Riot fez o que podia que era o acampamento, eles nao vao colocar na lista de ban "Denunciar por trolagem", e outra, troll ou nao, ainda tem nego comprando skin e financiando o game, então tao nem ai, o jeito mais facil de nao se stressar e mutar o chat OU Jogar somente com amigos, pelo menos agora tem chat de voz pra poder falar com amigos e mutar o chat 🙂
gostaria que a Riot tivesse um sistema de votação na hora da seleção de personagem. exp: se um player cair de suporte ele terá que ir de suporte mesmo que não queira. se ele for escolher um personagem que ira prejudicar a partida levando a partida a uma derrota terá que ter uma votação onde todos concordam em remover aquele player que com certeza estará trolando a partida. esse sistema deveria haver somente pra jogadores de bronze porque acredito eu que depois disso em prata não ter tantos trols assim.
a riot pensa em financeiro quanto melhor vc joga mais trolls ela coloca em seu time na proxima partida pra te fazer ficar interessado e ter dificuldades de subir de elo é tipo um vicio em poker e jogos de azar, ja larguei esse jogo, fora que pesquisas sao compradas pela riot, no mundo dos games riot e lol sao chacota internacional... nunca sera um jogo top claro a nao ser que fique comprando as pesquisas.
assiuahiushaiuashuai concordo com tudo q escreveu...
Mas a questão é... Desde quando a riot se importa com isso? rsrsrs
A riot nada mais quer é q se explode, enquanto houver uma multidao logando o game, eles pouco ligarao pro fato de estarem logando pra atrapalhar ou estragar o game rs
Definitivamente o "exterminio" de trolls nao é algo que esteja na lista de interesse da riot.
E digo mais, nem eles entendem pq serem uma das 10 piores empresas a se trabalhar, possivelmente sofram pra entender o pq o servidor br tem a fama de pior servidor do lol.
QUANDO A RESPOSTA TA JUSTAMENTE NA FALTA DE INTERESSE EM TORNAR O GAME MELHOR.
Ser um jogador ruim e tendo a mente normal te faria entender q vc nao esta capacitado a jogar partidas rankeadas...mas ainda assim vc vai..... ou seja....seu textão precisa ser refeito...... tbm.
E adivinha...la nao vai mudar nada tambem iuashuishashishaiuas
acredito eu que depois disso em prata não ter tantos trols assim.
ishaiushaiushsiushaiusa descuuuulpaaaaa mas eu garggalhei
Renat0 M3l0
Tropa
Tropa
Cara, excelente texto!!! Gostaria muito que esse post tomasse o merecido conhecimento dos responsáveis da #Riot. Esse sentimento esta cada vez mais comum entre os bons jogadores de LoL, no meu caso estou partindo para outros games. O sistema de retirada das filas ranqueadas já é adotada até por MOBAS de celulares, não entendo como a #Riot não entende que isso é grave!!! Parece que eles se preocupam apenas com a quantidade de jogadores e não com a qualidade da comunidade.
Se isso é verdade então o game esta fadado ao fim e as filas ranqueadas serão cadas vez mais ridicularizadas.