cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Stackzin
Aronguejo
Aronguejo

Como subir de Elo na Jungle, Guia avançado

Ir para a solução

Saudações Invocadores

Hoje eu Resolvi criar este post no fórum para ajudar jogadores de baixo nível a melhorarem seu Macroplay ou seja, a sua capacidade de ler o mapa e suas informações e tomar uma decisão em cima disso na Selva, além de alguns pontos que podem dar ponto de partida para vocês analisarem e refletirem sobre o jogo para pessoas de baixo nível que querem jogar na Selva e subir jogando na Selva/Jungle.

Stackzin_0-1613120377233.png

Estes dados são coletados de todos os elos de jogadores do nosso servidor Brasileiro, e somados todos essas informações 90% DOS JOGADORES RANQUEADOS ATIVOS ESTÃO ABAIXO DO PLATINA, e os outros 10% são compostos por por 7% Platinas, 1.2% Diamantes e o Restante, Mestres, Grão-mestres e Desafiantes.

Além disso, gostaria de reformar algumas coisas antes de começar com as mecânicas da Selva, este tópico colocarei tudo o que é necessário para pegar Platina/Diamante hoje em dia, não adianta eu tentar explicar 'Tracking de Roaming'' para um Bronze/Prata pois isso não vai ser útil no jogo dele pois não dará para prever movimentos dessa pessoa com uma estratégia de um elo muito superior, não tem como prever o pensamento de quem joga no automático.

Além disso eu não vou colocar Dicas Supérfulas ou que não vai afetar muito no jogo, vou fazer um conteúdo bem cagado mas vai ser Direto e Prático, e sem isso de

''Ain como subir de elo, tenha uma atitude positiva para a comunidade''

Digo, eu admiro  bastante as pessoas que lutam por um servidor não-tóxico na nossa comunidade, mas isso não vai influenciar nada em que posição você merece ficar ou pelo menos não se você não tiver um psicológico muito frágil, o que eu acho bem dificil, Esse jogo é estressante e se tu joga mais de uma partida por dia você já está imune disso, tiltar é normal mas vocês não podem deixar isso afetar sua gameplay. Desafiantes são tão tóxicos e egocêntricos quanto Pratas, Platina então nem se fala..   Mas enfim, neste tópico eu vou colocar mecânicas e dicas de como se sobe de elo DO MEU JEITO.

Um segundo de antes de irmos para nosso tópico, queria dizer que subir de elo é algo fácil mas que muita gente tem medo de jogar Ranked, uma dica crucial antes de aplicar é tirar esse medo, JOGUE muitas ranqueadas, mesmo que você perca muitas partidas, tome Stomp com o tempo você vai começar a encarar aquilo com uma normalidade, e com essas partidas que você perde você vai aprender bastante, f0da-se se você vai tomar rage, F0da-se se o Clebinho2000 que tá no bronze a duas seasons vai te dar rage por você ter muitas partidas e estar em um elo igual ou menor que ele, isso não define o nível de habilidade de um jogador, e você não devia dar atenção para esse tipo de pessoas, inclusive o primeiro elo do Faker foi o Prata.

Estou longe de ser um Jogador considerado ''Muito bom'', já que enfim, hoje em dia tem muitas pessoas no Mestre/Challenger ou mais que jogam melhor que eu, mas eu garanto que só com o conteúdo aqui você vai evoluir muito. Até duas season atrás na minha outra conta eu não estava nem conseguindo sair do prata, você evoluir em pouco tempo é bem melhor do que você jogar a dez anos e ter um elo mediano como Platina/Diamante que lamentavelmente é o meu caso, porém ainda assim eu consigo te dar dicas do que 70% de um Diamante 1 pensa, que

Stackzin_1-1613120377238.png

infelizmente mesmo eu tendo muitas informações sobre eu geralmente não consigo aplica-lás e jogo no automático, outro fator que aumenta isso é o meu Défict de Atenção, E ESSE É O PIOR ERRO QUE VOCÊ PODE COMETER AO JOGAR PARTIDAS TENTANDO APLICAR O QUE LHE FOI ENSINADO.  Mas de qualquer ofrma acho difícil alguém ter uma meta alta estando nesses 90% do servidor, geralmente querem uma meta de Platina/Diamante 4 0pdl para pegarem e já poderem aposentarem das ranked para season que vem tentar outra meta. Que aliás também faço isso.

Agora sem mais enrolações, vamos dar início ao epílogo de:

Mecânicas de como jogar na Jungle.

Season 11 do Básico ao Avançado.

A Selva é  um jogo de Xadrez,

e uma boa leitura de mapa é um

xeque-mate.

Agora eu vou explicar de uma maneira linear o Mais básico conhecimento da Jungle até o mais avançado.

Stackzin_2-1613120377235.jpeg

Aqui temos todos os campos da

Jungle com Excessão do Red e Blue, 

mas enfim, finjam que estão ali.

Pouca gente destes 90% do servidor sabem, mas a cada campo da Jungle você ganha 4 de farm ao faze-lo, e isso aparecerá no contador de Cs. Ou seja, se você fazer qualquer campo, até mesmo o Aronguejo você recebe 4 de Farm no contador, sejam Galinhas, as Pedras, o Gromp, Blue, Lobos, Red etc. 

Com isso você consegue saber onde o Jungle inimigo está

''Mas como assim eu vou saber onde o jungler inimigo está só vendo o farm dele no tab?''

é bem simples, como eu falei a cima cada campo da jungle vai aparecer no Tab +4 de farm, quando você faz TODOS os campos de um lado do mapa (Seja a side do top ou a Side do Bot, que é os dois lados da Jungle no mapa) logo você vai ter 12 de farm, por fazer 3 campos que como expliquei acima todos dão +4 de farm na tabela.

E o Jungler inimigo é o seu reflexo, Quando você tiver com 12 de farm ele provavelmente também estará com 12 de farm e feito três campos Vocês sempre vão terminar os campos quase no mesmo tempo pelo menos no começo do jogo nenhum campeão tem um clear wave que faça ele terminar mais rápido que o outro, e se tiver a diferença é mínima. 

''mas como eu faço para trackar, ou seja, localizar o jungler inimigo com base no meu farm?'' é bem simples.

Caso você tenha 12 de farm ou seja, tenha feito 3 campos o inimigo estará aproxidamente feito três campos também, óbvio que tem campeões que variam isso mas a diferença é minima.

Agora eu vou explicar uma situação e quero que você responde, você nesse exata situação o que você faria.

Você acabou de ter 12 farm ou fazer 3 campos, (tanto faz os dois dão na mesma), e você vê o Jungler inimigo gankando bot  também com 12 de farm ou 3 campos, ou seja, como ele gankou em um tempo inferior a 3:15 minutos, que é o horário que o aronguejo nasce, é por que ele provavelmente não trocou a side, ou seja, não foi para o outro lado da jungle ainda, então quando um jungler ganka uma lane antes dos 3:15 é por que não fez nenhum campo no seu outro lado da jungle.

Stackzin_3-1613120377243.png

E com isso você consegue saber qual Pathing o jungler inimigo fez, para quem não sabe Pathing é o caminho que ele traça na Jungle.

Pathing do Jungler inimigo: Vermelho

Seu Pathing: Azul

Possibilidades que você pode fazer: Amarelo

Nesse caso abre uma brecha de possibilidades que você pode fazer, e isso vai decidir o futuro do jogo.

Como você está na botside ainda (ou seja, do lado da jungle do bot) você tem as seguintes possibilidades:

• Descer ao Bot e dar um CounterGank, ou seja, Gankar em cima de OUTRO Gank inimigo para tentar fazer jogadas que favoreçam o seu time, agora caso você saiba que não ganhara o 3 versus 3 ou seu bot ja tenha morrido só resta duas possibilidades:

• Como você sabe que ele não fez nenhum campo na Topside (Lado da Jungle do top) Já que ele Gankou Bot/Top com 12 de farm lvl 3 antes dos 3:15 você poderia invadi-lo e roubar os três campos da Jungle da Topside. e como você sabe onde ele está e ele não sabe onde você está no mapa, você pode invadi-lo a vontade, já que aliás, ele estará ausente, e após isso como  ele não sabe aonde você está essa seria a melhor oportunidade para você gankar top, eles não sabem onde você está e você sabe onde está ele, sabendo onde ele está você não tomara Counter Gank dele e acabe acabando com toda sua dominância na Jungle, afinal, ele está ausente de onde você está.

• Ou Então apenas ir direto Gankar o Toplaner inimigo ANTES de invadir o jungler adversário que fez uma play no bot, aproveitando o fato que você estará lvl 3 e ele provavelmente lvl 2, para que assim sua invasão aos campos do Jungler inimigo seja mais segura pelo fato de que será um a menos para tentar te impedir caso você faça o toplaner inimigo ir B ou até mesmo Abater ele CASO. Isso você só faram caso você tenha certeza que eles estejam com visão na jungle dele, fazendo que você invada sem problemas, já que só terá o midlaner deles para te atrapalhar enquanto você terá seu Toplaner e Midlaner.  Pórem com isso você provavelmente só conseguirá fazer dois campos ao invés de três pelo fato do tempo de ação disso é bem maior que a segunda opção, porém é BEM mais segura e geralmente é escolhida em partidas de alto/nivel, mas se estiver no Prata/Ouro/Platina você vai poder fazer a segunda opção sem problemas que não irá ser penalizado por isso, faça isso apenas quando você sentir que está em um elo onde as pessoas estejam wardando a jungle adversária, que seria Platina/Diamante.

Em partidas de alto nível os Junglers sabem dessa possibilidade e sempre tentarão não deixar brecha para você fazer isso. Porém do Bronze - Platina essas oportunidades vão de brechinhas a bucacos maiores que as da rua da prefeitura de São Paulo para você poder moldar o jogo com sua macroplay.

Agora vamos prosseguir com o estudo.

• Pathing

Pathing é nada mais e nada menos do que a sua movimentação na Jungle, do caminho que você traça na jungle entre os seus campos, a movimentação das Peças do Xadrez.

Mas antes disso teremos que você sempre faça isso e NUNCA jogue no automático:

SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE MESMO, Analise as matchups da sua lane, escreve isso num papel sulfite e cola na testa: analise a matchup do seu time, ou seja, a sua composição no time em comparação com a inimiga, muita gente só começa partida e já vai direto pro buff da botlane pelo leash sem melhor e pronto. E acredite, muitas pessoas perdem o jogo naquela decisão, você sempre tem que saber em qual lane você tem que jogar.

Você no caso e olha sua botlane:

Você tem uma botlane de Kalista e Xerath contra um Lucian e Thresh, obviamente você vai saber que eles vão tomar pressão do lucian por ser um campeão mais forte no começo do jogo, além de outros fatores como Thresh ter uma pressão de Early game de kill presure imensa, ou seja, você vai ter que jogar pela botlane, já que a Kalista é um boneco Late Game de poder Imensurável, mas quando morre nunca mais voltará ao jogo, além do fato que eles não terão pressão e isso abre uma janela grande para você gankar, a mesma coisa serve pro mid, análise as matchups e se ele terá pressão na lane ou não.

Sempre que você tiver uma janela para gankar, Ganke, independente da lane.

E lembrando que isso tem limites, tem certas lanes que não compensa você gankar e até farmar seria mais recompensante, NÃO TEM POR QUE VOCÊ JOGAR JUNTO E CAMPANDO UM NASUS OU QUALQUER CAMPEÃO TANK NO TOP, a não ser que obviamente, você tenha Certeza que irá abater o alvo.

Mas Stackzin, eu não entendi, por que você está colocando isso na seção de pathing? É bem simples, você precisa saber no seu time quem vai ter pressão e quem não tem para saber exatamente o caminho certo na jungle.

Se você quer dar um Gank lvl 3 na botlane você nunca vai começar botside, você vai começar top side, fazer o Buff topside e descer Direto pra Jungle Botside, Fazer toda a Jungle Botside e ir gankar bot, isso é crucial por que além de você gankar a sua botlane lvl 3 enquanto  a inimiga está lvl 2 essa estratégia countera a que eu citei la em cima, quando um inimigo te avista e vai tentar lhe roubar apenas vai encontrar dois campos ao invés de três, e no final invadir não vai ser tão recompensante quanto seria.

Agora irei colocar o melhor Pathing

para Gank lvl 3 na Botlane.

Obviamente, caso você saiba que a botlane inimiga tenha pressão na sua.

summoners-rift-update-map (1).png

E com isso vou responder algumas dúvidas que alguém tinha sobre esse mapa no tópico passado.

Esse pathing é bom por que o Jungler inimigo só terá UM campo para roubar na sua topside, (excluindo as pedras pois ele certamente não ás fara), e com isso ele perde muito tempo indo te invadir topside achando que vai ter algum campo, sabe por que? por que nesse patching você gankar antes dos 3:15 perfeitamente mesmo estando com 3 campos e 12 de farm, e isso confundirá a mente do Jungler Adversário achando que você fez full clear em uma side só.

Mas você deve estar se perguntando, por que você pulou as galinhas? pulou os lobos?

Essa é uma pergunta que é bem facil de ser respondida, atualmente você apenas consegue Pegar lvl 3 com 3 campos ou 12 de farm se no seu Pathing tiver ou as Pedras ou o Sapo, e por isso é necessário pular a Galinha/Lobo pois você vai precisar apenas fazer 3 campos ao invés de 4, e fazendo com que você gank a botlane enquanto eles estão lvl 2 ao invés de lvl 3.

Tags (1)
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
lavilindabj
Aronguejo
Aronguejo

Caraca, que daora, @Stackzin !! 

Ainda não terminei de ler completamente teu guia, mas pelo que vi por cima parece ser bem feitinho. 

É difícil a gente ver esse tipo de conteúdo no fórum! Massa da tua parte compartilhar teus conhecimentos.

Parabéns! ❤️

Ver Resposta em Destaque no post original

2 RESPOSTAS
lavilindabj
Aronguejo
Aronguejo

Caraca, que daora, @Stackzin !! 

Ainda não terminei de ler completamente teu guia, mas pelo que vi por cima parece ser bem feitinho. 

É difícil a gente ver esse tipo de conteúdo no fórum! Massa da tua parte compartilhar teus conhecimentos.

Parabéns! ❤️

Ver Resposta em Destaque no post original

Obrigado por ter gostado ❤️