cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
eu sou o flow
Aronguejo
Aronguejo

Como você ajuda League of Legends ser um jogo tóxico.

Hoje, me lembrando de uma cena do game "Life is Strange" e de algumas situações que aconteceram comigo em League ou em lugares relacionados ao jogo, como stream de proplayer e afins, me dei conta de como os jogadores de League of Legends não percebem que eles mesmos estragam o jogo.

Na cena em questão, a protagonista passa na frente do quarto da Victoria, uma garota esnobe pra caramba, daquelas riquinhas estereotipadas da cultura pop. No quarto do dormitório da Victoria está escrito uma frase de Mahatma Gandhi: "Seja a diferença que você quer ver no mundo" e ao ler aquilo, Max manda um "enfim a hipocrisia" pq  conhece a conduta de Victoria na vida real. E provavelmente você não é muito diferente de Victoria, e eu posso provar(ou acho que posso)

Ta bom, ta bom, talvez você não xingue as pessoas, nem falem que fizeram algo com a mamãe de ninguém. Talvez você nunca tenha quitado de uma partida ou dado rage. VAMOS assumir que você nunca tenha feito nada que está escrito acima, okay? Mas ainda tem coisas que muita gente faz e que a riot não considera tóxico, mas que contribui para um ambiente ruim. 

Um habito muito ruim, habito este que confesso ter em algumas partidas pois peguei por osmose, é o habito de pingar alguém que fez uma jogada ruim. Pra começo de conversa, os pings do League não foram feitos para você tiltar o seu aliado, foram feitos pra você AJUDAR seu aliado. Infelizmente, nós seres humanos somos capazes de moldar as ferramentas a nossa vontade, e conseguimos pegar algo bom e transformar em algo ruim. Agora me diz, se o cara já está frustrado com o próprio erro, em que você adiciona em tiltar o cara? Descontar sua frustração no outro pode até te aliviar por algum momento, te fazer sentir "superior" mas o que aquele outro ser humano vai sentir? já pensou nisso? Bem, se você não pensou, voilá, ta ai um típico comportamento tóxico, não ter empatia pelo semelhante. 

Outro habito ruim é o de fazer piadas com jogadores que você não conhece. Pessoas que se dedicam a campeões que são odiados pela comunidade são alvos constantemente de piadas. Você pode pensar: "A, é só uma brincadeira, se ele não aguenta nem deveria está na internet" Mas eu imagino se isso é realmente correto. Fico imaginando o mesmo tipo de situação num ônibus, ou no metrô. Você, todo pomposo(a) fazendo piada com um cara de 2 metros que você nunca viu na vida porque ele pinta o cabelo de rosa e usa nariz de palhaço. Duvido muito que você faria isso, pq você sabe que existe a possibilidade dele não reagir muito bem a essa piada. No League não é diferente, mas você não se importa, porque o máximo que pode acontecer é o cara tentar estragar a partida, e isso daí é uma atitude tóxica que será punida pela Riot, LOGO o jogador em questão tem apenas que aceitar a piada. 

Acontece que com o tempo, esse jogador vai receber piada de um, de outro, e de outro, e de outro e com o tempo a confiança dele pode ir quebrando. Se ele for uma pessoa que já tem um problema psicológico, as coisas só pioram. Não consigo entender como as pessoas não sentem um pingo de culpa quando destroem o psicológico de outra pessoa por causa de um jogo online, por que o cara gosta de jogar de Yasuo ou de Vayne. E pior, querem se justificar com o famosos "A, se ele joga com esse campeão ele merece todo hate pq todo mundo que joga com esse campeão é tóxico" mas esquece que ninguém se torna tóxico só porque escolheu um campeão pra jogar, se aquele cara é tóxico algum motivo tem, e um dos motivos possíveis é a pressão que a comunidade faz em cima desses caras. 
Imagina viver num mundo onde a sua escolha de vida é questionada por todo mundo? A é, você já vive nesse mundo, não é? Me diz se é legal ter que explicar para a sua tia toda vez que você passa horas jogando joguinhos, não deve ser bacana. 
Já pararam para pensar a pressão psicológica que é jogar com esses campeões? O campeão já é complexo, e o jogador ainda tem a obrigação de se provar, pq recebeu piadas antes mesmo do jogo começar. Isso não me parece nada saldável. Você não quer que seus aliados se sintam pressionados, quer que eles se sintam confortáveis.

Eu acho surreal como as pessoas na internet, e por associação em League, não tem um pingo de respeito pelo humano por trás do personagem que está ali jogando. Do mesmo jeito que um jogador não tem direito de ficar irritado por você ter banido o campeão dele(oi), você não tem o direito de dar palpite em nada que ele fizer, nem de pingar pq ele errou ou falar que ele errou ou de dá dicas se ele não te pediu. Você não conhece essa pessoa, não sabe o que ele passa no dia dia, se ele tá doente, se o pc dele ta travando ou se ele ta jogando com alguém gritando no pé do ouvido dele. Você não sabe nada sobre ele, a única coisa que você pode saber é se ele tam com KDA positivo, farm, build runas e se ele está sendo positivo ingame, mas todo o background para você é oculto, e vc deveria ter consciência disso. Se não for para falar algo construtivo, fica na sua. 

E porque isso é importante? As vezes, por conta do background, a pessoa pode se desestabilizar emocionalmente na partida por conta de um comentário seu, um comentário ATÉ bem intencionado, mas que foi feito de maneira errada. Essa pessoa não tem culpa por explodir, você não culpa a folha seca por queimar, você culpa o idiota que jogou a bituca de cigarro na folha seca. É claro que no caso de um jogador que for tóxico não justifica se ele foi provocado, mas para mim ambos devem ser punidos, não só o que explodiu e fez merda, mas aquele que ficou incitando ali, enchendo o saco. A atitude dele é tão tóxica quanto. 

São essas e outras pequenas coisinhas que você faz que contribuem para o jogo ser ainda mais tóxico. Se você é o tipo de pessoa que leva tudo na esportiva, entenda que as outras pessoas TALVEZ não sejam igual a você, e tá tudo bem também. Ninguém é obrigado a ser um monge tibetano que aguenta tudo, principalmente em um jogo online, que o intuito é a diversão, e não um treinamento militar aprimorado. 

Entenda que eu não estou dizendo que é errado ser alguém mais tolerante e que as pessoas que são tóxicas não devam procurar serem mais tolerantes. Na verdade isso é muito bom para elas. Se elas se tornarem mais calmas e menos abaladas emocionalmente, isso vai ser muito bom para a qualidade de vida delas. O que não pode acontecer é você cobrar isso delas. O que não pode acontecer, é o que aconteceu comigo, onde o cara se achou no direito de falar pra todo mundo que eu tinha depressão e que eu deveria me tratar, pq ele foi tóxico comigo e eu perdi a vontade de jogar. Ele achava que o fato de eu ter uma doença, que não está em meu controle, fazia de mim tóxico, e ele, que estava me tiltando de forma proposital era uma pessoa bacana, uma pessoa da hora. (Só constando, não tenho depressão e mesmo que tivesse não me sentiria culpado por ter uma doença, quem seria culpado por ter uma doença gente, que tipo de mundo maluco é esse onde as pessoas são culpadas por suas doenças, estamos na idade média???)

Não cara, questione os campeões dos outros. Você vive com o cara? VocÊ sabe quanto tempo ele gastou treinando com o campeão? O quanto ele gosta do campeão? Você paga a internet dele? Pagou o PC? Sabe quantas horas ele tem disponível para jogar? Você não sabe de nada sobre o cara(ou garota), então fica na sua, pega seu boneco e faz o seu. Se você perder por causa dele, paciência, vai pro outro game, bola pra frente. Tiltar o cara só vai contribuir para um servidor mais infeliz, mais tóxico. Do mesmo jeito que você não é obrigado a fazer o que você não quer, ele também não é.

É isso. Sei que a grande maioria não vai dar nenhuma importância pro meu texto, sei disso. Mas se qualquer um que ler parar para refletir por alguns segundos vai entender que não adianta reclamar da Riot pro jogo ser menos tóxicos quando você mesmo cria um ambiente que é propicio para que as pessoas sejam tóxicas. Quem ler com atenção vai entender que eu não estou justificando pessoas que são tóxicas, estou explicando possíveis motivos para elas existirem. Bem, chega de escrever, hora de treinar combos fofos de Yasuo para apanhar no Prata, até mais 😄

(E sim, se o cara quiser ele pode jogar de Yasuo no prata, você não ta preso no prata pq tem Yasuo no seu time, pq outros jogadores melhores sobem mesmo com Yasuos no time dele. O jogador de Yasuo não tem nenhuma obrigação com você, ele só tem uma única obrigação, jogar pra ganhar, o campeão que ele escolhe pra fazer isso é o risco que ele assume para ele. Seria mais facil subir de Galio? Com toda certeza, mas ele não é obrigado a escolher o caminho mais fácil pq vc quer, passar bem)

Tags (1)
11 RESPOSTAS

Cara não vou ler esse texto inteiro não kkkkk mas pelo que li de inicio principalmente em "os proprios jogadores estragam o jogo" e totalmente verdade.

dsadasdasdasd
Arauto
Arauto

eu ajudo a estragar, sempre xingo quem joga de Yuumi, não ligo se estou errado ou o que seja, sei q jogador de Yuumi merece ser xingado.

O cara é um joazinho123 main yasuo? Tem que zuar sim, assim como todos os jogadores de Lol.

Aquela meninx que é main lulu, o tiozao que só faz build off meta... Não tem isso de ''destruir o psicologico'' no joguinho de fada cara, isso não faz o minimo sentido. Se você se sentiu ofendido pq alguém zuou algum esteriotipo que você encaixa , só muta ou zoa e volta e cabou.

O resto concordo com você, só queria destacar que o mundo não é perfeito assim e o joguinho também não vai ser , infelizmente.

Sei que o mundo não é perfeito, eu só acho engraçado a hipocrisia de alguns.
O mesmo cara que chora por toxicidade é o cara que instiga a toxicidade, sakas?
Se tu taca fogo no parquinho do lado da tua casa, vai reclamar que o fogo pega na sua sacada??

Tlg, só quis dá minha opinião. Mas em suma concordo com você.

ninguem vai ler esse texto ne. olha isso, deve ter 500000000 palavras ae
CptGangSparrow
Aronguejo
Aronguejo

Tá mais que certo, mas lembre-se que isso é um jogo. Cada um tem seu livre-arbítrio, quer misturar jogo com vida real (xingando o cara de fracassado, inútil, doente, etc)? **cogumelo do Teemo** vai em frente, mas lembra que a vida real só vai mudar se você permitir e o Código do Invocador impões limites até onde vc pode ir. Se tu entrar com a mentalidade de que é um jogo, e você tá ali por um motivo pessoal (virar pro-player, divertir-se, hobbie, ser monochamp foda, etc) os jogos serão muito mais leves e estatisticamente, quem leva o game assim e usando a ferramenta /muteall feita justamente pra isso, com certeza irá alcançar muito melhor esse mesmo obj pessoal.

Draicker
Lenda
Lenda

Eu concordo com vc, por isso eu sempre fui uma pessoa no lol que não digita nada no chat, não pinga quando o aliado faz uma play ruim, nunca incetivo toxicidade, pq isso é autossabotagem com o próprio time, isso trás muito mais derrota pq gera muito mais desconcentração com o time. É curioso os jogadores q reclamam da toxicidade e não fazem a própria parte, isso é oq mais tem, esses não tem direito de reclamar, pq são iguais e agem da mesma forma.
ROUSSs007
Tropa
Tropa

Infelizmente até os streamers grandes fazem isso, e com frequência pra falar a verdade.

vcs leram esse texto ae ? wtf
Rydrake
Barão
Barão

"Sei que o mundo não é perfeito, eu só acho engraçado a hipocrisia de alguns.
O mesmo cara que chora por toxicidade é o cara que instiga a toxicidade, sakas?
Se tu taca fogo no parquinho do lado da tua casa, vai reclamar que o fogo pega na sua sacada??"

Indeed