cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Brave Bird
Lenda
Lenda

Debate sobre fila ONLY SOLO, FLEX e 5x5

Riot anunciou que está pensando em retirar a possibilidade de DUO e deixar a fila SOLO/DUO apenas SOLO

FNB0p_LXMAUZ2t2.png

Minha opinião é que a Riot esse tempo todo errou muito em incentivar que seu principal modo ranqueado fosse a SOLO/DUO e não FLEX, ou equipes fechadas como existia antigamente. A fila DUO é tóxica demais ainda mais nos dias de hoje pelo simples mercado negro das smurfs+elojobers e também pela comunicação capada. A comunicação é o fator mais importante para o competitivo do LoL e para o casual também, você não disponibilizar isso para o time inteiro e deixar apenas algumas pessoas usufruírem disso de um lado do time, traz uma vantagem TREMENDA para eles e uma desvantagem para quem não joga em call.

Dito isso, eu acho que a Riot tá mais que certa em banir o DUO e deixar a fila true SOLO, além disso ela deveria incentivar muito mais modos que realmente fazem sentido competitivo, que são os modos como FLEX (que hoje é uma piada total) ou então o modo de time completo.
O CLASH pra mim é um sucesso total, as partidas dão gosto de jogar e de assistir, se a Riot conseguisse transferir um pouco da experiência do CLASH para a fila ranqueada FLEX ou de times que tá pensando, realmente o nível competitivo aumentaria, pq esses ambientes onde vc tá em call com todo o seu time são (acredite ou não) MUITO menos tóxicos no LOL que ambientes onde você não tá falando em tempo real com seus companheiros, 1 call, 1 dica, 1 aviso por voz é muito mais eficiente p evitar que alguém cometa um erro besta e feede o inimigo que parar para digitar, quando a pessoa para p digitar tentando dar uma call p alguém, é depois que a pessoa comete o erro, e então é mais fácil xingar depois do leite já derramado do que tentar explicar com textão (perdendo tempo = XP e FARM) o que a pessoa errou e como deve jogar.

Riot mate a fila SOLO/DUO! Faça ela ser um "normal game com pdl" e incentive uma fila FLEX ou de Times estilo CLASH (vc não precisa ter um time completo, vc poderia procurar players disponíveis no momento, convidar eles p time e o chat de voz seria liberado p geral na hora do jogo), que o LoL será muito menos tóxico e muito mais competitivo como deveria ser.

A raiz da toxicidade tá no player jogar rankeada solo/duo e xingar qualquer um que cometeu um erro, seja por inexperiência ou pq jogou mal mesmo, achando que é fodão. Quer ser "proplayer" desgraça? Monta um time e vai pra FLEX.

Mas quero saber a opinião de vocês.

20 RESPOSTAS
SnowBaller
Arauto
Arauto

Sempre tive a impressão da flex ser o "normal game++", principalmente para quem entrou sem time, as pessoas jogam um pouco mais sério, mas não muito.

MInha pouca experiência com o clash, é que realmente é menos tóxico porque não se trata de cinco estranhos jogando juntos e quando são as pessoas tendem a se conter mais para serem convidadas novamente.

Ranqueada soloQ, a extratégia de jogar de Gragas + jungle agressivo e acabar como dia de quem ficar sozinho na rota como Gragas, campeão muito dificil de matar, com muito dano e que vai ter uma bába 24 horas sete vezes por semana.

Fora os metas de funneling, entre outras estratégias.

Tenho a impressão que duo fica cada vez mais efetivo conforme os jogadores vão subindo de liga, a maioria dos duos pega uma combinação de campeões e muitas vezes de rota que têm sinergia nenhuma entre eles, e só servem para estragar a fase de rota do time que vai ter que enfrentar jogadores muito mais experiêntes caso não haja um duo do outro lado.

Eu vou esperar sentado no dia que ver um duo com Pantheon,Shen,TwistedFade,Talon,AurelionSol,Bardo,Galio,Pyke,Talyah,Quinn, etc dominarem o mapa, quase nunca vi acontecer com duo; top/mid, top/bot, bot/mid carregar o jogo pesadamente, na maioria das vezes eles mais atrapalham do que ajudam.

Dá para fazer outras estratégias de "protega o carry"; Poppy + quaqluer hiper carry por exemplo.

Caitlyn + Lux em toda partida do bot, Lulu+ qualquer hiper carry, entre outros planos.

Qualquer duo tirando o adc+ jungler, qualuer outra rota + jungler tem capacidade de carregar pesadamente o jogo.

Minha previsão é que:

-Os jogos vão ser feitos mais rapidamente.

-Haverá um pouco mais de mercado para elo boosters, mas não muito.

-Mais tópico reclamando que o sistema  de match making(gerador de partidas) conspira contra eles.

-As partidas se tornarão em média mais previsíveis.

Gente reclamando, com rázão que o jogo ficou mais chato soloQ já que não podem se descontrair com os amigos.

Another
Arauto
Arauto

A mano, só quero jogar uma partida onde as 10 pessoas sabem jogar e trabalham em equipe desde o draft, não importa se é ranked ou não, difícil encontrar isso hoje em dia. 

É FADA MANO
Dragão
Dragão

Eu acho ser uma mudança de merda. Elojob é simples, tu pega uma conta e joga na ranqueada com um pick meta e põe ela num elo alto e aí vende a conta com algumas skins que o cliente gosta e gg. Em outro serviço, tu vai e pega uma conta do cliente e joga com o main dele até o elo desejado e devolve a conta ao ser pago. A modalidade de duojob/eloboost tem sido pouco popular pelo simples motivo de "se estou pagando pra subir, por que caralhos vou perder meu tempo jogando?" somado ao "não quero jogar com o cliente, vai tornar meu trabalho ainda mais demorado".

(a informação acima é tirada do site que usei pra vender minha conta de ffxiv, o site mais confiável para RMT das Américas).

Tornar a fila solo apenas vai impedir que amigos e namorados curtam o jogo de forma competitiva. Você está certo sobre a flex estar na podridão e sobre ser o modo ideal, porém está errado ao deixar passar que a única coisa necessária pra flex, comunicação por voz, continua a ser negada até hoje e, inclusive, membros da comunidade sofreram tanta lavagem cerebral que preferem um jogo sem esse recurso, sem o chat e até preferem a remoção de recursos em si a ter um jogo mais amplo que permita possibilidades. É um absurdo removerem runas, itens, habilidades e efeitos do jogo, isso é corte de conteúdo e a comunidade do LoL abaixou a cabeça pra isso, tipo, e daí que é difícil de balancear? Não se paga gente pra isso? Ou apenas se paga a equipe de marketing pra deixar o jogo mais popular que o Dota?

Vellonya
Dragão
Dragão

Deixo claro que não li todo o post, apenas li por cima então posso errar em algum comentario!

Sinceramente eu adoro a ideia de focarem na flex e darem mais valor para ela, eu nunca joguei flex ( mesmo querendo ) pq nunca tive um time fixo que tivesse disponibilidade de jogar com frequencia, para min a flex é onde realmente vale o fator ser bom ou não, pq quando você pega um jogo estretegio de 5 integrantes, oq conta não é quantos mains assasinos conseguem ganhar o 1x1 e ficar 10 kills na frente, mas sim como o time inteiro reage a isso, vou citar os adc's por exemplo, é um INFERNO ser main adc na soloq, enquanto na flex ( competitivo tbm ) é muito bom, ja que seu time joga com você, te protege, e coisas do tipo, eu sempre achei ruim falarem que a flex é meme ou que não vale nada, mas acho muito mais valioso você ter um grupo de jogadores que tem um excelente coordenação capaz de leva-los ao challenger, doq ser mono boneco na soloq e com isso pegar challenger, claro, os 2 tem seus merito e to longe de dizer que quem é high elo na soloq não merece, mas considerando que é um jogo competitivo de 5 pessoas, ter um time fixo que esteja sempre no topo me parece muito mais dahora que ser um player solo no challenger, poua estresse, poupa ragers, poupa trolls, poupa SANIDADE... eu não acho que deveriam excluir a solo duo ou coisa do tipo, mas eu adoro a ideia de darem maior foco na flex!

Ps: o Amigo estranho citou que falta comunicação na flex, mas se você fizer um time fechado podem fazer call no discord ou até mesmo no zap, que é mil vezes melhor que essa jossa de Voice ( claro, se vc não for jogar flex com gente que vc não conhece, oq meio que quebra o proposito da flex em si ), enfim, flex > all!

Luna nos benedicit et fatum nostrum ducit ☽
Codename Mousse
Dragão
Dragão

Uma mudança que já deviam ter feito há anos, não?

Se bem que não vai mudar nada, soloq é cheio de elojober ganhando dinheiro upando conta e a Riot nada fez e nada vai fazer.

Enquanto a Flex, sempre foi um normal game 2.0 para a maioria, até hoje não achei alguém que realmente jogue essa fila pra pegar um elo "decente".

Minha lista de animes: https://myanimelist.net/animelist/Himaru231
Arknights UID: Chen#6613 , Kagerou#7473 , Winehouse#6639
Genshin Impact UID: 635093901
Discord: Hata no Kokoro, a Menreiki#3861
Lol nickname: akarin san2, Chen is Kawaii, Codename Mousse, Code name Blaze

Mas aí que tá, se isso acontece e a Riot incentiva mais a fila 5x5/flex pra realmente ser o carro chefe da competitividade no LoL, vai ter uma virada de mesa e SoloQ vai virar o "Normal Game++" com pdl como deveria ter sido sempre, a questão que eu coloco não é nem comps de sinergia, e sim a comunicação. As vezes vc tá jogando solo e por ter um duo totalmente sem sinergia (sei la um top+sup) no seu time, vc é forçado a jogar contra um duo pelo matchmaking que pode mt bem ser um top/jg cheio de sinergia, potencialmente elojobers, que acabam com o jogo fácil pq o time deles já iniciou com a vantagem da comunicação certa

Exato mas creio que a grande maioria das empresas de elojobers trabalham com 2 elojobers indo duo pra aumentar a probabilidade de vitórias, ou eles cruzam a acc de 2 clientes e vão duo nelas, ou eles pegam a acc do client + uma smurf de mmr baixo e vão carregando mais facilmente.

Infelizmente é isso aí mesmo, a mentalidade do jogador já tá corrompida, eles não conseguem perceber que o caminho competitivo é a FLEX e não a SoloQ que se torna totalmente o oposto da competitividade em equipe que é o LoL.

Pois é, eu penso assim também, quando você consegue jogar o LoL em REALMENTE uma equipe com as pessoas se comunicando, você está jogando verdadeiramente o LoL, e isso que deveria ser bem mais incentivado, o clash é muito bom por isso

Muitos challengers da FLEX jogam em equipes entre eles mesmo e participam muito de torneios amadores da Riot valendo RP. O problema é esse, a comunidade fez a fila ser um meme com a mentalidade de jogar p testar champ... Riot deveria inverter isso com incentivos à fila 5x5/flex

ADCpcao do SUP
Dragão
Dragão

Eu sou a favor também do fim dos Duos, tem muitos que compram conta lvl baixo pra jogar com o amiguinho low elo e fazer eloboost até o Platina. Com o fim dos Duos, as pessoa vão cair em seu merecido elo, e vai descredibilizar esses players que compram conta low elo pra jogar com amiguinho só pra stompar os outros.

Minha impressão é que o carro chefe de competitvidade do LoL é o Clash, fila Flex sempre vai ter um aspecto de casualidade por as equipes são formadas por duos +trio, um jogador solo + 4 pré formados, etc.Não tem nada mais dificil de se jogar do que o clash dentro do LoL já que além de mecânica ele obriga os jogadores ase comunicarem e pensarem em composições.

Vai ser muito mais fácil balancear a soloQ do que a Flex, fui ler a matéria dos desenvoldedores, o objetivo é deixar a fila solo com diferença máxima de uma liga em horários de pico.

Para Flex ter essa qualidade de partidas os ranques dos jogadores deveriama ser muito parecido para conseguir o mesmo efeito, oque dificulta muito a formação de grupos, principalmente entre amigos.Então acredito que o modo vai continuar sendo o normal-game++, só co ma fila um pouco mais saudável e com filas de espera mais curtas já que obrigará os duos a migrarem de modo.
Ainda haverá bronzes jogando com jogadores platina, dimantes com ouro e disparidades enormes como estas na flex.

Na minha sincera opniao, Nao tem o porque tirar o Duo, porque literal, convenhamos, isso nao faz a minima diferença visto que, um exemplo eu e meu duo, nos somos diversas vezes afundados por pessoas solo, sabe, sla, nao vejo necessidade disso, para mim a o menos, o time literal nao se comunica porque nao quer e a grande maioria dos players, nao ajuda, nao pinga, nao faz uma call ou falo algo assim no chat, sempre usam para se gabar ou para xingar, que deus me mostre um chat descente de lol onde alguem usou corretamente. Em minha visao, os players sao indisciplinados e nao sabem usar o que tem como ferramente de comunicaçao e logo vao em cima daqueles que a o menos tentam, bom, é apenas minha opniao, desculpe se ofendeu alguem ou algo do tipo, nao era a intençao.
Jannalista
Aronguejo
Aronguejo

Já era hora de tirar essa palhaçada de duo, muito antijogo vc ir solo na bot lane e no time inimigo a bot lane ser duozinho, vc já começa em desvantagem. Lembro que na season passada mais 1 vez no time inimigo caiu 2 duos e no meu eram todos randoms. 

Outro Gato
Aronguejo
Aronguejo

Comecei um jogo hoje onde meu suporte estava afk na entrada do red, o time inimigo invadiu e o matou.

Eu vendo a invasão usei o ping de alerta, e depois que ele morreu usei o ping de MIA sinalizando que tinha inimigo ali pro resto do time.

O suporte achou que eu estava spammando MIA nele, voltou pra jungle e morreu novamente pro time inimigo que invadiu.

Depois voltou pra lane e começou a roubar meu farm, eu disse "você pode, por favor, parar de dar AA nos minions?  entendo que você está bravo pq morreu mas só está adiantando a derrota". Ele ignorou e continuou farmando.

Meu jungler disse que "o bot era **bleep**" pq morreu no rio, vendo que eu estava jogando com um troll do lado.

Esse é o retrato da SoloQ, você dar o Play é como se tivesse jogando um cara ou coroa, acho muito dificil que a Riot consiga equilibrar isso, infelizmente a maioria que joga é criança frustrada, e muitas vezes nem falo sobre a idade, mas sobre a mentalidade.

Eu concordo que o Clash seja um bom lugar de ''competitividade'', mas para min cai na mesma bolha que a solo/duo, eu jogo clash e sou tier 2, TODOS os meus amigos são tier 4, ou seja, para min o clash é sempre contra bronzes e pratas mesmo estando no gold/platina, meus amigos só estão subindo de elo agora e isso conplica um pouco o balanceamento, oq ocorre tambem em outros times, cansei de pegar adversarios onde um era gold e o resto prata, bronze, ja caimos até contra ferro 3 cara, o Clash é outro lugar bem desbalanceadinho que o povo acaba levando na brincadeira ( eu sei que na teoria eu que estou errada jogando com amigos sem elo, mas são meus amigos, os poucos que me restam kkk, e provavelmente o mesmo vale para os outros times que citei )...
Luna nos benedicit et fatum nostrum ducit ☽

Eu mesmo não tenho um amigo se quer para jogar clash, apesar de ter para jogar flex e normais já que clash é só no sábados e domingos e mesmo assim não fecho 5 pessoas, acredito que para maioria das pessoas a situação é a mesma sua, vários amigos e conhecidos de diversos elos oque torna a criação de grupos muito dificil.
Infelizmente a experiência mais competitva tende a ser a soloQ, a riot já até tentou criar um sistema de"clubes" dentro do jogo, idéia que deu muito errado, deve haver outros mecânismos externos para encontrar pessoas forá do LoL, só que se juntar com estranhos principalmente na internet é sempre muito dificil.
O perfil da suprema maioria dos jogadores é de pessoas que jogam sozinhas e que se reunem com estranhos para competir entre sí.

A ideia não deu errado, a Riot que foi preguiçosa. Tinha o clube, mas não tinha nenhuma área de interação social, nada pra ostentar os avanços do seu clube e interagir com outros clubes. No fim foi removido porque estavam usando as tags dos clubes para zoar o ditador chinês.

E é sempre assim, nunca diga que é o povo que não joga ou que usa errado, é a empresa que é surda para as demandas. Twisted Treeline não dava recompensa nenhuma e tinha 0 atualização através das seasons e, obviamente, morreu. Mas não, a culpa era do povo que não jogava, correto?
Eventos de mapas custom, todos eles sumiram, mas se passa o pano, afinal a Riot tem muito trabalho para por algo que já está na library do jogo de volta, né? Definitivamente não há programadores capazes de fazer um mero mapa custom pra ser usado em um evento, pobre mercado escasso de mão de obra.
Novamente, não passe pano, nenhum recurso deve ser removido de um jogo, a remoção é sempre preguiça da equipe de desenvolvimento.
LuluMushroomTeas
Aronguejo
Aronguejo

Finalmente, uma provável atualização estrutural promissora nos Modos de Jogo.

Pelo que pesquisei, a Fila Ranqueda Flex anda meio "abandonada", pelo menos em relação à Fila Ranqueada Solo/Duo. Então, havendo uma nova Fila Ranqueada Solo true da true, haveria um motivo a mais (e fundamental aliás) para muitos jogadores valorizarem a Fila Ranqueada Flex; provavelmente com mudanças no match-making deste modo.

Em todo caso, é evidente que falta uma Fila Ranqueada Solo. E acho que sempre foi errado, do ponto de vista do balanceamento dos times, misturar Solo com Duo. Havendo tal mudança, não sei o que será do Solo/Duo, mas por mim acho tranquilo isso ser integrado dentro do próprio Flex — dados certos ajustes.

Codename Mousse
Dragão
Dragão

Fila flex é abandonada por que não tem recompensa.

Croma? Tá de sacanagem falar que uma cor de skin pode ser considerado recompensa.

Fica solo/duo tem que acabar, deixar só solo e pronto. Pelo menos vai acabar essa panela de ficar jogando com/contra duo quase toda partida.

Minha lista de animes: https://myanimelist.net/animelist/Himaru231
Arknights UID: Chen#6613 , Kagerou#7473 , Winehouse#6639
Genshin Impact UID: 635093901
Discord: Hata no Kokoro, a Menreiki#3861
Lol nickname: akarin san2, Chen is Kawaii, Codename Mousse, Code name Blaze