cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Sharpen
Arauto
Arauto

Disponibilidade do acesso ao MMR pessoal

Olá invocadores,

Antes da chegada da Season 3 havia um sistema de Elo muito similar, ou até igual, ao MMR de hoje, onde no lugar das divisões (Ouro, Prata, Bronze) existia um número que mostrava a sua posição nas filas ranqueadas que aumentava caso você ganhasse uma partida ou diminuia caso você perdesse. Exemplo desse sistema são os jogos Overwatch, Brawlhalla, Battlerite (é uma barrinha de progresso mas funciona do mesmo jeito).

Porém esse sistema foi ocultado e implementaram o sistema de divisões. A Riot argumenta que, em um jogo baseado em equipes como League, exibir o MMR tem várias desvantagens. Nesse aspecto eu concordo um pouco, mas acho um argumento dirigido para um grupo muito específico de jogadores, por isso venho propor uma ferramenta que é apenas habilitada quando o jogador faz uma requisição para a Riot.

Como a Riot argumenta que usar o MMR como única indicação de progresso no League prejudicaria metade da base de jogadores, então, no meu ponto de vista, usar o MMR não como única indicação de progresso, mas sim como um complemento ao atual sistema de divisões acabaria sendo benéfico aos jogadores em vários aspectos.

- Os jogadores poderiam ver como vai seu desempenho nas filas ranqueadas de uma forma mais acurada;

- Acesso à uma posição mais precisa em relação aos outros jogadores;

- Poder analisar a partida com antecedência para se assegurar de que está tendo uma partida justa baseada no MMR.

Claro que muitos não irão concordar com a ideia, ou acharão ela um tanto quanto radical. Eu concordo com isso. Colocar o MMR à vista de todos pode causar um espanto para jogadores que não estão acostumados ou não tem conhecimento dessa ferramenta. Por isso propus que essa ferramenta seja habilitada apenas para quem realmente quer, ou seja, quem faz a requisição seja por Ticket ou até mesmo no site oficial. Assim, apenas os jogadores que realmente querem essas vantagens poderão ter acesso à ferramenta.

Por enquanto é apenas isso.

Sintam-se a vontade para comentar a respeito.

8 RESPOSTAS
Ríke
Dragão
Dragão

Acredito que o problema maior seria por exemplo, um Platina 2 ver que o seu MMR está mais alto que um Diamante 5 e se sentir mal e injustiçado por exemplo. Acho que eles ocultando esta informação deixa mais "Limpo" o sistema de PDL, ou seja, você apenas se apegará aos seus PDL e não ao MMR. Mas assim.. quanto mais informações tivermos, mais da para evoluir né? Isso para os players que gostam de analisar o seus gameplays e habilidades.

Sim, por isso optei pelo formato onde você precisa fazer um pedido para a Riot para eles liberarem esse sistema para você. Acho que isso evita quem não quer ver seu MMR por qualquer motivo que seja.

Eles podem fazer também uma análise para ver se o jogador está muito apegado ao MMR (mandando reclamações no Fórum ou algo do tipo) e tirar esse privilégio. Assim ficaria apenas quem realmente consegue lidar com isso sem dar as costas para o sistema de divisões.
Dizzie
Lenda
Lenda

No Dota2 eles usam o MMR bruto, sem máscara alguma. Lá não existem tiers/divisões e os pontos ganhos e perdidos numa partida é o valor fixo de: 25 mmr.

@Ríke "Acredito que o problema maior seria por exemplo, um Platina 2 ver que o seu MMR está mais alto que um Diamante 5 e se sentir mal e injustiçado por exemplo."

Como alguém se sentiria mal ou injustiçado por saber que seu nível de habilidade é alto ? lol

Até porque o que mede seu nível de habilidade no jogo é seu MMR, não os tiers. Tiers só servem para separar quem vai ganhar que borda no final da season.

Utilizando seu exemplo, esse jogador Platina 2 seria verdadeiramente melhor que o Diamante 5 - visto que seu MMR é mais alto. Portanto, tendo obrigação de ganhar dele na lane phase.

Dota 2 também é um belo exemplo de um jogo MOBA competitivo com o MMR à vista para os jogadores.

Acho que é só uma questão de tempo para as pessoas se acostumarem. E se elas jogam outros jogos competitivos com o MMR presente no seu perfil, essa fase de costume deve passar bem rápido.

Sim. Acho que a visualização do MMR bruto/absoluto e a remoção do sistema de Tiers traria mais objetividade e transparência ao jogo. Além de diminuir a competitividade "negativa" dentro do jogo. A existência de tiers/divisões é uma das principais causas de toxicidade no jogo, na minha opinião. Por exemplo, Ouro se achar melhor que Prata, Prata se achar melhor que Bronze, etc... eleva demais o ego das pessoas. Apenas tirem esse meio de comparação e vejam a diferença absurda (positiva) que haverá no comportamento dos players.

Só uma pequena correção: Agora no Dota, tem um sistema de divisão.

@Dizzie

Acho que essa toxidade de Ouro se achar melhor que Prata e vários outros casos também dependem muito do comportamento brasileiro. Os jogadores brasileiros em si já são muito tóxicos, e não tem muito o que pode ser feito a respeito disso.

A remoção de Divisões pode até acontecer, mas deve ser de uma forma não tão rápida para diminuir o impacto que faria com jogadores. Se houvesse realmente a total remoção do sistema de Divisões para voltar apenas ao MMR bruto, eles poderiam tomar proveito do que falaram a respeito das ranqueadas da próxima Season e adicionar essa informação lá, para ninguém ficar perdido.