cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Lorant
Tropa
Tropa

Em defesa da Treeline

Hoje mais cedo um fã do modo 3v3 - Twisted Treeline postou um texto no reddit expressando alguns sentimentos da comunidade do 3v3 e eu resolvi trazer pra vocês aqui. Me identifiquei bastante com os sentimentos escritos e gostaria de compartilhar com vocês o texto traduzido.

(Notas entre parênteses "()"  e em itálico são minhas, para facilitar a compreensão do texto).

Enviado por u/AuveTT

E aqui estamos, o dia que nossa pequena comunidade temia chegou. Como vocês perceberam as reações têm sido variadas. Claro, há muitas gente dizendo que vai parar de jogar league e o derrotismo cresce desenfreado, afinal, nós sabiamos que esse dia se aproximava. Vimos o que  aconteceu com o Dominion e o Nexus Blitz; vimos os numeros de popularidade sutilmente divulgados nos blogs de desenvolvedor e tweets; e sabíamos que o fim estava próximo.

E mesmo assim alguns jogadores tiveram uma reação diferente: Alegria. Aos olhos destes o mapa debochado e esquecido que nasceu com Summoner's Rift em 2009 chegou ao seu fim. Sumidas as formas e características bizarras que manteve a maior parte da população de league à alguns cliques de distância por todos esses anos. Sumidos os metas instáveis que os fizeram escrever uma dúzia de posts sobre desbalanceamento. Sumidos os trolls tóxicos e rejeitos do SR que fizeram dessas arvores retorcidas seu lar. Para estes jogadores, o post do desenvolvedor sinalizando o fim do Twisted Treeline em seu décimo aniversário foi recebido com resmungo de "vai tarde". Mas nem todos nós temos esse sentimento.

E nós ainda não sumimos

O propósito desse post é triplo: reconhecer o papel da Riot na criação dos problemas de Twisted Treeline e como estes levaram ao criticismo e baixa popularidade; para lidar com a falha da Riot de procurar abertamente por qualquer tipo de solução; e ultimamente para tentar reverter a decisão da Riot de remover o Twisted Treeline no fim dessa temporada.

Não conseguimos fazer isso sem seu apoio. A Riot Games não existe sem a comunidade de League of Legends. E nós, a comunidade, controlamos as decisões que a Riot toma - não o contrário. Nós não temos que aceitar a remoção de uma parte da historia de League, a morte de uma comunidade unida na luta pela sobrevivência, e o fim de uma era de gameplay ranqueada que não serviu nos padrões impostos pelos e-Sports. O mapa não morre quando eles o matam - ele morre quando nós paramos de lutar.

Eu sei que não há falta de criticismo pro mapa, então eu gostaria de falar abertamente e honestamente sobre o maior deles. A verdade é que o meta de afunilamento pôs à parte muitos novatos ao mapa e impediu que jogadores curiosos que ouviram sobre isso de se juntarem a comunidade. Quando comparado ao meta de afunilamento que tomou a LCS (e o CBLOL) no Summoner's Rift, as mesmas críticas de pouca interação no mapa e fases de rotas chatas foram completamente válidos. Há duas respostas principais pra isso:

Primeiro, a comunidade de 3v3 defendeu por anos para fazerem buffs de baixo recurso para os caçadores para que eles tivessem um papel mais forte. Eu pessoalmente escrevi sobre esse assunto por extenso em vários tópicos sobre afunilamento no Treeline ao longo dos anos. Riot nem sequer reconheceu que há maneiras específicas para o mapa de corrigir o problema de afunilamento ou sequer falou com os jogadores de 3v3 sobre quais pequenas mudanças poderiam ser feitas para fortalecer caçadores da selva.

Segundo, uma escolha de caçador é uma maneira apropriada de responder ao afunilamento se você coordenar invasões na selva inimiga e emboscar rotas fracas - mesmo sem as mudanças mencionadas acima. Muitas equipes de elite do 3v3 têm usado caçadores para punir estratégias gananciosas de afunilamento focado em farm com grande sucesso. Com os buffs de pro-atividade iniciais e bom conhecimento do mapa, jogadores main jungle não teriam nenhum problema em esmagar até as equipes mais fortes de afunilamento.

Estratégias com caçadores e com afunilamento co-existindo juntas é uma bela fonte de diversidade estratégica para o jogo, afinal, com o cenário competitivo recebendo suas builds de analistas e a maior parte da Solo Queue copiando o competitivo, quando foi a ultima vez que Summoner's Rift teve mais de uma estratégia viável ao mesmo tempo? Não há nada de errado com um dos mapas ser o foco principal dos designers, mas as pessoas que curtem o seu jogo deveriam ter outras opções de mapa para jogar competitivamente (ranqueadas) e empregar diferentes estratégias.

E esse é o problema fundamental no coração da remoção do Twisted Treeline: a Riot não quer dar aos jogadores a escolha de como aproveitar o jogo deles. Eles querem que você jogue e assista 5v5, e vão fazer de tudo - não importando o custo para outro mapas e modos - para manter a base de jogadores conectadas ao seu cliente e à poucos cliques de sugir em Summoner's Rift. Eles criam mapas e modos interessantes como o Nexus Blitz para fazer as pessoas voltarem para o League, e então matam esses modos de jogo assim que a atividade em Summoner's Rift começa a aumentar. E se algum outro desenvolvedor de jogos cria um projeto emocionante que decola na Twitch, então eles vão e efetivamente copiam uma versão deste jogo com seus próprios recursos (AutoChess e TFT). E mesmo o propósito anunciado do Teamfight Tactics é de aliviar frustração entre partidas de Summoner's Rift. Enquanto mantem a relevância esperada de uma empresa de jogos, a dura verdade é que a Riot não se importa em manter nenhum modo de jogo que não aumente a audiência do competitivo e a participação em partidas da SoloQ. Riot games não se importa mais em criar uma experiência variada para seus jogadores.

A história da Twisted Treeline é uma crônica de um mapa predito. Nosso mapa nasceu para morrer, e foi deixado à míngua desde então. Não acredita? Veja essa lista de todas as mudanças em Twisted Treeline desde Junho de 2015. Nossa comunidade tem pedido por mudanças por mais de 7 anos desde a ultima atualização do mapa. De fato, se você perguntar por aí você descobrirá que a maioria das pessoas preferiam a versão antiga da Twisted Treeline e parou de jogar o modo depois que a revisão foi feita. Nós tentamos falar com a Riot dezenas de vezes para tentar fazê-los conversar com a comunidade. A Riot nunca nos deu resposta. Demos à eles uma lista de mudanças que ajudaria à balancear o mapa e trazer novos jogadores. A Riot nunca nos respondeu. Nós nos dispusemos à fazer o trabalho mais difícil em atualizar os itens recomendados para todos os campeões no nosso mapa (Ezreal ainda tem Sinal de Sterak como item recomendado, à propósito). A Riot nunca nos deu resposta. Nós imploramos à eles por algum canal de comunicação, qualquer mudança para aumentar a popularidade do mapa, qualquer trabalho que pudessemos fazer como uma comunidade para salvar nosso mapa. A Riot nunca nos deu resposta.

E agora eles dizem que nosso mapa será removido. Falam que o mapa é impopular e a qualidade da fila é uma preocupação. Nos dizem que o mapa parece desatualizado e falha em proporcionar uma experiência de gameplay com qualidade.

Oras, mas é claro que tem problemas, Rito. Vocês os criaram. Quando vocês ignoraram o apelo da comunidade para corrigir os problemas mais graves do mapa, vocês criaram o problema

da baixa popularidade. Quando vocês escolheram complacência ao invés de trabalhar para aumentar a popularidade do mapa, vocês permitiram que o Twisted Treeline se tornasse ruínas. Essa falta de cuidado juntamente com falhas em atualizar o mapa conforme o jogo evoluía, tanto estéticamente quanto novas mecânicas como barricadas de torres, outro da primeira torre e kits de campeões (Qiyana ainda não tem buff do rio no 3v3, mesmo depois da atualização dela no ARAM). Vocês não se importaram nem com os incentivos mais básicos para jogar o mapa como ganhar Tokens de Maestria e recompensas de missão. A verdade é que o mapa esteve na tábua de carne por anos, e vocês só aguardaram até que os gráficos velhos e problemas de balanceamento tornaram o mapa uma piada esquecida. E agora, na véspera de seu 10º aniversário, vocês anunciam que a hora chegou.

Vocês dizem que a equipe "discutiu" dar ao mapa uma atualização de balanceamento como o ARAM, um mapa que nem sequer tem uma fila ranqueada. Desculpe nos se não acreditamos em vocês por um único minuto. Vocês têm a audácia de dizer que questões de balanceamento foram discutidas quando vocês mal mencionaram o mapa nos últimos 7 anos. No mesmo texto que vocês anunciam a continuação do balanceamento do ARAM, onde nos contam que o URFeA vai retornar (porque o URF original nunca mais volta né), onde vocês coroam o TFT como o modo para "relaxar entre as partidas ranqueadas", vocês esperam que nós acreditemos que a sede da Riot realmente conversou sobre uma atualização em Twisted Treeline? Vocês não falaram com um único jogador na comunidade para receber feedback no que essas mudanças iriam fazer. Então não, nós não acreditamos em vocês. Nós temos quase uma década de inércia e falta de comunicação que fala mais alto do que alguns parágrafos atrapalhados no blog de desenvolvedor.

Então, o que a comunidade de League of Legends pode fazer para manter o mapa? Vocês podem ajudar a mostrar que nós estamos aqui, que temos vóz e que queremos que o Twisted Treeline continue no jogo.

Se não fizermos nada, nosso mapa irá desaparecer e a comunidade de fãs morrerá com ele. Se não fizermos nada será estabelecido um precedente de que nenhum modo de jogo permanente irá durar se a popularidade diminuir, e que a Riot não precisa de consultar a comunidade para encontrar maneiras de salvar um mapa que está morrendo. Primeiro Dominion e agora Twisted Treeline.

Pergunte à você mesmo que tipo de jogo você quer que League seja. Porque se você não tiver uma resposta pronta a Riot fará a decisão por você. Temos até Novembro para fazer nossa voz ser ouvida.

Quanto à mim, eu não conto com essa temporada sendo minha última dança com a Maldíbula. Vejo vocês na Treeline.

Post original (em inglês): In Defense of the Treeline

Traduzido por Lorant.

Se quiser ajudar à manter o mapa 3v3 no jogo considere assinar a petição online feita pelos fãs do modo: Link da petição online

44 RESPOSTAS
Reyvateil
Aronguejo
Aronguejo

Vou sentir falta. Duas jornadas pro challenger lá, diversas madrugadas me divertindo.
Durnnon
Lenda
Lenda

não vai rola, menos de 0,5 de todos os servidores jogam este modo e a maioria é contra bot para 1º vitória do dia ou upa conta.
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Droga, era meu lugarzinho pra tirar o leaverbuster  :Habilidades19:

Kiruki
Arauto
Arauto

Eu concordo
Eu jogava TT quando eu era iniciante e sempre me divertida nesse mapa, mas o tempo, ele ficou tão sem mudanças, que não me incentivava a jogar.
Eu joguei uma vez pra relembrar e foi uma partida extremamente difícil e divertida e eu amei.
Mas como o mapa era extremamente feio, lagado e confuso, eu não me via com vontade de continuar jogando.
Melhor jogar TFT.

Por mais esquecido que TT possa estar, ele não merece ser apagado.
Eu conheço a sociedade TT, eu vejo sites, analíses, guias e até mesmo challengers lá.
Se ele sair, aonde essas pessoas irão?
Pro Summoner's Rift que não vai.
Eles que não se importam com o mapa, mas os fãs se importam, os jogadores se importam.
Que a Riot assuma o erro e tente consertar o TT.
OTAH Raziel
Aronguejo
Aronguejo

Cara, eu gostava bastante do TT... Era um dos mapas que eu conseguia rushar para o Challenger. Agora fica na memória!
Volcarona
Arauto
Arauto

Riot tem costume de lançar coisas e deixar apodrecer, alguns exemplos:
-Modo de treino
-Client
-Udyr
-Ivern
-Dominion
-Equipe de casters do CBLOL(tira o Elano pelo amor de Arceus ele só fala obviedades e asneiras)

Tanto que o "balanceamento" do 3v3 dependia do SR, só ficou justo o afunilamento depois que foi para SR, e eles se perguntam por qual motivo ninguém quer jogar o mapa(Talvez se lançarem mais chroma dourado caro resolva o problema).
Bills
Arauto
Arauto

Eu acho que o modo deveria ser salvo por ser uma variante do 5v5, mesmo tendo um baixo numero de jogadores. o LOL está se tornando um jogo muito pobre em conteúdo desde a remoção do Dominion.

É fato que certos modos de jogo vão atrair mais popularidade que outros, isso acontece muito em todos os jogos, como por exemplo no COD em que death match é o mais popular, e os outros modos por mais queridos que sejam, acabam sendo impopulares, mas não há necessidade de retira-los do jogo.. todo COD eles estão lá de novo. E isso acontece em uma caralhada de jogo. Realmente o TT está decadente, e a RIOT se recusa a se esforçar para mudar essa situação.. como se estivessem a um passo da falencia e isso os impossibilita de liberar um pouco de recurso para serem criados eventos, e mudanças exclusivas nesses modos, o mesmo aconteceu com o Dominion, e com os modos rotativos igualmente, também foram retirados..

Parece que o CEO da riot é aquele tipo de player que desiste do jogo por um sujeito ter pickado teemo, antes do jogo começar.. não se esforça pra mudar a situação do jogo. Que infelicidade é a direção desta empresa, sinceramente

Eu amo o mapa, mas realmente a falta de atualizacao e falta de balanceamento no afunilamento me fez dar um tempo nele.

O melhor era entrar pra jogar e ver jogadores focados em vencer a partida e nao em discutir, era raro as pessoas "to afk base".

No fundo eu sabia que o mapa ia acabar sumindo quando eles comecaram a divulgar a popularidade, mas nao foi por falta de posts e empenho dos jogadores, foi pela culpa deles.

Cada mês que passa, eu sinto menos vontade de jogar summoners rift e aram, só o TFT que me incentiva e mesmo assim ja ta cansando.

As propagandas de lol aumentaram em todos os lugares, isso mostra que a popularidade do jogo ta caindo. Eu nem assisto mais o cenario competitivo pq eh sempre a mesma coisa.

To cansado de chromas dourados pra gente gastar dinheiro, cansado de campeao novo e outros esquecidos, o jogo vai morrendo aos poucos.

Olha a Blizzard que mesmo tendo um cenário fraco de Heroes of the Storm, insiste no jogo e possui um numero absurdamente alto de mapas.

Estou envelhecendo e o que me deixava em contato com os jogos e com meus amigos, era jogar lol de noite. Eles jogam cada vez menos, assim como eu.

Vou sentir falta do 3x3 =/

Mayumix
Aronguejo
Aronguejo

os caras não atualiza o mapa direito, e o balanceamento so focam no competitivo e 5x5, único evento que tinha evento no TT era hexakill e nunca mais voltou,isso e uma sacanagem para quem joga o TT e tem ranked nessa fila, não tem EQUIPE,STREMER OU COMPETIÇÃO DE PRO PLAYER NA FILA TT PARA INCENTIVAR,E SO UM MAPA ESQUECIDO DA RIOT QUE ELA SIMPLESMENTE NUNCA SE IMPORTOU.
Alguem ja viu CBLOL de TT 3X3? bem eu NUNCA NA MINHA VIDA DESDE QUANDO EU JOGO VI.
e so verdade o que eu digo de um fato frustrante.

Dizzie
Lenda
Lenda

Eu já vinha alertando isso há tempos.
Removeram o Crystal Scar.
O próximo será o Howling Abyss.
Míracle
Aronguejo
Aronguejo

Eu nem caio mais nessa de "lutar por algo" nesse jogo. Faz tempo que essa empresa não olha pros players. Virou uma panelinha voltada ao e-Sport. Tudo que fazem, pensam apenas nisso e pronto. Vide o tanto de bugs e problemas que esse bando de patético não resolve, mas lançar 300 skins pra um mesmo campeão, isso tem.

Perdi a fé nesse jogo, só to jogando por jogar e esperando viciar em algo novo pra abandonar de vez esse barco. Riot criou o jogo, e ela mesmo esta matando sua criação.

@Dizzie  escreveu:
Eu já vinha alertando isso há tempos.
Removeram o Crystal Scar.
O próximo será o Howling Abyss.

Isso é impossivel. o ARAM é um dos modos mais populares do League. Seria um briga feia coma comunidade!

JunnRyu
Tropa
Tropa

a própia comunidade do lol carrega o game nas costas e o que a riot faz? ignora e faz o que bem entende.
Amava dms esse jogo mas sinceramente larguei mão.

#QueremosTreelinePraSempre

A própria Riot matou o modo com falta de atualização, tanto visual quanto de gameplay. Quando comecei no LoL em 2013 só jogava TT eu achava muito mais divertido que SR. Tirar esse mapa desse jeito sem nem discutir com a comunidade é escroto, como disse o post a própria Riot que criou quase todos problemas atuais que temos na TT.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Lute! Ou abra espaço para os que o farão!"
- Sejuani, a próxima rainha de Freljord
Jin
Tropa
Tropa

rip 3x3, ainda virão coisas novas no jogo.
Mushye
Aronguejo
Aronguejo

F , só jogo 3x3 e aram 😞

@Durnnon Pior que é verdade, a fila pra jogar esse modo no pvp também é imensa.

namik4z
Tropa
Tropa

o Twisted Treeline eu n joguei pq nao tive tempo e atualmente nao posso,mas tenho vontade,mas como vai sair vou ficar só querendo msm 😕