cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Lorant
Tropa
Tropa

Em defesa da Treeline

Hoje mais cedo um fã do modo 3v3 - Twisted Treeline postou um texto no reddit expressando alguns sentimentos da comunidade do 3v3 e eu resolvi trazer pra vocês aqui. Me identifiquei bastante com os sentimentos escritos e gostaria de compartilhar com vocês o texto traduzido.

(Notas entre parênteses "()"  e em itálico são minhas, para facilitar a compreensão do texto).

 

Enviado por u/AuveTT

E aqui estamos, o dia que nossa pequena comunidade temia chegou. Como vocês perceberam as reações têm sido variadas. Claro, há muitas gente dizendo que vai parar de jogar league e o derrotismo cresce desenfreado, afinal, nós sabiamos que esse dia se aproximava. Vimos o que  aconteceu com o Dominion e o Nexus Blitz; vimos os numeros de popularidade sutilmente divulgados nos blogs de desenvolvedor e tweets; e sabíamos que o fim estava próximo.

 

E mesmo assim alguns jogadores tiveram uma reação diferente: Alegria. Aos olhos destes o mapa debochado e esquecido que nasceu com Summoner's Rift em 2009 chegou ao seu fim. Sumidas as formas e características bizarras que manteve a maior parte da população de league à alguns cliques de distância por todos esses anos. Sumidos os metas instáveis que os fizeram escrever uma dúzia de posts sobre desbalanceamento. Sumidos os trolls tóxicos e rejeitos do SR que fizeram dessas arvores retorcidas seu lar. Para estes jogadores, o post do desenvolvedor sinalizando o fim do Twisted Treeline em seu décimo aniversário foi recebido com resmungo de "vai tarde". Mas nem todos nós temos esse sentimento.

 

E nós ainda não sumimos

 

O propósito desse post é triplo: reconhecer o papel da Riot na criação dos problemas de Twisted Treeline e como estes levaram ao criticismo e baixa popularidade; para lidar com a falha da Riot de procurar abertamente por qualquer tipo de solução; e ultimamente para tentar reverter a decisão da Riot de remover o Twisted Treeline no fim dessa temporada.

 

Não conseguimos fazer isso sem seu apoio. A Riot Games não existe sem a comunidade de League of Legends. E nós, a comunidade, controlamos as decisões que a Riot toma - não o contrário. Nós não temos que aceitar a remoção de uma parte da historia de League, a morte de uma comunidade unida na luta pela sobrevivência, e o fim de uma era de gameplay ranqueada que não serviu nos padrões impostos pelos e-Sports. O mapa não morre quando eles o matam - ele morre quando nós paramos de lutar.

 

Eu sei que não há falta de criticismo pro mapa, então eu gostaria de falar abertamente e honestamente sobre o maior deles. A verdade é que o meta de afunilamento pôs à parte muitos novatos ao mapa e impediu que jogadores curiosos que ouviram sobre isso de se juntarem a comunidade. Quando comparado ao meta de afunilamento que tomou a LCS (e o CBLOL) no Summoner's Rift, as mesmas críticas de pouca interação no mapa e fases de rotas chatas foram completamente válidos. Há duas respostas principais pra isso:

 

Primeiro, a comunidade de 3v3 defendeu por anos para fazerem buffs de baixo recurso para os caçadores para que eles tivessem um papel mais forte. Eu pessoalmente escrevi sobre esse assunto por extenso em vários tópicos sobre afunilamento no Treeline ao longo dos anos. Riot nem sequer reconheceu que há maneiras específicas para o mapa de corrigir o problema de afunilamento ou sequer falou com os jogadores de 3v3 sobre quais pequenas mudanças poderiam ser feitas para fortalecer caçadores da selva.

 

Segundo, uma escolha de caçador é uma maneira apropriada de responder ao afunilamento se você coordenar invasões na selva inimiga e emboscar rotas fracas - mesmo sem as mudanças mencionadas acima. Muitas equipes de elite do 3v3 têm usado caçadores para punir estratégias gananciosas de afunilamento focado em farm com grande sucesso. Com os buffs de pro-atividade iniciais e bom conhecimento do mapa, jogadores main jungle não teriam nenhum problema em esmagar até as equipes mais fortes de afunilamento.

 

Estratégias com caçadores e com afunilamento co-existindo juntas é uma bela fonte de diversidade estratégica para o jogo, afinal, com o cenário competitivo recebendo suas builds de analistas e a maior parte da Solo Queue copiando o competitivo, quando foi a ultima vez que Summoner's Rift teve mais de uma estratégia viável ao mesmo tempo? Não há nada de errado com um dos mapas ser o foco principal dos designers, mas as pessoas que curtem o seu jogo deveriam ter outras opções de mapa para jogar competitivamente (ranqueadas) e empregar diferentes estratégias.

 

E esse é o problema fundamental no coração da remoção do Twisted Treeline: a Riot não quer dar aos jogadores a escolha de como aproveitar o jogo deles. Eles querem que você jogue e assista 5v5, e vão fazer de tudo - não importando o custo para outro mapas e modos - para manter a base de jogadores conectadas ao seu cliente e à poucos cliques de sugir em Summoner's Rift. Eles criam mapas e modos interessantes como o Nexus Blitz para fazer as pessoas voltarem para o League, e então matam esses modos de jogo assim que a atividade em Summoner's Rift começa a aumentar. E se algum outro desenvolvedor de jogos cria um projeto emocionante que decola na Twitch, então eles vão e efetivamente copiam uma versão deste jogo com seus próprios recursos (AutoChess e TFT). E mesmo o propósito anunciado do Teamfight Tactics é de aliviar frustração entre partidas de Summoner's Rift. Enquanto mantem a relevância esperada de uma empresa de jogos, a dura verdade é que a Riot não se importa em manter nenhum modo de jogo que não aumente a audiência do competitivo e a participação em partidas da SoloQ. Riot games não se importa mais em criar uma experiência variada para seus jogadores.

 

A história da Twisted Treeline é uma crônica de um mapa predito. Nosso mapa nasceu para morrer, e foi deixado à míngua desde então. Não acredita? Veja essa lista de todas as mudanças em Twisted Treeline desde Junho de 2015. Nossa comunidade tem pedido por mudanças por mais de 7 anos desde a ultima atualização do mapa. De fato, se você perguntar por aí você descobrirá que a maioria das pessoas preferiam a versão antiga da Twisted Treeline e parou de jogar o modo depois que a revisão foi feita. Nós tentamos falar com a Riot dezenas de vezes para tentar fazê-los conversar com a comunidade. A Riot nunca nos deu resposta. Demos à eles uma lista de mudanças que ajudaria à balancear o mapa e trazer novos jogadores. A Riot nunca nos respondeu. Nós nos dispusemos à fazer o trabalho mais difícil em atualizar os itens recomendados para todos os campeões no nosso mapa (Ezreal ainda tem Sinal de Sterak como item recomendado, à propósito). A Riot nunca nos deu resposta. Nós imploramos à eles por algum canal de comunicação, qualquer mudança para aumentar a popularidade do mapa, qualquer trabalho que pudessemos fazer como uma comunidade para salvar nosso mapa. A Riot nunca nos deu resposta.

 

E agora eles dizem que nosso mapa será removido. Falam que o mapa é impopular e a qualidade da fila é uma preocupação. Nos dizem que o mapa parece desatualizado e falha em proporcionar uma experiência de gameplay com qualidade.

 

Oras, mas é claro que tem problemas, Rito. Vocês os criaram. Quando vocês ignoraram o apelo da comunidade para corrigir os problemas mais graves do mapa, vocês criaram o problema

 da baixa popularidade. Quando vocês escolheram complacência ao invés de trabalhar para aumentar a popularidade do mapa, vocês permitiram que o Twisted Treeline se tornasse ruínas. Essa falta de cuidado juntamente com falhas em atualizar o mapa conforme o jogo evoluía, tanto estéticamente quanto novas mecânicas como barricadas de torres, outro da primeira torre e kits de campeões (Qiyana ainda não tem buff do rio no 3v3, mesmo depois da atualização dela no ARAM). Vocês não se importaram nem com os incentivos mais básicos para jogar o mapa como ganhar Tokens de Maestria e recompensas de missão. A verdade é que o mapa esteve na tábua de carne por anos, e vocês só aguardaram até que os gráficos velhos e problemas de balanceamento tornaram o mapa uma piada esquecida. E agora, na véspera de seu 10º aniversário, vocês anunciam que a hora chegou.

 

Vocês dizem que a equipe "discutiu" dar ao mapa uma atualização de balanceamento como o ARAM, um mapa que nem sequer tem uma fila ranqueada. Desculpe nos se não acreditamos em vocês por um único minuto. Vocês têm a audácia de dizer que questões de balanceamento foram discutidas quando vocês mal mencionaram o mapa nos últimos 7 anos. No mesmo texto que vocês anunciam a continuação do balanceamento do ARAM, onde nos contam que o URFeA vai retornar (porque o URF original nunca mais volta né), onde vocês coroam o TFT como o modo para "relaxar entre as partidas ranqueadas", vocês esperam que nós acreditemos que a sede da Riot realmente conversou sobre uma atualização em Twisted Treeline? Vocês não falaram com um único jogador na comunidade para receber feedback no que essas mudanças iriam fazer. Então não, nós não acreditamos em vocês. Nós temos quase uma década de inércia e falta de comunicação que fala mais alto do que alguns parágrafos atrapalhados no blog de desenvolvedor.

 

Então, o que a comunidade de League of Legends pode fazer para manter o mapa? Vocês podem ajudar a mostrar que nós estamos aqui, que temos vóz e que queremos que o Twisted Treeline continue no jogo.

 

Se não fizermos nada, nosso mapa irá desaparecer e a comunidade de fãs morrerá com ele. Se não fizermos nada será estabelecido um precedente de que nenhum modo de jogo permanente irá durar se a popularidade diminuir, e que a Riot não precisa de consultar a comunidade para encontrar maneiras de salvar um mapa que está morrendo. Primeiro Dominion e agora Twisted Treeline.

 

Pergunte à você mesmo que tipo de jogo você quer que League seja. Porque se você não tiver uma resposta pronta a Riot fará a decisão por você. Temos até Novembro para fazer nossa voz ser ouvida.

 

Quanto à mim, eu não conto com essa temporada sendo minha última dança com a Maldíbula. Vejo vocês na Treeline.

 

 

Post original (em inglês): In Defense of the Treeline

Traduzido por Lorant.

 

Se quiser ajudar à manter o mapa 3v3 no jogo considere assinar a petição online feita pelos fãs do modo: Link da petição online

44 RESPOSTAS
Brave Bird
Lenda
Lenda

Não se vá 3x3 :'(

UP!

TT não é o primeiro, vários e vários modos de jogo foram abandonados, coisas simples que eles poderiam fazer para aumentar pra cara#### a diversidade do jogo, como manter a rotação de modos de jogo seria uma boa.

E pela mor, urf aleatório NÃO É URF, eu quero SIM pegar champs apelões pra ficar spamando skills, e NÃO, NÃO ME IMPORTO COM RESSACA PÓS URF, que se dane se tem uma queda de jogadores jogando 5x5 normal p[os urf cara
Milady Nicolly
Aronguejo
Aronguejo

A riot Infelismente não liga Para nos eu adorava o modo mas ela nao se importa entao ela remove pois tem preguisa de arrumar o modo
Bjs Nicolly

Eu sei, mas não é esse mesmo pensamento que permeia TUDO à nossa volta?

 

Pollítica, meio ambiente, sociedade, escola, universidade, todos procuramos expressar a nossa indignação frente ao que é errado, mas escolhemos não o fazer pois acreditamos que somos pequenos no meio de todos, mas esquecemos que SOMOS parte do todo, e se tentarmos, e tentarmos, e tentarmos, não pensando na impossiblidade da tarefa, poderá valer alguma coisa.

 

Se ficarmos parados, seremos ignorados, com toda a certeza, então, o que custa tentar só um pouquinho, para que, talvez, façamos a diferença?

 

1% continua sendo absolutamente maior que 0%

vöu ser medico
Aronguejo
Aronguejo

parece que o sentido de vida dele era esse mapa. o mapa e muito bom, sempre servia para me acalmar
Não existe drama em uma morte tranquila.
~ Jhin

Pato Agiota
Tropa
Tropa

Riot fica com desculpa de que ninguém mais joga o modo, mas nem atualização no modo existe mais e ainda querem pessoas jogando um modo de jogo no qual o balanceamento e uma piada e o mapa mais bugado doq tudo, as vezes você pega visão de onde não deve do outro lado da parede, as vezes seu inimigo volta base e você pega visao dele do nada (raro). E quando o time inimigo derrota o Maldibula (baron do modo) e simplesmente nem sinal dá de que a equipe inimiga fez o objetivo, nem no chat do jogo aparece, isso porque e o único objetivo do mapa. o balanceamento do jogo foi praticamente abandonado, as torres são um papel, e eu estou incluindo todas as torres, a base do jogo também e bugada, pra comprar itens ou se curar você deve ficar muito próximo do centro, se você se afasta um pouco já não conta mais como base/loja e por ai vai muitos outros defeitos. É bem triste saber que a riot vai tirar um modo de jogo como esse no qual o único defeito é simplesmente uma atualização
vöu ser medico
Aronguejo
Aronguejo

eu to torcendo para que nao saia, mas ja sem esperanças....
Não existe drama em uma morte tranquila.
~ Jhin

Stheony
Arauto
Arauto

Por mais que (infelizmente) nada do que fizermos vá adiantar/fazer eles mudarem de ideia: tem todo meu apoio!
Amo a Treeline. Se hoje eu sei o """básico""" desse game, isso se deve á esse mapa.

Riot só pensa em SR, essa é a verdade

Comecei jogar em 2013 e sempre estava jogando Twisted Treeline e DOMINION na minha primeira conta, e era modos que me divertia e muito, até hj eu jogo ARAM e TT, fiquei super triste com a retirada do modo DOMINION pq quando parei de jogar em 2015 ele ainda existia e quando voltei em 2019 já não existia mais, o mais incrível que descobri que existe um canal br de 3x3 chamado 3x3 guys que o dono do canal só posta gameplay de TT dos jogadores high elo no 3x3

E o que me deixa bravo é a Riot botar esse TFT que pra mim é um jogo bem tedioso de se jogar e já anuncia modo ranqueado pra esse modo, enquanto os outros modos ficam largados as traças.
Encore
Arauto
Arauto

Infelizmente TT morreu nas mãos da própria Riot, que não acrescentou nada novo nos últimos anos, alguns balanceamentos jogados ao ar.
Polovina
Tropa
Tropa

que tire o mais rapido possível, eu uso esse modo pra testar champ... e o flex tb tem que tirar. quer flex vai normal game. hu3h3u3hu3h3u3
yPepoADS
Tropa
Tropa

Hoje fiquei na fila e ainda estou, por conta que a força acabou 5 partidas de 10 minutos, e acho  isso muito injusto , poderia tirar minha fila , pos não foi culpa minha 

Estou ainda na fila por conta da  força , e precisso termina as missao , rito tira a fila de mim , nao foi culpa minha e sim da força , esta chovewndo muito

Zellos
Tropa
Tropa

O problema não é o mapa, são os jogadores. A partir do momento que os jogadores usam ele só pra pegar elo facil, algo tem que ser feito mesmo! 

Eu sou contra excluir o mapa, acho que ele devia ser aproveitado em modos de jogo e em eventos. Mas a parte de remover a fila rankeada é um acerto.

luismaltine
Tropa
Tropa

affz, amo mt esse modo vei..
K Grilo 3015
Tropa
Tropa

Pra falar a verdade, se a riot não lucra com o mapa, pra que eles vão ficar com o mesmo? Se fosse algo que sempre tivesse muitos ativos, um local que daria alguns $$$ pra eles, rapaaaaz... Ia ser o melhor map do jogo 🙂 .

SAD

me emocionei lendo...
Acho que a riot tem que investir em cativar todos os tipos de jogadores, e não excluir os que ainda sabem se divertir