cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Hipocrisia da Riot: Jogue do nosso jeito!

Bom dia Invocadores!
Estou aqui para expor o meu caso e saber a opinião da comunidade.
Jogo League of Legends a muitos anos, e sei que boa parte irá apenas aparecer aqui para dizer besteiras, ou rirem da punição. Mas quando a estes vou apenas filtrar, e quero saber a opinião sincera de quem realmente tem algum tipo de raciocínio para acrescentar.
haha.png

Mas realmente acredito que uma punição deva ser justa de acordo com a medida da infração, ou pelo menos que ela sirva de alguma lição pra o punido.

Enfim, vim falar da grande hipocrisia da Riot: "Jogue do seu jeito"

hipocrisia.png

Ontem eu fui logar na minha conta e recebi a surpresa de estar suspenso por 14 dias. Sem nenhum feedback para eu saber o motivo, eu mandei um ticket para saber o motivo de tal punição. Então pensando em todas alternativas possíveis, erros cometidos(Quem nunca tiltou atire a primeira pedra), games perdidos. Me deparei com a partida mais aleatória que eu havia até mesmo me esquecido:
Screenshot_9.png

Isso mesmo! Eu cometi o grave erro de pegar smite na Yuumi, sendo suporte, mesmo jogando com meus amigos(que inclusive era o jungler)! 

yuumi.png - Temam perante mim invocadores! Eu peguei Smite!

Primeiramente, para esclarecer de início para aqueles que vão pensar "O mano foi Yuumi JG. Por mim é ban mesmo, eu que não quero uma no meu time". Irei esclarecer:

• Calma, calma! Antes de atirar a pedra, era normal game, casual com meus amigos, nunca usaria a gata gorda assim na sua ranqueada!
  • Eu não estava Jungler, eu estava jogando com meus amigos, e o Jungler era meu duo, na época eu estava treinando jogar suporte. Porém meu coração pertence a Top Lane.
  • Caso haja mais dúvidas eu respondo, só pensei nessas pra não confundir ninguém.

Vamos lá, um resumo da situação:
Eu cai autofill na como jungler, e meu amigo suporte, dai eu falei "ow troca cmg ae, deixa eu ir suporte" (Ele não acerta muito os smites, e está treinando na jungle) e eu falei "Mano eu vou pegar smite, em vez de incendiar pra Yuumi, será que rola eu upar o feitiço antes do primeiro drag e garantirmos objetivo?"
Pois bem, jogamos a partida, de inicio não deu muito certo, pois eu nunca tinha feito isso e me dei conta que eu não dividiria a exp inicial com ninguém caso eu estivesse na jungle. Mas eu usava o smite no campo, e depois o jungler fazia o campo normalmente com o smite dele(eu só queria os 900 de dano o mais rápido possível). Nisso não soubemos como rotacionar bem de inicio dessa forma, emboscaram a gente e morremos. Nisso eu fui vendo que minha estratégia secreta foi não funcionou(Porém meu smite tava calibrado).

Porém eu fiz tudo conforme a etiqueta:
Buildei suporte;
Curei meus aliados;
Lutei bravamente com garras e dentes felinos a partida inteira.

Por fim, ganhamos a partida! Minha salvação não foi meu smite, mas um teemo fedado que me junto comigo invisível emboscamos os caras. Nesta partida eu morri apenas 3 vezes de Yuumi(deve ser um marco) e ajudei quem tinha que ajudar.

Mas(agora eu sei que os Main ADC irão me crucificar), meu adc não aceitou de jeito nenhum o meu smite
adc.png

O cara me xingou todo desde o começo da partida, mesmo eu jogando a partida inteira e curando quem fazia o time ir pra frente(Acho que isso que uma Yuumi faz né?) recebi rage gratuito por ele. Eu entendo galera pela parte dele a rota ficou mais difícil, mas ao mesmo tempo parem e pensem: Qual bardo nunca te abandonou pra ir pegar sininho?. Ou também, muitos suportes que eu vejo dão roamming ou simplesmente tentam algo diferente pra ganhar a partida(neste caso meio que deu certo). Enfim, eu ignorei o hate, não desisti de começar fraco e fiquei até o final da partida. Foi uma partida isolada, eu nunca fiz isso, nem voltei a fazer, pois vi que nem valia a pena, me desculpa Yuumi, não curti muito jogar com ela não. 
Screenshot_8.png

O tempo passou, esqueci dessa partida e voltei pra minha top lane. Uma semana depois fui suspenso por esse normal game.

A SAGA DO TICKET

Tudo isso que expliquei para vocês eu argumentei no ticket em que o Rioter simplesmente falou "vc foi banido pq pegou smite de yuumi sendo que ja tinha com o jungler". Porém a Riot foi totalmente engessada nisto, pelo que eu percebi eles tem um sistema automático de punição em que eles apenas explicam o motivo da punição, não julgam nem avaliam ela pessoalmente. Mas ai vem a hipocrisia:
Screenshot_11.png

Eu fui recomendado a fazer esse "tipo de ato criminoso" em normal game a cegas pelo nosso amigo Rioter, porém Normal game alternado foi algo totalmente inaceitável e prejudicial a comunidade. Mas ai vem a questão: Se eu fiz algo ilegal ou inadmissível para a Riot, de pegar smite em um suporte, porque há "brechas" ou lugares certos ou errados para se fazer isso? Ou até mesmo, se é contra as políticas e o código de invocador ter dois smites no time, o jogo não deveria bloquear apenas para a função jungle?
Bem, eles argumentaram comigo que o que eu fiz foi contra a estratégia atual definida pelo "meta", mas quem define o meta atual e a função de cada um? Em todos os anos que eu jogo League of Legends, já passamos por muitas eras, sinto saudade da época em que íamos duo top e ninguém achava ruim. Mas agora o jogo está se tornando engessado em funções, campeões, runas e feitiços "certos" para cada um.
Pesquisei muito sobre isso, vi diversos casos em que jogadores foram banidos por "estarem fora do meta".

Para quem tiver interesse:

https://www.youtube.com/watch?v=_yvDY_ReYbE

- Jogador banido por jogar de teemo suporte - Laboratório de Zaun

https://streamie.com.br/nunu-suporte-suspensao/

- Jogador banido por jogar de nunu suporte

https://www.legendsbr.com/169697/polemica-jogador-que-usa-singed-como-suporte-podera-ser-banido-perm...

- Jogador banido por jogar de singed suporte

Estes jogadores foram banidos da mesma maneira, por estarem "fora dos padrões Riot". O que é uma total hipocrisia dos comerciais do jogo "Não importa como você chegue a vitória. Jogue do seu jeito!" Pois eu fui crucificado não por eu dar kills intencionalmente, não por eu dar rage no chat ou ficar ofendendo alguém, nem por uso de alguma ferramenta ilícita. Eu fui julgado pelo desempenho de uma função na partida. Julgado pelo tempo de jogo e level que eu estava, ou se eu estava "dentro" do campeão certo como yuumi, curando.
Screenshot_12.pngScreenshot_13.png

Eu recortei a resposta pois o meio do corpo do texto ele explicava que "trolls" em outras partidas não são justificativas para alguém "trollar"(vou deixar toda conversa em um link no final), porém eu não estava me apegando ao fato, ou tentando justificar algo pela atitude anterior de ninguém. Eu apenas quero entender o porque eu fui julgado por uma partida aleatória por tentar algo diferente do padrão em que foi estabelecido? As únicas alegações são:
"Você abandonou seu adc"
"Você ficou níveis atrás"

Fora que "você não foi alocado para a função de jungler" não é verdadeira pois eu estava autofill jungle e troquei com meu amigo suporte. O que tanto faz a posição alocada pelo jogo, sempre há a possibilidade de trocar com alguém que queira, não? Realmente deu ruim o jeito de jogar. Mas pensem, eu não dei kill gratuita ou intencional. Eu não fiquei afk na base, muito menos tentei algo totalmente diferente do "Padrão"(Não fiz nenhuma yuumi ad). Eu apenas peguei um feitiço de invocador diferente e tentei rotacionar diferente, com um campeão com uma jogabilidade diferente dos demais.

Queria deixar esta minha situação aqui para ter a opinião de vocês, eu peguei Yuumi com o feitiço smite em uma partida isolada, e fui punido com 14 dias de suspensão por isso, perdi todos dias restantes do meu passe de batalha, sem direito a reavaliação e com a ameaça: "Na próxima é permanente".

Acham que foi justo o peso da punição? A propaganda "Jogue do seu jeito" é hipocrisia? 

E que fique de lição o que aconteceu comigo para vocês: Não joguem fora do meta, não abandonem seu adc, muito menos considere partidas "casuais" como casuais. Todas são competitivas e qualquer deslize mesmo que isolado, ou jogada fora do "Padrão Riot" poderá e será julgada como um Pecado Capital.

Yuumi com smite, A Proibida.

proibida.png

Link do ticket por completo: https://imgur.com/a/CEFIn9A

18 RESPOSTAS
Mono Lux BR
Aronguejo
Aronguejo

Ola joia?

Então como bem sabe o Smith:Summoner11: e para fins da JG, algumas pessoas pode ter visto isso como alguma forma de trollar e afins, sempre aconselhamos que não seja feito esse tipo de coisa, pois para ter recebido tal penalidade provavelmente a partida não acabou bem....

Então antes de testa coisas novas tenha ciência de que não vão prejudicar os demais, pois toda penalidade e justa.

Caso queira testa esse tipo de coisa sugerimos que não seja em partidas ranqueadas já que tem um peso maior nas penalidades.

Espero ter te ajudado, precisando e só responder com citação!

discord: https://discord.gg/zD4GNU3u

suporte: https://support.riotgames.com/hc/pt-br

Mono Lux BR‌:Champion65:

FernandaLary
Vesguinho
Arauto
Arauto

Tu fez um baita textão pra tentar justificar algo que não tem justificativa.
Voce estar duo com seu amigo, não te da o direito de atrapalhar o game de outras 3 pessoas.
Voce ta errado e o ban foi merecido e ponto.

@Mono Lux BR 

Olá, obrigado pela resposta, porém como eu esclareci:

Não era partida ranqueada.

Ganhamos a partida(deu bom até, fiquei 0/3/4)

Abraços

No texto ele explica que era em uma partida "Normal Alternada" e que no fim, eles ganharam. Isso nao foi uma forma de trollar

Então solicito que abra um ticket com assunto "discuta uma suspensão" e informe o ocorrido, e novamente informo toda penalidade e justa, mais se tiver sido errada e retirada ta?

Espero ter te ajudado, precisando e só responder com citação!

discord: https://discord.gg/zD4GNU3u

suporte: https://support.riotgames.com/hc/pt-br

Mono Lux BR‌‌:Champion65:

FernandaLary
StoneDark
Tropa
Tropa

E como ele tava duo com jg, treinando uma nova build, acho exagero o ban
Code name Blaze
Aronguejo
Aronguejo

"Dividindo xp com seu jungler"

????????????

Voltamos para a S8?

Cara o Jg era duo dele, qual o problema se o próprio não reclamou?

O problema ta no fato dele ter largado a lane que ele deveria ir e deixar o resto do time se prejudicar, por que o coleguinha ta jogando com o amigo dele.
Não tem desculpas, ele estava errado e o ban foi merecido

Code name Blaze
Aronguejo
Aronguejo

Por mais que eu leia esse tópico enorme, a única coisa que consigo concluir é que o cara estava nível 2 em uma hora que era para ele estar em outro level, tipo 5 ou 6, mas como ele "Não estava" na rota que foi colocado (No caso suporte, jogando com o adc na Rota Inferior) o sistema concluiu que o ban merecia ser dado.

Eu acho que foi muita sorte ter sido de 14 dias, casos assim eu já vi virar permanente.

thupacdsa
Tropa
Tropa

devia ter tomado ban permanente. e textao é no twitter.

Rengar Mago
Tropa
Tropa

Eu sou off meta player com orgulho, eu acho que você não deveria ter tomado essa penalidade sinceramente, ainda mais por ser UMA partida normal game, eu vira e mexe estou fazendo coisas diferentes, tenho sorte de nunca ter tomado penalidades sem ser de Lever Buster
Bye, Μoon!

Amigo, vc falou tanto mas tanto... Que no fim acabou não falando mais nada.

Eu posso estar errado em te dizer isso, mas acredito que vc mereceu sim o ban.

Eu sou ADC e jogo desde 2012 com todos os adc's e te digo que um suporte afk ou um suporte dando auxilio em outra lane complica muito eu (ADC) por exemplo no 1 x 2. Cara, teu adc deve ter ficado muito chateado com essa atitude. 

Aconselho você a conversar com teu amigo (duo) e começarem a jogar na bot lane ou então ele de jg e você mid ou top, para que você campe a lane dele e garanta que ele carregue a partida. De preferência, sem yummi. Pois esse champ é realmente "exclusivo" para suporte ficar dentro do ADC dando pil. 

fknabyss
Aronguejo
Aronguejo

interessante, vi uma coisa parecida, um cara com 135 vitorias seguidas num duo de sup e jungle:

Exatamente esse foi o ponto que mais me deixou indignado, hoje o ban passou e eu jogo de novo normalmente. Eu amo jogar suporte e recebo muitos elogios pelo meu desempenho na lane.
A questão que eu criei esse fórum foi pra expor o peso da penalidade aplicada por um sistema automático. Pois como dito, foi apenas uma partida feita isso, estava com amigos e só meu adc que não era meu duo. Porém não abandonei o time como muitos estão entendendo, eu apenas upei o smite sem roubar nada na selva, e como toda boa yuumi fiquei no mais fedado do time(que era um teemo top) e ganhamos.

Dai acho hipocrisia vários canais como o Ucla ou Laboratório de Zaun postarem dicas, builds ou comps diferentes que fizeram pessoas subir de Elo, e todo mundo deixa o like ou pensa "que maluco bom" dai quando algum player tenta fazer o mesmo ou vem falar besteira ou só desejam o mal.

Valeu pela resposta! Porém tenho que discordar.

Eu também jogo desde 2012 em várias lanes, já passei por todas na verdade, porém atualmente sou main sup/top.

Estou vendo muitas respostas como "fala demais" "Fala tanto" "nem vou ler tudo isso" porém você não deve ser criança, nem ao menos alguém novo. Vocês entendem a finalidade de "Fórum"? Se não quiserem ler algo não acessem o fórum 😕 que é um meio de discutir e debater assuntos por ESCRITA.

E outra, Yuumi não é feita pra ficar "exclusivo" no adc, ela é um suporte como outro qualquer, e em muitas partidas nós suporte temos que avaliar pra quem compensa dar Peel. Vamos dar Peel pro adc 1/10 ou pro mid 10/0?
Nenhum sup é exclusivo do adc, porém temos que fazer nosso melhor na lane phase!

A finalidade do fórum aberto foi expor o peso da penalidade. Pois como explicado não é de meu costume jogar assim, foi realmente apenas UMA partida, e o bot automático da Riot prejudicou bastante uma conta antiga. Porém nada permanente nem irreversível, eu jogo normalmente atualmente. E não mudou nada. Acredito que a finalidade de uma penalidade é aprender alguma lição, porém este tipo de penalidade automática não ensina nada  a ninguém.

Hyukuuri
Dragão
Dragão

realmente me lembrei do caso do nubrac , o cara era main teemo , nao ficava com o adc e ficava no mid invisivel e tinha conseguido master na epoca , lembro que o nightblue3 deu um hate enorme nele e ambos tomaram ban .
fknabyss
Aronguejo
Aronguejo

@Howl Pendragon É como eu disse nesse post

"Mas k entre nós, a partir de um tempo na partida, ninguem fica na própria rota, então todo mundo deveria ser banido por causa disso? Tipo nessa estrategia, a unica diferença é que ele sai da lane no começo do jogo, mas depois eles voltam pra lane com vantagem pra levar a torre, então o adc não sai prejudicado.

Mas se vc disser que a experiencia do adc é afetada porque o suporte não ta do lado dele, então se o suporte estivesse na lane e ele perdesse a lane, a experiencia do adc não seria afetada do mesmo jeito?"

Tipo qual a diferença de sair da lane no começo, no meio ou no final do jogo? Essas estratégias sempre fizeram parte do jogo, deveriam ser banidas só as que são troll de feeding intencional ou as que tem baixo win-rate.

Sinceramente, acho que eles podem ter banido essa em especifico por ser muito boa, e os inimigos não conseguirem supera-la, mas dai vem aquilo: "Se num jogo como o Counter-Strike, os que jogam de AK-47 tivessem o winrate baixo, por causa disso, a empresa deveria tirar o recoil da arma pra eles acertaram mais os tiros? Ou se os que jogam de Sniper tiverem o winrate alto, a empresa deveria aumentar o tempo entre os tiros para os jogadores matarem menos?" O problema eu acho que ta nessa necessidade paranoica da Riot de querer equilibrar tudo, quando o jogo era pra ser justo, mas se torna manipulado por causa dos próprios donos.

No final das contas, o tempo passa e o jogo não muda quase nada do que deveria mudar, os velhos problemas continuam, mas as skins continuam sendo lançadas aos montes. Existem pessoas que fazem coisas em excesso, e outras que fazem com qualidade, no caso da Riot, são coisas em excesso, mas sem qualidade. Até acho que eles fazem algumas skins ruins de propósito, pra se encaixar no sistema de qualidade Economica/Normal/Epica/Lendaria/Ultimate, assim eles vendem mais trabalhando menos.