Sei que muitos notaram diferença e outros ainda não por que não se importam. Mas to aqui pra refletir um pouco. Por que sou um dos jogadores de LoL que acha que deveria existir uma separação de quem: 1 Joga por diversão; 2 Joga para melhorar; 3 Joga seriamente. Digo isso por que, atualmente me encontro no GOLD meu nível de gameplay é de GOLD ou seja, tenho conhecimento do macro-micro game mas não domino. Encontro muitos outros jogadores com mesmo ELO do que eu. Mas com noção de macro/micro game muito inferiores. Por que? Eu gostaria de saber o que ta acontecendo com o nivelamento das filas ranqueadas. Mas a questão é o seguinte? Ou eu jogo muito sério a ponto que não me divirto e não sinto mais prazer em jogar, ou realmente o nível do jogo caiu?
Problema maior é ela manter essa ideia de que "TODO MUNDO é competitivo", e criar modos e mudanças baseado nisso. Olha esse caso, a adição do Clash é uma coisa boa, não para a comunidade, mas é para a visão no competitivo, jogadores casuais se interessam por se algo novo e depois perde a graça ou ganha outro aspecto("vamos jogar pra zoar"), duvido muito que mais de 10% de quem joga clash realmente está levando a sério da maneira que a riot espera.
Não entendo o porque de tanta relutância em colocar modos rotativos a cada semana, ou disponibilizar de outras formas mantendo a variedade e incentivo. É um jogo/esporte, tem os dois lados, os que jogam para competir ou alem tentando seguir carreira, e os que jogam porque gostam mas não ligam pra ser competitivo.
Essa justificativa que vai e volta sobre "não fazemos isso porque o cliente não suporta", clash não suportava, foi um desastre, mas insistiram em colocar esse modo porque eles tem a certeza que TODO MUNDO é competitivo. "Ah mas vai ficar difícil de balancear com vários modos" o aram já é balanceado diferente dos demais, os campeões recebem buff ou debuff de acordo com o balanceamento principal.
A falta de variedade no jogo justifica claramente o andamento das rankeds/normal game, "eu gosto do game, e quero jogar, mas ele não me dá opções, não ligo, vou jogar da minha forma em ranked", assim aparecem picks/builds/ players completamente distante do ideal que seria um game 5x5, o "joga seu jogo" é de longe a frase mais hipócrita possível, não é meu jogo nem seu jogo, estamos jogando o nosso jogo onde todos deveriam jogar tendo em mente que cada play boa ou ruim afeta diretamente o time.