cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
IfAndElse
Tropa
Tropa

Parei de jogar: Melhor decisão da minha vida!

Olá pessoal, gostaria de relatar à vocês um pouco de minha trajetória no League of Legends, como fui suspenso algumas vezes e porque decidi parar de jogar.

Meu primeiro contato com o League of Legends foi em 2014, mas na época não gostei muito e logo desinstalei. Retornei ao jogo apenas em 2016, e em poucas semanas upei minha conta e comecei a jogar rankeada. Eu me divertia muito, e mesmo com muita coisa na faculdade, sempre encontrava tempo para jogar. 

Eu sempre joguei FPS também, principalmente PointBlank e Counter Strike, e de cara notei uma grande diferença: No LOL não é possível carregar partidas com facilidade assim como fazemos nos jogos de FPS. Por exemplo, no Counter Strike não é raro ganhar um round sozinho, sem a ajuda dos seus companheiros de equipe. Já no LOL isso é praticamente impossível, você sempre dependerá em certo grau dos seus companheiros de equipe. Isso me deixava frustado às vezes, mas continuei jogando porque no geral, eu me divertia muito.

Infelizmente sou um pouco impulsivo, e entre os anos de 2016 e 2019, tomei algumas suspensões, foram: 3x de 14 dias, e uma permanente. Embora eu discorde de duas das suspensões que levei, nunca recorri, pois sempre tive mais de uma conta, então dava na mesma.

Bem, em meados de 2019, tomei o meu último ban. Foi um ban permanente. Lembro de entrar na minha conta após chegar da faculdade e após fazer login lá estava a punição, bem como o registro do chat da partida em que fui banido. Eu realmente fiquei chateado comigo mesmo, eu tinha dito coisas horríveis para um outro jogador do meu time pelo fato de ele estar 0/14/0, coisas que eu jamais falaria para alguém pessoalmente, e o pior de tudo, nem era a minha forma de pensar, era apenas o ódio de perder uma partida porque um único jogador estava com desempenho ruim - vocês sabem do que estou falando.

Após esse episódio, refleti bastante, e cheguei a conclusão de que o jogo estava me fazendo mal em todos os sentidos. Vou enumerar aqui, apenas para facilitar a leitura:

1º) Eu era um jogador desprezível, ficava irritado com facilidade e contagiava o time com esse sentimento, embora só tenha tomado uma punição pesada, era comum falar bobagens no chat.

2º) Não me divertia jogando. A maior parte do tempo estava nervoso, a diversão estava em segundo plano, e era quase inexistente.

3º)Extrapolava a irritação para a vida real. O jogo começou a afetar minha vida pessoal, eu ficava irritado com coisas bobas, até discutia com minha namorada, mesmo sem problemas aparentes.

4º)Gastava dinheiro demais com o jogo, cerca de R$100 - R$200 por mês, talvez não seja muito para vocês, mas para mim começou pesar no orçamento.

Então decidi abandonar o jogo, e só voltaria a jogar quando realmente estivesse com o propósito de me divertir.

Fiquei longe do League of Legends por um ano e meio e foi uma fase excelente da minha vida, consegue perceber mudanças significativas logo na primeira semana, parecia que eu tinha me libertado de um vício.

Até que no fim de 2020, com a pandemia em seu auge, pensei que seria uma boa ideia voltar a jogar para me divertir um pouco, pensei que eu estivesse pronto para jogar, que talvez o jogo - e sua comunidade - tivessem melhorado.

Comecei uma conta do zero! E por algum tempo foi muito divertido. Infelizmente, lamento em dizer que falhei. Após começar o modo ranqueado novamente, voltei a passar raiva jogando. Nem reclamo tanto dos jogadores, mas principalmente do balanceamento das partidas.

Só para se ter uma noção, de 50 partidas  ranqueadas que joguei nessa nova conta em 2021, posso dizer que pelo menos umas 15  ganhei sem fazer absolutamente nada, apenas pelo fato de ter um smurf no meu time que fez todo o trabalho. Por outro lado, já perdi partidas em menos de 15 min, simplesmente por motivos estúpidos, vou dar um exemplo: Essa semana perdi uma partida porque meu MID não sabia usar as habilidades, Isso mesmo! Você não leu errado. O cara passou o jogo todo sem usar uma única habilidade, nem mesmo para farmar. Após a partida, chequei o perfil do mesmo, assisti outras 4 ou 5  partidas dele, e em nenhum momento o cara usou uma única habilidade, é muito tiltante saber que você tenta jogar sério e um indivíduo desses consegue estragar todo o seu jogo, e nem sequer será suspenso. Todo mundo tem um começo, mas por que a RIOT permite que ele entre no modo ranqueado?  E outra, não é injusto um único jogador dentre dez definir o resultado da partida? 

Poderia dar outros exemplos que vi nessas últimas semanas jogando ranqueadas, como o shaco que não fez o item da jungle (mesmo com o time todo alertando) e foi solado 4 ou 5 vezes pelos monstros da selva. Mas vou direto ao ponto. Hoje dia 21/06, foi novamente banido permanentemente, motivo: Xinguei um jogador do meu time por ele ter pego ASHE SUP, e ter morrido nove vezes em oito minutos (sim, ele fez isso, e acreditem, é difícil morrer tanto assim até mesmo intencionalmente). O detalhe é que nós quatro do time jogamos até bem, o nosso mid solou o mid inimigo duas ou três vezes, o top tinha um abate e mais farm que o top inimigo, eu tinha dois ou três, e nosso adc não tinha morrido nenhuma vez mesmo estando 1x2 praticamente. Mas de nada adiantou, a ASHE SUP conseguiu perder sozinha, e ainda foi irônica no chat.

Fiquei tão nervoso que xinguei dizendo que se alguém adestrasse um cachorro e ensinasse a jogar lol, teria um desempenho melhor que o dele(a). Obviamente fui banido e em tempo record, acho que em menos de 10 minutos já não tinha mais acesso à criação de partidas. Mas não para por aí, a tal ASHE SUP, me adicionou como amigo, eu aceitei para ver até onde ia cara de pau. Ela apenas disse que se me encontrasse na rua iria me esfaquear (você não leu errado), e que já havia mandando ticket do comportamento em game.

Levando em consideração tudo o que descrevi, decidi nunca mais jogar isso na minha vida, e nem consumir nada relacionado ao tema. Infelizmente não tenho  controle emocional para jogá-lo além de que o jogo é muito  desbalanceado. A única salvação para o lol seria implementar alguma forma de conceder PDL não por vitória, e sim pelo desempenho em game (farm, kill, assist, torre, obj, dano, e etc), como a RIOT já desistiu do jogo, e está investindo apenas em jogos mobile e/ou de gêneros diferentes,  a decisão mais prudente é essa.

Por fim, queria dizer duas coisas: Primeiro, sei que não sou o jogador exemplar, mas depois de tanto jogar, sei que há muitos como eu por aí, mas que não admitem. Felizmente, amadureci e tenho coragem de admitir que esse jogo não é para mim. 

Em segundo lugar, gostaria que, se for o caso, usassem esse relato como ponto de reflexão. Talvez o jogo também não esteja te fazendo bem e seja hora de parar ou dar um tempo.

IfAndElse_1-1624306126234.png

Abraços...

11 RESPOSTAS

Se você não tivese escrito o seu testamento no fórum eu até acreditaria, você só está resentido com o jogo e querendo atenção, daqui a um tempo você volta.

Tenta largar esse resentimento e procurar algo novo para fazer de fato.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tenho certeza que nunca mais jogarei isso, mas obriagado pelo comentário.

De nada cara, procura algo diferente mesmo, fica se enganando não, o jogo fica melhor sem você assim como você fica melhor sem esse jogo.
Sugestão joga algo solo, tipo um FPS ou quem sabe um guitygears/street fighter/etc se tiver placa de video e net pra isso.

Eu acho o mesmo brother, vira e mexe aparece esse povo com discursinho a moda AA.
Eu sou tiozão do bronze, jogo normal game de boassa e até me divirto com as trolladas, só acho pegado quando o jogo fica me pondo em partida onde "quem pegou o troll perde", porém já observei que só acontece quando volto a jogar depois de um tempo... é como se o joguinho estivesse calibrando o meu nível de novo.
Enfim, fora as marés de azar que faz a gente por o chapéu de alumínio, as lootboxes ruins, as missões cansativas e o client o joguinho tá maneirão.
Say Your Name
Aronguejo
Aronguejo

Talvez minha opinião não tenha valor nenhum pq pulei o texto todo e fui pro final preguiça de ler texto. Considerando o seu ponto de olhar performance durante a partida todo mundo jogaria com o cú na mão pra ficar com KDA bonitinho e ganha PDL sendo assim não importaria mais fazer jogadas arriscadas pra ganha o game.
OBS: Opinião de um prata afundado.

KKKKKKKKKK
Não expliquei bem essa parte. O que acho que deveria ser feito é variar a quantidade de pdls ganhados ou perdidos de acordo com o desempenho do jogador.

Por exemplo: Se seu time venceu a partida, mas você teve um desempenho ruim (KDA 0/2554/0 por exemplo) você não merece ganhar 18 pdls, talvez 5 ou 6, algo assim, sacou?

Mas é claro que o KDA não deveria ser o único parâmetro, teria que levar com consideração tudo de útil que pode ser feito no jogo (Visão, Objetivos, Farm). E é óbvio também que só irá ganhar pdl que faz parte do time vencedor, e só irá perder quem faz parte do perdedor.

É muito bacana se divertir em um jogo man, e pelo que entendi, vc se diverte jogando e isso é o que importa.
Mas só para contextualizar, meu objetivo com o tópico, diferente do que o outro usuário comentou, é só de deixar meu relato mesmo.
Eu demorei para perceber que esse não é meu estilo de jogo, e o tópico pode ajudar outras pessoas a entenderem isso também.
Code name Blaze
Aronguejo
Aronguejo

Te vejo semana que vem.

LoL até que é um jogo bom,o que estraga mesmo são alguns jogadores,no dia que a Riot começar a punir feeding em ranqueada,mesmo que não seja intencional,talvez a situação melhore.
Mas enquanto isso,casos como esse da Ashe 0/9 são bem recorrentes e se o jogador que está tentando jogar corretamente tenta debater com o troll corre o risco de levar ban,mas o trollzinho permanece intacto.

Complicado man, o cara ainda disse que iria me esfaquear kkkkkkkk, mas ele continua jogando e eu tomei ban kkkk
Code name Blaze
Aronguejo
Aronguejo

"punir feeding em ranqueada,mesmo que não seja intencional,talvez a situação melhore."

?

Ficar negativo em uma partida agora é motivo pra report? Desde quando?