cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Nizuo
Tropa
Tropa

Por que não gostam da Sona?

Eu vejo muita gente falar muitooo mal da Sona e sei que ela é muito mais fraca do que uma pá de suporte mas ainda sim ela tem utilidade no time e se você cair com uma boa Sona, de verdade, o jogo fica muito bom e ela pode contribuir muito. Mesmo sendo papel eu vejo potencial nela, já sofri jogando contra uma, e já joguei bem com ela também. Acredito que o problema não é a campeã e sim as pessoas que jogam, como disse é óbvio que ela tem certas "limitações" em relação a outros suportes e que ela é muito papel mas um player que realmente sabe jogar com o boneco faz total diferença.
Enfim, é só um questionamento pq acho muito chato e sem sentido o tratamento que alguns tem com suportes de poke e manguinhos. Suportes tanks e de engage são ótimos e conseguem facilitar o jogo claramente mas a mesma coisa acontece com suportes magos e etc.
26 RESPOSTAS
Kayne02
Arauto
Arauto

"Se você cair com uma boa Sona ela pode contribuir muito"
Sim, se você cai com um cara muito bom de Ashe Jungle ele vai te carregar. Ashe Jungle não é bom.

Da mesma maneira que se você cair com uma Leona completamente Mediana (não estúpida) ou com uma Soraka, uma Janna, um Alistar, etc, eles vão fazer muito mais coisa. Não adianta comparar uma Sona boa com um outro Suporte ruim.

Sona é ruim porque ela é quase igual à uma Yuumi ou um Taric na Lane Phase. Seu ADC chora perdendo Farm e sendo Divado. Não faz praticamente nada MidGame. Único CC decente é a Ult. Nem Snare tem no Kit e o único Slow é a passiva do E. O Roaming é HORRÍVEL antes do nível 6. E mesmo no nível 6 não faz tanta coisa. Etc.

Sona é um Suporte horrível. Do passado. Com Habilidades que não funcionam mais hoje em dia. Até uma Janna é mais útil.

Já cai com sona com item de mago e foi bom

Vc deve ter caído com uma sona horrível mesmo, tá todo emocionado

Não. Já caí com Sonas que foram MVP. Só não fico emocionado por isso de achar que é um Campeão bom. Assim como já caí com dezenas de Seraphines, Leonas, Swains, Sorakas, Morganas, etc, que foram MVP.

Não caí com nenhuma Sona horrível. Só não sou burro de achar que esse Campeão pode competir com o que existe hoje.
Ordizyra
Tropa
Tropa

Amigo o lol é chato essa é a resposta, se não for o que as pessoas querem é pick troll ou é ruim, não importa quantas Janna, sona, yuumi joguem bem sempre vão vangloriar suportes tanks pq eles dão roaming, pq eles tankam e tals. O ngc é jogar com um duo carry ou com squad fechado que é mais tranquilo 

Peônia Azul
Tropa
Tropa

nenhum campeão é ruim como dizem, para eles possa até ser mas não tem nada oficial que diga que tal campeão é ruim e tal campeão é bom. simplesmente algumas pessoas tem preferência por um certo tipo de jogo e geralmente para isto suportes tanks são mais eficientes e essas pessoas acabam sendo a maioria. mas não se baseie a comentários alheios, jogue com o que quiser e seja bom com isso e verá como o seu campeão tem poder e o quanto poderá ajudar nas partidas. isso é pra tank, adc, suporte, mid e jg. o importante é se divertir com o que quiser.
Type here
Tropa
Tropa

Sona é um boneco bem inutil o jogo todo
claro q se joga bem ajuda na partida
mas ainda sim qualquer boneco com engage consegue atuar melhor no game q ela
Ainda mais no early game já q a qualquer momento ela pode morrer por ser muito fraca
Eu em si não tenho nada contra ela, mas sempre tem uma opção melhor q sona.

A sona 2.0 da Kda por exemplo tem funções bem melhores do q a sona original e não é necessário jogar bem pra ter um impacto na partida.
Katá
Dragão
Dragão

Não tenho nada contra a Sona e ela bem jogada domina bastante a lane, pois seu poke da um bom dano, ela tem uma boa cura, um slow, ganho de mov speed, escudo, sei lá, acho ela bem de boa para jogar junto. O grande problema é sua fragilidade, mas uma Sona bem posicionada, ajuda e muito.

Obs: É claro que existem campeões de Sup que são melhores, inclusive bonecos que não são Sup (Brand, Lux, Swain, Sera...), mas isso já é por causa da inutilidade da Riot de saber separar e balancear as rotas, campeões e tal, aí o pessoal abusa disso e tira o espaço de campeões que tinham uma função específica no jogo e que nunca mais vão conseguir ter.

A grande questão é: Quem vai preferir uma Sona, Soraka, Yummi dando cura e alguns buffs no lugar de uma Lux, Brand, Swain explodindo todo mundo, pokeando de forma infinita, ganhando a rota sozinhos e deixando o ADC só preocupado com o farme? 

Enfim, lol precisava muito repensar algumas coisas. 

Nour Ardakani
Arauto
Arauto

argumentos das pessoas: "sona é tão ruim, mas já vi sonas que foram o melhor jogador da partida" kkkkkkkk,  sona é um campeão late game, seu eu pegar uma vayne agora ela é ruim por não fazer nada early game? um kassadin? uma kai'sa? eu pego esses adcs todos dias na minha soloq e mesmo assim não acho eles ruins por mais que não sejam bons early game."sona não faz nada", você já jogou de sona, para saber como funciona o jogo da sona? provavelmente não,dependendo da lane da pra pokear bastante, assim como qualquer outro campeão e suas matchups, tem lane também que dá pra upar w primeiro para ser mais utility, entre outras várias coisas. mas a unica coisa que as pessoas sabem fazer é criticar sem ao menos entender o campeão.

É FADA MANO
Dragão
Dragão

Respondendo: porque o adc é um inútil e o jungler se mata sem esperar a Sona por visão. Suporte pra brasileiro é tank/engager que deixa a kill servida ou que vai fazer roaming pra limpar as merdas do time.
É isso e ignore as merdas das respostas tentando relativizar. A Sona continua sendo o suporte mais bully de todos, com incrível capacidade de dano early/mid game e poderoso CC no late, além de alta mobilidade e baixo cooldown. Nem mesmo a Seraphine, que é um rework fracassado da Sona, se compara, apesar de as duas estarem praticamente na mesma posição no op.gg por conta do que foi dito acima.
Agora porque a Sona se dá mal? Eis os motivos
1. Seu adc é um animal que não sabe o conceito de triângulo e vai ficar colado em tu, achando que precisa ficar perto pra receber buff e aí fica muito fácil pro Pantheon meter a lança ou pros outros engagers se aproveitarem da situação pois se errarem seu adc, acertarão você que é igualmente squishy.
2. Seu jungler não olha a sua bolinha de ult e vai gankar exatamente quando a ult tiver em cooldown.
3. O toplaner vai ser uma Irelia, um Yasuo, um Teemo ou outro inútil que sacrifica a frontline em 50% dos casos porque aparentemente o toplaner pode se divertir enquanto o suporte precisa ser escravo.
4. O mid nunca vai pingar quando a LeBlanc sair pra dar roaming, não, ele vai ficar plantado na lane na maior parte dos casos e vai se preocupar apenas com barricada para eventualmente pingar suas 3 mortes como se você tivesse ward eterna pra por no rio.
5. Surpresa, pinkward é fácil de detectar e wards expiram com 2 minutos além de pessoas usarem lentes, pegar um suporte de peel acaba saindo muito caro porque você precisa garantir domínio do pit do drag solo no low elo, um tank até consegue se arriscar no rio e sair vivo agora um suporte de peel se fode.
7. Presa da Serpente e Feridas Dolorosas são baratos e ajudam em outras builds, se você ficar razoavelmente forte o Kayn do time inimigo vai investir 3400 de ouro numa build rápida e eficiente (ataque+letalidade) pra te campar, transformar e então tocar o terror. Tudo enquanto seu jungler dá full clear e o top feeda o Darius.
-
E são esses os motivos pra Sona estar numa situação ruim, você só vai ter um jogo agradável de Sona no high elo, mas são poucos os que conseguem chegar lá. Fosse tu eu ia na normal game ou na flex e jogava de Sona tacando o foda-se, jogar com os amigos faz o LoL ser muito mais agradável.

Porque ela não aguenta dois minutos de porrada comigo no bot ❤️

Kayne02
Arauto
Arauto

Tá, eu vou repetir porque parece que o pessoal se esforça pra não usar o cérebro.

A Sona não tem nenhum Snare/Stun no Kit. Isso já deixa ela atrás de quase QUALQUER OUTRO SUPORTE no jogo. E não inventa de encher o saco falando de Meta de Suporte Tank. Eu to falando de outros Encantadores ou de Poke.
Morgana. Karma. Janna. Soraka. Lux. Brand. Seraphine. A lista é imensa. Todos os Suportes tem um Snare/Stun/KnockUp/Silence no Kit. E a Sona não tem.
Talvez no Platina 8 exista uma "Sona que pressiona a Lane", mas no jogo de verdade não. É quase tão inútil quanto um Taric.
E no caso se o ADC FOR BOM de entender que tem uma Sona do lado dele, aí ele vai Givar o Farm para não se matar em lutas 2v2 sem futuro. Não tem nada a ver com o ADC ser prejudicado por ser ruim. Isso é coisa de Main Suporte tiltado porque não sabe nem ajudar o ADC a Farmar na torre e leva rage.

A Sona não tem Range. Alguns podem pensar que o Range do Q dela é aceitável, mas mesmo assim todos os outros Suportes de Poke dão OutRange nela. Todos. Seraphine, Karma, Lux, Morgana, Janna, etc etc. Como que tu vai pressionar a Lane de Sona se não consegue devolver dano? Ou por acaso vai se aproximar o suficiente pra dar dano, tomar um CC e morrer?

Se na Lane a Sona é horrível, então fora da Lane ela é muito boa, né? Ou seja, o forte da Sona é o Roaming? Não. O Roaming dela é um **bleep**. Justamente por ela não ter nenhuma Imobilização no Kit e nem ter Range o suficiente para justificar a sua fragilidade, o Roaming dela é horrível. Não apresenta ameaça de Kill nenhuma, e é a coisa mais fácil do mundo um Yone, uma Katarina, etc, só virar na Sona e matar ela.

Ah, mas então no Late Game a Sona é muito boa e compensa, né? Karma faz esse trabalho melhor. Seraphine faz esse trabalho melhor. Tudo bem que no nível 18 ela vai colar no time e dar cura e speed para todos, mas outros Encantadores também são muito úteis MidLate Game e eles não precisaram ser completamente inúteis na Lane Phase ou em um Roaming. Fora que hoje em dia andar colado no meio do time é pedir para tomar Ultimates em área, como da Orianna, do Yone, da Seraphine, e muitas outras.

Sona é um Campeão do passado. Com um Kit sem Imobilização nenhuma. Sem Range o suficiente para compensar nada disso. Sem Roaming para compensar a Lane Phase fraca. No MidGame continua inútil. Por ser tão frágil, nem consegue Wardar direito. E a força no LateGame não é tão mais forte que outros Encantadores para justificar tudo isso.

Mas relaxa, o Platina 8 acha que Sona é comparável à um Kassadin e acha que a Kai'Sa não tem força Early Game no estado atual do jogo. Ou mesmo que tudo o que eu tenha falado seja relativo à realidade do jogo, eu que sou o doído com o Campeão que infelizmente a Riot abandonou; não é a Soninha do Low Diamond que "consegue pressionar a Lane".

Brother seu texto todo se resume a "Sona não é hard engage e não tem cc fácil então é do passado". O E reforçado dela dá muito slow e possui a ult, além de ter uma considerável mobilidade.
O problema é que ela é um suporte de peel e a Riot matou essa classe de suporte com Feridas Dolorosas e Presa da Serpente.
Presa da Serpente dá letalidade, ataque e é barato.
Feridas Dolorosas vira bons itens de crítico, letalidade, habilidade e armadura.
E isso está errado, é pra ser punitivo uma pessoa ter que buildar item de resposta, é pra atrasar a build e ter poucas estatísticas. Quer ver outro pick que se ferrou legal? Soraka, foi necessário uma sequência de buffs pra tornar a campeã um pouco viável e isso foi fruto de pura e simples pressão do fandom, fandom que infelizmente a Sona não tem.
Ainda assim as demandas da comunidade de mains Soraka não foram atendidas: Skills mais rápidas e maior range (porque a Seraphine existe).
Se a Sona tivesse um pouco da popularidade da Soraka talvez a Rito desfizesse os nerfs da Season passada, lembra que Sona+Janna ou Sona+Lux estavam mandando na botside? Pois é, vocês jogadores cringe do "sup tem que ter engaige" choraram e a Rito deu uma sentença de morte que dura até hoje simplesmente porque vocês realmente não gostam da Sona, como o OP aponta.

Kayne02
Arauto
Arauto

@É FADA MANO 
Kayne02_0-1616682063951.png

Se esforçam pra encher o saco falando merda, viu? Dei vários e vários exemplos de outros Suportes de Poke e não de "Hard Engage". O próprio Taric hoje é o pior suporte do jogo depois da Sona.

Karmarãu
Tropa
Tropa

Pq o povo do lol se baseia só em kill kill kill e é bem mais provável vc dar kill com suporte de engage, o adc ruim não faz nada aí precisa de um suporte que comece tudo pq ele não se sustenta, aí ele da uns ataque básico pega a kill e enaltece o suporte de engage que fez tudo p ele já que ele é um incompetente

Sona é mt ruim mesmo,precisa ser muito bem jogada pra ter um bom desempenho diante dos outros suportes.

Curto muito Sona. Sabendo jogar dá pra levar. Nego fica a falar mal dela mas vendo bem pediram pra nerfa-la. Vai ter mudanças na 11.16 e prometem melhora-la.

Tudo que ela faz, ela faz pior que todo mundo. Além que por algum motivo ela é o champion mais papelzinho do jogo
Eu que ela seria boa se fosse uma espécie de mago de batalha.

KennyOmega-4897
Aronguejo
Aronguejo

Sona é um campeão muito mais dificil do que parece, se você nã o sabe jogar ou pegar alguem que não sabe vai dar ruim mesmo, mas quem sabe jogar domina completamente as TFs principalmente, estou aquecendo para ser main Sona, 55 partidas com WR de 64%, fico bem posicionado nas fights curando e dando um pequeno dano, basicamente só morre quem se distanceia de mim, apesar da Soraka curar mais ela tem menos dano e não tem speed nem stun, ou seja, ela tem desvatagem no total, para jogar de Sona precisa saber se posicionar, ficar na TF inteira curando seu time.