cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
volta
Tropa
Tropa

Porque a Riot não faz um client pra linux?

já faz um tempo que eu jogo lol é eu fiquei muito viciado de uns tempo pra cá e eu gosto do sistema operacional linux mais eu sou obrigado a usar uma versão pirata do windows pra continuar jogando lol, a rito já deveria ter feito um cliet pra linux a tempos.
17 RESPOSTAS
Theo James
Aronguejo
Aronguejo

Tem alguns modos de jogar LoL direto no Linux nao tem?
Wolfer Abaddon
Aronguejo
Aronguejo

Basicamente da ultima vez que a riot se pronunciou, o motivo era dizer que o SO era mais feito para PCs de trabalho, coisa que ja foi comprovado que jogos no linux chegam a ter mais desempenho do que no windows, porem, nada muda sobre a opinião da riot.

Tem como, porém vc precisa "emular o kernel do windows", ou seja, perde mt desempenho, precisa instalar programas e depedências, que podem gerar conflito com seu sistema operacional, algumas bibliotecas que podem gerar mais conflitos com outros programas. Em resumo, SE vc conseguir jogar lol no linux, tem uma chance de no meio da instalação vc ferrar com seu g++ ou com a lib do ambiente gráfico.

Às vezes não ocorre de você ferrar com a dependências padrão do comutador, mas sim que dependendo da atualização do LoL, você precisará atualizar o wine para uma versão mais recente, descobrir as novas bibliotecas necessárias para o jogo, entre outras coisas. Além de causar dor de cabeça quando ocorre danos na configuração do jogo, pois a pasta onde o jogo esta instalado apresentará, algumas vezes, arquivos novos sinalizando o "kernel do windows" e ausências de outros que você encontra no windows.

Man Sad

Dor de cabeça para arrumar.

Rhampardos
Tropa
Tropa

Também uso Linux a anos, eu jogo Dota 2 nativo, Team Fortress nativo, CS nativo!!! Todos com desempenho melhor que no Windows. Inclusive o WoW roda MELHOR no meu Ubuntu com wine que no próprio Windows! É sério!

Mas apesar de tudo isso, ainda tenho que manter um dual boot com windows 7 para poder jogar lol, o que me fez deixar de jogar lol, simplesmente não vale a pena ficar reiniciando meu pc pra jogar isso. Fiquei com o Dota 2 que é nativo do Linux.

Se algum dia a Riot decidir criar o client para Linux, ai eu volto a jogar.

Bem meu amigo sua pergunta é interessante, estava pensando em usar linux para aumentar minha produtividade e me deparei com essa situação. atualmente uso windows 10 oficial, e acredito que o motivo da Rito não desenvolver o jogo pra linux tem haver com o ambiente de trabalho do S.O que tá sempre mudando. Nessas mundanças quero dizer que diferente de outros S.O's que tem cod fonte fechado o Linux possue cod fonte aberto e tem varias diversidades. os usuarios do linux tem total controle dos seus sistema (distros do linux) o que abre o leque pra inúmeras personalizações. imagine que os jogadores de LOL no linux possuem muitas variações em suas distros e isso cause problemas com o funcionamento do jogo nesse caso a atualização de correção do problema de bugs em uma dessas distro seria diferente para uma outra devido a perosnalização dessa outra ser diferentepois o usuario adaptou algo que não aconteceria no Win 10 ou Mac que usam codigo fonte fechado iimpedindo essas alterações. no Linux os problemas poderiam ser diversos pelo fato dos usuarios terem personalizações diferentes por causa disso que a Rito não investi nessa plataforma. 

A Riot não investir em uma plataforma não é novidade, mas por haver ramificações do mesmo SO é ridículo já que o código fonte base é basicamente o mesmo, a maior prova disso por exemplo fica com o próprio DOTA 2 que desenvolveu uma plataforma pra linux, teve ótimos resultados e além disso, não tem incompatibilidade com as ramificações existentes, detalhe que esse é somente um dos jogos, vários outros adotaram essa questão.

Oi Time!! {{sticker:slayer-pantheon-thumbs}}

_**Saiu o Winepak,com ele vocês vão poder jogar League of Legends**_.

Eu estou com ele no Linux Mint 18.03.

Primeiro instale o FlatPak::

https://www.***diolinux.com.br****/2017/06/como-instalar-o-suporte-****flatpak-nas-distros-linux.htm...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

_**Depois o WINEPAK**_.

https://www.****diolinux.com.br/2018/06/****winepak-juncao-dos-pacotes-flatpak-****com-wine.html

Quando for instalar o comando (Client) tem que por com C maiúsculo e não minúsculo.

flatpak install winepak com.leagueoflegends.Client

Depois ele vai iniciar instalação propriamente dita.

No meu deu um erro de um arquivo do DX9.0,mas depois ele insistiu na instalação e foi. 😄

Caso o Client do LoL não abra depois para baixar os arquivos do jogo,basta dar esse comando no Terminal:

flatpak run com.leagueoflegends.Client

Isso vai fazer ele iniciar o Client para o Download dos arquivos (e vai demorar muito,mas depois vale o tempo de espera)

Outro erro pode aparecer no Terminal,falando que o WineFlatpak/3.0 não esta instalado,ou algo desse tipo,basta dar esse comando :

flatpak update com.leagueoflegends.Client (Novamente tenta com sudo no inicio do comando se não aceitar)

Bom e so,espero que der tudo certo. {{champion:74}}

isso não ta funcionando mais 😞

Bom, é verdade que o flatpak ajuda e MUITO na instalação de qualquer programa "pesado" feito para o Windows, mas.; porem todavia entretando.. oque acontece, de instalar o lol via winepak, não é de ser a melhor solução já que é uma solução tão parecida como usar o playonlinux , lutris, e o wine - staging.donwloads já que eles tentam fazer as mesmas coisas que o flatpak faz (apesar de não conseguirem fazer com a mesma eficacia, oque pode mudar mesmo o funcionamento do lol é a versão do wine.. o wine possui 3 versões diferentes (contando com essa nova)
wine : o wine default somente bibliotecas basicas da microsoft
wine - mono : um wine com a maioria das bibliotecas da microsoft, e com funcionalidades da NET. framework
winepak : que é o wine lendo os arquivos compactados e direcionados "perfeitamente"
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COISA PESSOAL:

Minha experiencia com a instalação do lol no linux é mais "reestrita" já que uso um Linux OS, dos "menos" usados que é o ARCH Linux (maioria usa Manjaro e outros que são baseados no arch.. (menos o Arch))
por eu usar o arch tive muitas dificudades já que tive que "caçar" driver de video, de som, versões de firmwares compativeis com o meu PC, e tambem instalar driver da AMD, (que pra linux não da nenhum suporte..(realmente uma decepção))
ao instalar o lol, eu usei a versão do site oficial da riot, e instalei normalmente usando o WINE, no qual apos atualizar o lol.cliente (funciona perfeitamente ; loja, lista de amigos, champions, runas, builds, e tudo mais dentro do CLIENT) mas quando vou iniciar uma partida de Treino (logico, pra não fu*r a minha equipe) aparece uma mensagem de erro do wine, dizendo Devices Dump .. (de inicio achei que era a memoria, ou algo relacionado a grafica) mas quando olhei a free ram, eu vi que o sistema só estava usando 2 gb (com navegador aberto pra escrever o erro no google e um jogo leve (age of empires I)) de 8 GB do computador.. bom, então fechei todos os processos e tentei de novo ( o erro continua), instalei a versão Wine-mono pra tentar novamente (fiz todo o processo) e o erro continua, uso o wine staging (erro continua) e agora tentei o winepak (e infelizmente o erro continua).. só acho que a riot, pelomenos podia tentar fazer o jogo funcionar no linux mesmo que não faça um cliente e um jogo todo ligado pra versão linux, já que a base de cada sistema é a mesma...
YuukiFe
Tropa
Tropa

Sei que já faz um tempinho que foi criado esse tópico, mas gostaria de comentar algo sobre o assunto.

A Valve lançou agora um projeto para permitir que os usuários Linux possam instalar seus jogos da Biblioteca no Linux, mesmo o mesmo não tendo compatibilidade, ainda está em fase Beta, mas já é um começo...

https://www.diolinux.com.br/2018/08/steamplay-windows-games-no-linux.html

Mas o mais importante disso, é que o projeto é OpenSoucer, ou seja, qualquer pessoa que entende, pode pegar esse projeto e modificar para rodar outros games, aí vem meu questionamento, por que a Riot não aproveita esse projeto para criar uma "Versão para Linux"?

"Só basta" ela deixar o DirectX de lado e fazer uma versão do cliente em Vulkan ou OpenGL, que são motores que o Linux aceita nativamente... Isso já facilita esse projeto...

Ryofu Gahdyn
Tropa
Tropa

Ou seja, gastei dinheiro em skins e coisas que eles vendem aqui, para ter prejuizo pois eles nao querem fazer um versão para linux que funcione. espero que isso mude de figura pois eu acho que vou estudar para ver se isso esta dentro da lei ou se posso recorrer sobre esta distinção de quem usa linux e não pode usufruir de um beneficio que de certa forma eu paguei

Wolfer Abaddon
Aronguejo
Aronguejo

Acho que a parte mais chata é a Riot ter falado que não quer fazer um pra linux pois acha que o ambiente é mais preparado pra trabalho, mas não prestar atenção que pessoas que trabalham no linux, usam pra faculdade, empresa ou qualquer coisa do tipo, gostam de jogar um lolzinho no tempo livre, o que impede muito de varios jogadores entrarem no jogo por falta de uma versão nativa!

eaí amigo, tens jogado league?

concordo, no meu caso eu nem consegui instalar, perdeu mais uma jogadora, a aposto que não fui a única q deixou de jogar por causa disso, e além do lol eles deveriam disponibilizar Valorant também

Dado que houve respostas "recentes", dificilmente vão fazer essa portabilidade. O lol foi desenvolvido pensando em eficiência, utilizando Dx9 e Dx10, graças à isso, o tempo de desenvolvimento era pouco e tals. Duvido MUITO eles colocarem uma equipe para fazer esse port para Vulkan/OpenGL só para pegar alguns poucos jogadores, é simplesmente uma parada que não compensa, ainda mais em um jogo free to play. O pior disto tudo é que se implementarem anticheats, wine e afins vão demorar horrores para contornar o problema.

Quem quiser jogar lol no linux hj em dia, deve conseguir graças aos esforços do time do wine, que têm contado com o apoio de alguns "poucos" códigos da equipe da microsoft. Todavia, o que podemos fazer é esperar, talvez num futuro não tão distante, o wine consiga ser um equivalente ao wsl2. Vale lembrar também do novo driver na Nvidia, que possibilita o passthrough.

https://www.pcgamer.com/its-now-easier-to-switch-to-linux-and-play-your-pc-games-with-an-nvidia-gefo...

Pessoalmente, eu, acho que não vale o esforço, lol no linux perdia mt desempenho, msm com otimizações. Fora fontes e ícones que ficavam zoado e, no fim, eu sempre acabava fazendo dual boot. Concluindo, ou faz dual boot, ou desiste.

Se o lol n fosse um MACARRÃO DE PROGRAMAÇÕES pra funcionar isso faria sentido, mas n faz sentido algum eles pensarem na eficiência desse jeito, olha só, agora temos o Wild Rift, feito com Unity que porta automaticamente para varias plataformas, incluindo Linux, essa é a magia de uma programação limpa, coisa que o lol de PC/MAC n tem, eficiência, tenho mais eficiência no GTA V do que no LOL, pra ser sincero!