cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
cuppie
Tropa
Tropa

Precaução de skills através de sons.

Inicialmente, quero deixar claro que o problema que vou apresentar realmente é algo sério, e que prejudica alguns players, obviamente uma minoria, mas mesmo assim. Tendo em vista que a comunidade do League of Legends é extremamente grande, contando com diversos públicos, a Riot deve estar sempre apta a fazer melhorias no jogo, com o intuito de deixar mais 'justo' para todos. Uma dessas melhorias foi o sistema para pessoas daltônicas, que ajuda com certos pontos, mas o foco principal desse tópico não é esse, e sim o de sons. Tem bastante gente surda ou com problemas auditivos que jogam lol, e uma boa parte sempre se incomodou com 1 fato, a questão de algumas skills serem somente evitadas ou pelo menos 'prevenidas' através de SONS, tal como a ult do :Champion98: e do :champion57:, além de outras, tipo o pacote do :champion19:, antes de postar esse tópico, já tenho em mente que MUITA gente vai achar frescura ou até mesmo desnecessário, mas façam o teste, joguem contra estes campeões sem absolutamente nenhum som, e experimentem a sensação de não pode se prevenir ou sequer saber que os mesmos estão usando essas skills, já que somente são perceptíveis através dos sons que emitem quando castadas, meu intuito com esse tópico é dar uma visibilidade maior pra esse prolema, quem sabe a Riot não faz alguma melhoria no futuro, né? Espero que entendam o verdadeiro intuito deste tópico, de verdade. 

61 RESPOSTAS
Some ou Suma
Lenda
Lenda

Kled da de ver pela seta que fica no chão, Corki da de saber olhando para ele ou até mesmo olhando para o mesmo, Rengar tem o Icone em cima do personagem acho que o único que realmente precisa é o Sion embora, deixar ward avançadas ajudam xD Eu jogava sem som para ficar ouvindo música no máximo então já acostumei até melhorou um pouco para eu ver mais o mapa.

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis

Eu concordo, mas na vdd eu acho horrivel jogar sem som, nao é nem falando destes campeoes em especifico, é no geral msm, eu me oriento as vezes muito mais pelo som em certas situacoes do jogo

O som é essencial 😕 pra quem já se acostumou pelo menos

Marcelo Agostta
Dragão
Dragão

Podia tem algum som que quando um top laner esquece de wardar aos 3min ele seria avisado =s
Nik1984
Dragão
Dragão

É necessário que seja feito um estudo com jogadores com deficiência auditiva, pra descobrir se existem recursos visuais substituindo os sinais sonoros relevantes do jogo.

Quando o Sion ulta, eu sei que ele ultou por causa do som. Corki pegou a passiva, mesma coisa (notem que o som no momento que ele pega, ver os foguetinhos debaixo dele não é equivalente. O som serve pra alertar: tem um Corki que pode aparecer rapidamente em qualquer lane e complicar sua vida).
Nunca reparei se existe um equivalente visual para todas as situações como estas, mas é importante que exista.

Li um artigo avaliando estes aspectos em um jogo de FPS. Fazendo algo parecido com o LOL, é possível mapear os pontos de melhoria do jogo. Acessibilidade é essencial.

(Algum fã de Interação-Humano-Computador procurando um tema de TCC? Avalie a comunicabilidade do LOL para jogadores surdos )

Assim como tem um modo daltônico, poderia haver um modo "sem som", no qual os efeitos sonoros que não possuem equivalente visual recebessem alguma sinalização. Isto depende de cada skill. Do corki, dava pra destacar o ícone dele quando ele pega o pacote.

Eu penso em um modo habilitável por conta da poluição visual para jogadores que não precisam destas sinalizações, por ouvirem os sons. Se bem feito, obviamente, o modo normal já deveria conter as configurações. A experiência entre jogadores com ou sem deficiência auditiva deve ser a mais próxima o possível (no sentido de: se alguém sem deficiência auditiva sabe que o Sion ultou, um deficiente também deve saber).
purgatory judge
Aronguejo
Aronguejo

Acho que a solução mais rápida que consigo pensar é a sinalização pelo chat (da mesma maneira que o chat sinaliza quando alguem comprou um item), mas para as pessoas que leem devagar isso realmente seria um complicador.

Poderia haver algo similar ao histórico de abates (lateral direita do monitor), porém do lado esquerdo indicando o uso de habilidades globais.

Essas opções seriam opcionais, para evitar poluição visual para aqueles que não precisam.

Polzerk
Arauto
Arauto

Dá pra perceber cara.. Eu só jogo sem som porque ouço música..

O Kled tem uma marca no chão do mapa..
O Corki é só olhar pra ele..
O Sion você tem um curto tempo de reação antes de ele te acertar.. Dá pra desviar.. E se eu não me engano o barulho dele vindo só chega quando ele fica visível, o que não mudaria muita coisa.
"Sem sofrimento, sem valor".
incrivelll
Tropa
Tropa

é esse dias eu tava jogando de madrugada e como n tenho fone acabei deixando mudo, tava de gp se não me engano contra um sion cara foi um inferno tomei um **cogumelo do teemo** susto 2x com ele me pegando na ult

ShZi
Dragão
Dragão

Não é frescura seu tópico o LOL também tem público deficiente auditivo, é uma mudança necessária. 

banerzinho

As vezes olhar o Corki com o pacote pode ser tarde demais...

RedWizz
Arauto
Arauto

Creio que podemos ter algumas mudanças significativas com o modo "surdo".

Comecei a ter contato com este público com familiares, e percebo que é necessário alguns avisos mesmo.

Seria deveras complicado, eu não consigo jogar direito sem os sons.

Quem sabe alguma forma de aviso, tipo uma leve piscada na tela referente a uma ult dessas?

Vamos dar um GG nessa postagem pra quem sabe algum Rioter posicionar sobre.

Delicious
Tropa
Tropa

Todas as skill se tu tem visão da para saber o que vai ser usado, a ult do sion mesmo sem som se tu ta perto sabe que é a ult que ta indo ser castada, notavelmente como lol é um jogo de estrategia e percepção, se tu pode ouvir a percepção pelo som te dá uma "vantagem" aos demais, mas o problema aqui é que não é o jogo que ta dando a vantagem, é você enquanto um surdo por exemplo que ficou propicio a uma desvantagem, e as vezes querer ajudar tais questões prejudicam em outras, por exemplo a ult do TF, antigamente ela apenas tinha o som de ser castada mas nao tinha o apelo visual, se tu ultava tu pegava o individuo literalmente no susto, hoje em dia da para se evitar uma ult de TF facilmente, na minha visão sobre isso talvez algumas skill de fato a Riot poderia da uma sinalização a mais além do som no mini-mapa mas de toda forma nessa situação acredito que é bem dificil melhorar muita coisa pra casos como o seu

daxt369
Tropa
Tropa

Mano, meu notebook não sai som. Isso atrapalha, pois não consigo ouvir os pings.

Fäther
Tropa
Tropa

Seu ponto é bem válido. Só queria citar uns pontos: A Ult do :Champion57: mostra para todos aquele "X" no chão mas ali é o ponto final da ult e não seu trajeto. E se o jogador de :Champion57: ultar um pouco mais atrás nenhum adversário que não escute o som saberá que ele ultou; A ult do :Champion98: não tem como saber sem som mesmo e sem visão dele. No caso dele poderia aparecer um efeito visual na tela de todos enquanto durar seu trajeto correndo (exemplos temos vários como o efeito da ult do :Champion95::Champion135: , etc.); Já com relação ao :Champion19: acho que só a visão da base que já acontece no jogo é o suficiente, pois a :Champion106: se desloca com sua ultimate e ela nem mesmo foi citada nesse tópico pois não é algo como os já citados :Champion98::Champion57:

A minha solução para o Kled e Sion para quem tem problemas auditivos ou está jogando sem som seria ter um pequeno efeito visual na tela, enquanto durar suas ultimates. 

Icones emcima das habilidades do seu campeão

é uma desvantagem pra que usar ? sim porem tem que prestar atenção nos icones sempre

edit
 só tem que cuidar com o exagero na forma de alertar

Toda e qualquer mudança ou alternativa para ajudar as pessoas com deficiência sempre será bem vinda! Somente quem tem alguma dificuldade ou conhece um amigo ou tem um parente sabe como é difícil até algumas coisas simples da vida e muitas vezes uma pequena mudança que façam pode servir de exemplo até para outros jogos.

Heather
Tropa
Tropa

Gostei da idéia e acho isso importante, já que o numero de players do League está aumentando, então precisa adicionar umas coisinhas novas para ajudar as pessoas que tem certa dificuldade. Cat Embarassed

A questão não é ser abragente a todos, é dar pistas demais pra que não tem problema nenhum

Um exemplo a ult do Bardo, ela tem um som especifico perto de acabar se você colocar um contador dizendo quanto tempo a ult vai acabar isso daria privilegio a pessoas sem deficiencia

Podemos pegar um outro exemplo do pacote do Corki, com esse modo ligado você poderia fazer a conta e saber se sera gankado ou não, o pacote dura 1 min então é só recuar e não lutar por esse tempo

E nosso ultimo exemplo a ult do Sion ela avisa Globalmente quando é ativada(When Sion casts Unstoppable Onslaught a global warning can be heard.) se você coloca um aviso que chame mais atenção todo mundo recua e não luta.

Acredito que isso não vai ser mudado, o objetivo do LoL não é acessibilidade e sim promover um ambiente competitivo, onde dicas demais estragam o jogo.

gado aos 20
Tropa
Tropa

Acho que o que poderia resolver esse problema, seria um aviso sutil na tela como quando a Evelyn usa o seu W que te da um charme, aparece ums corações e umas vores rosa no monitor isso te avisa que você tomou essa skill e aponta rapidamente onde ela está.

Acho que poderiam faxer algo assim para esses campeões, mas sem avisar de onde eles vão vir porque assim fica muito fácil, mas sim aparecer algo na tela para avisar que alguma habilidade como essa foi utilizada, acho que não afetaria o jogo pois quando se utiliza o som do jogo é notável que essa habilidade foi gasta, não há como confundir.
Então acho que um efeito rápido na tela resolveria esse problema.