Inicialmente, quero deixar claro que o problema que vou apresentar realmente é algo sério, e que prejudica alguns players, obviamente uma minoria, mas mesmo assim. Tendo em vista que a comunidade do League of Legends é extremamente grande, contando com diversos públicos, a Riot deve estar sempre apta a fazer melhorias no jogo, com o intuito de deixar mais 'justo' para todos. Uma dessas melhorias foi o sistema para pessoas daltônicas, que ajuda com certos pontos, mas o foco principal desse tópico não é esse, e sim o de sons. Tem bastante gente surda ou com problemas auditivos que jogam lol, e uma boa parte sempre se incomodou com 1 fato, a questão de algumas skills serem somente evitadas ou pelo menos 'prevenidas' através de SONS, tal como a ult do e do :champion57:, além de outras, tipo o pacote do :champion19:, antes de postar esse tópico, já tenho em mente que MUITA gente vai achar frescura ou até mesmo desnecessário, mas façam o teste, joguem contra estes campeões sem absolutamente nenhum som, e experimentem a sensação de não pode se prevenir ou sequer saber que os mesmos estão usando essas skills, já que somente são perceptíveis através dos sons que emitem quando castadas, meu intuito com esse tópico é dar uma visibilidade maior pra esse prolema, quem sabe a Riot não faz alguma melhoria no futuro, né? Espero que entendam o verdadeiro intuito deste tópico, de verdade.
Kled da de ver pela seta que fica no chão, Corki da de saber olhando para ele ou até mesmo olhando para o mesmo, Rengar tem o Icone em cima do personagem acho que o único que realmente precisa é o Sion embora, deixar ward avançadas ajudam xD Eu jogava sem som para ficar ouvindo música no máximo então já acostumei até melhorou um pouco para eu ver mais o mapa.
Eu concordo, mas na vdd eu acho horrivel jogar sem som, nao é nem falando destes campeoes em especifico, é no geral msm, eu me oriento as vezes muito mais pelo som em certas situacoes do jogo
O som é essencial 😕 pra quem já se acostumou pelo menos
Acho que a solução mais rápida que consigo pensar é a sinalização pelo chat (da mesma maneira que o chat sinaliza quando alguem comprou um item), mas para as pessoas que leem devagar isso realmente seria um complicador.
Poderia haver algo similar ao histórico de abates (lateral direita do monitor), porém do lado esquerdo indicando o uso de habilidades globais.
Essas opções seriam opcionais, para evitar poluição visual para aqueles que não precisam.
As vezes olhar o Corki com o pacote pode ser tarde demais...
Creio que podemos ter algumas mudanças significativas com o modo "surdo".
Comecei a ter contato com este público com familiares, e percebo que é necessário alguns avisos mesmo.
Seria deveras complicado, eu não consigo jogar direito sem os sons.
Quem sabe alguma forma de aviso, tipo uma leve piscada na tela referente a uma ult dessas?
Vamos dar um GG nessa postagem pra quem sabe algum Rioter posicionar sobre.
Mano, meu notebook não sai som. Isso atrapalha, pois não consigo ouvir os pings.
Seu ponto é bem válido. Só queria citar uns pontos: A Ult do mostra para todos aquele "X" no chão mas ali é o ponto final da ult e não seu trajeto. E se o jogador de
ultar um pouco mais atrás nenhum adversário que não escute o som saberá que ele ultou; A ult do
não tem como saber sem som mesmo e sem visão dele. No caso dele poderia aparecer um efeito visual na tela de todos enquanto durar seu trajeto correndo (exemplos temos vários como o efeito da ult do
,
, etc.); Já com relação ao
acho que só a visão da base que já acontece no jogo é o suficiente, pois a
se desloca com sua ultimate e ela nem mesmo foi citada nesse tópico pois não é algo como os já citados
e
.
A minha solução para o Kled e Sion para quem tem problemas auditivos ou está jogando sem som seria ter um pequeno efeito visual na tela, enquanto durar suas ultimates.
edit
só tem que cuidar com o exagero na forma de alertar
Toda e qualquer mudança ou alternativa para ajudar as pessoas com deficiência sempre será bem vinda! Somente quem tem alguma dificuldade ou conhece um amigo ou tem um parente sabe como é difícil até algumas coisas simples da vida e muitas vezes uma pequena mudança que façam pode servir de exemplo até para outros jogos.
Gostei da idéia e acho isso importante, já que o numero de players do League está aumentando, então precisa adicionar umas coisinhas novas para ajudar as pessoas que tem certa dificuldade.
A questão não é ser abragente a todos, é dar pistas demais pra que não tem problema nenhum
Um exemplo a ult do Bardo, ela tem um som especifico perto de acabar se você colocar um contador dizendo quanto tempo a ult vai acabar isso daria privilegio a pessoas sem deficiencia
Podemos pegar um outro exemplo do pacote do Corki, com esse modo ligado você poderia fazer a conta e saber se sera gankado ou não, o pacote dura 1 min então é só recuar e não lutar por esse tempo
E nosso ultimo exemplo a ult do Sion ela avisa Globalmente quando é ativada(When Sion casts Unstoppable Onslaught a global warning can be heard.) se você coloca um aviso que chame mais atenção todo mundo recua e não luta.
Acredito que isso não vai ser mudado, o objetivo do LoL não é acessibilidade e sim promover um ambiente competitivo, onde dicas demais estragam o jogo.