É normal que todo jogo entre em decadência em algum momento, é natural esse "ciclo de vida". Mas creio que o LOL está bem longe desse destino, pois ainda é um jogo muito popular, e dá muita fonte de renda pra Riot.
Pode ficar tranquilo, o LOL vai permanecer bem ativo por anos a fio.
Riot já mostrou que tem qualidade pra fazer jogos bons, só temos a ganhar com isso, é um jeito de migrar e desestressar sem que ela perca seu público, já que ela insiste em afundar o LoL nos problemas de matchmaking, smurfs, campeões desbalanceadíssimos, outros mortos, e finge não ver onde tá o problema..
Você não está pensando na Riot como uma empresa e por isso estranha a diversificaçao da fonte de renda.
Um dia o "hype" do league of legends vai acabar, novos jogadores deixaram de aparecer, algum concorrente irá surgir como em qualquer outro jogo, como o JhonAlbert000 citou "cada jogo tem seu ciclo de vida".
A longo prazo não faz sentido qualquer empresa apostar em um único jogo, talvez a riot nunca consiga repetir o sucesso do league of legends com outros jogos mas ao menos ela não vai deixar de existir, e funcionários não precisaram necessáriamente ser demitidos por causa da falta de demanda pelo jogo principal, apenas precisaram serem transferidos para o setor de outro jogo.
Você já viu algum jogador de WoW com menos de 30 anos?(brincadeira), até hoje WoW é a galinha dos ovos de ouro da Blizzard e o jogo dificilmente consegue atrair novos jogadores.
Team fortress da Valve? CS:GO também da Valve, ambos os jogos continuam apesar da diminuição do público, Valorant veio como concorrente direto do CS:GO, Overwatch como concorrente direto do Team Fortress apesar do OW aparentar também ser um jogo com desenvolvimento morto(mude minha opinião).
Mas pão com ovo não é bonzão?
O universo do LoL é muito vasto e muito gostoso de descobrir, e eles sabem disso. E também, não é de hoje que os fãs da Riot pedem por um MMORPG, isso vem de MUITO, MUITO tempo.
Segue a lista do que a Riot anunciou até o momento:
Um fps (VALORANT);
Um jogo de cartas (Legends of Runeterra);
Um Action RPG (Project F);
Um jogo de luta (Project L);
Uma animação (Arcane);
Um MMORPG;
Dois jogos Single Player (Ruined King: A League of Legends Story e Conv/rgence: A League of Legends Story);
Um jogo de tabuleiro (Tellstones: King's Gambit).
A Riot tem como fazer jogos bons, e da mesma forma que o Legends of Runeterra e o VALORANT foram bons eu acredito que os outros também serão. Sinceramente, não vejo a hora do lançamento do Fighting Game e principalmente do MMORPG, que é o gênero que eu mais amo e sei jogar.