Bom, para aqueles que não sabem, cerca de meia-hora antes dessa postagem, a Riot anunciou seu novo sistema de progressão além da maestria e das ranqueadas, chamado de Os Eternos.
Aqui eu deixo os dois links que falam sobre isso:
https://br.leagueoflegends.com/pt/news/riot-games/editorial/dev-explorando-os-eternos
https://br.leagueoflegends.com/pt/news/game-updates/features/faq-eternals-coming-patch-917
Eu li os dois e parece que será um novo sistema baseado em marcos e objetivos, com a ideia de fazer com que o jogador se supere a cada partida.
Eu confesso que li sobre isso e fiquei encantado. Recordes pessoais, marcos a serem alcançados e um pouco de ostentação (Sim, Yasuo. Você poderá ter mais que uma M7). Tudo parecia excelente. Talvez eu até voltasse a jogar para obter essas conquistas (quem me conhece sabe que eu parei de jogar LOL há algumas semanas por pura falta de interesse).
Mas, como vocês já devem ter lido no título deste post, este maravilhoso sistema de progressão será pago.
Sim, custará RP.
"Tá sentindo esse cheiro? NÃO É PRA VOCÊ!" - Rakan
Eu vi o FAQ. Eu entendo que há custos de desenvolvimento. Eu sei que não existe almoço grátis. Mas essa é a primeira vez que eu vejo um sistema de conquistas (Archievements) pago em um jogo que eu jogo. O StatTrack do CS:GO e o sistema de Relíquias do Dota 2 são pagos, sim. Mas os sistemas de títulos em Paladins e Realm Royale são gratuitos, assim como o sistema de prestígio em Dead by Daylight, o sistema de carreira em Darwin Project, e os emblemas de Warframe.
Diga-me Riot: é mais proveitoso para a comunidade seguir os dois exemplos pagos, ou as dezenas de exemplos gratuitos?
Eu lavo as mãos da Riot Brasileira. Não cabe a eles tomar esse tipo de decisão... mas cabe a eles ouvir o feedback da comunidade, e levá-lo adiante. E se essa frustração for apenas minha, eu não falo mais sobre isso.
Mas se vocês concordam comigo, vamos nos fazer ouvir.
O direito de clamar nossas conquistas deve ser conquistado, não comprado.
Boa tentativa, Riot. Vocês quase me fizeram voltar ao jogo... quase.
Atualização do tópico (06/06/2020):
Eu vi que houveram respostas mais recentes e achei sensato publicar uma nova opinião.
Minha opinião anterior foi referente ao primeiro anúncio dos Eternos no LOL. Esse anúncio foi realmente decepcionante não apenas para mim, mas para muitos outros jogadores. A decepção foi tamanha que o sistema foi revisado. Agora, pelo menos para mim, ele se tornou mais aceitável.
Mesmo que eu não tenha vontade de comprar os eternos pagos, o que de fato não tenho, ainda posso ter os eternos gratuitos.
Infelizmente, isso não foi suficiente para me fazer voltar ao jogo (ainda mais com os lançamentos de Legends of Runeterra e Valorant), mas está bem melhor do que antes.