cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Relive
Aronguejo
Aronguejo

Quer subir para o Ouro? Esse tópico foi feito pra você!

Olá, guys. Sou o Relive, jogo desde 2012, jogo ranked desde 2014 e estou aqui para ajudar quem quer chegar ao Gold. Nunca consegui ir mais além, as vezes por falta de interesse, as vezes por falta de tempo, as vezes por falta de capacidade. Mas para o Ouro eu subi mais de 10 vezes se for contar tudo e certamente posso te ensinar como chegar lá! 

Vou focar esse tópico em responder dúvidas, pois essa é a melhor forma de ajudar individualmente cada caso.

Mas para o tópico não ficar vazio, vou mencionar os três fatores mais importantes que se você dominar, ao meu ver você conseguirá subir.

ps: NÃO, você não vai magicamente ler e dominar os 3 na próxima partida. Tente aperfeiçoar um de cada vez. Dedique um ou dois dias para cada um. 

1. FATOR PSICOLÓGICO

É inevitável colocar esse como o primeiro fator. O principal erro do Prata e abaixo tem a ver com a mentalidade. Se você é Prata, muito provavelmente você dá rage ou reclama no chat. Ou se deixa atingir quando alguém faz isso. Ou acha que a culpa de você não subir tem a ver com jogadores ruins/trolls/tóxicos.

Para você melhorar isso, você deve abandonar essa convicção. Sempre que eu desejo subir para o Ouro, eu subo. SEMPRE. Na maioria das vezes, em pouco tempo. E eu NÃO sou um jogador excelente, NÃO sou um pro player e SEQUER sou um Diamante/Platina. Os jogadores profissionais sempre que querem, conseguem pegar Challenger. Entenda de uma vez por todas: Cada um tem o elo que merece. Você pode até ser bom. Pode ter boas mecânicas, 1v1. Mas pode "merecer" ser prata porque suas atitudes te sabotam.

Como aperfeiçoar:

1. Pare de dar RAGE. Se possível, pare de digitar qualquer coisa no chat.

2. Pare de REAGIR à RAGE. Se algo te incomodar, digite /mute all e se concentre no seu jogo.

3. Não se concentre nos erros dos outros. Se concentre nos próprios erros. Assista uma droga de um replay de uma partida sua e anote no bloco de notas os seus erros. Assista uma vídeo aula de como melhorar X coisa que você deseja. Identifique seus erros e tente, cada vez mais, não repeti-los. Aprenda com suas derrotas.

4. Você não vai vencer 100% das partidas. Põe isso na cabeça. Se você jogou bem (REALMENTE BEM), não fique triste ou frustrado. Aproveite para tentar descobrir o que você poderia ter feito para ser melhor ainda.

2. FATOR MECÂNICO

É inegável que carregar jogos é a melhor maneira de subir para o Ouro. O roteiro é simples: Destrua seu oponente de lane e converta sua vantagem em objetivos. Mas lembre-se: Não adianta você forçar a barra, tipo THIS IS SPARTA e ir pra cima do inimigo. Você precisa saber o que você está fazendo. Tem que ser calculista.

O fato de você vencer o 1x1 na sua lane já vai te fazer vencer muuuitos jogos. Saber isso é a parte fácil. O que a maioria não sabe é que NÃO PERDER a sua lane também vence muitos jogos. As vezes, seu inimigo tem um campeão counter. As vezes, ele tem um jungler mais proativo. As vezes, meu caro, seu inimigo é mais habilidoso que você naquela matchup. Lide com isso. Você ainda pode vencer desde que seja mais inteligente que ele.

A principal regra aqui é: Não faça merda. Mantenha a calma durante o jogo, pense sobre os riscos. Pense na jogada. Você tem chances? Vale a pena? Ele vai cair nisso?

Como aperfeiçoar:

1. Escolha um ou dois campeões e TREINE só eles. Você precisa ser bom com alguma coisa.

2. Aprenda deles todos os combos, mecânicas, treine em normal game e modo treino. Imagine um cara Ouro II jogando com aquele campeão. Treine até atingir o nível do seu Ouro II imaginário.

3. Veja vídeos de proplayers carregando. Sério. Assista uma partida. Ajuda de verdade. Também veja vídeos "montage" do campeão que você está treinando.

4. Veja vídeos, pesquisa e aprenda sobre a CLASSE do campeão que você está jogando. Se é um assassino, aprenda a função dos assassinos no jogo. O que eles fazem no jogo/Teamfight, qual é o ponto forte. Se é um mago, faça o mesmo. Se é um atirador, etc faça o mesmo.

5. Não vacila na build. Saiba os itens essenciais (core) do seu champ e os situacionais.

3. FATOR OBJETIVOS

Vou ser breve aqui. No Ouro e no Platina a noção de objetivos já é ruim. No Prata para baixo é pior ainda. Você respira objetivos no LoL. Sabe aquele jogo que você estava super ganhando e do nada perdeu? Pois é, ou o seu time tomou um pickoff, ou vocês vacilaram feio na questão dos objetivos.

Para você melhorar isso, não tem jeito, você precisa assistir replays, ler/assistir guias e coisas do tipo. Mas posso dar algumas dicas:

1. As vezes é melhor desistir de um objetivo do que dar kills desnecessárias pro time inimigo. As vezes não vale a pena dar sequer 1 kill por um determinado objetivo. Mas as vezes vale. Depende da situação.

2. Evite lutas arriscadas sem nenhum objetivo por trás delas. Nunca vale a pena se arriscar se não tem uma recompensa gratificante por trás desse risco.

3. Olhe para o mapa e analise quais são os objetivos possíveis. Por exemplo, se a botlane inimiga está em desvantagem, talvez seja uma boa puxar lutas lá, visando levar a t3 bot e o dragão. Se for o top, pode ser o Arauto e a t3 top. Deu pickoff no jungler? Considere um baron. Venceu uma luta? Leva uma torre antes de ir base.

4. As vezes, dar dano na torre mesmo sem levar já é alguma coisa.

5. Impeça o inimigo de fazer objetivos. Não estou mandando você ir se matar no Baron que já está garantido para o time inimigo, claro. Mas procure prestar atenção nos objetivos do inimigo também e, na medida do possível, negar esses objetivos ou cobrar eles.

BÔNUS: O que posso fazer para virar uma partida? (SIMPLIFICADO)

Busque por:

1. Atrair e punir dives inimigos (fazer os inimigos lutarem embaixo da sua torre).

2. Pickoffs (visão ajuda muito nisso)

3. Overextends do inimigo.

A única pessoa que está te impedindo de upar é você mesmo, que não consegue admitir seus erros. - paiN Kami
4 RESPOSTAS
moisesamor
Aronguejo
Aronguejo

parei 1 ano de jogar ranked, subi do ferro 2 ao gold em 1 semana apos melhorar uns fatores e migrar de lane quero pegar plat com essas dicas

@moisesamor  escreveu:
parei 1 ano de jogar ranked, subi do ferro 2 ao gold em 1 semana apos melhorar uns fatores e migrar de lane quero pegar plat com essas dicas

Tudo isso se aplica na escalada para o Platina. Mas pra quem entrou no tópico e mira o Platina, sugiro que adicionem na lista:

1. Assistir alguns guias sobre visão, posicionamento de wards, etc.

2. Aperfeiçoar o "map awareness", ou seja, a presença no mapa e os conhecimentos sobre roaming (quando dar roaming, escolher para onde dar roaming, e como preparar a wave para o roaming).

A única pessoa que está te impedindo de upar é você mesmo, que não consegue admitir seus erros. - paiN Kami
Draicker
Lenda
Lenda

"A única pessoa que está te impedindo de upar é você mesmo, que não consegue admitir seus erros". - paiN Kami

Kami como sempre sábio em suas palavras, pena q 99% dos jogadores preferem colocar a culpa no time em vez de evoluir a ponto de carregar os outros.

@Draicker  escreveu:
"A única pessoa que está te impedindo de upar é você mesmo, que não consegue admitir seus erros". - paiN Kami

Kami como sempre sábio em suas palavras, pena q 99% dos jogadores preferem colocar a culpa no time em vez de evoluir a ponto de carregar os outros.

https://www.youtube.com/watch?v=aX1VIPoBokM

Recomendo esse vídeo para qualquer jogador que esteja preso em algum elo.

Vale a pena lembrar que saber ser carregado também é uma forma de evoluir. A win condition de algumas partidas é simplesmente não dar kills e focar em ajudar um jogador forte do seu time. Fica a dica para as pessoas que de alguma forma se sentem mal se não for elas que estão carregando a partida. Isso pode custar o jogo, especialmente se a pessoa ficar brava por isso.