cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

RACISMO NÃO É ARMINHA

2020, pleno ano de atividade do BLM e temos essa cultura de reportar por racismo no jogo? NÃO! EU NÃO  PERMITO! Faço psicologia e sou anti racista também, isso não, não em minha partida.

Esse post é pra informar o andamento exclusivamente desse ocorrido, para que façam o mesmo. Eis a situação, eu cai com um grupo de 4 pessoas e já começou errado que o Toplaner já me chamou de random no lobby. Como tenho experiência em lidar com essa comunidade eu simplesmente disse que marcaria esse cara, que foi grosso gratuitamente comigo e pronto.

Boa decisão marcá-lo, acontece que minha conexão com esse grupo estava zuada, não sei, parece que jogam noutro fuso horário ou alguma outra coisa causou um lag incrivelmente anormal. Tipo, meu lag q vai de 80 a 100 ms virou de 60 a 300ms, muito anormal e, lamentavelmente não consegui ter um bom desempenho, porém, isso não é motivo de abandonar partida ou nada com isso, eu tentei enquanto meu time quis tentar e fiz o que pude, tankar o máximo e dar visão.

Mas, esse Toplaner estava determinado e continuou a caçar treta, até magicamente pedir pra me reportar por RACISMO. Logo eu! EU! Eu que estava jogando de Rell, uma personagem que comprei exclusivamente pra apoiar a iniciativa da Riot de criar campeões mais diversos. EU FUI AMEAÇADO COM ISSO.

Não! EU NÃO! E vou fazer o que vocês deveriam, eu abri um ticket para cada 1 das pessoas que pediu por esse report, abri rapidinho enquanto tava a tela cinza da morte e, convenhamos, com um spike de 60 a 300 ms ter tela cinza não é um problema.

Então os reports foram todos padronizados, nessa categoria: Denunciar um jogador, OUTROS. Por que OUTROS? Por que não há nada em específico para IMPUTAR CRIME. E aqui vamos acompanhar.

Melhor, eu quero, de quem quer que resolva essas denúncias, que me dê o parecer desses indivíduos, de nomes que guardarei pessoalmente para averiguar suas punições.

Pelo amor de Deus, pessoas foram brutalmente mortas por racismo nesse ano, não é possível que ninguém educou essas crianças, aliás, por que diabos temos crianças jogando Lol sem o acompanhamento de um responsável? Eu acompanho menores e os instruo a se comportar, não tem ninguém pra ensinar o básico pra esses indivíduos? Nenhum voluntário?

27 RESPOSTAS

E, novamente, eu guardei os nicks dessas pessoas em um bloco de notas. Não será divulgado e nem nada do tipo, a única função é eu confirmar a ação da Riot e reportar aqui o resultado, quanto tempo demorou e o quanto a Riot se importa com racismo. Quando abrirem o ticket, façam o mesmo. Repito, racismo é algo sério.
Dizzie
Lenda
Lenda

Creio que a maioria dos jogadores de games no Brasil sejam pessoas brancas de classe média... pois são os que mais tem condições de sustentar um PC bom com internet boa. E eles gostam de praticar atitudes preconceituosas. Então não tem muito o que fazer já que são maioria. A não ser reportar e torcer pras empresas dos jogos se comoverem com a causa e punirem o jogador tóxico. Mas considerando que são esses quem gastam mais grana nos jogos, é bem improvável de acontecer.

la vie en rosé
Aronguejo
Aronguejo

só agradece

Realmente esse ano foi triste, estou trabalhando tanto que não consigo nem acompanhar as noticias mas a última que vi foi a do policial que estava apenas servindo e protegendo a população e teve um fim trágico, mas nesses casos quando for assim além do report já muta, são pessoas que tem o emocional fraco e querem descontar em outros e acabam xingando e falando qualquer coisa, se der pilha eles continuam se ignorar uma hora eles param, com um report deve bastar pois vai acumulando, mas não é só no lol, trabalho com segurança privada e escolta por conta disso passo bastante tempo na estrada e me locomovendo para todo lugar, diariamente vejo esse tipo de xingamento seja no transito ou nas cidades, isso se resolveria com leis que funcionassem mas todo mundo sabe que aqui você pode fazer a coisa mais errada do mundo e ainda vai ser solto, por conta disso dificilmente a riot vai conseguir fazer algo para acabar, mas o sistema da riot é bem falho ainda e eles dependem muito do sistema automático (leave buster) para fazer as punições, espero que futuramente arrumem isso e aprimorem realmente o sistema, enquanto isso a nossa parte é reportar, mutar e não dar pilha.
Xigbar
Aronguejo
Aronguejo

As pessoas demonstram no lol a educação que receberam em casa (ou a falta dela). Eu por exemplo não xingo, só que sou exigente e um pouco impaciente, algo padrão aqui em casa. Esses caras ai que cometem crimes virtuais deveriam ser penalizados certamente, e essas atitudes deles só provam o quão ausentes de caráter eles são. Um dia desses um cara me mandou me matar de vários jeitos diferentes numa partida, e o outro ficou me xingando de filho de meretriz e coisas piores por ter "deixado" ele morrer, sendo que eu expliquei mais de 10 vezes que não tinha o que fazer, e mesmo assim ele continuou.

Atualização: No dia seguinte o suporte recebeu o ticket. Novamente foram bem profissionais na abordagem amigável com aquele roleplaying e tudo o mais. Uma das crianças reportadas não teve o nick encontrado e nisso eu estou em dúvida se meus óculos estão vencidos e eu estou lendo o nome errado ou se a pessoa mudou de nick. Paciência. Como eu especificamente reportei muito de vez, a denúncia foi para análise e eu estou tranquilo quanto a isso, nesse jogo eu apenas sofri de mto lag e de forma nenhuma utilizei linguagem agressiva no chat.
Como forma de controle para essa situação eu me comprometo a NÃO REPORTAR mais nenhum caso exclusivamente para ser informado das medidas aplicadas, caso sejam. Também, como guardei os nicks eu acredito que poderei ver a atividade dessas pessoas por histórico (ainda que soe meio stalker isso).... pera, isso conta como stalkear? Alguém pode dar uma mão? Precisamos agir com ética aqui.
iMiraZuke
Arauto
Arauto

O ato de sujar a honra de alguém consegue ser mais nefasto que o crime alegado na falsa acusação.

E isso não acontece somente com racismo, como também com machismo e **bleep**. Aí quando ocorrer um caso real desses crimes no ambiente virtual ou real, quem ouvir a acusação fica com um pé atrás, o que atrasa ainda mais a apuração dos fatos.

Eu mesmo fico com um pé atrás quando ouço o time inimigo reclamando de alguém sendo tóxico, daí por prevenção, eu reporto tanto quem acusou como quem foi acusado. Sugiro que façam o mesmo, e expliquem nas notas de report o porquê. Como o autor do post citou, o que não falta é premade fazendo panelinha de report injusto, mas estejam cientes que o inverso pode acontecer também.

@Amigo Estranho  escreveu:
Uma das crianças reportadas não teve o nick encontrado e nisso eu estou em dúvida se meus óculos estão vencidos e eu estou lendo o nome errado ou se a pessoa mudou de nick

Use sites como o League of Graphs(Ou até mesmo o da Riot na Web) para olhar aquela partida em específico, e vá clicando em cada jogador. Assim você consegue ver se alguém mudou de nick e até mesmo o nick novo.

iMiraZuke
Arauto
Arauto

Esqueci de citar aqui: Nos níveis mais baixos isso é mais frequente. Mais precisamente na porção iniciante(Níveis menores que 30). É uma região lotada de smurfs, e os mesmos não se importam em ser tóxicos simplesmente pelo fato de não estarem na conta principal. Rola literalmente de tudo: Racismo, apologia a aquele bigodudo austríaco, misandria, misoginia, tudo o que não presta acontece ali.

Alguns até chegam a dizer o nick da conta principal, mas vai saber que é mentira?

Experimente ficar pelo menos um dia em uma smurf. O que não vai faltar é feedback de denúncia na sua tela de tantos reports bem dados.

Pois é, não dá pra confiar no povo do lol e ser parcial a ponto de cair em peças pregadas por panelinhas que só querem ver o circo pegar fogo pro próximo. A mesma coisa em ser parcial pra julgar os outros.

Esse é um paradoxo que acontece muito no game. Vamos supor que no seu time tem um cara hiper feedado que está carregando o game, e outro cara que não para de morrer propositalmente. O cara hiper feedado joga bem, só que ele não para de dar rage no trollzinho, e o trollzinho tá fazendo bobeira, só que ele é bem calmo e não digita nada no chat. A questão é: você vai deixar de reportar o o cara bom só por que ele ganhou pra você? Ou simplesmente vai reportar o trollzinho e esquecer as falhas do 1° caso só por que ele te levou na mochila? A maioria só reportaria o trollzinho e deixaria o 1° caso passar, mas isso não é certo, não é certo mesmo. Fazendo isso você cria um problema maior simplesmente por que preferiu julgar a habilidade de uma pessoa no game acima do caráter dela, e qual vale mais no fim? Seu caráter ou sua habilidade?

Esses dias eu fui jogar nos níveis mais baixos, e adivinha? Um ser "iluminado" mandou eu me suicidar de diversas formas diferentes, e o outro me linchou até não poder mais por que ele simplesmente morreu e quis alguém pra culpar.

@Xigbar  escreveu:
Pois é, não dá pra confiar no povo do lol e ser parcial a ponto de cair em peças pregadas por panelinhas que só querem ver o circo pegar fogo pro próximo. A mesma coisa em ser parcial pra julgar os outros.

Esse é um paradoxo que acontece muito no game. Vamos supor que no seu time tem um cara hiper feedado que está carregando o game, e outro cara que não para de morrer propositalmente. O cara hiper feedado joga bem, só que ele não para de dar rage no trollzinho, e o trollzinho tá fazendo bobeira, só que ele é bem calmo e não digita nada no chat. A questão é: você vai deixar de reportar o o cara bom só por que ele ganhou pra você? Ou simplesmente vai reportar o trollzinho e esquecer as falhas do 1° caso só por que ele te levou na mochila? A maioria só reportaria o trollzinho e deixaria o 1° caso passar, mas isso não é certo, não é certo mesmo. Fazendo isso você cria um problema maior simplesmente por que preferiu julgar a habilidade de uma pessoa no game acima do caráter dela, e qual vale mais no fim? Seu caráter ou sua habilidade?

Ambos aí tão errados. O trolzinho pode até ser bom, mas tá negativo porquê quer, e não porquê jogou mal. E o outro usa o fato de estar jogando bem como escudo pra toxidade. O que mais tem aí é cara usando o fato de ser uma divisão acima de você como argumento.

@Xigbar  escreveu:
Esses dias eu fui jogar nos níveis mais baixos, e adivinha? Um ser "iluminado" mandou eu me suicidar de diversas formas diferentes, e o outro me linchou até não poder mais por que ele simplesmente morreu e quis alguém pra culpar.

E eu que fui smurfar pra poder focar em aprender a farmar melhor, caí com um smurf feeder intencional e que ficava fazendo alusão ao Bigodudo Austríaco no /all. Parece até encenação pois o cara chegou a fazer a saudação Nazi no chat.

É até irônico eu estar dizendo isso em um post sobre falsas acusações.

Sim, e o certo seria reportar os 2 mesmo, sem ser parcial. Um tu reporta por toxidade, e o outro por feed intencional.

Esse dai nem deve saber quem o do bigode foi, só ficou fazendo alusão mesmo pra pagar de skinhead perigoso e dar medo.

@Xigbar  escreveu:

Esse dai nem deve saber quem o do bigode foi, só ficou fazendo alusão mesmo pra pagar de skinhead perigoso e dar medo.

Do jeito que chegava a ser até forçado, eu não duvido de nada.

Sério? Não se ensina a ter sensibilidade nas escolas não? Uma coisa é ser uma pérola das profundezas do 4chan, que pelo menos a gente finge que não existe e não incomoda ninguém, outra coisa é ser desse tipo em ambiente social normal.

@Xigbar  escreveu:

Não é bem assim. Primeiro é preciso de elementos explícitos que separem um troll de uma provocação esportiva. Um "eu de yaso" que o zed inimigo fala pro seu midlane é uma zoeira esportiva, um "vc é mto ruim seu **bleep**, desinstala" já é um abuso verbal que merece ser reportado. Da mesma maneira o yaso do mesmo exemplo pode estar feedando por estar com conexão zuada ou por simplesmente sofrer o impacto emocional após apanhar pro zed, ser ruim não é causa de report, é causa de report o yaso andar para além da torre inimiga várias vezes e se matar enquanto spamma ff. Entende? Até hoje eu só presenciei 2 casos dessa categoria de dilema, em 1 o adc ou mid, não lembro, quis reportar o top por racismo apenas porque o top estava splittando de teemo em vez de participar da teamfight e, óbvio, fui contra e dei sermão, racismo e homofobia são coisas graves não são arminhas de chantagem e o jogo permite o report para poder filtrar a comunidade criar um ambiente seguro, pois imagine você que um conhecido seu sofra de racismo e seja humilhado mas não seja atendido porque o suporte tem que lidar com trocentas denúncias de racismo falsas? Você possui a categoria de "derrota intencional" e nela você pode explicar a situação brevemente, sei lá "se recusou a lutar com o time", mas claro, as vezes o cara tem um bom motivo pra recusar, você pode não ter percebido a tentativa do sujeito de cooperar e pode não ser considerado confiável, ou mesmo pode ter trollado o amigo sem perceber, enfim, há suas categorias que devidamente separam denúncias graves de coisas triviais. O outro foi esse de agora, em que o adc não utilizou dessa ameaça mas o resto do grupo dele sim, então, com muito pesar eu tive que reportar outros dois caras que até estavam jogando de boa, mas se uniram ao Toplaner na atitude de ameaça.

Sinceramente eu não entendi nada do que tu disse, parece que você quis corrigir, só que no fim você quis ter razão e tirar a minha, distorcendo o que eu disse, adicionando coisas sem sentido e complicando de vez. Você pagou de investigador dizendo que faltam "elementos explicítos..."... O cara jogar bem e ao mesmo tempo ofender o outro chamando de ruim, m****, l*** e coisas piores é bem explicito, e o outra: eu deixei bem claro que o trollzinho que eu citei é um cara que prática feed intencional, tipo aqueles caras que tiltam e começam a dar kill, nada disso tem a ver com gente ruim no game, outro fator explicito, ou seja, é bem assim sim.

E outra: escreve seu texto melhor mano, o tanto de coisa que você citou deixou minha cabeça confusa, tanto que você fez mistureba de ideias e exemplos ai que deixariam qualquer um confuso. Mesmo trabalhando com interpretação de textos, tradução e leitura eu não consegui entender quase nada do seu texto, falta coerência e objetividade ai, além do principal: clareza.