cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
glivio
Aronguejo
Aronguejo

RANKED NO ARAM? #ARAMKED

Salve Aramplayers,

Hoje vim trazer um assunto um pouco polêmico, porém bastante importante para a nossa comunidade de LoL, principalmente para os amantes do ARAM.

Todos sabemos que o ARAM é um modo fixo bastante jogado mesmo não possuindo nenhuma "recompensa" direta por jogar o modo... E mesmo assim ele se manteve popular por todos esses anos (a própria Riot já afirmou isso).

Mas por qual motivo não temos partidas ranqueadas no ARAM ????

A própria Riot se posicionou sobre isso alguns anos atrás e disse que tem medo de implementarem um sistema ranqueado e tirar a diversão de um modo que é considerado "forfun". Mas hoje venho com algumas sugestões/argumentos para viabilizar as ranqueadas no ARAM e deixo o tópico em aberto para discussão de quem pretende somar com o assunto.

Sugestões !!!

1- Na minha visão a implementação de ranqueadas no ARAM, apenas agregaria para o modo. Não há motivo para terem medo de implementar um sistema ranqueado no aram, pois acredito que isso só iria hypar o MODO ao invés de torná-lo tão competitivo a ponto de ser "injogável". Exemplo disso é o próprio SUMMONERS RIFT:
Lá possui a opção de NORMAL GAME, RANQUEADA SOLO DUO e RANQUEADA FLEX, ou seja, eles também poderiam implementar esse sistema no ARAM para tornar o modo com variedades pra quem quer apenas se divertir sem competir (normal game) e pra quem gostaria de competir e ser recompensado com isso (ranqueadas). Conheço centenas de jogadores que ficam frustrados por não serem recompensados por jogar ARAM...

2- A respeito de alguns jogos serem decididos na seleção de campeões, isso a RIOT também pode resolver, afinal eles possuem uma equipe de balanceamento exclusiva para o ARAM e eles podem FACILMENTE gerar um mecanismo de balanceamento para tornar o jogo JUSTO.

"Ah mas como?"

Existem DIVERSAS formas e uma delas seria: Separar os campeões do ARAM por TIER baseado no WINRATE deles no ARAM, exemplo:

TIER S (1 campeão tier S pra cada time)

TIER A (2 campeões tier A pra cada time)

TIER C (2 campeões tier C pra cada time)

Dessa forma seria uma fila balanceada pelo Winrate e dependeria apenas da execução dos jogadores em partida.

Além disso, vale ressaltar que o próprio Summoner's Rift não é nem um pouco balanceado mesmo com você olhando os picks no draft, pois além do MATCHMAKING ser completamente desbalanceado muitos jogadores jogam ou testam picks inusitados e faz com que o jogo termine na seleção de campeões. A diferença é que no ARAM o próprio jogo escolheria os picks pra gente (de forma balanceada seguindo a sugestão).

3- Seguindo a sugestão acima, o jogo colocaria 2 dados disponíveis para cada jogador poder roletar e ter a chance de cair com um pick mais confortável (rodando o dado mas ganhando campeão do mesmo tier para não desbalancear). Isso torna mais balanceável ainda tendo a opção do DADO, pois mesmo sendo de forma aleatória você teria 2 chances para pegar um pick confortável ou que seja favorável para sua composição e seu time.
"Ah mas Glivio, como você quer colocar ranqueada em um modo aleatório?" O que torna o ARAM o melhor modo é a aleatoriedade, pois obriga a todos os jogadores saírem de sua zona de conforto e isso mostra os melhores jogadores, pois os melhores se adaptam em qualquer situação.

4- Vamos lembrar do nosso falecido 3x3 (Twisted Treeline), o modo era muito pouco jogado e por isso foi removido. E mesmo nesse modo que tinha um matchmaking horrível (ouro caindo contra challenger) tinha um sistema ranqueado e um sistema de normal game...

Inclusive no próprio TFT lançado recentemente que é um modo dependente de SORTE, tem o modo ranqueado e o modo normal.

Então porque no ARAM também não pode ter ranqueada ???? Não faz sentido...

5- Pra balancear mais ainda, cada jogador terá direito a 1 ban por jogo.

Ou seja, se tiver algum campeão/alguns campeões forte no "meta", ele terá 10 chances de ser removido.

6- Todos os campeões liberados para todos os jogadores. Para evitar smurfs criadas para proveito no ARAM.

Com apenas essas 6 sugestões já posso afirmar que não faz sentido o ARAM não ter um sistema ranqueado, inclusive acho que já passou da hora da RIOT atender a demanda da sua comunidade.

Eu tenho mais de 3000 partidas no ARAM e posso afirmar com tranquilidade... O que mais faz diferença no ARAM é a mecânica dos players, e com modo ranqueado isso teria ao menos um equilíbrio (julgando pelo próprio ELO).

Desfecho:

Então se você concorda comigo ou se pelo menos não discorda, peço a sua ajuda e compreensão e ajude esse post a chegar na RIOT/RIOTERS...

Eu queria fazer um post muito maior e com muito mais argumentos (pois tenho), porém acho que ficaria muito exaustivo pra quem está lendo...

O que posso sugerir ao pessoal que compartilha da minha ideia é compartilhar o link desse post e pedir ajuda dos seus amigos para fazer esse post chegar na riot, afinal o ARAM só foi criado porque a própria comunidade floodou os fóruns pedindo a abertura e fixação desse modo. Então creio que sim, esse post pode viabilizar o sistema ranqueado no ARAM, ENTÃO VAMOS DIVULGAR !!!

Usem a HASTAG #ARAMKED e #RANKEDNOARAM

No mais agradeço a todos e espero contar com a ajuda e feedback de vocês... Estou disponível para opiniões e conversas, vamos fazer essa campanha chegar na RIOT.

- GLivio

144 RESPOSTAS
Tevo
Aronguejo
Aronguejo

Não existe ranked, mas tem sites como o MurderBridge, ARAM.moe e ARAMAcademy que ranqueiam as pessoas por elo, se você se interesse. Acho que nenhum deles tem suporte para o Brasil, mas já é alguma coisa.

#ARAMRANKES # ARAMRANKEDS #ARAMKED

Qual foi Riot é só criar um novo tipo de saguão e um novo selecionável e uns pdls pra gente seria maravilhoso 

Assinado:
Nicolly

É Viável sim, e também não entendo porque a riot não disponibiliza um sistema competitivo com recompensas pro modo. Isso de tier acho que não funcionaria, porque as pessoas iriam ficar no próprio ego, tendo maior possibilidade de afundar o time. Ex: Kaisa é um personagem muito forte no aram, e suponhamos que ela seja tier 1, Joãozinho que não sabe jogar com Kaisa, se recusa a passar pro coleguinha que é main, enquanto no outro time, tem um Malphite também tier 1, nas mãos de quem sabe jogar.. Isso atrapalharia mais do que ajudaria. O bom seria apenas 1 ban por player + 2 dados por partida. Da forma que tá, o aram já é muito divertido e disputado, balanceado nem tanto, mas a maioria das partidas são jogáveis

Ué mano, é só continuar jogando normal, e deixar a ranked pra quem quer um desafio maior. E essa parada de “só vim me divertir” e desculpa pra quem tá perdendo. Se fosse pra me divertir eu ia da um rolê na praia, ia pra casa da namorada, tava vendo filme ou tacando pedra na delegacia, lol eu jogo pra ganhar e dou a vida até em partida personalizada
HobiHongie
Tropa
Tropa

#aramked