cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Stackzin
Aronguejo
Aronguejo

Riot está cada vez mais desprezível e este é o motivo.

Introdução

Riot Games, Ascenção e sua Queda; Como o meta e sua péssima administração estragou o jogo.

Admito que boa dose do humor que usei no título escolhido para este artigo possa dar um ar de ''ataque'' mas é justamente o oposto; ao contrário das tendências de pensar que tudo é um ataque pessoal como muitos que estão lendo agora provavelmente pensaram isso é uma crítica; um protesto, e se eu crítico e abdico meu tempo para escrever isso é por que no fundo eu gosto do jogo, eu gosto de lol como você e muitas outras pessoas provavelmente gosta, e se eu crítico algo e esclareço seus defeitos e soluções é por que quero a melhora dela por algo construtivo, o que faz as coisas mudarem são críticas, é importante ressaltar isso se não já sou tirado de ''frustrado'' ou ''saudosista'' por falar de defeitos de algo que eu gosto.

Nesse artigo irei abordar o por quê o league of legends ta decaindo tanto em qualidade, e a culpa é exclusivamente da Riot e a sua administração por dentro 

Eu já tinha feito esse tópico a um tempo porém foi na aba errada (Mecânicas de jogo) e isso atraia outras pessoas, resolvi excluir e postar na correta agora. Você provavelmente pulou de paraquedas agora e não está entendendo muita coisa, mas não tem problema que nesse tópico terá tudo do que você precisa entender sobre o por que a empresa decaiu, mas como é fácil falar isso eu vou falar alguns motivos do por que levou a isso.

Peço que leiam com carinho e depois me digam suas opiniões mesmo que sejam negativas, muitas pessoas não entenderam que eu estava tentando dizer no outro tópico e provavelmente interpretaram que eu era contra lançar campeões novos (????) então resolvi criar essa nova com mais informações e uma explicação melhor. E de ordem cronológica.

O porquê da Riot Games 

Estar decaindo.

Riot Games, Ascenção e sua Queda, e Como o meta estragou o jogo.

ocê provavelmente leu o titulo e vai me falar agora;

''- Mas como assim Stackzin? decaindo? o jogo sempre teve tantos jogadores''.

Uma coisa que muita gente não sabe e até acredita o oposto é que o Lol está decaindo em jogadores, eu inclusive até entendo você não acreditar lendo de primeira, já que sabemos que a Riot faz de tudo para tentar esconder isso, de 2017 pra frente eles desabilitaram o gráfico de jogadores que a gente podia ver no client o número de jogadores e Tiraram inclusive estatisticas do opgg que mostravam a quantidade de jogadores que jogavam ranqueadas, e se vocês vissem o número iriam se assustar.

E Pasmem, o que eu falei desde o começo estava certo, esse gráfico foi tirado do site oficial do 'google trends', que vigia os termos pesquisados sobre sites que se hospedam nele, então sim, cada vez mais o League of Legends perde mais jogadores.

''Interesse ao longo do tempo'' ''Dezembro de 2015 - Janeiro de 2019''

''Vermelho: Jogadores Ativos.'' - ''Azul: Ações e Retornos da empresa com lucros.''

''Região: Mundial''

- Google Trends, acesso em 2019.

Stackzin_0-1614917268996.png

''Mas. por que ela faria isso?''

A última coisa que a empresa gostaria é que deixasse o público alerta ou preocupado quanto a isso, eles gostam da ''zona de conforto'' dos jogadores em relação a tudo, quanto menos eles sabem do que lidam ao redor, menos eles mostram resistência ou críticas e até boicotes a empresa.

''Mas como assim elas gostam da zona de conforto dos jogadores? isso não faz nem sentido!!''

Eu entendo você dizer isso por que eu também pensava da mesma forma que quem pensava assim era ''lunático'', mas não precisa pensar muito para entender do por que eles fazem isso, quanto menos pessoas entenderem do que estão lidando ao redor, menos a chances delas protestarem contra, e com essa falta de informação o único protesto que o jogador tem direito ou conhecimento de fazer é justamente parar de jogar. 

E o motivo de protestar são muitos, poucos sabem o que acontece dentro da empresa ou o que a própria empresa faz com o jogo, mas eu vou começar abordando a segunda questão.

• O Meta do Lol e sua amante, 

a mobilidade.

Já se perguntaram por que sempre usamos flash? se isso é praticamente obrigatório nas partidas isso é um fato, mas já se perguntaram por quê? leia até o final.

Minha 'Carta-aberta' Sobre atitudes da Riot Games em relação ao Meta;

Acredito que Muitos jogadores que jogam com campeões ''Off-metas'' ou seja, campeões mecanicamente fracos e com quase nenhuma aparição no competitivo por ter um kit abaixo da média ou Muito fácil de counterar como
Campeões como: Singed, Skarner, Sion, Teemo, Tryndamere, e muitos outros sofrem bastante por ter um aspecto muito abaixo do meta atual, eles são campeões muito ''antigos'' e justamente por isso ficam atrás nesse quesito de habilidades, Tanks metas como Ornn apenas apertam uma skill e da knock-up em 5, enquanto tem dash para acompanhar o desenrolar da team fight e a inicia tranquilamente, enquanto um tank como Singed e Skarner a única forma dele chegar em um inimigo é literalmente Andar, mesmo o campeão sendo feito naquele clichê de ''Veloz'' esse quesito foi totalmente abandonado pois Move Speed fica MUITO bem atrás de mobilidade instantânea.

O que além disso fez surgir diversas comunidades em redes sociais que jogam com esses campeões ''imóveis'' pois não se sentem representados mais no jogo e tiveram que se unificar em redes sociais para poder ter isso, por isso que comunidades de monochampion de Udyr, Singed existem em grande número e são movimentados, enquanto nunca vemos um grupo em redes sociais de mono irelias, Yasuo, camille e outros campeões de mobilidade instantânea, pois os mesmos já se sentem representados dentro do jogo pois seus campeões tem um kit de habilidades bem acima da média.

Hoje em dia qualquer champion que lança tem uma skill de dash, mobilidade, invisibilidade ou qualquer outra skill que deixe ele muito safe por mais péssimo que ele se posicione ele sempre vai se reposicionar com a mesma e não vai ser penalizado, enquanto os campeões antigos por não ter isso não conseguem chegar em ninguém, e para '''compensar''' isso a Riot tenta buffar dano, slow e etc mas nada vai adiantar porque não tem counterplay nenhum você forçar o flash do laner com mobilidade e nada adiantar pois o campeão inimigo já tem um flash no kit de habilidades com 13 segundos de cooldown, enquanto o campeão ''imóvel'' a única forma que ele tem de evitar morte por mau-posicionamento é literalmente evitando-as.

O que entristece de verdade é que a comunidade não tem coragem nenhuma de admitir isso sobre diferença de kits de habilidade, pra eles se um campeão da dano é considerado ''bonecão'', você fala que sei lá, que Tryndamere está muito abaixo da média o usuário já tenta argumentar com; ''HurDur, COMO ASSIM TRYNDAMERE ROUBADO?!'' ai em seguida ele posta um vídeo de um Tryndamere dando kilos de dano em uma team fight ou explodindo alguém que está a 5 níveis atrás, achando que um campeão ser desbalanceado é dar dano quando tiver feedado. O mesmo que falam isso geralmente são Prata/Gold, raramente conseguem identificar um campeão forte de um fraco, pois pra eles não importam o campeão ser Flexível em todos os aspectos, pra eles o que importa é um campeão dar dano.                                     Enfim, fico feliz de ver alguém que pelo menos uma pessoa consiga entender o meu   ponto, pelo menos um pouco sobre isso, e a Riot vai continuar fazendo isso até alguém se pronunciar de fato, um exemplo fácil é o fato de que não da pra comparar um Kog'maw com uma Samira/Kai'sa, embora  até que eles tenham um dano semelhante o kit de habilidades são incomparáveis e totalmente injustos, e anotem isso; o que faz um campeão ser roubado/desbalanceado não é dar dano, isso até uma   Soraka ad full build faz; È ele ser viável em qualquer situação, mesmo que estiver em uma   situação desvantajosa ele sempre vai ter uma maneira de sair daquela situação, mesmo  que seja um dash imenso, uma habilidade que bloqueia todos os projeteis ou que ele  literalmente se sobressaia com qualquer skill que é basicamente um flash com 10s de  cooldown, mesmo que o jogador 'imóvel' tenha jogado bem e o inimigo tenha se posicionado  terrivelmente mal mesmo assim a diferença de campeão cobrirá tudo isso. Eu admiro bastante jogadores de Singed, Teemo, Tryndamere, Aatrox (o antigo), pois os   campeões não tem essa de ''sobresair'' em um posicionamento ruim por não ter uma   skill  que não os ajude nisso, por isso a unica forma de não morrer nisso é LITERALMENTE  evitando ela KKKKKJ e justamente o fato do campeão deles serem Simples é o que torna eles difíceis, pois com o kit simplista e abaixo da média é necessário uma macroplay e visão de mapa muito superior para que ele consiga cobrar essa diferença de seu campeão ser abaixo da média e evitar tragédias de mal posicionamento.

O Singed por exemplo, ele literalmente tem apenas UMA skill que ele usa pra dar dano em seus inimigos, e por ele ser abaixo da média os jogadores tiveram que pensar fora da   caixa e pensar em uma estratégia que eles consigam pelo menos respirar um pouco no   jogo.
 Singed era frágil demais no começo do jogo, pra dar dano ele precisava ser perseguido   por alguém, mas na fase de rotas com aqueles minions e não em uma team fight isso era   impossível, foi então que a comunidade de singed unificada conseguiram desenvolver uma estratégia que tente contornar isso, o Singed tinha pouco dano mas tinha sustain dando dano nos minions, foi então que os players geniais pensaram fora da caixa e Criaram a estratégia Proxy e essa foi a origem da estratégia que pouca gente conhecia, que consistia em farmar na T2 da torre adversária obrigando o oponente a ficar na torre dele e farmar os minions para não perder xp e gold caso ousasse sair para fazer algo, e consequentemente tendo pressão na rota, até obviamente a riot nerfar ela, com Novo sistema de barricadas, Valer gold farmando minion, reduzir dano de habilidades em minions, não curar nos mesmos e muitas outras coisas, mas a estratégia foi feita justamente por que o campeão era fraco, por que nerfaram?

Basicamente isso foi um aviso da Riot que queria expulsar os jogadores que jogavam com bonecos ''antigos'' pra uma player base mais jovial que jogam com Irelia, Yasuo, Akali, Samira e qualquer outro  champion com esssa característica de  ''mecânicazinhas bonitinhas'' que estava rendendo muito para a empresa por causa do competitivo que estava sendo muito assistido por isso, ou até stream que rendiam popularidade pra empresa pelo fato desses campeões atraírem mais publico, um exemplo disso foi o rework no aatrox, o campeão era literalmente um Tryndamere cavernoso que conseguia ser mais fraco que o mesmo, transformaram dele um campeão de auto-ataque igual Trynda para outro campeão com ''mecanicazinhas bonitinhas'' playmaker, e já tá bem claro o que a Riot pretende fazer com esses reworks; investir mais ainda na nova comunidade.

Mas.. como isso aconteceu? como que de um dia pro outro os campeões terem mobilidade é oque fazia eles mecanicamente desbalanceados?

Isso já existia a bastante tempo porém não era algo tão comum, se um campeão tinha um scape forte ele era punido por ter essa skill, mas hoje em dia eles não sofrem mais disso. vou pegar de exemplo um texto que o' W4R Ensembl3', um main veigar tinha postado na comunidade sobre os campeões de mobilidade:

''Houve uma época, em que a nova pré temporada era uma das melhores épocas de jogar League of Legends. Ninguém se via atrelado a um conceito do jogo. Eram tempos de pura descoberta e diversão. As pessoas compartiilhavam boas risadas quando as coisas funcionavam, e também quando não. Talvez você se lembre desse momento: ''

Stackzin_1-1614918979222.png

Esse talvez tenha sido o último em que existia uma coisa saudável no jogo.

1.1 - O instante

''Em algum momento após a season do cachorrinho, League percebeu que jogava uma partida infinita, ou deveria ser: o jogo do balanceamento de campeões específicos. A cada patch, ela percebia que alguns campeões não tinham como balancear, ou ela "deletava" do jogo (deixava extremamente fraco), ou o campeão era pick ou ban.''

Exemplos:

Stackzin_2-1614918978885.jpeg

Stackzin_3-1614918978949.jpeg

Stackzin_4-1614918978721.jpeg

Stackzin_5-1614918978897.jpeg

Stackzin_6-1614918978896.jpeg

Stackzin_7-1614918978883.jpeg

Stackzin_8-1614918978785.jpeg

Stackzin_9-1614918978945.jpeg

Stackzin_10-1614918978887.jpeg

.........................................................................................................................................................................................................................................................

Ela percebeu, que a MOBILIDADE era um conceito que impactava mais que qualquer outra no jogo.

1.2 - A decisão 

Certo dia, um doidão da Riot chegou com uma "genial" ideia nos porões da rito gomes. Se a gente não consegue balancear o jogo por conta da mobilidade, vamos dar mobilidade pra GERAL FODASE.

1.3 - Primeiras mudanças

Pinstouro na selva para ajudar os campeões sem mobilidade a participar do jogo, com um pouco de mobilidade e informação.

2.0 - As consequências

Perda de 70% de Jogadores para 20%.

2.1 - Rip ADCs

Com os Junglers mais pistolas do que nunca, extremamente eficientes e presentes, a primeira classe oprimida no jogo foram os ADCs, em especial os imóveis (QUASE TODOS).

2.2 Rip lategame

Com os Junglers mais pistolas do que nunca, os campeões que precisam crescer sumiram.

3.0 - O doidão da Riot ataca novamente

Para balancear o jogo, a Riot decidiu adaptar todo o jogo ao novo conceito, ao invés de voltar atrás para algo saudável a Riot resolveu arriscar tudo pra ir com esse ''novo estilo de jogo'', que é basicamente, ou você tem mobilidade ou você não vai respirar no jogo.

3.1 - Mudanças em "benefício" de campeões lategame para compensar

3.1.1 Mudanças itens AP:

- acabou a tática de guardar mana, vamos encher o cu de geral de mana modificando itens;

- cdr? coisa de velho, vamos ir com uma aceleração de habilidade que ja começa em 10%

resumo: campeões AP buffados para compensar a força dos campeões móveis.

3.1.2 Doidão da Riot tem mais uma ideia ''brilhante''.

- Gold dos minions? Vamos tirar um pouquinho até os 10 minutos... MAS VAMOS COMPENSAR COM QUASE O DOBRO AOS 35.

3.1.3 Mudança nas torres

- As torres tão caindo muito rápido? Vamos BOTAR ELAS DE PAPEL FODASE. Assim, cai de um lado do mapa, mas cai do outro também, a gente acaba "compensando" pro jogo ser balanceado;

4.0 - O doidão da Riot ataca novamente 2

Temos que botar os ADCs de volta no jogo?! Não, vamos dar uma desculpa e dizer que é nossa estratégia que a bot lane vai ser pra todos os campeões. 

Vamos também botar uma poha de um critão parecendo um tiro de um 3 oitão no primeiro hit pro adc fazer algo antes de ser estourado por quem tinha mobilidade. 

5.0 - Novos campeões?

Samira, Yone, Qiyana, Sylas,  Kayn, Ornn, Zoe, kai'Sa, Pyke, Taliyah,

Gnar, enfim a lista é imensa.

''Faça uma reflexão você mesmo, dessa lista, quais não tem um dash ou uma skill que deixe ele seguro caso fique mal posicionado?''

5.1 - Rework

''Não está convencido? Olha a lista dos últimos updates''

Nunu, Akali, Aatrox, Irelia, Cho'Gath,Swain,Evelynn,Xin Zhao,Urgot,Galio,Warwick,Shyvana,Yorick,Ryze,Taric,Shen..

''Desses ai, os únicos que não entraram em Tier S+ na primeira semana de lançamento foram o Cho'gath, Warwick, Shyvana, Yorick, e você sabe o por quê? nenhum desses tem uma skill que se reposicione ou que fique seguro na fase de rotas.''

5.2 - Planos futuros

''Morgana, Corki, Cho'Gath, Dr. Mundo, Fiddlesticks Kennen,Kog'Maw,Nocturne,Mordekaiser,Pantheon,Rammus,Skarner,Shaco,Udyr, Volibear.''

''Quantos desses precisam da tal mobilidade pra estar no meta? Quase todos?''

6.0 Resumo e conclusões

''A mobilidade oprimiu diversos outros conceitos. Como causa poderíamos dizer que ser ''playmaker'' com os campeões de ''mecanicazinhas'' é mais impactante comercialmente para a empresa do que um jogo balanceado. Se um campeão não pula paredes, ele foi tornado inviável para o jogo. Um campeão como Mordekaiser, Poppy, Volibear, Olaf, Mundo, Cho, Singed, Trundle... por mais forte que estejam, não conseguem impor pressão de forma tão eficiente como outros.''

''Eu não tenho nada contra campeões móveis, mas o fato é que Lee Sin e Ezreal, e mais recentemente Camille, Kai'Sa, Kayn e Rakan estão SEMPRE, tops na lista de play rate. Citações indiretas a Irelia nova, Le Blanc, novo Aatrox. Eles excluiram totalmente a comunidade que jogava com os champions simples e que fazia o jogo ser simples e foi isso que fez o jogo ser popular e ficou esquecido, ultimamente o jogo é só pra um público mais jovial para esses campeões de ''mecanizinhas bonitinhas.''

Mas qual seria a solução que a Riot poderia fazer para tornar o jogo saudável novamente?

São tantas maneiras.. aumento de cooldown para poderem penalizar campeões que ficam utilizando a skill pra fugir de mal posicionamento/dar engage toda hora.

Ou transformar algumas skills em target para que possam ser usadas em caso de engage por ser anti-jogo em questão de evitar posicionamento ruim/ganks toda hora.

Enfim, a lista pra consertar isso seria imensa, mas eles já tiveram chance de reverter isso lá no começo como eu disse, mas eles investiram tanto nisso que provavelmente não vão voltar atrás tão cedo..

O problema nem e a mobilidade em si, mais o fato de não haver counterplay e nenhuma fraqueza no kit para compensar essa mobilidade,  a sensação que eu tenho e que a riot esta transformando o LOL num mero jogo de luta onde se vc quiser vencer precisa pegar o que é roubado e tao matando a estrategia do jogo, eles nerfaram a visão, nerfaram tp, e estão diminuindo o tempo dos jogos, os novos campeões são quase impossíveis de balancear sem deixa-los inúteis ou quebrados. Pelo menos pra mim isso e broxante, mais parece que é isso que a comunidade quer um jogo de 20 min, com 50 mortes para cada lado.

Eu respeito a opinião de todos, mas, quem gosta de muita mobilidade não acha que o jogo nasceu e cresceu com diversos elementos de micro e macro, e que essa mobilidade tirou a importância de alguns desses? Isso não descaracterizou um pouco o jogo?

Quando eu comecei a jogar, eu assistia bastante stream, e via que existia um jogo  inteligente nas ações, e eu não percebo tanto isso hoje. O jogo é mais mecânico e menos tático. Você circuitava a jungle na cabeça com um objetivo, alcançar farm e ganks eficientes. Com esse monte de boneco móvel e homeguard, é muito fácil só mecanizar e matar inimigos, invadir... parece que o mapa hoje é bem menor que outrora. Não existe tanto controle de mana, de visão e de objetivos. Level 3~5 tem um campeão nas suas costas, que entrou na sua jungle, farmou 2 campos e te divou. Quem se lembra que até os campos da jungle matava a gente se não tivesse um conhecimento de kiting?!

• Conclusões lúcidas

Como Resultado, o jogo se tornou mais mecânico e menos tático. Hoje em dia você ser Playmaker vai impactar mais no jogo do que você ter conhecimento dele, raramente a gente vê alguém no diamante/platina que realmente saiba táticas como zooning, Freezar wave, Spot de sombras e etc, e mesmo que saibam isso o maior e mais grande fator que os fizeram subir é o fato de ser playmaker.

Mobilidade é algo bem fácil de balancear, sabe?

Diminuição de distância, transformamento de skills em target, enfim a lista é imensa e eu já falei disso no começo.

Mas a Riot sabe que não pode fazer isso pra não perder o único público que ainda não abandonou ela; a fanbase Playmaker, no qual ela abriu mão de todas as outras pra cria-la, por isso quando um campeão com mobilidade é reclamado pela comunidade (pois óbvio que o fato de não ser saudável pro jogo já não é motivo pra nerf para a Riot) eles sempre nerfam o Dano, Vida Base, Ad, Ap, enfim dão inúmeros nerfs MAS NUNCA tocam na mobilidade do champion.

Exemplos;

Akali, Irelia, Yasuo, Camille etc..

Para eles, fazer uma mudança péssima para agradar um certo público para ter lucro é mais recompensante do que ter um jogo estável ou balanceado, e mesmo que você me diga que ''tudo gira em torno do dinheiro'' ainda assim a Riot perdeu muito dinheiro com essa escolha arriscada de meta mobilidade, ou esses campeões acimas a Riot deleta por nerf (inviabilidade por fraqueza) ou ele fica pick ou ban, nunca tem um meio-termo 'saudável'.                              

Eles não aceitam que tem certos tipos de característica que a mobilidade fornece que não tem como deixar saudável sem nerfa-la diretamente ao invés de nerfar outras características de um campeão.

E existe uma diferença entre a mobilidade saudável e a habilidade nociva;

A mobilidade saudável é punida quando o jogador usa ela incorretamente ou simplesmente spamma ela toda hora, o jogador tem de arriscar usar ela pra engage ou então guarda-la para fugir porém que ficara punido por não ter engage;                 Tristana, Khazix, Ahri, Shaco                                                                                              E alguns outros são exemplos de campeões com mobilidade 'saudável', eles decidem entre dar engage/pick off e ficar sem a skill para fugir caso não de certo, ou simplesmente guardam a skill para ficar fugir ou ficar safe porém que não poderá usar ela na primeira ocasião.

A mobilidade Nociva é a mobilidade não pode ser punida, geralmente pelo fato do jogador spammar ou utilaza-la de forma péssima e ainda não ser tão cobrado em comparação a péssima utilização dela, tanto por quantidade de vezes que é usada ou por quantidade de mobilidade que o campeão tem                                                              Akali, Irelia, Yasuo                                                                                                             e muitos outros são exemplos disso. A mobilidade não é o problema, mas sim a falta de reação e counterplay que a mobilidade nociva causa, a fumaça da akali é literalmente um Zhonyas com 10 segundos de cooldown + invisbilidade já refletiram sobre isso? essa é a definição de uma mobilidade nociva, e é por isso que a Akali é nerfada, mas como sempre nerfam Ap, Vida e etc, nunca vão tocar na mobilidade dela, e hoje o campeão esta cada vez mais fraco porém continua forte mecanicamente, não existe um meio termo de ''saudável''. E tudo podia ser diferente.

E esse não foi só o único fator de como o jogo tá menos tático, uma coisa que não vejo ninguém tocando no assunto é sobre como as runas estão menos táticas também.

Nas runas antigas (Talento) era algo completamente diferente de hoje, não existia uma runa fixa pro campeão, era tudo tão.. tão.. adaptável sabe? tudo se adequava com Matchup, Composição de times, Setup de Junglers/Gank, enfim os fatores são inúmeros, não existia runas fixas, tudo se adequava com o jogo e como iria ser; você era recompensado por entender do jogo e sobre matchups.

Olhando para essas novas runas , são algo tão superficial e frio sabe? não existe mais algo adaptável, as runas são fixas pra cada classe, não era algo único que você criava, hoje em dia elas são tão.. tão.. sabe, igual uma receita de bolo, saca? hoje você só da Ctrl + c e Ctrl + v em runas que a maioria usa que vai ser a ideal, não existe algo único que você pode aperfeiçoar nelas.                                                                                                       

''Se você é lutador você usa conquistador                                                                                          Se for Mago ou campeão de Poke você usa cometa                                                                         Se for campeão de Burst Eletrocutar e Colheita''

tipo.. é algo tão ditado sabe? não é algo que você aperfeiçoa e deixa de um jeitinho único e especial de um jeito que você goste, saca? isso mata completamente aquele slogan de ''jogue do seu jeito'' que a Riot usa pra atrair novos jogadores.

E com tudo isso que matou a tática e o recompensamento que você tinha quando tinha conhecimento de League of Legends o 'fator sorte' começou a impactar MUITO o jogo, quantos jogos são perdidos já na seleção de campeões?

mas essa questão eu deixo em aberto para vocês tirarem suas conclusões, não existe algo concretamente certo.

E pra você, a mobilidade (excesso) melhorou ou piorou o jogo?

Não falei nem metade mas acredito que já é o suficiente para criar uma conclusão sobre como o micro se tornou mais essencial que o macro, Mas agora eu vou entrar em um detalhe um pouco mais pessoal, vou entrar sobre as AÇÕES DENTRO DA EMPRESA, para dizer que não foram só as escolhas que a empresa fez no jogo que fez ele decair tanto.

• Riot Games por dentro e suas 

ações tóxicas e nocivas dentro da

empresa.

A Riot está sim perdendo lucro e esta tentando fazer os jogadores pensarem o contrário, você foi um deles?

E se o gráfico ENORME que eu coloquei no inicio do tópico que a taxa de jogadores diminui de 70% pra menos de 20% não conseguiu  congelar essa ignorância que muita gente tinha tampouco imagina uma opinião de um jogador ''antigo''. Da pra ver que a Riot conseguiu perfeitamente fazer com que os jogadores imaginem que a popularidade deles aumentaram, que estão no seu ''tempo de ouro'' sendo que em 2019 eles entraram em crise pois tinham sido multados duas vezes em BILHÕES de DÓLARES que dariam quase 10 bilhões de Reais por que os criadores da empresa tinham sido acusado de assédio sexual, quantas pessoas você viu que citaram isso? eu vejo ninguém tocando nesse assunto e ninguém ao menos sabe da existência disso por que tem muita poeira sendo varrida pra debaixo do pano.

Fontes:

https://maisesports.com.br/ceo-riot-games-processado-assedio/

https://gizmodo.uol.com.br/assedio-sexual-ceo-riot-games/#:~:text=De%20acordo%20com%20os%20sites,sex...

https://www.espn.com.br/esports/artigo/_/id/5082661/seguindo-investigacoes-internas-riot-suspende-ch...

https://observatoriodegames.uol.com.br/destaque/processado-por-mil-mulheres-estudio-de-lol-continua-...

Detalhe que cada processo é um caso diferente, literalmente nenhum desses tem conexões.

E isso foram só casos que foram ao ar, por que provavelmente os outros casos de assédio sexual e hostilidade no trabalho tá em situação jurídica agora e não pode ser comunicada ao mundo.

Conclusão: A Riot Games perdeu 10% da sua receita ANUAL em UM DIA, repito, UM DIA, receita ANUAL.

Mas óbvio, você vai falar que eu estou ficando maluco, vai falar que eu não sei do que eu estou falando, mas o jeito que a comunidade são tão influenciáveis como massa de pizza que o padeiro só bate e molda como quiser é nojento.

Acredito não precise muito de conhecimento econômico pra confirmar pra você que também deve entender já que provavelmente também deve trabalhar em uma empresa; se eles perdem Muito dinheiro em Pouco tempo, acontece um efeito estufa dentro da corporação, e sabe o que é pior que perder 1 bilhão em um ano? é perder 90 milhões em um dia.

E com essa perda em um dia, a empresa ficou sem dinheiro por alguns meses pois a renda deles não era única,  a principal renda da empresa na época era o competitivo (ao contrário de hoje que são as skins), porém como era final de ano estava tudo acabado.

Resultado: Muitos Funcionários foram despedidos por falta de salário ou se revoltaram por salários mal recebidos e isso gerou um **bleep** clima de trabalho hostil e etc, além de acumular mais processos por abusividade de patrões ou por quem estava em cima da cadeia alimentar da empresa, processos e trabalhos mal-finalizados foram acumulando.

E isso foi como um efeito bola de neve na empresa, na qual a bolinha de neve começou a se tornar uma avalanche de caos e desespero, desde 2 semanas depois disso, ela está até agora lançando campeões, skins e de tudo desesperadamente para tentar se recuperar disso depois de dois anos, hoje em dia vem uma linha de skins a cada dois patchs, a qual tempo atrás era só um evento a cada 4 meses, além dela resolver criar outros jogos e tentar expandir para Mobile, criar um jogo de Cartas, um jogo de Autochess, e isso saiu do papel apenas duas semanas depois destes processos, um tanto.. questionável, não?

E eles não dão rework justamente por não dar lucro e por isso focam em campeões novos e skins novas, e isso é o único ponto que eu concordo com você, por que de resto achei bem medíocre, uma comunidade inteira ser massacrada pra dar espaço pra outra não tem que aceitar por que ''as coisas mudam'', e além de ser um pensamento antigo e autoritário eu imagina que teve bastante ditador que pensava da mesma forma.

não esta convencido? a Riot começou a lançar campeões desesperadamente de um dia pro outro. tudo isso começou no inicio de Janeiro de 2019 quando anunciaram o Pyke, e menos de duas semanas a Riot ja anunciou outro campeão; A neeko e o Sylas. 

A comunidade ficou tão surpresa com o presentinho que eles ganharam olha só.. não se forçaram nem a entender o que deu para isso acontecer, e isso só foi descoberto quase um ano depois, quando a justiça forcou eles a liberarem os casos, quem passou aquele tempo criando tópicos sobre o que poderia ter acontecido foi chamado de ''lunático''. 

Esses campeões foram anunciados em janeiro de 2019, e olha só, duas semanas depois disso acontecer na empresa.. um pouco questionável não?

''áhh!! Pegou 200 mil viewers em uma stream!!'' po legal, mas esses 200 mil cobrariam pelo menos 1% dessess 60% restante dos jogadores do gráfico da comunidade de 2015/2016 que pararam de jogar? A Riot está começando a colapsar e isso tudo por ela mesma, ela jogou um dado arriscado e tinha duas oportunidades para voltar atrás e ainda assim continuou persistindo por teimosia,  mas enfim, se nem dados provados conseguem destrair a ignorância de uma comunidade tampouco uma voz de uma comunidade que foi ''massacrada''.

• e o por que isso deu certo ? por que ninguém reclama ou se quer toca no assunto, raramente vejo alguém criticando algo, criticando as cagadas que a empresa faz, a péssima administração, nínguem protesta ou cria uma resistência mais.

Agora eu vou de um ponto

mais a fundo, nossa cultura de

não criticar.

A comunidade Brasileira de League of Legends, ao contrário da Coreana que é um cenário muito desenvolvido ao contrário do nosso não reclamam. Ou se não isso quando veem alguém criticando ja vão direto apedrejar o cara o chamando de ''saudosista''.
Basicamente provavelmente vai ter umas 30 pessoas me respondendo me chamando de ''frustrado'' geralmente os mesmos jogam com esses bonecos de ''mecanicas botininhas'', mas aliás, reclamar é ser frustrado?
Posso te garantir que sou bem menos frustrado que você que apenas aceita tudo de boca calada, não protesta, não reclama e apenas aceita tudo do que a empresa fez por que isso te beneficia ou por que você apenas não tem vontade.

Se tem alguma coisa que eu nunca vou entender é este argumento de ''as coisas mudam'', aliás né por que eu vou criticar um jogo que fez tanta parte da minha adolescência nos momentos felizes e hoje não está nem me fazendo feliz mais ou dando mais vontade de jogar, afinal, as coisas mudam né?

esse argumento só não é mais deplorável do que as pessoas que dizem que ter entendimento de política é inútil pois '''não vai fazer diferença pois o cenário atual de politica nunca vai mudar, vai continuar sendo uma bagunça corrupta'''

é por isso que nosso cénario Brasileiro vai ruim, e não falo de Lol, as pessoas não querem mais saber de nada, não críticam nada, apenas aceitam tudo que é oprimido em cima deles e na minha opinião um povo tão deploravel assim merece tudo isso.

Se as coisas mudam para pior a gente DEVE criticar, é literalmente as críticas que fazem as coisas melhorarem, a gente tem que se manifestar e criar mais resistência sobre o que serviços sejam públicos ou privados fazem com algo que consumimos ou gostamos.

E outra que em nenhum momento eu critiquei isso de  mudar, de pessoas gostarem de campeões de 'playzinhas', mas sim que isso de fato prejudicou todo mundo que gostava da simplicidade do jogo que é o que fez ele ficar popular, as pessoas eram muito bem recompensadas por entender o jogo, saber jogar ele, ter uma 'macroplay' boa, isso ainda existe mas em comparação a outros fatores de matchups, counters e etc o jogo acabou mais sendo mecânico do que macro.

E aliás o problema nem e a mobilidade em si, mais o fato de não haver 'counterplay' e nenhuma fraqueza no kit para compensar essa mobilidade, a sensação que eu tenho e que a riot esta transformando o LOL num mero jogo de luta onde se você quiser vencer precisa pegar o que é roubado e tão matando a estrategia do jogo, eles nerfaram a visão, nerfaram tp, e estão diminuindo o tempo dos jogos, os novos campeões são quase impossíveis de balancear sem deixa-los inúteis ou quebrados. Pelo menos pra mim isso e broxante, mais parece que é isso que a comunidade quer um jogo de 20 min, com 50 mortes para cada lado.

Eu respeito a opinião de todos, mas, quem gosta de muita mobilidade não acha que o jogo nasceu e cresceu com diversos elementos de micro e macro, e que essa mobilidade tirou a importância de alguns desses? Isso não descaracterizou um pouco o jogo?

Quando eu comecei a jogar, eu assistia bastante stream, e via que existia um jogo inteligente nas ações, e eu não percebo tanto isso hoje. O jogo é mais mecânico e menos tático. Você circuitava a jungle na cabeça com um objetivo, alcançar farm e ganks eficientes. Com esse monte de boneco móvel e homeguard, é muito fácil spotar inimigos, invadir... parece que o mapa hoje é bem menor que outrora. Não existe tanto controle de mana, de visão e de objetivos. Level 3~5 tem um campeão nas suas costas, que entrou na sua jungle, farmou 2 campos e te divou. Quem se lembra que até os campos da jungle matava a gente se não tivesse um conhecimento de kiting?!

e é justamente por isso que nossa região é ruim em todos os aspectos, sociais e até políticos, quando foi a última vez na vida de vocês que vocês viram alguém protestando na rua por alguma reforma trabalhista da presidência? por que a última que eu vi foi em 2012, acredita? eu comecei a jogar isso na adolescência ainda. e provavelmente seus filhos nunca verão um protesto na vida se a gente não mudar isso, eles se aproveitam disso. hoje em dia as pessoas não se forçam a entender o que esta acontecendo, lembro até hoje em 2017 que a Riot fez o patch 8.13 que matou os adc's, muita gente parou de jogar lol, muita gente protestou nesse mesmo fórum, isso chegou até mesmo na rua na sede da Riot Games, acredita? E acredita, a Riot reverteu isso, por que estavam todos unidos pra uma causa, hoje em dia o servidor esta totalmente dividido e a Riot está se beneficiando disso, e mesmo que esse meu textão que escrevi e demorei uma hora pra fazer atinja UMA pessoa, pra mim ainda assim vale muito apena, protestar, reclamar, e exigir algo do que só desistir e ficar calado ver alguma empresa destruir o que  você gosta de jogar, um jogo que eu me divirto,e você também provavelmente se diverte.
Aqui fica meu desabafo de um Ex-Player de League of legends que parou de jogar a 4 anos atrás e decidiu voltar hoje pra ver como tá e conseguiu ser muito pior.
Tem tantos fatores, tantas coisas que fez essa empresa decair que se desse pra escrever tudo daria pelo menos três páginas de um blog inteiro, mas infelizmente meu tempo é curto e provavelmente pretendo postar tudo em um fórum maior, por que eu apenas falei das ações do balanceamento, não cheguei nem a falar das pessoas que administram, o que acontece dentro daquela empresa, os mais de 10 processos que a empresa teve que pagar Milhões por acusações de assédio sexual/outras péssimas administrações e até falta de caratismo dos fúncionarios dentro da empresa e muitos outros.

Eu não queria mesmo fazer esse texto, eu nem ao menos gosto de escrever, tanto menos ler. Mas por mais preguiçoso que eu seja eu me senti motivado a sentar nessa poltrona e escrever isso, queria apenas dizer que a comunidade tem que se unir mais por mais dividida que esteja, embora sejam poucas pessoas, ainda estamos lutando por visibilidade, esse jogo já me fez muito feliz na minha época de ouro na minha adolescência de 15/14 Anos, direto chegava do Colégio e aterrissava pra jogar com meus amigos e se divertir com os bonecos que eu gosto de jogar, que hoje em dia são esses ai que estão abaixo da média, meus parabéns para quem não deixou de jogar com um campeão que se divertia para jogar com algo ''meta'' ou ''anti-jogo''. Vocês são os únicos resquícios da player Base antiga. E se eu crítico o jogo, as ações da empresa, é por que no fundo eu gosto do jogo, ninguem merece ver uma empresa pisando no jogo que você se divertia por anos.

Se essa minha crítica pareceu um pouco ''ofensiva'' para vocês peço desculpas, mas a intenção foi ser uma crítica CONSTRUTIVA para a empresa e ofereci soluções, qual a opiniões de vocês? quero saber a opinião da comunidade sobre isso mesmo que seja negativo, já que não vejo ninguém tocando neste assunto.

32 RESPOSTAS
SumRiftOnly
Tropa
Tropa

Mano só li verdades.
Eu perticularmente desisti do jogo, pq é impossivel "jogar do seu jeito", a riot praticamente destruiu qualquer variedade no jogo, tanto que é 1000x mais facil vc ver na internet algum pick metinha e jogar do que pensar e fazer uma build ou pegar algum champ que vc acha legal.
Cara na minha época eu dava pentakill de soraka adc mano, era só vc saber se posicionar, eu mandava umas builds dahora pq eu gosto de pensar em build diferentona, e era legal mano. Mas agora faz isso pra vc ver, tu da um passo errado e ja perdeu o jogo: ou seja é impossivel.
Outro personagem que eu comecei a jogar é Illaoi. Mano a mecanica dela dos tentaculos eu acho muito dahora e tudo mais, mas ela é simplesmente horrivel, todas as habilidades tem tempo de conjuração enorme, todas as habilidades ela tem que ficar parada pra usar, o E dela é extremamente bugado e o kit dela depende dms dessa skill, por exemplo o E dela só dura metade do tempo no Rumble por algum motivo.. Sem falar das hitbox toda zoada, o Q não aparece a hitbox as vezes, o E ultrapassa os inimigos as vezes, as vezes o personagem nem faz a animação. Eu tive que ler a Wiki pra entender como a passiva dela funcionava pq não falava nada dentro do jogo.
Mas real, o pior de tudo que ta acontecendo no jogo é o powercreep gigantesco e o mobility creep. A cada patch lança um campeão mais mirabolante que o outro e assim vai até o nivel de poder do jogo ficar tao absurdo que fica injogável e tem que fazer rework nos campeões.
O negocio do Flash por exemplo, todo mundo pega isso, e sabe pq? Mobility Creep! Vc automaticamente se coloca em desvantagem por não pegar Flash, e se todo mundo tem Flash qual é a diferença se ninguem tiver? Até os champ super móvel pega Flash, até EZ que já tem um Flash pega Flash, o négocio é que Flash te recompensa por jogar mal, tipo vc não precisa saber se posicionar bem pq qualquer coisa tu tem flash, tu n precisa saber perseguir o inimigo pq flash, tu n precisa saber desviar de skill pq tu tem flash. Dai vc vai e usa Flash pra fugir e o cara usa Flash pra te perseguir e vcs ficam na mesma. Pra mim é uma mecanica muito redundante e nóciva pro jogo. Mas Flash faz jogadas legais pra o e-sport então n pode tirar. Olha a solução perfeita era colocar um item que é basicamente o Flash, tipo uma bota com um ativo, assim nem todo mundo ia ser obrigado a pegar.
Enfim, a Riot nem parece empresa de jogo, parece mais empresa de Marketing, ela não da a mínima pra o jogo, toda a partida que vc joga tem pelomenos algum bug, ou então no cliente, sempre da um bug e eles não se importam nem um pouco. Mas pra lançar a Seraphine ficaram fazendo teaser na continha dela no Twitter por MESES, dai lançaram ela in-game e era a coisa mais basica e sem graça que eu ja vi, mas ela lançou com skin lendaria da KDA já. Essa é a filosofia deles, arrancar o maximo de dinheiro de gente que ta disposta a pagar em cosmédico pra bonequinho de jogo.
Riot n se importa pra o jogo só quer mamar nas tetas do LOL enquanto da tempo, arrancar o maximo de dinheiro possivel dos jogadores e eventualmente sair fora quando não tiver mais lucrando. Se ao menos eles se esforçassem 1% do que eles se esforçam nos filminhos que eles lançam no jogo..

SumRiftOnly
Tropa
Tropa

Alguem falou dos items, eu achei horrivel. Tirou muita variedade do jogo, vc não pode nem buildar 2 items iguals mais mano, sem falar que ao invés de diminuir o powercreep do jogo eles aumentaram. *cof* *cof* *amumu solando baron aos 20min de jogo com capa de fogo* *cof* *cof*

SumRiftOnly
Tropa
Tropa

Mano eu real não sabia desses escandalos da Riot de abuso meu deus... Eu fiquei sabendo quando aconteceu com o Smite, dai os caras demitiram o cara na hora e publicaram uma carta dizendo que nao compactuam com isso, atitudes completamente diferentes... que empresa podre, espero nunca mais ter que ver isso na minha vida. Ja deletei minha conta também e parei de jogar isso. Vergonhoso
e ainda os gado passa pano pra a Riot, muito gadinho meu deus.

Soraka Sexy
Arauto
Arauto

Não peguei a época de ouro do lol, infelizmente, mas eu sinto isso que você escreveu. Está extremamente chato jogar de soraka atualmente, considerando que 100% dos novos suportes fazem o que eu faço, só que melhor. Senna cura DE MAIS, da shield, protege de gank, da muito dano, tem alcance, e tal. Yuumi cura ficando basicamente IMORTAL dentro do adc. Seraphine cura com base na vida perdida, sem precisar acertar o Q, alem de garantir mobilidade, ter muito dano, CC em área, e por algum motivo que não sei, ser mais resistente que a Soraka. A empresa está deixando os campeões antigos MUITO pra trás....

MUFAS não se importa com os tickets ele ta nem ai

Cara, eu li esse tópico todinho com um gosto mt grande, principalmente na parte onde vc citou os talentos, que pra mim, é o que da mais saudades do ''antigo lol'', e além disso, eu concordo com tudo sobre a mobilidade que vc citou, o jogo atualmente passa uma sensação onde vc tem que jogar com o que é super móvel e impunível e dentro do meta pra n ser amassado e pisado, Sion que é meu boneco preferido a um bom tempo parece tão fraco e até mesmo ''inútil'' nos dias de hj que da até um desanimo jogar com ele que é um boneco que eu gosto tanto sabendo que vou levar pressão e mais pressão pros ''meta champs''...

FrostQueen Janna
Aronguejo
Aronguejo

Eu li praticamente 30% pulando mas provavelmente concordo com a maioria do texto e provavelmente tem pontos ai que venho reclamando por anos. Da pra ver que você é jogador antigo e percebeu as mudanças negativas ue a empresa fez durante os anos até chegarmos a essa coisa que temos hoje.

Parabéns.

Preguiça de ler tudo isso aí, mas entrei pra registrar descontentamento com a empresa e sua complacência infinita com troll - o que acaba por frustrar e segurar os jogadores em seus elos. Apesar de ser uma tática pra manter as pessoas interessadas, uma hora cansa. Tem que ter gente analisando games SIM, porque LoL é um jogo de 10 pessoas e você tem que identificar quem destoa perdendo de propósito. E não é pelo frag que se identifica isso.

Söran
Aronguejo
Aronguejo

Você deveria reformular o seu texto, exponha análises e gráficos com informações precisas e poste no reddit do leagueoflegends, se um post como esse for bem escrito, exposto e visto lá, pode mudar o jogo completamente.

@Guardian Of Gold Essa é uma argumentação completamente BURRA, sem sentido, estúpida, imbecíl.
O autor do post expõe que as runas antigas eram melhor pois davam flexibilidade ao jogo, os campeões tinham uma gama absurda de status que poderiam ser remodelados como quisesse, ele fala sobre um aspecto MECÂNICO DO JOGO, UMA QUESTÃO DE BALANCEAMENTO.
Aí vem você, com todos os seus 345 pontos de QI e a ÚNICA CRÍTICA que você consegue formular sobre as runas antigas é sobre o MODELO DE VENDA, O MODELO DE NEGÓCIOS, A COMPRA DA COISA, NÃO TEM NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, NECAS, NEM MESMO UM POUQUINHO DE CORRELAÇÃO, ENTRE UM E OUTRO.

TODA VEZ QUE EU VEJO ALGUÉM APRESENTAR O MESMO ARGUMENTO EM RELAÇÃO AS RUNAS ANTIGAS EU QUASE MORRO POR DENTRO, É DIFÍCIL PRA VOCÊ USAR O CÉREBRO E PENSAR QUE 305029342342% DO SEU ARGUMENTO IRIA SER POSTO ABAIXO SIMPLESMENTE SE DEIXÁSSEMOS AS RUNAS DE GRAÇA?

MEU PAI AMADO...

E seu comentário sobre os itens também não tem nexo nenhum, se você comparar os itens antigos com os novos verá que os itens antigos tem iterações BEM MENOS COMPLICADAS do que os itens de hoje, só ir lá na Wiki do jogo e comparar, fora que já vi INCONTÁVELMENTE vários players novos que NEM BUILDAM MÍTICO, sendo que o rush do item mítico é meta em praticamente maioria dos campeões, antigamente buildar qualquer coisa que fizesse sentido já trazia sua recompensa.

Eu não vou perder muito tempo escrevendo pq vc basicamente escreveu tudo q eu tinha pensado nesses últimos anos, falando por mim, considerado um player "oldschool" do lol q começou a jogar o jogo logo no começo da season 4 posso dizer q o jogo perdeu o seu encanto q tinha, as horas de diversão se tornaram em horas de frustração que cada dia fazia eu perder mais e mais a vontade de jogar o game, até chegar no ponto q eu me encontro hj, 6 meses sem abrir o game pq só de ver a tela de login me lembra do estado q o game se encontra e já me broxa instantâneamente.

como vc disse o micro se tornou muito mais importante, eu sempre fui main ADC, particularmente o Jhin, ele pode ser considerado um bonecasso?? pode! ele tem um dano muito explosivo, mas vc já parou pra pegar o quanto ele é punido por champs com essa mobilidade nociva?

Já perdi as contas de quantas rankeds eu perdi, pq não importava o quão forte eu ficava, o quanto de conhecimento pelo macro eu tinha, eu sempre acabava sendo burstado ou recebendo um dano sem conterplay desses champs playmakers que grande parte das vezes não estavam feedados, ou seja era sempre uma mecânica abusadora, vc arrancar um flash de um Jhin é a mesma coisa q arrancar uma perna dele, um vacilo é um abraço vc tá morto

resumindo, eu sempre tive percebendo isso q os meus amigos q jogam cmg desde 2014, vem parando de jogar o game pq não é algo mais q nos agrada, a comunidade do game foi trocada.
Completando 6 meses longe do game e até hj eu não senti uma mínima vontade de abrir o game pra jogar com o meu main q nem era antigamente. Se eu abrisse o game hj eu já saberia q eu ia pickar Jhin e ia ser abusado por esses champs playmakers q não tem conter play oq iria me frustrar e não ia ter uma experiência boa, oq me resta são lembranças desse game q marcou minha vida, fiz amizades q levo até hj, me ajudou em momentos difíceis e etc, mas infelizmente o jogo se tornou isso, e o encanto do game se apagou e cada dia q passa a única certeza q vem é q eu nunca mais irei jogar league of legends...
TNaruto
Tropa
Tropa

Man, gostaria de fazer esse topico virar um video, e queria saber se vc gostaria de fazer um nesse tema e a gnt planeja

Parabens. Eu jogo de Syndra e Lissandra, as duas são campeãs que não tem mobilidade, Lissandra tem o se E que ajuda ela a escapar de algumas furadas e a entrar em um combate mas ela e aquilo 8 ou 80 faz tudo ou nada falta dano ela não consegue explodir um adc com arco escudo imortal se não estiver fedada sem comentar que essa Aceleração de habilidade eu acho uma merda ela tem habilidades com Cd muito alto que a maioria das vezes não tem como contra-atacar o adversário por que seu Q tem quase 10Cd e seu W 15 seu E 26 ai vem um Zed que lvl 3 usa W Q E e te mata um Yasuo que voa pelo minios te da uma espada te matou um Yone que joga você pra cima da 1 Hit te mata ^^ Riot sabe muito bem como balancear, péssimo trabalho ela só que os campões que fazem bonito mas de bonito legal e divertido de se jogar contra não são. Syndra é uma maga muito forte Stuna explode os adversários, mas resolveram mexer nela ate estragarem a boneca, Já começa pela ult nerfaram o dano da ult e agora são dano por esferas se você não tiver umas 5 esfera no chão você não mata o adversário, sem CD e impossivel vc fazer 5 se voce colocar aceleração de habilidade na build dela voce não terá o dano bruto pra matar na ult mesmo com 7 esfera é capaz de você curar o inimigo. W  20 de dano verdadeiro ? KKKK a riot nos poupe meu amor, e sem comentar que o W trava  no ar e depois cai no chão quase nao da para perceber que ele da uma travadinha no ar para da tempo do adversário sair. mas Zed pode usar a sombra dele e sair imediatamente Samira pode usar habilidade para bloquear tudo agora Syndra não pode da um slow de merda no adversário,  E aumentaram o dano pra que ? para Nerfa e colocar aquele tempo que 15 sg não acaba nunca? Unica forma dela scapar e punir os adiversarios voces vao la e cagam na habilidade sendo que o resto já esta cagado ? Q Nerfa, Buffa,Nerfa,Buffa, se decida riot pelamor Bloquearam o Q agora não sai mais do limite do circulo, ah isso é para ajudar novos jogadores de Syndra acerta o Q aaaa vai mentir lá pqp ai estou contra um sylas que faz 1x5 tenho que chega perto para acerta o Q para dar dano ai ele pula em mim e me mata:). Era isso que eu queria falar :Champion104::Champion62: