cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Relive
Aronguejo
Aronguejo

[SUGESTÃO] Saiba o porquê o RP pode não estar justo e como isso pode ser solucionado!

Primeiramente, boa noite invocadores. Hoje eu vou falar um pouco mais sobre o RP. Quero lembrar que o intuito do tópico não é inferir que a Riot é mercenária, muito menos tecer críticas sobre a equipe do jogo. Apenas propor algo que seria bom para os jogadores e para a Riot.

Meu objetivo com o tópico é fazer com que isso seja posto em discussão dentro da empresa, ou ao menos obter alguma resposta que nos ilumine sobre a viabilidade da sugestão. Para isso, peço o apoio de vocês!

Como funciona o preço do RP?

O preço do RP se dá pela conversão do preço em dólares convertido para Real. Em outras palavras, o valor que nós pagamos em R$ depende do quão baixo ou quão alto estamos em relação ao valor dos dólares. Mas a cotação não importa para o quanto pagamos na prática, e sim o salário mínimo de onde vivemos.

Minha proposta é que a Riot deixe de usar essa cotação como uma regra para estabelecer o preço do RP nas regiões. E o meu argumento é que ela não estaria diminuindo, mas aumentando suas receitas caso aderisse a essa sugestão. As justificativas são:

Primeiramente, porque é justo. Um brasileiro não paga o mesmo que um estadunidense por RP, e sim paga bem mais na prática. O salário mínimo nos EUA são por horas (7,25 dólares). Trabalhando 8h/dia de segunda a sexta (como no Brasil), no mês de janeiro, você ganharia 1.160,00 U$.

Em outras palavras, o "salário mínimo" prático nos EUA, para a mesma carga horária do Brasil, são 3728,82 R$ convertidos. Isso é o que eles ganham. 50R$ de RP (2980 RP) é 1,34% do salário mínimo deles.

O salário mínimo no Brasil é 954 R$ atualmente. Isso quer dizer que 50R$ de RP é quase 5% do salário mínimo Brasileiro. É triste pessoal, mas a revelação vem agora: fazendo uma rápida comparação, o preço de 2980 RP (50R$) para um americano... é o mesmo do que seria para a gente pagar R$ 12,80. Para eles, na prática, o RP é 4x mais barato, levando todos os fatores em consideração.

Ok, mas a Riot não tem culpa se o Brasil é uma vergonha de país, não é, Saint?

Sim! Eu concordo plenamente. Minha ideia não é que a Riot pague o pato. A Riot também seria beneficiada se aderisse ao RP de acordo com % do salário mínimo.

O RP, na essência, não tem custo para a Riot. É só gerar. As mudanças não são prejudiciais caso não diminuam o valor total bruto em R$ que o server BR vende em RP.

Com a diminuição do preço do RP resultante da adoção do novo método, os jogadores iriam aclamar a Riot. A receita iria aumentar, já que graças ao preço acessível somado ao sentimento positivo, um número muito maior de pessoas iriam colocar RP. Quem já põe 50 R$ de RP, iria continuar colocando os 50R$, e quem não põe RP com certeza poderia passar a colocar. O conteúdo pago do jogo poderia se expandir e muito com isso (sem pay to win). O número de jogadores de LoL no mundo é altíssimo, a Riot não tem como não ganhar muito com essa medida, mesmo que revolucionária.

Claro que a sugestão não é uma regra, poderia existir, por exemplo, um MÁXIMO de % de acordo com o salário mínimo (ou salário mínimo médio da região) para cada remessa de RP.

Enfim, esta é a sugestão. Conto com o apoio de vocês e um retorno da Riot! ^^

A única pessoa que está te impedindo de upar é você mesmo, que não consegue admitir seus erros. - paiN Kami
10 RESPOSTAS
Chaltier
Tropa
Tropa

"O RP, na essência, não tem custo para a Riot. É só gerar. " . Parei de levar a serio aqui .-.

SeventhYuu
Dragão
Dragão

"O RP, na essência, não tem custo para a Riot. É só gerar."

Discordo. Isso geraria muitos problemas econômicos, pra mim é a mesma coisa que pedir pra Casa da Moeda fabricar mais dinheiro. O RP vai perder o seu valor nessa "brincadeira".

Bem, é só a minha opinião, pelo o que eu sei sobre economia.

Dizzie
Lenda
Lenda

Parei de botar RP naquela atualizacao de 2015 ou 2016, nao lembro.

@Lienea escreveu:
"O RP, na essência, não tem custo para a Riot. É só gerar. " . Parei de levar a serio aqui .-.

'Parou de levar a sério' e não sabe sequer explicar o porquê de eu estar errado. 😕

A única pessoa que está te impedindo de upar é você mesmo, que não consegue admitir seus erros. - paiN Kami

@SeventhYuu escreveu:

"O RP, na essência, não tem custo para a Riot. É só gerar."

Discordo. Isso geraria muitos problemas econômicos, pra mim é a mesma coisa que pedir pra Casa da Moeda fabricar mais dinheiro. O RP vai perder o seu valor nessa "brincadeira".

Bem, é só a minha opinião, pelo o que eu sei sobre economia.

Explique, então, quais problemas econômicos isso iria gerar e o porquê.

Não, não é a mesma coisa que pedir pra Casa da Moeda fabricar mais dinheiro. Na verdade, não é uma situação sequer comparável. Basta você se ater ao fato de que quem define a cotação entre as moedas e o RP é a própria Riot Games. Quem tem monopólio e decisão completa sobre quanto vale cada skin, é a Riot Games. Nada pode desvalorizar. A única explicação que você poderia me dar, é as pessoas pararem de comprar RP. E sinceramente, eu duvido bastante que o número de vendas diminuiria no contexto que eu citei. Iriam decolar.

A única outra saída que você poderia ter para justificar uma "desvalorização", seria que cada skin iria se tornar mais acessível no Brasil. Acontece que isso é uma falácia, pois é PROPORCIONAL. O valor das skins aqui seria tão acessível quanto é lá nos EUA. A % sobre o salário mínimo é exatamente a mesma.

A receita da Riot nos países que estão "prejudicados" na aquisição de RP devido a realidade econômica iriam vender bem mais e a receita iria aumentar. Então, me explique, se for possível, QUAL problema econômico isso traria.

Por fim, volto a dizer: Não há custo para gerar RP. Ele só está envolvido num contexto econômico, como moeda. Mas está LONGE de ser comparável as moedas dos países, com as cotações fora de controle e etc. No mais, bora parar de ser um povo tão conformado e inferior aos outros.  Vlwflw.

Kansai
Dragão
Dragão

Maravilha, ai um europeu ou americano passaria a conta para o nosso servidor Compraria RP no valor da nossa porcaria de moeda sem valor comercial e retornaria sua contara para o servidor de origem após gastar a montanha de RP que comprou com 75% de desconto... nossa genial, só se a Riot fosse uma empresa comandada por acéfalos.

Não faço parte de um "povo conformado", só afirmei isso com base no que eu sei sobre economia e no que já foi falado aqui no fórum, que não iriam abaixar o preço. Não pretendo explicar nem dizer motivos, já que foi um achismo meu, mas seria bom se vc apresentasse à Rito pra ver o que eles acham.

@Kansai

Duas transferências de server custam um total de 5200 de RP. Existe uma taxa só para você poder trocar sua moeda. Isso poderia ser solucionado colocando um delay de 3 meses para poder trocar novamente de server. O numero de pessoas que faria isso seria risível.

Uma transferencia custa 1300... duas custam 2600
Trixx
Aronguejo
Aronguejo

Cara, gostei muito do seu post, mas acho isso meio inviável. Acho que tem dois pontos principais que a RIOT julgaria para desconsiderar essa ideia:

1. Econômicamente falando, uma baixa nos preços gera um incremento gigantesco de receita sim, porém EM CURTO PRAZO. Ou seja, em 3 meses há uma "ressaca de transações", pois pense pela lógica do jogador que queria muito a skin da lux e uma do Aurelion (critica aqui pelo cachorrinho espacial não ter ganho skin), ele simplesmente vai comprar as duas na baixa de preços, e não vai querer adiquirir nada por um bm tempo ou até que surja um novo conteúdo que chame a atenção dele (o que geraria mais um custo de investimento). (Aliás, por favor, não generalizem, é só um exemplo dentre outros vários).

2. Apesar de ter uma sede brasileira, os custos da Riot são mensurados em dólar, pois para produzir skins e conteúdo de jogo, é tudo feito no NA. Logo, se eu pagar R$12,80, a RITO vai receber U$ 4,00, sendo que lá, por 2980RP eles cobram U$ 20,00. É 5x inferior.

Ou seja, o problema é a nossa moeda amigo, que é muito desvalorizada em relação ao dólar (margem de 4:1) o que eu considero um absurdo que nem você. Talvez se você revisar estes pontos a ideia fique mais completa e mais viável a se considerar.