cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Mango Sent
Moderação
Moderação

Saiu no Reddit! - PQC - Kayle e Morgana, a Justa e a Caída


Heyo pessoal!

Vocês também vieram aqui para presenciar a briga entre as irmãs? De um lado Kayle, com suas asas angelicais ela vai escalar tanto no fim da partida que você nem vai saber o que te abateu, e no lado oposto temos a Morgana, agora sabemos que ela possui pernas, e para a infelicidade dos que ainda estão enraizados em suas habilidades, podem continuar parados esperando a ela acabar, pois continua a mesma.

Para quem não conhece o Ask Me Anything(AMA)/ Pergunte Qualquer Coisa(PQC), um indivíduo ou grupo que participou de uma experiência se dispõe para responder perguntas relacionadas a um assunto em pauta, pratica que é bem comum e que surgiu lá no Reddit.
Como este conteúdo é feito apenas em inglês sem nenhuma tradução, achamos interessante trazer este tipo de informação para nossa região também.


Nesta edição do Saiu no Reddit bora conferir as perguntas e respostas sobre o processo de rework da Kayle e Morgana, tivemos várias perguntas de mecânicas, lore, e algumas curiosidades, só lembrando que não tranduzimos todo o conteúdo, pois sempre há piadas internas ou coisas bem irrelevantes a discussão, então caso queira ver a discussão inteira, confiram o post original do Reddit.


Para quem ainda não sabe do que estou falando e está jogando com os campeões sem notar diferença alguma nos campeões, confira os links abaixo:



vwhipv:
Olá, por que foi escolhida uma voz meio robótica para a skin Kayle Asas Etéreas?


Reav3:
A ideia era que sua armadura estivesse “possuindo” a Kayle aos poucos. Depois de alguns testes percebemos que a ideia não estava se encaixando bem com o modelo/slash. Vamos remover este processamento robótico na voz lá pelo patch 9.6.



whisperkiller42:
Sobre a lore, como a Kayle e Morgana se comparam aos campeões Pantheon/Diada/Leona que são Aspectos? Elas podem ser consideradas Aspectos ou algo totalmente diferente? Seus poderes vem de algum lugar?


Jellbug:
Oi! Elas não são tecnicamente Aspectos, pois são filhas do Aspecto da Justiça e ainda tem uma metade mortal. Ambas receberam seus poderes Celestiais durante a gestação de sua mãe - que escalou o Monte Targon neste período.

Por este motivo, Morgana e Kayle representam lados diferentes da justiça. A visão da Morgana é pelo lado da redenção onde a justiça deve vir do sofrimento, já a Kayle tem o foco na lei, punições justas que protegem os mais fracos.

Dá uma conferida nas bios e histórias delas para mais detalhes (:



Vayatir:
A curva de poder da Kayle é uma das mais extremas no League of Legends, começando como um dos campeões mais fracos no início de jogo, depois destruindo tudo caso chegue no nível 16. O que fez vocês irem para este lado e deixar sua curva mais extrema comparado ao pre-rework.


RiotAugust:
Decidimos fazer a Kayle passar por esta evolução de poder igual a Kayle antiga nas transições de ataque corpo a corpo para ataques a distância, também já era conhecido que a troca de tipos de ataque eram feitas de formas estranhas e sem muito feedback. Assim ter um campeão corpo a corpo que ascende para ataques a longa distância ao decorrer do jogo dá um sentimento bem legal poder.

Kayle foi projetada para ter este início de jogo fraco, mas com meios de vencer. Posso dar como exemplo a antiga Vayne, qual era fraca na rota, mas ainda conseguia ser uma grande ameaça com suas habilidades.

Alguns comentários afirmavam que a Kayle estava bem fraca, porém baseado nos testes internos percebemos que isso não é verdade. Tivemos situações onde ela conseguiu se manter na liderança contra diversos campeões do topo. Claro que estamos coletando dados para saber até que ponto a afirmação é verdadeira.

Se por algum motivo o único estilo de jogo da Kayle se basear em ficar perto de sua torre, vamos ajustá-la para ter um pouco mais de vantagem no início de jogo (e reduzir um pouco no fim se necessário).



Linajke:
O que vocês fizeram para tentar deixar a Morgana mas viável na rota do meio? E quando as cromas da Morg serão corrigidas?


EdwinMols:
Não sou o responsável pelo seu design, mas o ganho de velocidade de movimento ao acertar seu R é uma ótima mudança para a rota do meio, assim é possível garantir mais abates, andar pelo mapa depois de empurrar rotas, e ter um snowball mais consistente.

Já estamos trabalhando no problemas das cromas!


RiotAugust:
Sua taxa de vitória no meio aumentou um pouco (e estou um pouco preocupado que ela esteja bem forte).

W é bem forte para farmar e abater inimigos. R aumenta sua velocidade, tudo isso é bem favorável para uma Morg mid que quer iniciar uma luta.



Duality_NA:
Quais as mudanças que vocês pensavam em dar a Morgana, mas no fim decidiram remover e fazer apenas pequenos ajustes em sua qualidade de vida (QoL).


RiotScruffy:
Testamos algumas passivas que deixava a Morgana “enfurecida” com vida baixa. Abaixo de 30% de vida ela ganharia 60% de velocidade de movimento caso estivesse indo em direção ao inimigo, 100% Vampirismo Mágico por 6 segundos, durante este tempo ela também teria soltaria ondas de dano verdadeiro a sua volta a cada segundo. 120 segundos de recarga.

A habilidade era forte demais contra os inimigos e não era algo que se encaixava bem no estilo de jogo da Morgana, onde ela tem mais controle de quando lutar e quando fugir.

Morgana é um dos campeões mais antigos e mais jogados, por mais que tenham várias modificações que podemos colocar no campeão, decidimos que é melhor respeitar os sinais que os jogadores nos dão - “nós gostamos do jeito que está”.



Kotouu:
O quão conflitante foi a decisão de não dar um auto ataque a longa distância até o nível 11 para a Kayle?


RiotScruffy:
Debatemos muito na parte de “será que temos jogadores que desejam jogar com um campeão corpo a corpo e depois um a longa distância?”. No fim das contas acreditamos que existam, também queremos criar uma experiência nova para quem nunca teve interesse neste estilo de jogo e quem sabe agradar mais do que antes.

A Kayle antiga atraia invocadores que gostavam mecânicas de atirador, foi necessário dar uma grande atenção aos níveis 1-11 para garantir uma experiência divertida mesmo em desvantagem. As habilidade Q e E possibilitam que você farme sem se colocar em risco, além de fornecer oportunidades para jogadas, tanto em emboscadas quanto em trocas.



Glitchpoke:
Por que vocês removeram as armaduras da Kayle? Eu gostei bastante do novo design, mas toda a parte roxa da roupa ficou bem besta na minha opinião. Também gostaria de saber o motivo da sua história e design terem uma grande influência de Demacia. O branco, dourado e roxo ficaram bem diferentes da sua aparência original onde possuia mais detalhes dourados e vermelhos.


Reav3:
O motivo da Kayle possuir armaduras leves neste rework, foi para deixar seu visual de acordo com sua mecânica. Kayle não é uma campeã feita para tankar, então nosso objetivo foi traduzir isso para seu visual.



CaptainTeembro:
Já escutamos em várias ocasiões a Riot se pronunciar sobre quando vão ou não modificar partículas de skins, então existe a possibilidade de ter pelo menos uma alteração de cor nas partículas da Kayle Juíza e Kayle Prateada? É tão estranho ver uma temática escura e clara com as mesmas partículas da Kayle base. Só com uma recoloração acho que já ajudaria muito.


EdwinMols:
Hey CaptainTeembro, sem partir para datas, estratégias e etc, nós estamos trabalhando em trocas de cores para estas skins da Kayle atualmente. Obrigado pelo seu feedback 🙂



MusicaX79:
Quais foram os motivos e ideias por trás da troca de vestido da Morgana, de um vestido de baile para algo mais esbelto com uma cauda. Com estas grandes mudanças em seu visual, gostaria de saber mais sobre a tecnologia e visões pessoais por trás da decisão.


Reav3:
O vestido com fenda foi escolhido por razões técnicas, isso facilita criar animações reais de vestidos dentro do jogo, em nossa engine atual não seria possível ter uma animação bem feita de vestido rodando em todas as opções gráficas. A cauda foi por sua história, Morgana juntou suas seis asas por querer ser e viver como os humanos ao invés de ascender e virar um aspecto, então sua cauda na verdade são suas asas. (Na Kayle é possível ver duas pequenas asas em sua costa ao atingir o nível 6.)



ForgivenStar:
Dúvida sobre lore envolvendo a Kayle e o Garen. Kayle tem uma ultimate parecida com a do Garen agora; chamar uma espada gigante dos céus para atingir seus inimigos. Isso significa que a ultimate do Garen é uma benção vinda da Kayle?


Jellbug:
A ult do Garen possui relação com a mágica Celestial da Kayle. A ult da Kayle representa o seu chamado aos antigos Aspectos da Justiça, utilizando suas espadas para formar uma chuva de verdade e justiça no mundo protegegendo os inocentes.



Macemer:
Quais foram os planos e pensamentos para as asas na bunda da Morgana? Por que deixaram a Morgana parecendo uma irmã da Evelynn?


EdwinMols:
A ideia nestas asas da Morgana era para mostrá-las amarradas e caídas, criando este contraste com a Kayle que são livres e para cima. Ficamos bem atraídos nesta idéia de que as asas da Morgana fazem partes do seu vestido (em um momento tentamos fazer suas asas serem seu vestido inteiro, mas infelizmente não funcionava).

No fim das contas, para identificar a Morgana dentro do jogo, e continuar com a ideia de suas asas fazerem parte do vestido, acabamos deixando suas asas desta forma.



HandsomeTaco:
Para o RiotAugust e os envolvidos na mecânica de jogo, qual o motivo de manter a cura do W tão parecida com sua versão antiga? Achei que fossem optar em algo mais agressivo que convertesse o dano dado em cura, passando a ideia de que a Kayle é alguém que pode ser agressiva e ao mesmo tempo ter um papel de suporte.


RiotAugust:
Fiz alguns testes e tentei deixar o W mais complexo, mas sempre chegava na versão antiga da Kayle. Campeões baseados em Auto Ataques já tem muito "orb-walking" para prestar atenção, então acho que faz sentido deixar o W simples e fácil de entender, assim focar a atenção em outros elementos (e ter uma cura faz sentido para um anjo).



HandsomeTaco:
Para o LiquidLazers e os envolvidos no design de som, qual a “narrativa” está sendo passada na música de login do jogo.


RiotEdTheConqueror:
Hey! Eu que escrevi a música para a Kayle e Morgana.

A narrativa está presente na introdução da peça, as duas irmãs estão unidas na mesma “textura” musical. Depois disso a música segue na vida e desenvolvimento de cada irmã: Kayle no caminho da Justiça, e a Morgana em sua jornada pela empatia e amargura.

Obrigado por escutar!



HandsomeTaco:
Para Jellbug e qualquer um envolvido na narrativa (peço desculpas pela lista de perguntas)
- Kayle está tentando negar sua parte humana e quer receber uma herança celestial, correto? Qual é a sua forma final dentro do jogo? A forma que ela vai gradualmente recebendo esta relacionada a sua rejeição pelas emoções?

- Poderia falar um pouco mais sobre o conceito de justiça da Kayle? O que é certo e o que é errado nele? Toda punição que ela dá é uma sentença de morte? Várias falas dela são bem extremistas, mas ela também menciona arrependimento em outra frase, então o que ela realmente acha da expiação (purificação de crimes ou erros cometidos.)? E o que ela pensa de seus erros do passado?

- Relacionado a pergunta anterior, poderia elaborar sobre a ideologia da Morgana? Pelo que entendi ela acredita que a verdadeira justiça e julgamento podem acontecer apenas se o juiz entender a motivação e circunstâncias que o acusado passou. Sendo assim ela valoriza desgraças/”trevas”/dor como as maiores lições que as pessoas devem compreender para construírem seus julgamentos. Mas qual o limite deste sofrimento? A Morgana acha que alguns sofrimentos são irrelevantes? Por exemplo, qual o posicionamento dela em relação às guerras? Ela gostaria de evitá-la? Acharia que uma guerra seria uma valiosa lição para as pessoas? E em relação aos crimes, seria abominável a ponto dela acreditar que é além do perdão?

- O que a Kayle acharia caso soubesse de todos os crimes de Targon (assumindo que ela não saiba)? Desde escravizando o Aurelion Sol, utilizando ele contra outras entidades cósmicas, manipulando os humanos para aprisionar Darkins, Pantheon apagando a mente do seu hóspede e até obtendo uma Runa sem pensar nas consequências que ela pode trazer, Kayle acha que tudo isso é justo? Ou em algum ponto ela começaria a suspeitar que o Aspecto da Justiça também é culpada?

- Demacia parece venerar a Kayle como uma Protetora. Taric chamando seu Aspecto do Protetor é um erro?

- As armas da Kayle estão infundidas com poderes celestiais agora conhecidas como Sunsteel?

- O que você pode comentar sobre a Mulher Velada que Demacia venera e seu significado cultural? Lucian e Lux ambos a invocaram em situações relacionadas a Morte, qual sua relação com os Kindred (sua biografia ainda menciona que são conhecidos e adorados em Demacia)? São duas fés diferentes ou a religião de Demacia se conecta com o Lobo e a Ovelha e a Mulher Velada de alguma forma?


Jellbug:
Olá, agradeço por todas as questões, eu amo caçar estes detalhes na lore. Vou fazer uma força para tentar responder o máximo que der.
- A forma final da Kayle é a da linha do tempo atual de Runeterra (e a mesma que ela se manteve pelos últimos 100+ anos). Esta é a sua versão que abraçou completamente a forma Celestial, reprimindo todas as emoções humanas. Ela não o Aspecto da Justiça oficialmente, mas ela busca se tornar o mais próximo desta forma que ela conseguir. Kayle adotou este caminho difícil de solidão, deixando seus amados para trás e tendo um foco quase absoluto em seu propósito, com o objetivo de derrotar os grandes males que ameaçam Runeterra e o reino Celestial.

- A visão de justiça da Kayle é baseada de acordo com a lei. Ela é parecida com o Javert do Les Mis em relação a quebrar as regras, independente de suas razões, você deve ser punido proporcional ao seu crime - nada mais, nada menos. Justiça do tipo “olho por olho”. Ela acredita que depois de receber a punição pelo seu crime - seja grande ou pequena - você deve ser perdoado, e não deve mais ser penalizado pelos erros. Ela não gosta de punir ou matar pessoas, mas acredita que deve ser feito para preservar a justiça.

- Na forma em que ela trata seus próprios erros, não é de uma forma tão saudável. Ela reprime todos eles, pois bem no fundo tem medo de estar errada e se tornar um monstro, então possivelmente não conseguiria continuar sua justiça se acreditasse nisso. Kayle deixou Demacia por não conseguir encarar seus erros - como ela tratou seus juízes, sua família, sua cidade.

- A visão da Morgana em relação a justiça é mais sutil e menos vida ou morte. Ela acredita que tudo depende da razão da pessoa por trás do ato. É menos sobre o crime e mais sobre o motivo de alguém ter cometido (ela odeia pessoas que seguem as leis ao pé da letra, sendo cruéis com intenções maliciosas abusando de seus poderes). Então exemplificando com o Les Mis, ela não acharia errado se o Jean Valjean roubasse pão, ele fez isso para salvar sua família da fome. Morgana no caso acreditaria que a sociedade está errada por criar uma lei tão injusta, ou até que a própria sociedade é falha por deixar o Jean Valjean em uma situação como esta, onde ele deve escolher entre deixar sua família passar fome ou quebrar a lei. Ela também acredita que pessoas que realizam crimes terríveis devem sentir a mesma dor que eles causaram, para assim aprenderem e não cometerem esses atos novamente. Ela acredita que dor e sofrimento são cruciais para a redenção, aprendizado e empatia nas pessoas.

- Kayle aplicaria o mesmo tipo de justiça para Targon e os Aspectos conforme ela faz em qualquer outro lugar. Dito isso, realmente acredito que a primeira coisa que ela faria chegando em Targon, seria ter uma visão idealizada de sua mãe e dos Celestiais em geral, isso possivelmente afetaria seu julgamento de começo.

- Demacia vê a Kayle como uma figura “Protetora” devido suas histórias e mitos, mas isso é diferente do Taric sendo um Targoniano Aspecto do Protetor.

- As ideias de Demacia sobre a Mulher Velada mudaram com o passar do tempo. Alguns a procuram buscando por justiça, outros pela punição. Outros procuram ela em casos de emoções extremamente negativa - como aflição, tristeza, e morte. É bem próximo como ela é vista nas histórias da Lux, mas definitivamente é diferente do Lobo e a Ovelha.



Madnessfuel:
O que estas modificações feitas no W e no R da Morgana vão impactar em sua jogabilidade? O foco foi dar mais possibilidade para ela ir solo (na rota do meio) ou permanecer como um campeão suporte?


Riot_Koyuncu:
Na minha visão o objetivo principal foi criar uma jogabilidade nova, mas sem trazer mudanças grandes no estilo de jogo que o campeão já possui.

Realmente acredito que essas mudanças favoreceram ter uma Morgana meio. Investir em AP agora cria oportunidades para ser uma grande ameaça com o seu W, enquanto continua com sua características e identidade de limpar ondas de minions rapidamente e ter um controle de grupo forte. Sem dúvidas ela continua uma suporte fantástica, mas agora possui novas alternativas e em nossos dados iniciais está se mostrando bem forte na rota do meio.



theRELsabi:
Vocês consideraram reduzir o tempo de enraizamento da habilidade Q da Morgana? Talvez dar mais poderes para suas outras habilidades?


RiotAugust:
Acreditamos que alguns campeões precisam ser simples, mas ser capaz de causar um grande dano. O combo de Q e E da Morg são exemplos disso. Não é todo campeão que precisa dar 3 ou mais hits para ser forte.



Lockhelm:
Auberaun, quais os desafios que você encontrou durante o processo de testes da Kayle? Quais foram as coisas que você gostou?


Auberaun:
Uma das coisas que ficamos um bom tempo na cabeça foi “quando e a que ponto é certo este campeão prosperar?”

O campeão tem uma curva de poder absurda, com uma dinâmica parecida com a do Gangplank que informa a necessidade dele ser inibido no início do jogo, caso contrário escalará muito se tornando um campeão muito forte ao fim da partida.
Aplicando esta mesma ideia na Kayle, ficamos um tempo até ajustar este equilíbrio, tivemos casos em que a Kayle recebia muita pressão no início de jogo e só conseguia vencer se o seu time a carregasse, ou conseguia ficar forte apenas existindo no jogo independente do que ocorresse na partida. No fim das contas chegamos em um equilíbrio - nos MMRs mais baixos ela ganha mais devido a duração de jogos, em MMRs altos os oponente sabem pressionar melhor e evitar que o campeão se torne um problema.

Outro desafio foi ter certeza de que ela não fosse da rota da selva (jungler), pois caso fosse possível fazer selva com este campeão, ela não mostraria sua fraqueza de rota (ataques corpo a corpo), facilitando seu pico de poder sem nenhum problema.

Algo engraçado que testamos durante fases iniciais do projeto, August estava criando e forçando ideias loucas para as evoluções da Kayle. Uma das versões foi ganhar uma habilidade no nível 16 de voar por cima de qualquer parede do mapa (fora de combate). Ela também deixava você voar para fora do mapa, então era só empurrar a rota, voar para fora do mapa, esperar o inimigo sair e continuar empurrando a mesma rota.



E acabou! Espero que tenham gostado, caso ainda queiram conferir mais perguntas e respostas, confiram a discussão original do Reddit.

 

14 RESPOSTAS

é o cliente vão arrumar quando? vocês não dão nenhuma noticia.
(Sim esta é minha assinatura)


@TNeighbourhood  escreveu:
é o cliente vão arrumar quando? vocês não dão nenhuma noticia.

Caramba @TNeighbourhood, sou um moderador do fórum e estou trazendo conteúdos que só saíram em inglês para a comunidade.

 

Não tenho como dar notícias sobre algo que não possuo relação, legal você criar um tópico para falar sobre isso, pois aqui é sobre a Kayle e Morgana.



Caramba @TNeighbourhood, sou um moderador do fórum e estou trazendo conteúdos que só saíram em inglês para a comunidade.

 

Não tenho como dar notícias sobre algo que não possuo relação, legal você criar um tópico para falar sobre isso, pois aqui é sobre a Kayle e Morgana.


Te amo lindo, o post ficou otimo, li ele todo, desculpa ter que falar por aqui, é pq parece que ultimamente não tem dado muita atenção a os jogadores, mas o post ficou sensacional!!!

(Sim esta é minha assinatura)

Até excluí, pediu desculpas ta ok

É, a voz da Kayle robótica na skin etéreas ficou terrível, algo que esteja possuindo outra coisa não se encaixa com tema futurista.

@TNeighbourhood cara, se você quer alguma coisa vai no reddit, no fórum não vai adiantar OK? Os Rioters BR não fazem moderações no cliente, no jogo, e praticamente em nada, então se você veio pro fórum pra criticar o cliente e conseguir resultado, melhor se mover para o reddit ou o boards NA.

Tomará que Kayle leve um nerf logo, depois do level 11 o campeão se torna o capiroto, ranged, cura, dano explosivo, ult quebrada, rezando que saiá uma atualização pra matar o boneco.
Argani
Arauto
Arauto

Gostei muito post!!
"A gente consegue! Bom EU consigo, você só da uma força."- Ezreal.
Favriel
Dragão
Dragão

Eu adorei a nova Kayle, apesar de estar meio quebrada, fraca demais early forte demais late. As falas ficaram demais, a aparencia in game também. É divertido ver a evolução do champ conforme o jogo passa, até então era uma coisa que eu só via na Evelynn e me agradava muito, ver isso na Kayle me deu vontade de rushar aquela m7
Badass Kayle
Tropa
Tropa

Bom trabalho! 👍🏽
gun of romer
Tropa
Tropa

ta robado depois do nivel 16 ela n morre mais nerfa isso

Baby Doll
Arauto
Arauto

Nossa, tava todo mundo falando que o W da Morgana ia causar o mesmo efeito do W da Cassiopeia depois do rework (não poder usar flash, dash, teleporte, etc). Eles mudaram de ideia?
Frangonauta
Aronguejo
Aronguejo

GOSTEI!!!! INCRÍVEL COMO A KAYLE FICOU FORTE!!!,
O Q da Morgana vai de uma base a outra kkkkkkkkkkkkk
Att.
Gazai Yuno
QueDiabos
Aronguejo
Aronguejo

adorei a nova Morgana, ficou linda