cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Mango Sent
Moderação
Moderação

Saiu no Reddit! - PQC - Mapa de Runeterra

Pergunta do dia. Onde fica Bandópolis?

Recentemente fomos surpreendidos com o mapa de Runeterra, agora sabemos onde o Monte Targon, Vazio, Demacia e outras regiões são localizadas, várias teorias podem ser confirmadas. Para dar mais contexto sobre este e outros assuntos relacionados a história do LoL, tivemos um Pergunte Qualquer Coisa (PQC) lá no Reddit, mais conhecido como Ask Me Anything (AMA).

Nesta edição do PQC foi uma chuva de perguntas, curiosidades e informações, então, para não deixar esse acontecimento ficar só na gringa, estou aqui para trazer este conteúdo, não será feita a tradução de todas as perguntas e respostas, pois algumas são brincadeiras, memes do NA e coisas irrelevantes para o assunto, então se quiser ver na íntegra, dê uma passada no post original do Reddit.

Para quem chegou de Teleporte no meio da luta e não sabe do que estou falando, dê uma conferida nos links abaixo.

Quem estiver com lag no site do mapa, ative a opção de "Aceleração de Hardware".

Agora soltem os mapas e vamos ao que interessa!

Owasiis:
Ainda há algumas regiões sem nomes, como as ilhas bem ao oeste do mapa, vocês tem planos de continuar atualizando o mapa?

Thermal_Kitten:
Yep. Nosso plano é continuar adicionando e expandindo o mapa de acordo com o lançamento de novas histórias.

MedicCasts:
Por onde vocês começaram um projeto gigante assim? Existem tantas histórias obscuras e lore para filtrar e colocar em um lugar só.

Riot_Bioluminescence:
O mapa estava em desenvolvimento já faz alguns anos - inicialmente foi feito um esboço em um pedaço de papel de uma cafeteria, pegando essa base fomos construindo e modelando várias e várias vezes. Foi necessário revisar toda a lore, nova e velha, tentando manter consistência nos fatos, criando novas oportunidades para novos conflitos e aventuras, claro, tentando deixar ele bonito também.
Enfim, é isso - eu tive que reunir forças para minha mente receber toda esta história e informação geográfica (:

Bellerophonn:
Qual seria o tamanho destes continentes? Pensando na teoria, quanto tempo levaria para viajar de Freljord até Shurima?

Riot_Bioluminescence:
Eles são grandes. Bem grandes. Para dar uma ideia, um pequeno grupo militar, marchando, da capital de Noxus até a capital de Demacia (se pudessem fazer isso sem serem interrompidos) levaria cerca de 4 meses.
Lembrando que são soldados marchando, então, sua movimentação é um pouco limitada, pois precisam dormir, comer, acampar, sobreviver, etc.

Sir_Catnip_III:
A selva de Kumungu ainda faz parte de Runeterra? Se ela não faz mais parte de Runeterra, onde os campeões como a Zyra e Nidalee vivem agora?

Riot_Bioluminescence:
Então, tem uma floresta bem densa a leste de Shurima, possível que aquele nome "Kumungu" não seja mais o seu nome atual. Evidentemente, nas falas do Ivern é possível escutar menções sobre Kumungu, porém ele já é bem velho.

Guard227:
Vocês possuem planos de adicionar os Campeões no mapa de Runeterra? Como o Alistar, Bardo, Annie, Fiddlesticks, Kindred, Ryze, etc.

TahmHiddleston:
Eu adoraria ver todos os Campeões aparecerem no mapa. Porém é realmente complicado dar um local quando eles não têm um, mas vamos continuar adicionando mais histórias para isso.

CCheese3:
Eu adorei o quão realista o mapa é - das montanhas até os rios e seu clima. Sou um grande fã de Elder Scrolls, mas sempre fiquei desapontado / chocado como a geografia de Tamriel ser tão irreal.
Como vocês chegaram nisso? Quais pesquisas foram feitas?

Riot_Bioluminescence:
Oh! Fico feliz que alguém gostou dos rios - estava apavorado que errasse nestes detalhes!
Li vários artigos, documentos, entrevistas que contavam sobre casos de erros em mapas fictícios, tentei me assegurar de que não caísse nestas armadilhas. Estudamos a fundo na parte de entender as placas tectônicas e seus movimentos (que por sua vez criam as cordilheiras), depois fizemos pesquisas sobre como as correntes vento funcionariam em diversas latitudes (de acordo com a rotação do planeta - sim, Runeterra é redonda). Nos também juntamos para estudar sobre a alta e baixa pressão atmosférica (no verão e inverno - que foi legal demais aprender!) que cria variações de áreas de sombras de chuva em grande e baixa precipitação. Isso nos dá informações de qual lado da montanha recebe chuva, levando a criação de rios desaguando nos oceanos.
Em algumas localizações foi necessário fazer uma engenharia reversa, pois cidades, rios e montanhas já eram bem conhecidos, assim precisávamos replicar o que já havia sido passado e trabalhar em cima disso para desenvolver a geografia. (:

Kurtis_James:
Você menciona que Runeterra é um planeta redondo. O mapa é uma representação inteira do planeta, ou possuem outras áreas para serem exploradas como se fosse um daqueles mapas de 1400 da Terra?

Riot_Bioluminescence:
Isso não é uma representação inteira do planeta. É aproximadamente um sexto (1/6) da superfície. Existe muito mais a ser expandido e explorado.

Beast1996:
Uma pergunta parecida que sempre aparece com rework de Campeões. Quais foram as características que vocês modificaram ou removeram durante o processo?

Riot_Bioluminescence:
Targon costumava ser em um outro local - perto das cordilheiras entre Demacia e Noxus. Eu - assim como outros invocadores, supomos que esta localização seria próxima a Demacia pelo exilo do Taric. Porém, foi movido para a sua posição atual; o exilamento do Taric (Coroa de Pedra) não deveria ser uma "simples" caminhada até a região vizinha - é uma jornada épica que ninguém deveria ser capaz de sobreviver. Longe o bastante para se tornar quase mítico.

EkkoThruTime:
Estou pensando se isso teve impacto na construção das histórias dos povos targonenses e rakkorenses? Assumindo que antigamente poderiam ter influências culturais de Demacia e Noxus.

Riot_Bioluminescence:
Mesmo que se estivessem próximos de Demacia, seria mais provável que Demacia fosse influenciada por Targon, pois os Rakkor etc. já estavam no local bem antes de Demacia aparecer.

ZonTheSquid:
Quem precisa de um mapa?

wuddaheq:
Engraçado você comentar isso, a fala original deveria ser "Quem precisa de um mapa?" como se estivesse vendendo mapas, no entanto acabou ficando "Quem precisa de um mapa?" como se ninguém precisasse de um (;

Shozaan:
Qual foi o objetivo por traz de fazer um mapa? Seria algo apenas para enriquecer o lado voltado a lore/história.

TahmHiddleston:
Eu diria que o principal objetivo foi tornar "físico" o que é Runeterra para vocês e para nós. Realmente foi um grande impacto na lore, mas é apenas uma parte do que queremos fazer com o mundo e personagens.

K0ki:
Onde está o Fiddlesticks?

RiotDecided:
Alguns Campeões não estão associados a nenhum local, assim decidimos não incluir no mapa. Uma vez que as histórias destes campeões forem atualizadas ou incluídas em outros contos, nós esperamos em colocá-los no mapa.

CSDragon:
Sei que vocês não podem entrar em detalhes neste tipo de assunto, mas agora que temos algo bem definido do mundo de Runeterra, existem planos para criar algum projeto não relacionado ao LoL?

TahmHiddleston:
Nós amamos muito o mundo e personagens, realmente queremos ver eles tomando vida fora do LoL enquanto MOBA.
Como você comentou, não podemos falar mais do que isso, mas digo que pensamos em como podemos trazer isso a vida em nosso dia a dia.

HandsomeTaco:
Qual foi a linha de pensamento adotada no processo em fazer o Vazio em um estilo mais "sci-fi"? Parece que houve uma alteração no estilo saindo daquela linguagem das histórias do Lovecraft.
Outra pergunta, sempre existiu este mapa ou uma versão incompleta que só vocês possuíam acesso? O quão recente é este mapa? Já foi feita alguma história utilizando o contexto do mapa inteiro ou sempre foi feito em partes e depois encaixado?

riotwhren
Sobre o Vazio, um dos elementos que estávamos explorando era o vírus/contaminação, algo que o estilo Lovecraft não aborda tanto. Minha opinião pessoal é que os trabalhos do Lovecraft funcionam muito bem em escrita, onde você pode tentar imaginar o horror indescritível, mas realmente difícil de encontrar uma consistência no visual e não ficar cliché. Então buscando um estilo espacial sci-fi-mas-não-tão-sci-fi foi algo único para nós, no que acabou se tornando bem interessante.

Riot_Bioluminescence:
Nós não tínhamos este mapa. Tudo isso é um trabalho de alguns anos atrás que foi necessária a aprovação de todos os times internamente. Começamos a utilizar o mapa para criar histórias faz um ano agora, então todas as histórias que saíram neste período, você deve perceber que são mais solidas em termos de localização e nomes.

Phytome:
Agora que o mapa foi oficializado, queria saber onde o "League of Legends" ou o Summoner's Rift se encontra. Seria ela algo parecido com Bandópolis? Um local que não existe em Runeterra.

Notsoicysombrero:
Summoner's Rift não é mais canônico na história, então não existe em Runeterra ou em lugar algum. É só um espaço que podemos usar esses campeões para lutar uns contra os outros no jogo.

wuddaheq:
Essa informação é bem correta. Nós removemos o Summoner's Rift na história já faz um tempinho.

Ugh, informação demais para absorver, porém chegamos ao final, espero que tenham gostado. Para os que ainda querem mais, não se esqueçam entrar na discussão original do Reddit.
21 RESPOSTAS
Jang Sung Lak
Dragão
Dragão

@Mango SentGostei do novo layout do tópico.

Rukkio
Arauto
Arauto

"Quem precisa de mapas?", MEU DEUS NUNCA PENSEI QUE FOSSE NO SENTIDO DELE QUERER VENDER MAPAS PRAS PESSOAS NA MAIOR BOA VONTADE, MINHA VIDA FOI UMA MENTIRA

MMO de LOL confirmado para 2028 ?

@Rukkio@  escreveu:
"Quem precisa de mapas?", MEU DEUS NUNCA PENSEI QUE FOSSE NO SENTIDO DELE QUERER VENDER MAPAS PRAS PESSOAS NA MAIOR BOA VONTADE, MINHA VIDA FOI UMA MENTIRA

Fiquei na mesma depois de ler isso ahahuahuahu nada mais fazia sentido.

1LICH1
Lenda
Lenda

Ele queria vender mapas... cacetada quem diria, que coisa não?
Gostei bastante do mapa, e pra quem não viu o curta animado do ryze saiu e ficou d+. O que mais teremos pela frente?

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?"

A minha teoria é que agora o Ryze vai atrás do Ezreal pra pegar a runa da Inspiração ou vai pedir a ajuda dele pra resgatar essa Runa e quando ele colocar essa Runa na sala de Runas ira aparecer Summoner's Rift no mapa de Runeterra e ai o campo da justiça sera um campo de Batalha pra lutas entre facções de Runeterr. Porem os Observadores tentarão destruir Summoner's Rift com criaturas do Vazio e umas dessas criaturas são o Arauto do Vale e o Barão Nashor como vimos na imagem do Campeonato do MSI desse ano que aparece todos os campeões em Summoner's Rift lutando contra o Barão Nashor. (uma observação o Ezeal tera um rework visual e no W e provavelmente tera uma mudança na Lore dele que conecta ele ao Ryze, só não sabemos quando).
Ariadust
Aronguejo
Aronguejo

Ou seja, de acordo com o paragrafo - Porém é realmente complicado dar um local quando eles não têm um, mas vamos continuar adicionando mais histórias para isso.
É simplesmente fantástico a abordagem que rodeia alguns personagens, tipo os Kindreds "Os caçadores eternos" não terem um lugar fixo, e ser só mencionado Runeterra como local onde habitam, não sei se pretendem criar alguma localização especifica pra eles, mas pelo o que foi dito, mais lores sobre eles virão ♥, e como amo esses personagens, esperarei com o coração na mão.
Middelhauve
Arauto
Arauto

FALTANDO UMA GALERA AE, FALTANDO UM LUGAR TB, SERIA ESSE UM SINAL DE QUE VÃO ATUALIZAR CERTOS CAMPEÕES ? ALGO SUPERFICIAL ? TALVEZ SÓ NA LORE ? QUEM SABE.

One Punch Woman
Aronguejo
Aronguejo

O MAPA É 1/6 DE RUNETERRA????

MINHA CABEÇA... ELA...

E X P L O D I U

Mas o Rioter já falou que tiraram Summoners Rift faz tempo. Eu não acho que faz sentido acontecer algo quando o Ryze pegar todas as runas, já que ele quer guardá-las e protege-las. Acontecer algo seria o contrário do que ele quer
acalmem se
Tropa
Tropa

Queria muito que a Garra do Inverno já estivesse no mapa.
Queria também saber sobre as vestimentas, classes sociais, alimentação, economia, cultura e um mapa das cidades menores que não foram muito exploradas, por exemplo Glaciporto de Freljord e Velorus de Demacia
TonzinhoJPA
Aronguejo
Aronguejo

O que eu achei de mais interessante nisso tudo foi que o mapa ele é GIGANTESCO, podia por uma escala de CM pra KM no mapa, pra assim termos uma dimensão maior do tamanho dele em relação ao nosso mundo real.

imagina, a cada 1cm no mapa de runeterra ser equivalente a x KM.

Claro que podemos conjecturar uma suposta escala, já que ele falou um exército de Noxus marchando até Demacia, levaria 4 meses para chegar lá, e pal posição das duas cidades, não parecia ser "longe".

E outra coisa que ficou muito legal em saber é que todo o mundo visto no mapa de Runterra é uma pequena fração do total do planeta. como foi dito pelo Rioter, apenas 1/6 do tamanho total, isso é incrível!!!
Boa Noite
Tropa
Tropa

Fico bem triste em saber que Summoner's Rift não tem ligação com o map. Parece que estão separando o jogo das historia, indo em contra mão aos outros jogos da atualidade onde a historia interfere diretamente ao jogo: Fortnite, Overwatch, WoW, etc.
Marx Weber
Tropa
Tropa

Vai ter filme? rsrsrs

Mas summoners n tem mais vínculo com runeterra :Iten1001::habilidades19:

Gui Ti74n8
Tropa
Tropa

Pq o Bardo ainda não interferiu na história do Ryze/Brand?

Pode-se dizer q os campeões são de épocas diferentes?

Sona luta ao lado de Ryze em Ionia, mas ela foi adotada por demacianos qnd ainda era bebê. Ela mantém alguma relação com alguém de Demacia? Pq ela voltou pra Ionia?
Baby Doll
Arauto
Arauto

E qual a situação atual de Bandópolis e a história da Lulu?

Porque, originalmente, Bandópolis era apenas uma cidade comum e a Clareira para onde o Pix tinha levado a Lulu que era um lugar cheio de magia. Mas agora pegaram todas as características da Clareira e deram para Bandópolis, então não faz mais sentido que a Clareira exista e, consequentemente, muda toda a história da Lulu. O que é uma lástima, porque é uma das histórias de campeão mais icônicas que existem e uma das mais adoradas também.

RebsTheBoy
Aronguejo
Aronguejo

Esse tópico esclareceu algumas das minhas dúvidas quanto ao mapa, god

@Rukkio
Ninguem pensou nisso Rukkisan, fomos enganados pelo próprio vendedor ;-;

Now We're Cookin'! :Champion91: