cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
PIETR0
Aronguejo
Aronguejo

(TEORIA) Diferenças nas habilidades mecânicas e perceptivas entre os elos

Galera, venho aqui trazer um assunto que pode(ou não) deixar alguns com a pulga atrás da orelha e que muitos que já passaram por isso, percebem.

Falamos aqui sobre a diferença gritante entre as classificações de habilidades de cada um, nada mais e nada menos como a Riot classifica, o famoso ELO.:Champion79:

Caras, tenho reparado em diveeeersas partidas e prestado atenção neste ponto, como por ai na internet existem diversos estudos mostrando a quantidade de players em cada elo, que 80-90% dos jogadores estão entre o ferro e o ouro e blá blá blá porém, durante uma partida isso não faz diferença alguma pois o balanceamento de normal game pode cair qualquer coisa, mas a questão é, a diferença nem tanto MECÊNINCAMENTE(existe mas não é gritante assim) e ESTRATEGICAMENTE do players é bem grande, então venho aqui deixar A MINHA OPINIÃO dos pontos fracos e dicas até o Platina 4(acima disso como ainda não passei deste elo, por mais que eu jogue com Grand-Mestre e etc, não vou opinar sem ainda ter saído dele).

Ferro - Galera iniciante, sem visão estratégica, pouco ou nenhum conhecimento de campeão e aprendendo sobre o jogo. (Dica) Primeiramente aprender as mecânicas básicas do campeão que mais se identificou e estudar quais os 3 principais objetivos do jogo, numa ordem de importância sendo ZERO o mais importante, ficaria:
0 - Destruir o nexus inimigo.
1 - Destruir torres e inibidores inimigos.
2 - Sempre que puder, ajudar a rota do companheiro de equipe para que o jogo acelere e vocês tenham vantagem de rota.

Bronze - O problema de falta de visão estratégica continua porém, o player já tem uma melhor mecânica com determinado ou vários campeões podendo assim  arriscar jogadas como dives, invades e TF's mais organizadas(TF para quem não sabe é quando junta todo o time inimigo vs o seu time, seja 3x3 ou acima) e sim, continuam aprendendo sobre o jogo. (Dica) Continuar aprimorando os 3 pontos principais do jogo, começar a observar atalhos para esses 3 objetivos que são:
0 - Aqui começa o papel do Jungle que é trazer Bonus para as rotas e ao time, como Dragões com bonus de dano, vida, movespeed e etc(acredito que neste ponto o player já conheça esses termo), ganks para ajudar a tirar ou colocar pressão em uma determinada rota e facilitar a execução de objetivos adicionais, arautos, dragões e etc..

Prata - Aqui a coisa começa a ficar mais complicada, nesse elo os players(maioria) dificilmente escutam alguma dica mas farei o mesmo processo. O problema de falta de visão estratégica diminui um pouco porém a falta do mesmo ainda é bem significativa, existe uma melhora considerável na questão de mecânica e muitas vitorias nesse elo são baseadas em quem tem a melhor mecânica e não a melhor estratégia. 
0 - Melhorar a visão estratégica, não adianta você saber 100% do dano ou dos dashs que seu campeão da se você vai morrer o tempo todo por falta de visão ou não saber o que fazer em jogo, neste elo os 3 principais objetivos ficam "esquecidos", a maioria dos players só pensa em lutar o tempo todo e perdem diversas chances e objetivos por percas de TF ou falta de visão em determinado campo.
1 - Para de querer lutar o tempo todo e focar em "como posso ajudar meu time, acelerar o jogo e botar pressão em algum ponto sem morrer ou ter que ficar lutando o tempo todo", essa é uma dica valiosa que veio de grande ajuda quando passei por está etapa, as vezes seu time está 30 x 12(quantidade de kills) e mesmo assim perdem todas as rotas, todos os objetivos e consequentemente o jogo, então a dica se baseia e é quase tão importante quanto a dica 0, saber a hora de lutar e quando não lutar.

Ouro - Aqui começa a ficar um pouco mais fácil, alguns players já tem visão estratégica mesmo não sendo um "pro player" com determinado campeão, então a sinergia melhora. Aqui a falta não é de visão ou estratégica e sim saber QUANDO forçar um TF, troca, objetivo e objetivo bônus, nesse elo as coisas se baseiam em "faço ou não faço determinada jogada?" e não tem muito o que falar aqui.
0 - Melhorar a tomada de decisão, saber quando se deve e quando não se deve fazer tal jogada, isso infelizmente só vem com o conhecimento do campeão e no formato que o jogo está encaminhando.
1 - Não abusar de campeões que você ainda não tem uma visão clara do que ele faz em rankeds, isso prejudica você e quem está jogando contigo.

Platina - Aqui é sem mistério, quando o player chega aqui, ele já aprendeu tudo do básico e intermediário do jogo, então é questão de saber fazer a melhor rota da Jungle, saber o seu powerspike(o pico de habilidade de seu campeão, por exemplo, irelia lvl 3-4 é onde começa o powerspike dela), quando você deve forçar uma troca, quando você deve gankar e qual lane gankar, que tipo de campeão você vai jogar contra outro tipo e sempre controlar a visão de onde você está jogando, não adianta forçar uma troca se atrás de você está um matinho e não há visão alguma ali, o risco de você tomar um gank é altíssimo.

E é isso rapaziada, deixo essas dicas pra vocês e que sejam de bom uso, caso tenham algo para adicionar, fiquem a vontade.

"...Posso te dar um abraço?...":Champion5:

Tags (1)
7 RESPOSTAS
LdsC
Tropa
Tropa

Só falou mer.. amigo. Posts que nem esse seu eu leio desde 2012. Nada comprovado, chegar no platina 4 e querer mostrar erros dos elos menores e ainda achar que sabe fazer o básico ainda revela seu complexo de superioridade. Melhora amigão.
LdsC
Tropa
Tropa

Eu resolvo abrir seu OP GG e o que eu vi foram as trevas. 0/7/9 ; 0/11/15 etc. De 12 partidas ranqueadas vc foi regular em 3. Nas outras 9 você foi um peso morto/fatal para derrota e veio largar letrinha para os elos menores. Cruél!!!

Entendi, então o fato de querer compartilhar o que aprendi até agora com pessoas que estão passando pelo mesmo processo significa que tenho um complexo de superioridade e estou mostrando que eu jogo demais, é isso?!
A única intenção aqui foi de querer ajudar quem está passando pelo mesmo ponto, se você REALMENTE LEU TUDO e REALMENTE ACHOU que estou querendo me vangloriar por chegar nos MISEROS PLATINA 4, então de coração, você entendeu completamente o oposto do sentido do post.
Mas se para você isso tudo foi uma letrinha, banal e sem sentido, porque simplesmente não deixa para o pessoal um material que possa ajudar tanto eles quanto eu mesmo?
Vir aqui e falar que foi tudo um **bleep** é uma opção que você tem, mas vir aqui dialogar e dizer que ponto X e Y podem ser feitos de outra forma, que você conseguiu um elo maior e tudo mais, isso não foi citado, criticar todo mundo sabe, independente se você é Challenger ou não, a questão é a postura e não o conhecimento, perder uns 30 minutos dando dicas e tentando ajudar alguém, isso já é mais difícil de se ver.
Abraços e bom jogo.

"Só falou mer.. amigo. Posts que nem esse seu eu leio desde 2012. Nada comprovado, chegar no platina 4 e querer mostrar erros dos elos menores e ainda achar que sabe fazer o básico ainda revela seu complexo de superioridade. Melhora amigão."

"Eu resolvo abrir seu OP GG e o que eu vi foram as trevas. 0/7/9 ; 0/11/15 etc. De 12 partidas ranqueadas vc foi regular em 3. Nas outras 9 você foi um peso morto/fatal para derrota e veio largar letrinha para os elos menores. Cruél!!!"

Mais vc esta basicamente julgando ele com um complexo de superioridade afirmando ele como inferior por resultados ruins que ele teve

Spoiler
Spoiler
quanto maior o elo da pessoa mais ignorante e narcisista ela fica ela fica

Cara, eu abri o teu op gg justamente para ver se esse monte de asneiras ajudou você e como não ajudou, como vai ajudar aos outros?
PIETR0
Aronguejo
Aronguejo

Ué, e como não ajudou? Se deixei claro o tempo todo que meu elo mais alto foi platina 4 e na md10 fiquei ouro 2? Muito próximo do elo que terminei, não?! Isso não foi um bom percentual? Ou agora eu como um misero platina 4 tinha que fazer a md10 e cair diamante com esse monte de "asneiras" que falei? Sendo que está bem claro no inicio do conteúdo que são dicas ATÉ o platina 4? Na boa, se o conteúdo não te agradou ou coisa do tipo, cara, é só deixar para lá e continuar com seu jogo, não precisa vir aqui denegrir tudo, e detalhe, em nenhum momento eu estou dando uma ordem ou falando que são REGRAS, o que citei ali em cima, todo o material foi feito para ajudar a galera que está passando pela mesma fase que estou, inclusive já teve um pessoal que me disse que essas dicas os ajudaram a ter uma visão mais ampla do jogo no momento que estavam jogando. Enfim, se você realmente está preocupado com este post e acredito fortemente que você seja um excelente jogador, porque não tenta ajudar a galera que está passando pela mesma fase que eu e muitos estão e disponibiliza um material legal invés de ter essa postura tão tóxica?
E para finalizar, ajudar não é só highelo não, ajudar existe ajudar alguém sair do ferro, do bronze e do prata também, a própria palavra já diz, ajudar...

@PIETR0 Amigo, parabéns pelo seu tópico, de verdade. Eu realmente reconheci muito do LOL atual no que você escreveu. Cansei de ver amigo meu que tem mecânica boa no prata se perdendoem rotação, pegando boneco de farm (Kog'Maw) e ficar pedindo gank, etc.

E realmente, no Ouro pesa muito essa coisa de decisão. Muitas vezes você sabe o que tem que fazer, mas quando uma coisa sai dos eixos, você fica nervoso e não toma uma decisão, piorando ainda mais as coisas...

E não ligue pras críticas, seu tópico foi excelente e vai me fazer refletir bastante sobre como posso melhorar. Gente frustrada, tóxica e chata tem em todo lugar, até aqui no fórum. Uma pena as pessoas não entenderem que se não gostou é só não ficar quieto rs mas é isso, GG meu mano!!