Olá, pessoal! Eu jogo LoL há quase 4 anos, e foi, definitivamente uma das melhores coisas que eu resolvi fazer na minha vida.
A respeito do título: meus transtornos mentais incluem, mas não se limitam a: Transtorno de Depressão Maior, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Personalidade Borderline. Já me cortei e tentei suicídio por quatro vezes.
Mas em meio a todas essas coisas, eu encontrei no LoL um mundo no qual eu pude mergulhar. Pra me inspirar, pra me entreter, pra me acalmar(apesar de algumas partidas estressantes. Mas aí é só deixar um pouco pra lá e jogar no dia seguinte), mas, principalmente, pra me identificar e me encontrar como ser humano. Parece besta, mas eu já aprendi lições com os Campeões do LoL. Frases de Campeões como os ,
,
,
, entre muitos outros, me fazem refletir, me identificar, e me sentir realmente imerso dentro do jogo. A maior parte dos Campeões com os quais eu jogo, representa uma faceta da minha personalidade, e eu jogo com eles justamente por isso, apesar de não ser bom com todos. Passo horas vasculhando o Universo, e fico cada vez mais fascinado com Runeterra em toda a sua diversidade.
Fiz amizades que se estenderam além de simples duos, para amigos com os quais eu sei que posso contar, apesar da distância.
Fiz esse tópico simplesmente para poder agradecer à Riot por ter criado um mundo tão fantástico, que me fez sair dos meus jogos single-player para me expandir e fazer parte de algo maior, no qual eu estou lá, E SOU IMPORTANTE. Apesar de muitas vezes eu desanimar ou acabar feedando, eu ainda tenho relevância no jogo, e isso faz eu me sentir muito bem.
Sou Main Suporte, e apesar desse papel ser constantemente ofuscado pelos Carregadores, eu sinto uma gratificação imensa quando vejo meu Atirador buffado por mim, indo pegar as kills dele, ou quando eu dou aquela Ult que dá a brecha para o meu time engajar em uma luta decisiva e, mesmo geralmente eu não recebendo muitas honras, recebo a maior delas, que é ver o placar do meu time e as minhas assistências, ver o quanto eu fiz diferença no placar deles. Isso é muito bom pra mim, que ainda estou sofrendo para encontrar a mim mesmo e o meu lugar no mundo, mas no LoL eu tenho o meu lugar, do qual eu me orgulho e tenho, por alguns momentos, a sensação de que eu sou alguém relevante.
Isso foi escrito para vocês, Riot, Rioters e Invocadores: obrigado por estarem no LoL, tanto como aliados, quanto como adversários. Vocês me proporcionam momentos incríveis, nos quais eu lamento minhas plays ruins, troco broncas, elogios e dicas com o meu time, mas também solto as gargalhadas mais sinceras.
Vocês fizeram e fazem a diferença na minha vida. Mais uma vez: MUITO OBRIGADO!
Edit: Foi no LoL que eu conheci o meu namorado, e estamos há 4 anos juntos. Coincidência?!
Edit2: Aproveitando o espaço, queria deixar aqui a Fanart que fiz da minha main: Lulu
Resolvido! Ir para Resposta em Destaque.
"Isso é muito bom pra mim, que ainda estou sofrendo para encontrar a mim mesmo e o meu lugar no mundo, mas no LoL eu tenho o meu lugar, do qual eu me orgulho e tenho, por alguns momentos, a sensação de que eu sou alguém relevante. "
Eu me emocionei com essa frase, me identifico bastante. Apesar de nunca ter ido em um especialista para ver exatamente o que eu tenho por medo, estou planejando ir a algumas semanas e o LoL é um dos poucos lugares do mundo que eu me encontro.
cya
ggwp ❤️
@Fã das SG
Sabe me chamou a atenção o nome do tópico "transtornos mentais" é exatamente isso que enfrento em boa parte do meu cotidiano, são super intensos e me fazem me sentir deslocado do mundo é dificil sair de casa, as vezes eu saio pra encher a cara e até mesmo usar drogas pra esquecer o universo no qual pertenço, só que o faço sozinho, sem nínguem e na maioria das vezes não me acho suficientemente bom para ninguem, em 2004 tive meu primeiro contato com jogos online de interação e foi com o meu amado Tibia.
A partir dai descobri um universo livre de pré conceitos, pré julgamentos, um mundo aonde tudo era livre e todos iguais, me apaixonei por tudo perdi horas e horas, em 2011 descobri o LoL e não foi muito diferente, fiz muitos amigos e jogo até hoje, parei muito tempo, isso nunca me fez parar de tentar "fugir" do mundo real com as drogas e em 2014 parei de jogar porque não tinha o mesmo desempenho, cheguei ao incrível challenger em 2013 ficando lá 2 semanas. Perdi porque me afundei nas drogas, antes que perguntem, nunca fui internado por causa disto, nem nunca parei, apenas deixo que isto me destrua um pouco menos hoje.
O LoL em sí me ajuda a controlar meus anseios, me faz ser social e as vezes me sentir menos "merda".
Enfim este é meu relato e resolvi compartilhar porque por aqui, até me sinto a vontade.
Sobre as falas do campeão, também tenho muito isso, posso dar um exemplo, amo o Thresh e suas falas e realmente adentro à ele, assim como Swain ❤️
"A morte é a própria professia"
"Eles não enxergam a lógica fria deste mundo"
@D4GG3R Que bom que você se sentiu a vontade de falar um pouco sobre como você se sente, e espero de coração que você consiga a medida do possível encontrar os pontos da sua vida onde você não se sinta um "merda". E vá se separando dos comportamentos auto destrutívos. Se um dia você se sentir a vontade pra buscar ajuda profissional, não hesite. Temos sempre uma forma melhor de viver, as vezes uma ajudinha faz toda diferença.
Compareça nos campos da justiça e lute com honra. Se você for meu adversário, assim como a vida, não lhe entregarei uma luta fácil. Se você for meu aliado, assim como a vida, lhe darei ferramentas para vencer!
@Dizzie "No caso do Brasil, a OMS estima que 5,8% da população nacional seja afetada pela depressão. A taxa média supera a de Cuba, com 5,5%, a do Paraguai, com 5,2%, além de Chile e Uruguai, com 5%."
O problema da depressão só cresce nos útlimos anos, isto no mundo inteiro, sendo o Brasil o país com maior índice de pessoas afetadas pela depressão. Portanto não é um problema relacionado ao jogo ou a comunidade, é algo global, e o que você percebe no LoL é reflexo disto. Por isso é importante conscientizarmo-nos sobre o problema. Espero ter esclarecido um pouco.
Fonte aqui.
Deus lhe abençoe!
@Pepo Laiaescreveu:Uau! Eu não esperava que meu tópico fosse causar tanta repercussão, mas fico feliz que a mesma tenha sido positiva. Agradeço à todas as mensagens de apoio, e também espero que todos que passam por algo ruim, e conseguem se desvencilhar disso no LoLzinho, consigam forças pra continuar firme e seguir em frente!
PAGOTTI, pois é. Apesar de eu entender que às vezes a frustração pode ser forte, fico um pouco triste por saber que por vezes ela fala mais alto aos Invocadores, do que o fato de que partidas(e dias) melhores virão. Espero que isso mude, um dia...
@Becca Becca, o
é completamente apaixonado pela "arte" que faz, assim como eu. Apesar de eu e ele produzirmos artes TOTALMENTE diferentes. Haha'
H3RM4N0, compartilho do mesmo sonho. E estou confiante de que um dia isso há de mudar.
@iago hedgehog, haha' sim, somos bem loucos! E a melhor forma de trazer a beleza da nossa loucura à tona é nos expressando pela arte! Por isso gosto tanto do :champion46:!
Boobabyy, obrigado. Muito obrigado MESMO. Entendi sua intenção, e assisti ao seu vídeo. Eu sei de todas essas coisas. Além dos transtornos que eu citei, também tenho diagnóstico de Agorafobia, o que faz com que sair de casa seja praticamente impossível pra mim. Já fiz muita besteira comigo mesmo, mas estou passando por tratamento psicoterápico e medicamentoso, e estou conseguindo progredir pouco a pouco. Eu consegui estabelecer uma certa disciplina e comecei a me exercitar em casa e, de fato, ajuda bastante, por conta da Endorfina liberada. Mas, por outro lado, meus transtornos dificultam a absorção de outras substâncias, como a Serotonina. Então, mesmo que eu sinta satisfação em ter me exercitado, é difícil pra mim, realmente obter ALEGRIA nas coisas. E é justamente isso que minha psicóloga e meu psiquiatra estão me ajudando a resgatar: a minha alegria de viver. Ainda tenho ideações suicidas ou automutilatórias esporadicamente, mas consigo não mais levar as mesmas à frente. No fim, eu estou dando um passo de cada vez, e agradeço de coração, por tentar me ajudar!
Rocket Jamess, nunca devemos esquecer o motivo da nossa positividade! A gente faz a diferença! Obrigado. Obrigado mesmo!
E pode me adicionar sim!
@Im aLn, o segredo está em se permitir absorver os bons sentimentos que os bons Invocadores tentam nos passar!
SanGrent, sim, eu sei. Mas pra quem não conseguia se encontrar em nada, foi bom poder começar a ver um pouquinho de mim em muitos personagens. Faz eu me sentir realmente existente. E não se preocupe: um dia essa melancia vai ser toda minha! Haha'
Sagrado, sim. Esse é e sempre será o meu objetivo: humanizar a humanidade! E aqui tivemos grandes exemplos de grandes HUMANOS que estão espalhados pelo :champion23:(se me permite a piada e.e).
@Envy Ada, pode deixar, que eu vou ficar! E a gente pode se conhecer, é só me adicionar!
Kira, sim. O LoLzinho realmente tem o poder de nos ajudar muito, em momentos difíceis. Obrigado pelo elogio! A
foi o primeiro Suporte que eu comprei. Tenho Maestria 7 e 171k de pontos com ela. Ela, definitivamente é a Campeã que eu melhor jogo e pela qual eu sou mais apaixonado!
Shiny Chariot, exatamente, digamos que o LoL é uma saída saudável que substitui pernas inquietas, arranque de cabelos e roeção de unhas.
Rapaz, os
são, definitivamente, o Campeão mais profundo do LoL. Pena que eles são Caçadores, e eu sou uma ameba na Selva. Mas os amo de paixão!
"GRAAAHGAHGAHAHGHARGAHG" - :champion87:, 11 de Dezembro de 2014
CHEGA ARREPIA A ESPINHA!
KaynJhin por Tu, rapaz, NÃO TEM CAMPEÃO MAIS AMORZINHO DO QUE O :champion41:! Ele é o tio legal que todo mundo queria ter!
HungerPredator, de fato, a Depressão é totalmente diferente de tristeza. Na verdade, a tristeza vem quase como efeito colateral por conta da frustração de fazer tudo arrastado, sem vontade nenhuma, até chegarmos a um ponto em que as coisas não fazem mais diferença alguma pra nós. Nós só conseguimos ficar na cama, querendo dormir o máximo possível, para não termos que viver a agonia que é não ter vontade de viver(note que não ter vontade de viver não significa exatamente que a pessoa tem ideias suicidas.). A Depressão está longe de ser frescura ou apenas uma tristeza profunda, mas o debate é válido, pois com a informação, podemos ajudar pessoas ao nosso redor que podem estar passando por algo do gênero.
@Kurokamí, obrigado, rapaz. Obrigado de verdade! Deixar o LoL ou o Fórum de lado está totalmente fora da minha lista. Pode crer que eu vou marcar presença sempre que possível!
Ufa, deu trabalho escrever essa respostona, mas valeu muito a pena. A interação com a Comunidade e o zelo pela agradabilidade são essenciais para mim. Agradeço a todos os que comentaram. Me sinto honrado por fazer parte da Comunidade! GG ❤️
isso ai manolo, vai de pouco em pouco, se vc nao se sente bem em socializar entao caminha, caminhar da pra fazer socinho e vc ve pessoas, ou seja, ja vai acostumando 😛
o ruim de se exercitar em casa é q a gente nao se motiva, da umas semanas e a gente para, por isso prefiro academia, alem dela proporcionar um convivio social, nos humanos precisamos disso, nao evoluimos pra ficar sozinhos, a solidao nos faz mal, entao é importante ter uma vida social, mas vai no seu tempo, jaja vc pega o jeito ^^
Que interessante ler esse post, eu sinto também que sofro/sofria do mesmo problema que você e teve uma época que eu estava no meu limite e nem o LoL eu queria jogar mais, simplesmente queria tomar ban do jogo pra não ter mais nada a me "agarrar" e foi o que fiz. Comecei a trollar algumas partidas ranqueadas propositalmente jogando de Soraka TOP e feedando a partida, dentro da partida eu sentia culpa em estar fazendo aquilo e perguntava se estavam em md3/md5 e se não estivessem, bem, acontecia o feed.
Mesmo feedando eu me desculpava com o pessoal da partida e dizia que eu queria tomar ban e por isso estava fazendo aquilo, algumas pessoas ficavam bem irritadas com razão, era ranqueada, outras dizia que a conta foi hackeada e alguns bem poucos parecia entender e falava que eu parecia uma pessoa boa pq eu estava me desculpando bastante nas partidas.
Eu tirei print de uma das partidas e postei na net pra ajudar no Ban sem se importar muito.
Alguns dias depois eu abri um ticket no suporte falando que trollei partidas e queria ter a suspensão da conta (pq eu n tinha tomado ban ainda), não me recordo agora qual foi a ordem, mas eu tomei ban de 14 dias e mesmo assim quando o ban acabou eu não queria jogar LoL pq eu sabia que n estava com cabeça e a minha conta foi congelada durante 1 mês;
Quando eu estou com raiva da vida sempre vou jogar LoL, não importa se é de madrugada ou de tarde. Eu sinto que o jogo faz eu me acalmar igual o Perfect World (Um jogo que joguei de 2006 até 2013) fazia.
Claro que sem feedar, ninguem se acalma perdendo.
Ekko: É melhor tentar do que não fazer nada.
Parabens . 1 topico que realmente vale a pena ler !
Legal Meu caro abiguinho do ligi ofi ligindis:summoner4:
é bom saber que o game em sua vida foi algo produtivo e lhe ajuda e esta ajudando, desejo que sejas feliz e continue sempre a melhorar e crescer, e que sempre caminhes para ser um ser humano melhor.
QUANTAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS!!!
@Dizzie Você equivocado, tanto pela psicologia quanto pela filosofia. Não existe conceito de felicidade real...
Freud mesmo, dizia que a felicidade é utópica. O que pode ser mais utópico que um universo como o do LoL?
Não viaja, brother. Abraço.