cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Pepo Laia
Aronguejo
Aronguejo

Transtornos mentais

Ir para a solução

Olá, pessoal! Eu jogo LoL há quase 4 anos, e foi, definitivamente uma das melhores coisas que eu resolvi fazer na minha vida.
A respeito do título: meus transtornos mentais incluem, mas não se limitam a: Transtorno de Depressão Maior, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Personalidade Borderline. Já me cortei e tentei suicídio por quatro vezes.
Mas em meio a todas essas coisas, eu encontrei no LoL um mundo no qual eu pude mergulhar. Pra me inspirar,  pra me entreter, pra me acalmar(apesar de algumas partidas estressantes. Mas aí é só deixar um pouco pra lá e jogar no dia seguinte), mas, principalmente, pra me identificar e me encontrar como ser humano. Parece besta, mas eu já aprendi lições com os Campeões do LoL. Frases de Campeões como os :Champion56::Champion14::Champion16::Champion46: ,  entre muitos outros, me fazem refletir, me identificar, e me sentir realmente imerso dentro do jogo. A maior parte dos Campeões com os quais eu jogo, representa uma faceta da minha personalidade, e eu jogo com eles justamente por isso, apesar de não ser bom com todos. Passo horas vasculhando o Universo, e fico cada vez mais fascinado com Runeterra em toda a sua diversidade.
Fiz amizades que se estenderam além de simples duos, para amigos com os quais eu sei que posso contar, apesar da distância.
Fiz esse tópico simplesmente para poder agradecer à Riot por ter criado um mundo tão fantástico, que me fez sair dos meus jogos single-player para me expandir e fazer parte de algo maior, no qual eu estou lá, E SOU IMPORTANTE. Apesar de muitas vezes eu desanimar ou acabar feedando, eu ainda tenho relevância no jogo, e isso faz eu me sentir muito bem.
Sou Main Suporte, e apesar desse papel ser constantemente ofuscado pelos Carregadores, eu sinto uma gratificação imensa quando vejo meu Atirador buffado por mim, indo pegar as kills dele, ou quando eu dou aquela Ult que dá a brecha para o meu time engajar em uma luta decisiva e, mesmo geralmente eu não recebendo muitas honras, recebo a maior delas, que é ver o placar do meu time e as minhas assistências, ver o quanto eu fiz diferença no placar deles. Isso é muito bom pra mim, que ainda estou sofrendo para encontrar a mim mesmo e o meu lugar no mundo, mas no LoL eu tenho o meu lugar, do qual eu me orgulho e tenho, por alguns momentos, a sensação de que eu sou alguém relevante. 

 

Isso foi escrito para vocês, Riot, Rioters e Invocadores: obrigado por estarem no LoL, tanto como aliados, quanto como adversários. Vocês me proporcionam momentos incríveis, nos quais eu lamento minhas plays ruins, troco broncas, elogios e dicas com o meu time, mas também solto as gargalhadas mais sinceras.

 

Vocês fizeram e fazem a diferença na minha vida. Mais uma vez: MUITO OBRIGADO! 

 

Edit: Foi no LoL que eu conheci o meu namorado, e estamos há 4 anos juntos. Coincidência?! 

Edit2: Aproveitando o espaço, queria deixar aqui a Fanart que fiz da minha main: Lulu

Perdoar é difícil, mas vale muito a pena.
Tags (1)
71 RESPOSTAS
Dnay
Tropa
Tropa

"Isso é muito bom pra mim, que ainda estou sofrendo para encontrar a mim mesmo e o meu lugar no mundo, mas no LoL eu tenho o meu lugar, do qual eu me orgulho e tenho, por alguns momentos, a sensação de que eu sou alguém relevante. "

 

Eu me emocionei com essa frase, me identifico bastante. Apesar de nunca ter ido em um especialista para ver exatamente o que eu tenho por medo, estou planejando ir a algumas semanas e o LoL é um dos poucos lugares do mundo que eu me encontro. 

 

cya

 

ggwp ❤️ 

D4GG3R
Tropa
Tropa

@Pepo Laia 
Sabe  me chamou a  atenção o nome  do tópico  "transtornos mentais" é  exatamente  isso que enfrento  em boa  parte do meu  cotidiano, são  super intensos  e  me fazem  me sentir  deslocado  do mundo é  dificil  sair de  casa, as  vezes  eu  saio  pra  encher  a cara e  até  mesmo  usar drogas pra esquecer  o universo no qual pertenço, só que o faço sozinho, sem nínguem e na maioria  das  vezes  não me acho suficientemente  bom para  ninguem, em  2004  tive  meu primeiro contato com jogos online de interação e  foi  com o meu  amado Tibia.
A partir  dai descobri  um universo  livre  de  pré conceitos, pré julgamentos, um mundo  aonde tudo  era  livre  e todos  iguais,  me  apaixonei por  tudo  perdi horas  e horas,  em  2011  descobri  o LoL  e não  foi  muito  diferente,  fiz  muitos amigos e  jogo  até  hoje, parei  muito  tempo, isso  nunca  me  fez parar de  tentar  "fugir" do mundo  real  com  as  drogas  e em  2014 parei  de jogar   porque não  tinha o  mesmo  desempenho,  cheguei  ao incrível  challenger em 2013 ficando  lá  2  semanas. Perdi  porque  me afundei  nas  drogas, antes  que perguntem, nunca fui internado  por  causa  disto, nem  nunca  parei, apenas  deixo  que isto  me destrua  um pouco  menos  hoje.
O LoL  em sí me ajuda a  controlar  meus anseios, me  faz  ser  social e  as  vezes me sentir menos  "merda".
Enfim este é meu  relato e  resolvi  compartilhar porque  por  aqui,  até me sinto  a vontade.
Sobre  as  falas  do  campeão, também  tenho  muito  isso, posso  dar  um  exemplo, amo  o Thresh e  suas  falas  e realmente  adentro  à ele, assim como  Swain ❤️
"A morte  é a própria professia"
"Eles  não  enxergam  a lógica  fria  deste  mundo"

@D4GG3R  Que bom que você se sentiu a vontade de falar um pouco sobre como você se sente, e espero de coração que você consiga a medida do possível encontrar os pontos da sua vida onde você não se sinta um "merda". E vá se separando dos comportamentos auto destrutívos. Se um dia você se sentir a vontade pra buscar ajuda profissional, não hesite. Temos sempre uma forma melhor de viver, as vezes uma ajudinha faz toda diferença.
Compareça nos campos da justiça e lute com honra. Se você for meu adversário, assim como a vida, não lhe entregarei uma luta fácil. Se você for meu aliado, assim como a vida, lhe darei ferramentas para vencer!

@Dizzie "No caso do Brasil, a OMS estima que 5,8% da população nacional seja afetada pela depressão. A taxa média supera a de Cuba, com 5,5%, a do Paraguai, com 5,2%, além de Chile e Uruguai, com 5%."
O problema da depressão só cresce nos útlimos anos, isto no mundo inteiro, sendo o Brasil o país com maior índice de pessoas afetadas pela depressão. Portanto não é um problema relacionado ao jogo ou a comunidade, é algo global, e o que você percebe no LoL é reflexo disto. Por isso é importante conscientizarmo-nos sobre o problema. Espero ter esclarecido um pouco.
Fonte aqui.

Alex Baiano
Tropa
Tropa

Deus lhe abençoe!

@Pepo Laiaescreveu:

Uau! Eu não esperava que meu tópico fosse causar tanta repercussão, mas fico feliz que a mesma tenha sido positiva. Agradeço à todas as mensagens de apoio, e também espero que todos que passam por algo ruim, e conseguem se desvencilhar disso no LoLzinho, consigam forças pra continuar firme e seguir em frente!

 

PAGOTTI, pois é. Apesar de eu entender que às vezes a frustração pode ser forte, fico um pouco triste por saber que por vezes ela fala mais alto aos Invocadores, do que o fato de que partidas(e dias) melhores virão. Espero que isso mude, um dia...

 

@Viegocêntrica, o :Champion46: é completamente apaixonado pela "arte" que faz, assim como eu. Apesar de eu e ele produzirmos artes TOTALMENTE diferentes. Haha'

 

H3RM4N0, compartilho do mesmo sonho. E estou confiante de que um dia isso há de mudar.

 

@iago hedgehog, haha' sim, somos bem loucos! E a melhor forma de trazer a beleza da nossa loucura à tona é nos expressando pela arte! Por isso gosto tanto do :champion46:!

 

Boobabyy, obrigado. Muito obrigado MESMO. Entendi sua intenção, e assisti ao seu vídeo. Eu sei de todas essas coisas. Além dos transtornos que eu citei, também tenho diagnóstico de Agorafobia, o que faz com que sair de casa seja praticamente impossível pra mim. Já fiz muita besteira comigo mesmo, mas estou passando por tratamento psicoterápico e medicamentoso, e estou conseguindo progredir pouco a pouco. Eu consegui estabelecer uma certa disciplina e comecei a me exercitar em casa e, de fato, ajuda bastante, por conta da Endorfina liberada. Mas, por outro lado, meus transtornos dificultam a absorção de outras substâncias, como a Serotonina. Então, mesmo que eu sinta satisfação em ter me exercitado, é difícil pra mim, realmente obter ALEGRIA nas coisas. E é justamente isso que minha psicóloga e meu psiquiatra estão me ajudando a resgatar: a minha alegria de viver. Ainda tenho ideações suicidas ou automutilatórias esporadicamente, mas consigo não mais levar as mesmas à frente. No fim, eu estou dando um passo de cada vez, e agradeço de coração, por tentar me ajudar!

 

Rocket Jamess, nunca devemos esquecer o motivo da nossa positividade! A gente faz a diferença! Obrigado. Obrigado mesmo!
E pode me adicionar sim!

 

@Im aLn, o segredo está em se permitir absorver os bons sentimentos que os bons Invocadores tentam nos passar!

 

SanGrent, sim, eu sei. Mas pra quem não conseguia se encontrar em nada, foi bom poder começar a ver um pouquinho de mim em muitos personagens. Faz eu me sentir realmente existente. E não se preocupe: um dia essa melancia vai ser toda minha! Haha'

 

Sagrado, sim. Esse é e sempre será o meu objetivo: humanizar a humanidade! E aqui tivemos grandes exemplos de grandes HUMANOS que estão espalhados pelo :champion23:(se me permite a piada e.e).

 

@Envy Ada, pode deixar, que eu vou ficar! E a gente pode se conhecer, é só me adicionar!

 

Kira, sim. O LoLzinho realmente tem o poder de nos ajudar muito, em momentos difíceis. Obrigado pelo elogio! A :Champion64: foi o primeiro Suporte que eu comprei. Tenho Maestria 7 e 171k de pontos com ela. Ela, definitivamente é a Campeã que eu melhor jogo e pela qual eu sou mais apaixonado!

 

Shiny Chariot, exatamente, digamos que o LoL é uma saída saudável que substitui pernas inquietas, arranque de cabelos e roeção de unhas.

Rapaz, os :Champion56: são, definitivamente, o Campeão mais profundo do LoL. Pena que eles são Caçadores, e eu sou uma ameba na Selva. Mas os amo de paixão!

"GRAAAHGAHGAHAHGHARGAHG" - :champion87:, 11 de Dezembro de 2014

CHEGA ARREPIA A ESPINHA!

 

KaynJhin por Tu, rapaz, NÃO TEM CAMPEÃO MAIS AMORZINHO DO QUE O :champion41:! Ele é o tio legal que todo mundo queria ter!

 

HungerPredator, de fato, a Depressão é totalmente diferente de tristeza. Na verdade, a tristeza vem quase como efeito colateral por conta da frustração de fazer tudo arrastado, sem vontade nenhuma, até chegarmos a um ponto em que as coisas não fazem mais diferença alguma pra nós. Nós só conseguimos ficar na cama, querendo dormir o máximo possível, para não termos que viver a agonia que é não ter vontade de viver(note que não ter vontade de viver não significa exatamente que a pessoa tem ideias suicidas.). A Depressão está longe de ser frescura ou apenas uma tristeza profunda, mas o debate é válido, pois com a informação, podemos ajudar pessoas ao nosso redor que podem estar passando por algo do gênero.

 

@Kurokamí, obrigado, rapaz. Obrigado de verdade! Deixar o LoL ou o Fórum de lado está totalmente fora da minha lista. Pode crer que eu vou marcar presença sempre que possível!

 

Ufa, deu trabalho escrever essa respostona, mas valeu muito a pena. A interação com a Comunidade e o zelo pela agradabilidade são essenciais para mim. Agradeço a todos os que comentaram. Me sinto honrado por fazer parte da Comunidade! GG ❤️


isso ai manolo, vai de pouco em pouco, se vc nao se sente bem em socializar entao caminha, caminhar da pra fazer socinho e vc ve pessoas, ou seja, ja vai acostumando 😛 
o ruim de se exercitar em casa é q a gente nao se motiva, da umas semanas e a gente para, por isso prefiro academia, alem dela proporcionar um convivio social, nos humanos precisamos disso, nao evoluimos pra ficar sozinhos, a solidao nos faz mal, entao é importante ter uma vida social, mas vai no seu tempo, jaja vc pega o jeito ^^

Ravenoroth
Tropa
Tropa
Sou esquizofrênico, em tratamento a mais de 4 anos (e é pra vida toda com auxilio de medicação), tenho depressão e outros sintomas agregados, enfim... concordo, o lol também me traz um pouco de "sentimentos" assim como minha paixão por jogos.
Me identifiquei um pouco com você, mas ainda não tive tanta experiencias boas, continuar me esforçando me mantém vivo, espero um dia encontrar mais ânimo.
Boa sorte amigo :D.

Que interessante ler esse post, eu sinto também que sofro/sofria do mesmo problema que você e teve uma época que eu estava no meu limite e nem o LoL eu queria jogar mais, simplesmente queria tomar ban do jogo pra não ter mais nada a me "agarrar" e foi o que fiz. Comecei a trollar algumas partidas ranqueadas propositalmente jogando de Soraka TOP e feedando a partida, dentro da partida eu sentia culpa em estar fazendo aquilo e perguntava se estavam em md3/md5 e se não estivessem, bem, acontecia o feed.

Mesmo feedando eu me desculpava com o pessoal da partida e dizia que eu queria tomar ban e por isso estava fazendo aquilo, algumas pessoas ficavam bem irritadas com razão, era ranqueada, outras dizia que a conta foi hackeada e alguns bem poucos parecia entender e falava que eu parecia uma pessoa boa pq eu estava me desculpando bastante nas partidas.

Eu tirei print de uma das partidas e postei na net pra ajudar no Ban sem se importar muito.

Alguns dias depois eu abri um ticket no suporte falando que trollei partidas e queria ter a suspensão da conta (pq eu n tinha tomado ban ainda), não me recordo agora qual foi a ordem, mas eu tomei ban de 14 dias e mesmo assim quando o ban acabou eu não queria jogar LoL pq eu sabia que n estava com cabeça e a minha conta foi congelada durante 1 mês;

 

Quando eu estou com raiva da vida sempre vou jogar LoL, não importa se é de madrugada ou de tarde. Eu sinto que o jogo faz eu me acalmar igual o Perfect World (Um jogo que joguei de 2006 até 2013) fazia.

Claro que sem feedar, ninguem se acalma perdendo.

 

Ekko: É melhor tentar do que não fazer nada.

L   3   X
Tropa
Tropa

Parabens . 1 topico que realmente vale a pena ler ! 

Anne Lister
Tropa
Tropa
Que texto lindo, obrigada por compartilhar com a gente! ❤️ Eu mesma sei bem como é difícil lidar com transtornos mentais, mas saiba que vc não tá sozinho, viu? O universo do LoL ensina tanta coisa bacana pra gente, é incrível!

Toda força para ti, espero que continue melhorando e que os dias bons se sobreponham aos ruins sempre. Se quiser jogar junto é só chegar! Grande abraço ^_^
Neves619
Tropa
Tropa

Legal Meu caro abiguinho do ligi ofi ligindis:summoner4:

SansKiller
Tropa
Tropa
Muito bom parceiro ❤️
É muito cativante ver esse tipo de relato. Meu mais sincero parabéns.
~~Ah, um ótimo desenho por sinal ^^
KARAMAZOVI
Tropa
Tropa

é bom saber que o game em sua vida foi algo produtivo e lhe ajuda e esta ajudando, desejo que sejas feliz e continue sempre a melhorar e crescer, e que sempre caminhes para ser um ser humano melhor.

Não fuja dos seus problemas, encare-os. Correr para jogos de computador não vai lhe trazer felicidade real, apenas momentânea . E se o LoL acabasse amanhã (um dia ele vai), sua vida acabaria também ? Passe mais tempo com seus failiares e amigos, é isto o que importa. Jogos são uma forma de entretenimento, não um refúgio para seus problemas. Assim você só vai estar se encondendo das causas do problema.
Mëa
Aronguejo
Aronguejo

QUANTAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS!!!

dark5
Academia de Piltover
Academia de Piltover
yooo, fico feliz de saber que league te ajudou
eu geralmente acredito que jogos em geral ajudam muito a pessoa a lidar consigo mesmo e com os transtornos mentais
encarar eles e aprender o que são ou como eles funcionam é um passo gigantesco em direção a cura

cura perfeita não existe, mas acredite tem como seguir uma vida plenamente feliz tendo o mais terrível dos transtornos

seu texto me ilumina ❤️ obrigado por compartilhar
sou psicólogo especialista em casos de borderline, já lidei muito com esse tipo de personalidade e sei quão dificil é para quem tem

@Dizzie Você equivocado, tanto pela psicologia quanto pela filosofia. Não existe conceito de felicidade real... 

Freud mesmo, dizia que a felicidade é utópica. O que pode ser mais utópico que um universo como o do LoL?

 

Não viaja, brother. Abraço.

Parabéns pelo texto! Sou main suporte também e você descreveu toda minha satisfação que sinto no game rs, abraçso!
Uma das utilidades de do lol é "teste hard de paz interior" hehe
Eu me considerava inabalável mas ter que lidar com pessoas me xingando pelos próprios erros foi uma coisa que me irritou rs
O lol me mostrou que ainda tinha o que melhorar, agora que superei essa comunidade tóxica eu posso dizer com certeza que sou inabalável rs
Depois disso ficou até mesmo mais fácil de lidar com humor com pessoas egocêntricas e arrogantes no meu dia dia, são tudo fichinha perto dos cara do lol rs
KinG Troll
Aronguejo
Aronguejo