cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Lifsitch
Dragão
Dragão

Uma reflexão sobre subir de elo.

Se você for no champion.gg, verá a taxa de vitória de todos os champs na soloq.

 

Na jungle, temos dois campeões que estão absurdamente fortes e são bem fáceis de jogar: Rammus e Shyvana. Mesmo com toda essa força, a taxa de vitória deles não sai muito da média de 50%, eles têm apenas 53.73% de win.

 

Agora imagine que você é um ponto fora da curva no seu elo, já esteja merecendo estar divisões acima. Assim como os fortíssimos Rammus e Shyvana são afundados por campeões fracos, você também será afundado por gente que está no mesmo elo que você só deus sabe como, afks, etc. Então, sua taxa de vitória também não irá sair muito da média de 50%. Vamos colocar 55%.

 

Isso dá 55 vitórias e 45 derrotas em 100 jogos, e fazendo as contas, dá mais ou menos 60 partidas jogadas pra você subir uma única divisão (pode ser mais ou menos dependendo de como suas derrotas são distribuídas). 300 partidas pra subir um elo inteiro.

 

Então fica aí essa reflexão, ou simples apresentação de números: se você joga com a real intenção de subir de elo, vai ter que jogar muitas partidas, não pode ter medo de ir ranked.

5 RESPOSTAS
TdB MrRolim
Arauto
Arauto

acho que isso é uma coisa muito relativa, é possível ter uma winrate de 60% com o campeão, dependendo da noção de matchups, mecanica, macro em geral
e dependendo do MMR tem como pular as divisões das ligas (tipo subir do ouro III direto pro ouro I)
mas no geral mesmo essa é a verdade, principalmente quando a pessoa chega no elo equivalente ao gameplay, desse jeito a winrate se aproxima dos 50% e o MMR fica nivelado, conseguindo subir só a longo prazo
Elfomal
Aronguejo
Aronguejo

Ou, você pode pegar sequências de vitórias, e ter um aumento massivo no seu ganho de PDL.

Lembrando que, um jogador Main de algum desses personagens, consegue facilmente alcançar uma % acima disso, visto que, neste site, conta jogadores de todos os níveis e experiência.
Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *

60% já te faz subir de elo bem mais rápido que 55%, mas é um número difícil de se conseguir, vai ser um caso de exceção mesmo. O Tin por exemplo está com 57% no challenger, o Ayel está com 52%.

Mas o caso deles é que eles jogam milhares de partidas (e quase sempre com as mesmas pessoas. no high elo a maioria se conhece e já entende muito do jogo de cada um dos adversários, isso faz com que seja um ambiente mais difícil pra ter uma winrate alta), e não podem focar em apenas um champion, já que precisam de ter uma pool vasta pro competitivo. Quem é monochampion consegue muito bem chegar a 55% com tranquilidade, já que de certa forma estuda e aprofunda em apenas um campeão, conhece os matchups e a maioria das situações que vai ter que passar nas partidas.
De qualquer maneira alguém que tem uma winrate maior e bem próxima de 50% vai conseguir subir, mas ao longo prazo
É algo muito relativo pra ter uma resposta definitiva ao meu ver
Lunna Winter
Aronguejo
Aronguejo

Acho que a mecânica de subir de elo por partida ganha é meio falha, porque as vezes você joga super bem de ADC por exemplo, ta 3/0 e levou a primeira torre mas seu top ta feedando muito um Yasuo da vida e ai isso ferra a partida toda ou seu jungle cai, seu mid resolve trollar, seu suporte caiu na role por acaso e ta fazendo Brand AP, existem várias situações em que você acaba jogando bem e seu time não colabora, se o sistema levasse em conta seu desempenho em partida também isso ajudaria muito, tem muita gente que acaba demorando pra subir de elo mesmo sendo boa porque ganha duas partidas mas ai perde uma e assim vai, acaba jogando 100 partidas pra subir uma divisão, se avaliasse o desempenho em partida, como por exemplo o farm, abates/mortes/assistências, visão de mapa, controle de objetivo e outras coisas do tipo seria muito melhor e também evitaria que pessoas subissem de elo carregadas por duos ou até mesmo por sorte de caírem em times com jogadores bons mais frequentemente