cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
eu sou o flow
Aronguejo
Aronguejo

Vamos falar sobre Soloq

Olá, eu sou Hizu. 

Eae amigos invocadores, vocês estão bem? A Akali não, mas vai sobreviver.
:Champion3: *era melhor não ter tido rework, pensa a ninja ao vê as modificações mirabolantes da rito*

Enfim, hoje vim conversar com vocês sobre a nossa querida soloq, expondo minha opinião sobre ela e lendo o que vocês tem para acrescentar a minha visão.

Atualmente eu estou no Silver 3, tentando retornar ao Gold para daí começar a escalada. O caminho está difícil, por isso nessa temporada, como em nenhuma outra, eu estou estudando tudo o que posso sobre o jogo, utilizando todas as minhas férias de trabalho/faculdade basicamente em jogar, estudar e vê replays de league, tentando evoluir. Tá difícil, mas estou vendo pequenos resultados, poucos ainda, mas com o tempo eles se tornaram consistentes, assim espero.

Bem, o que quero falar sobre a Soloq especificamente é sobre o significado dela pra mim e o mindset que estou tentando moldar para me tornar um grande jogador de liga das lendas. 

Para começar, quero desmistificar a mentira do século, que é o "Não subo de liga por culpa do meu time", pois isso não existe, afinal, para o começo de conversa, soloq não é uma fila de times, é uma fila solo(capitão obvio ataca)

Pode parecer obvio, mas muitos jogadores(inclusive eu, várias vezes)caiem na nóia de ficarem chateados por que o time não quis acompanhar aquela call que você achava super certa, ou por que os caras não param de morrer. Enfim, coisas que acontecem em soloq e não estão em nosso controle. 

Unico jogador que temos responsabilidade numa partida de Soloq somos nós mesmos, e o único papel que nós temos é o de nos adaptar as adversidades que a fila nos proporciona. E as adversidades são multiplas. É aquele inimigo muito bom de Yasuo, é o seu aliado morrendo e entregando, é a lane que você perdeu solo e não quer admitir, oi? Isso mesmo haha. 

É muito comum mesmo jogadores que perdem a lane, as vezes por não dá reset, as vezes por problemas de micro, que querem que o time conserte aquilo para eles. Eles se esquecem que os aliados já tem seus próprios problemas de jogo, seus próprios erros pra lidar, nem sempre poderão lidar com os erros de todos. E se algum dos seus aliados conseguir lidar com o erro que você cometeu, isso quer dizer que ele está conseguindo carregar, o que não é obrigação dele, se ele está fazendo isso é por que ele está subindo de elo. Você até pode ganhar essa partida, mas a próxima, se cometer o mesmo erro, provavelmente vai perder. Ou seja, isso não muda o fato que no fim o que importa é o seu gameplay, e apenas isso.

O que quero dizer é que sempre que você perde e sempre que você ganha há ali um conjunto de fatores que levaram aquele resultado no qual você fez parte, mas para ser um jogador com uma winrate razoavel para subir você tem que fazer a diferença de forma positiva na maior parte dos cenarios possível. Contudo, fazer a diferença não é ser babá dos seus aliados, é contornar todas as situações da melhor forma possível. Nem sempre será possível, afinal não dá pra ganhar todos os jogos, mas se você for realmente bom e consistente vai conseguir ganhar várias e várias partidas.

E é fácil notar isso tanto assistindo jogadores de alto nível, quanto em nossas próprias partidas. Eu já ganhei partidas 4x5 para o meu time e já perdi partidas 4x5 para o time inimigo. Muito provavelmente meu impacto nessas partidas foram totalmente diferentes no eixo positivo > negativo. As vezes um simples ping de interrogação naquele cara que foi solado mais uma vez pode gerar um problema que você não pode contornar mais.

E eu falo tudo isso apenas para chegar em um ponto: Foque apenas em seu jogo, e apenas em seu jogo. Ao assistir os replays de suas partidas não perca seu tempo olhando o erro dos seus aliados, pelo contrario, olhe o que você poderia ter feito com aquilo, e se você chegar a alguma resposta você conseguirá evoluir. Afinal é isso que é soloq, não tem pra onde correr. 

Aprender a se adaptar aos cenários mais variados, como matchups desfavoraveis, trocas perdidas, desvantagem de nível, gente feedando e afk e etc é o que te lapidará como jogador e te fará chegar em lugares mais altos. É por isso que em jogos de ranks mais elevados parte dos jogadores não perdem tempo digitando por erros que são obvios(parte, por que em todos os elos vai ter gente reclamando, trollando e não tem o que fazer sobre isso), por que fazer isso não vai adiantar nada, no maximo vai é atrapalhar. Entendo que as vezes você pode ajudar sim alguém, mas pensa aqui comigo, alguém que você sequer conhece realmente vale seu tempo e esforço? Você ta jogando soloq pra melhorar seu gameplay ou para dar tutorial de league of legends de graça para os outros? 

Enfim, para mim Soloq é um eterno 1v9 e só existe três formas de ganhar partida: As duas mais comuns são Carregando e sendo carregado, e a ultima mais rara é através da sorte, e ai entra as partidas com aquele time que joga juntinho, ou com o afk no time inimigo, o troll, etc...

*Esse texto não é apenas uma exposição de ideias e uma abertura para discussão, mas também é um lembrete para mim mesmo, pois toda vez que eu rele-lo me lembrarei do motivo que me faz querer jogar soloq e evoluir no joguinho*

3 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Seu texto tem ideias boas, mas acabou ficando muito longo e infelizmente as pessoas tem preguiça de ler, principalmente no Brasil. Eu concordo com boa parte das coisas q vc citou, e a melhor delas é "Para começar, quero desmistificar a mentira do século, que é o "Não subo de liga por culpa do meu time", pois isso não existe".

A partir do momento q vc para de olhar pros outros e começa apenas a culpar a si mesmo, vc vai ver seus erros e vai aprender com eles e evoluir. Bom tópico.

Discordo quando você diz que soloq é 1x9 e você deve fazer o seu e focar somente nisso. League é um jogo jogado em equipe, e somente vencido se jogado em equipe. Ainda que você faça full splith push de tryndamere se o seu time não forçar no outro lado do mapa uma hr vc vai ser gankado por 4 e morrer. Na minha visão o que falta para a soloQ brasileira é conhecimento básico do jogo, de como ele funciona e o que te faz ganhar, afinal league é um jogo de estratégia e as pessoas não enxergam isso como deveriam. Afinal quantas vezes o first pick no top do seu time não foi uma Kayle que ficou 0/5 aos 8min de jogo? Isso acontece e não raramente.

Os fatores que mais mudam o resultado de um jogo na minha opinião: Pickar campeões que façam sentido levando em conta o time aliado e inimigo, jogar de forma estratégica entendendo aonde seu time é forte e o outro fraco, ajudar seu time a entender o que vai fazer vocês ganharem, e é claro possuir mecânica suficiente para no minímo se manter na média da partida. Se você consegue se manter constante nesses itens seu elo sobe naturalmente.

Nem sempre pickar pensando em composição será bom, pq voce e seu time não tem uma boa comunicação, o melhor mesmo é pickar o que é confortável. Se os dois se encaixar melhor ainda.
League é um jogo de equipes, mas a soloq é uma fila na qual sua capacidade individual é o fator determinante pra subir ou descer.
Pra ter uma experiência de equipe verdadeira só jogando flex