cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Elfomal
Aronguejo
Aronguejo

Vamos falar sobre o runas reforjadas????

Boa tarde gente!

Quem é mais antigo no fórum deve se lembrar de mim, aos mais novos, meu nome é Raphael, e jogo League Of Legends desde o beta do jogo.

Sinceramente, essas mudanças no runas reforjadas me afetaram mais do que eu gostaria de admitir.

Tentarei fazer separado as mudanças que mais me afetaram, e o porquê de ter sido tão afetado, em primeiro lugar.

Vamos lá?

Primeiramente, quais são os principais problemas que surgiram com o runas reforjadas (provavelmente intencional, maaaas……)

Precisão

Pressionar o ataque : Sinceramente, esta é a runa mais forte desta temporada. Além dela te oferecer dano extra, os 12% de dano extra afetam dano dos aliados também, e afeta TODO tipo de dano, o que inclui incendiar, Dardos de prata da Vayne, e a ultimate de Cho'gath. Esta runa, é a runa que substituiu fervor no meta atual, mas…. Bem, não funciona exatamente em todos heróis que eram viáveis por causa do fervor. Riven é um ótimo caso, aonde, sinceramente, essa runa seria a escolha perfeita para ela, mas por causa de todos sub-runas de Precisão oferecerem velocidade de ataque (um atributo que sinceramente Riven não escala muito bem), acaba se tornando uma escolha fraquíssima pra ela.
Principal problema de Pressionar o ataque : Ele não possui tempo de recarga, podendo ficar ativo até 95% do tempo no alvo, e dando um bocado de dano extra nos seus inimigos.

Ritmo Fatal : Esse é uma runa divertida, mas, que simplesmente está tunado abaixo do pressionar o ataque, tanto pelo fato de pressionar o ataque afetar o dano de seus aliados, também, como pela % de velocidade de ataque não ser tudo aquilo (exceto em certos casos extremos, como Kayle com build totalmente focada em on-hit e velocidade de ataque chegando a 3.4 ataques por segundo com uma build viável). TLTR : No geral, pressionar o ataque oferece mais dano do que Ritmo fatal, e de brinde, aumenta o dano dos aliados.

Agilidade nos pés : Esse é uma runa que eu tenho visto um bocado ser usado por Twisted fate, Vayne e Kog'Maw, e ele é MUITO BOM no que ele faz. Em questão de dano, ele oferece efeito próximo a 0 (a menos que a cura dele salve sua vida, mas no geral, usado apenas para ter uma lane phase mais segura).

Cura excessiva, e Presença de espírito, sinceramente, estão fracos, comparado ao Triunfo, não apenas pela cura que ele oferece, mas, principalmente, pelo fato desse ouro extra, que ajuda um bocado quando tu pega aquela kill early. Sem tirar, que como falei antes, as outras 2 runas do mesmo tier estão mal tunados ainda, em questão de força, assim que eles receberem alguns ajustes devem entrar no mesmo nível de Triunfo.

Os talentos 'Lenda', sinceramente, foram super bem designados. Todos parecem fortes, só acho que o de roubo de vida, deveria ter alguma % inicial também, como os outros do mesmo tier, coloque inicial 3%, e aumento de 0.5% para cada acúmulo. Isso com certeza poderia abrir novas builds iniciais para atiradores e companhia!

A tier final de runas de precisão também está bem designada, eu sinto que todas escolhas são significativas, mas o estilo de jogo de 'até a morte' não é muito legal, já que o prêmio recebido por estar com pouca vida, não vale a pena o risco de possuir esta runa, o único personagem até agora, que eu vi fazer bom uso dele, foi Tryndamere, e mesmo assim, caso tivesse sido escolhido Golpe de misericórdia, teria sido uma escolha mais segura e menos arriscada, com praticamente o mesmo efeito.

Dominação

Predador : Sinceramente, essa runa é incrívelmente forte, principalmente nas mãos de Hecarim (talvez um pouco extremo demais nesse caso), ele permite que junglers que antes possuiam um bocado de dificuldade em gankar, consigam fazer o mesmo com mais facilidade e eficácia (oiiii Udyr!!!!), sem ser extremamente abusivo em todos os casos (oiii Hec!) No geral, considero um runa bem designado.

Eletrocutar e colheita sinistra : Colocarei os 2 juntos, porquê sinceramente, os 2 fazem a mesma coisa, de maneiras levemente diferentes.

Eletrocutar oferece uma maneira mais segura de causar esse dano, sem depender de efeitos externos, o dano base dele é maior mas possui um tempo de recarga longo. Essa runa é uma versão melhorada de Decreto Do Senhor Do Trovão, simplesmente pelo fato de que o dano é adaptativo, ou seja, se você tiver mais AP, o dano que ele causa é mágico, e se você tiver mais AD, é dano físico, o que ajuda DEMAIS no late game, principalmente se você for um personagem que abusa de penetrações de atributos (como Zed, Shaco, Jayce).

Colheita sinistra, é a versão Late game de eletrocutar, ele tem uma progressão melhor (principalmente depois das 150 almas, que torna uma runa extremamente seguro de ser usado), e o mais complicado, comparado ao Eletrocutar, ele não possui tempo de recarga, o que significa que, contanto que você absorva uma alma, ele é 'resetado' podendo novamente ser utilizado. Isso significa que, Late game, você consegue utilizar essa runa com um ataque básico, causar um bocado de dano, e assim que alguém deixar uma alma cair, essa runa é reiniciado, podendo ser utilizado novamente, o melhor, um pouco mais forte ainda do que a vez anterior. Neste ponto, Eletrocutar é uma opção vastamente inferior, até pelo fato de que colheita sinistra causa esse dano adicional em torres também, o que o torna uma forma de dano extra para objetivos.

Golpe desleal : Essa runa é realmente forte em personagens que conseguem fazer uso desse efeito, Ashe consegue fazer com que seu time mantenha esse bonus de dano totalmente ativo, já que seus ataques básicos causam essa lentidão, o mesmo vale para personagens com malho congelado, etc.

Gosto de sangue : Essa runa é super forte, ainda mais se levarmos em conta que para ser ativo, não é preciso que seja ataque básico, e sim qualquer dano, então habilidades de longo alcance ativam esse efeito.

Impacto repentino : Essa runa é incrívelmente forte, ele oferece tanto dano extra nos finais da partida, que é simplesmente a escolha certa para qualquer personagem que possa fazer uso completo dele. Zed, Riven e Vi são os melhores usuários desse runa. Ele é realmente MUITO forte no que faz.

Sentinela zumbi e Poro Fantasma : Colocarei esses 2 juntos, por serem runas de utilidade com sentido parecido, já que ambos oferecem visão. São muito bons, principalmente se levar em conta que Poro fantasma não possui tempo de reúso, você consegue manter uma área segura, contanto que consiga chegar a ela…..

Globos Oculares : Esse é uma runa estranha. Primeiro, que a quantia de atributos que ele dá é baixa, pelo tempo que leva para acumular (10 abates ao todo), e segundo, que ele é simplesmente sem sal, mesmo se levarmos em conta que as outras 2 opções são apenas utilidade. Eu utilizei bastante essa runa, e sinceramente, a segurança que os 2 runas de visão me oferece, por longe supera ganhar 30 de ap ou 18 de AD mid / late game. É um runa fraco pelo que é exigido fazer, se o limite de 20 acúmulos fosse removido, acabaria se tornando uma ótima runa para acúmulos infinitos, mas no geral, sem sal pelo tempo necessário para ser utilizado.

As runas de caça : Sinceramente, outra leva de runas bem designadas. Junglers conseguem fazer um ótimo uso da velocidade de movimento fora de combate (e roamers também), e campeões casters recebem um paraíso quando acumulam as 5 stacks de caça voraz (Malzahar sendo o mais beneficiado, junto de Annie e Veigar), e Caça ardilosa oferece um bocado de força em itens ativos, podendo diminuir o tempo de recarga de itens como Zhonias, Redenção e itens Hextec em 40%!!!!!

Feitiçaria

Cometa Arcano : Essa é uma runa divertido, que veio substituir Toque Ígneo, ele é bastante forte, e fácil de usar, funciona muito bem me personagens que possuem alguma forma de atordoamento, e pode consistentemente causar uma quantia irritante de dano.

Invocar Aery : Essa runa é uma versão 'Op' da Pix de Lulu, tanto ele ajuda um bocado em questão de dano, como o escudo extra que ele oferece é extremamente forte. O único ponto fraco dele (e balanceamento), é que ele não pode fazer ambos ao mesmo tempo, o que exige que você saiba quando utilizar cada efeito dele (dano e defesa).

Ímpeto Gradual : Essa é uma runa estranha para esse tier, sinto que ele deveria estar no tier de Dominação, e não aqui. Ele é extremamente forte para personagens como Olaf, Udyr, Jayce, mas é uma escolha estranha para uma runa maior, existem runas mais úteis para serem utilizadas, esse efeito, se enquadra mais em um efeito de runa menor, o que acaba sendo meio contra-intuitivo de selecioná-lo.

Orbe Anulador : Essa runa, em conjunto de Hexdrinker, te deixa imune a burst de dano. Essas 2 opções oferecem um bocado de segurança em questão de evitar dano mágico, e o melhor, ambas se complementam. É a melhor escolha possível contra lanes Ap's, ainda mais se você for um personagem que irá criar Hexdrinker.

Faixa de Fluxo de Mana : Essa runa é incrível em personagens que possuíam uma lane phase arriscada, ou que precisavam voltar muito pra base. Cho'gath recebeu essa runa de braços abertos, já que essa runa oferece tanta regeneração extra, que anula completamente os problemas de mana que ele possuía early game. Veigar também utiliza essa runa muito bem, já que ajuda ele a se manter na lane por mais 1 ou 2 waves extras antes de precisar voltar para comprar e recuperar mana. Uma de minhas runas preferidas desse patch!

O Chapéu Mítico : Outra runa incrível, que em conjunções de outras runas e itens, consegue reduzir o tempo de recarga de sua ultimate em até 60%!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isso significa que, em um exemplo perfeito e extremo ; Karthus pode ultar a cada 74,8 segundos, Malzahar pode ultar a cada 37,4 segundos, e Lux com 23,38 segundos na ult (reduzido para 12 segundos caso elimine um alvo!!!)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1676874855720466&set=a.482722875135676.1073741826.1000019390...

Transcendência : Essa runa é incrível, e sinceramente, quebrado de forte. Ele abriu certas itemizações que antes do patch, seriam completamente inviáveis, mas que agora, com todas essas mudanças, o que inclue Zed tank, Riven 100% CDR bruiser, entre outras opções. Link do Reddit sobre isso ;

https://www.reddit.com/r/leagueoflegends/comments/7c6uaw/tank_zed_is_happening_and_you_better_prepar...

Celeridade : Essa é a runa que ajuda um pouco no early game de alguns personagens, e que é extremamente abusivo em outros (oi Hec, Oi MF!). É uma runa bom, que não exige nada para ser utilizado em seu máximo potencial (4% de velocidade de movimento bônus), e que, conforme você vai pegando os itens, e se equipando, ele apenas fica melhor e te da mais efeitos. No geral, uma runa boa de ser usado, sem lados negativos.

Foco Absoluto : Esse é uma runa estranha, que sinceramente, não cai muito bem nesse tier. Ele te da atributos ofensivos extras quando você possui hp alto, mas, devido as outras 2 opções de runas nesse tier, acaba sendo não utilizado, simplesmente pelo fato que as outras 2 opções chamam mais atenção.

Chamuscar : Esse é uma runa super forte para Early game, quando você precisa dar poke no inimigo, mas acaba escalando pouco no late game, devido ao seu tempo de recarga alto e dano late baixo.

Caminhar sob as águas : Essa runa ajuda um bocado em lutas no barão e dragon, e é só, nada demais para citar dele, infelizmente. Talvez um bônus na regeneração fosse mais útil do que mais atributos baixos ofensivos, ou que o efeito máximo já seja recebido desde o lvl 1.

Tempestade Crescente : Ta aí uma runa que tem o potencial de ser extremamente forte, e que sinceramente, deveria ser uma runa maior devido ao nível de força dela. Sinceramente, essa runa, em questão de força, exige algum tempo. O lado bom, é que ela te oferece segurança de tu saber que, contanto que tu tenha ela, tu vai ficar mais forte, mesmo que esteja atrás ou com poucos itens. Aos 10 minutos, essa runa te oferece o equivalente a 175 de ouro, caso tu seja Ad, ou 174 gold caso seja ap, enquanto, aos 60 minutos, essa quantia é aumentada para 3535 gold caso você seja ad, enquanto caso seja ap 3654 gold. Ou seja, os ganhos dela, além de serem infinitos e não utilizarem slot de itens, são MUITO GRANDES, e que apenas ficam melhores conforme o jogo segue. Para quem não sabe o que é eficiência de gold, aconselho a ver o seguinte post, ele é em americano, mas como se tratam na maioria de números, da pra entender facilmente o que é ;

http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Gold_efficiency

Determinação

Aperto dos mortos-vivos : Cara!!! Essa runa ta muito boa!!!!!!!!!! Além do dano dele ter sido aumentado, esses hp extras são pouco, mas fazem um bocado de diferença no mid e late game, ainda + em sincronia com outras runas e itens!

Pós-Choque : Essa runa é voltado para os hyper-tanks do jogo, Sejuani, Malphite e Rammus fazem um uso super bom dele! No geral, é uma runa forte, direto e simples de usar, tanto ofensivamente quanto defensivamente.

Guardião : Essa é a nova runa de suporte defensivo, extremamente útil para suportes tanks como Taric, como também muito efetivo em suportes de utilidade, como Janna. Ele simplesmente oferece um escudo extra pro seu aliado, caso ele seja protegido no momento certo. Uma escolha ótima de runas defensivas!

Inabalável : Essa runa é muito forte, principalmente para ser usada em colossos, como Olaf, Cho'gath. Darius e Irelia, ela oferece efeitos passivos extras, além de um ativo muito forte de tenacidade, o que pode quase deixar imune a efeitos negativos dependendo da itemização e escolha de runas. Abaixo uma print, do leve efeito que isso dá. 74% de tenacidade passiva, subindo para 80% (máximo) por 10s após usar uma Spell de invocador.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1676939145714037&set=a.482722875135676.1073741826.1000019390...

Demolir : Eu amei essa runa, principalmente nos personagens que mais podem abusar dela, que são Sion e Cho'gath. Ambos heróis conseguem facilmente passar de 1k de dano extra na torre para cada hit de demolir, fazendo com que a quebra de torres para eles seja facilitado um bocado, ainda mais caso eles usem um zzrot bem posicionado para levar as torres. Essa runa foi uma das mais bem-vindas nesta season, principalmente devido ao fato de que tanks sempre tiveram essa fraqueza extrema em quebrar torres, comparado a assassinos e causadores de dano.

Fonte da vida : Outra runa de suporte, que realmente ajuda a dar aquele sustento extra quando preciso, além de escalar muito bem com máximo de hp, o que faz com que mesmo aqueles suportes totalmente voltados ao tank consigam ajudar aos aliados.

Pele de aço, Casco duplicado e Condicionamento : Sinceramente, a escolha dessas runas, é inteiramente pessoal, eu mesmo, prefiro usar condicionamento, já que esses atributos no início de jogo não fazem tanta diferença, mas aqueles 5% adicional mid e late game, fazem toda diferença!

Crescimento excessivo : Essa runa é muito divertida de usar, mas em prática, acaba sendo meio fraca, ela acaba demorando demais para acumular bem, e não existe forma de adiantar isso (por exemplo, abates de heróis não contribuem ao crescimento dela), o que acaba tornando ela uma runa 'pega noob' ao invés de realmente eficaz. Caso seja reduzido um pouco a quantia de inimigos por stack (6 tropas e / ou monstros por stack me parece uma quantia aceitável), ou fazer com que abates inimigos gerem diretamente uma stack, já deve ser o bastante para ajudar na viabilidade desta runa.

Revitalizar : Essa runa acaba sendo uma substituição ao talento de 'benção' de suporte antigo. Oferece uma ótima utilidade, e se usado em momentos certos, é ainda mais forte. No geral, uma escolha boa para suportes.

Ventos revigorantes : Essa runa tem um potencial imenso para acumuladores de hp, que dependendo dos casos, podem acabar sendo curados pelos inimigos, ao invés de receber dano! Essa runa tem uma sincronia imensa com a semblante espiritual, o que torna muito fácil para que personagens de hp alto possuam um sustento imenso de grande!

Inspiração

Livro de feitiços deslacrado : Essa runa é incrivelmente forte em suportes passivos, que queiram um estilo de jogo mais voltados a ofensiva, já que permite que você troque feitiços como Exaustão, e flash, por incendiar, curar e barreira, e depois retorne ao exaustão e flash. Sem tirar, que é ótimo essa redução no tempo de recarga dos feitiços de invocadores!

Aprimoramento glacial : Essa runa oferece um bocado de bônus passivos, que ajuda tanto a perseguir os alvos, como a fugir deles, tem um potencial imenso de uso geral, em itens como Raduins e Revolver Hextec, e o tempo de recarga baixo garante que você possa sempre utilizar ele de maneira efetiva!

Cleptomancia : Esse é uma das runas mais divertidas dessa temporada! Além dele oferecer alguns efeitos bem fortes, a nostalgia que ele traz de certos itens compensa a falta de poder de combate 'de frente', como um eletrocutar e companhia. Mas, o ponto mais forte dessa runa, é que ele pode, ou ajudar na visão, ou te conceder regeneração de vida e mana, ou ainda mais, oferecer dano adicional devido aos elixires que você recebe durante a partida! Uma runa realmente versátil e forte!

Flashtração Hextec : No início, quando eu vi essa runa, eu fiquei um bem hypado nele, mas no fim, ele acaba não sendo tão interessante de ser usado. O ponto positivo, é que junglers com esse talento conseguem uma margem bem mais segura de locais para iniciar ganks, o que torna essa runa uma escolha muito forte na selva, mas fora dela, acaba não sendo tão interessante quanto as outras opções disponíveis.

Entrega de biscoitos : Essa runa é boa, não só pela cura que ela fornece, mas principalmente, por esse bônus de mana que ela oferece, 160 de mana extra ajuda bastante para personagens que não acumulam tanta mana assim, e o fato dele curar baseado na mana e vida faltante, torna uma forma segura de se manter na lane um pouco mais com hp baixo.

Sincronia perfeita : Essa é uma ótima escolha caso você vá fazer algum dos 3 itens citados nela, já que a redução de custo e recarga é muito bem vinda! Caso você não vá utilizar, você ainda pode vender esse item por algum gold, o que acaba fazendo com que não seja um desperdício completo também!

Calçados mágicos : Essa runa, não oferece nada a você no início de jogo, mas o bônus de velocidade, e o custo reduzido em conjunto, ajuda bastante quando você mais precisa, que é quando está entrando no mid game, e que as lutas começam a se tornar mais frequentes. Acaba sendo uma ótima escolha na maioria dos jogos, contanto que o herói inimigo que você está enfrentando não seja baseado em skillshot.

Mercado do futuro : Essa runa consegue ajudar bastante você a evitar ficar parado na base esperando aquele gold, ou ainda melhor, a conseguir itens antes de seus oponentes, devido a margem que ela abre no meio e final de jogo. É uma escolha segura, mas dependendo do quanto você utilizar ela, acaba pagando mais do que ganha de lucro, cuidado!!!

Pulverizador de tropas : Sinceramente, não testei uma única vez essa runa, nem vi ninguém usando ela até o momento. Ela no geral parece uma opção legal para quem deseja avançar a lane sem parar, mas no estado em que se encontra o meta atual, ela parece não se encaixar muito bem. Possui potencial, mas as outras opções são mais chamativas de início.

Perspicácia cósmica : Essa runa já existia antes, na forma de talento, o lado bom dela, é que agora, com o talento de reduzir tempo de recarga da ultimate, você consegue reduzir sua ultimate em 60%!!! E adicionalmente, ela agora também reduz o tempo de reúso de magias de invocador, e itens!

Velocidade de aproximação : Outra runa muito útil para perseguir aquele inimigo que está fugindo, já que qualquer forma de lentidão ativa esse efeito, e a range dela é enorme!

Corpo celestial : Sinceramente, o efeito negativo desse talento é grande demais, para compensar o ganho que você recebe por ele. Eu acredito que ele não é uma escolha muito atraente no meta atual, que é voltado a jogos mais rápidos, e passar perto da metade do jogo causando -10% é um peso negativo alto demais por 100 de hp.

Sub-runas

Eu sinceramente, acho que o atributo recebido pelas sub-runas, deveria ser baseado mais na sub-runas, do que na runa principal. Por exemplo : Precisão + Dominação deveria oferecer dano extra, ao invés de velocidade de ataque, enquanto Precisão + Feitiçaria um aumento no dano de suas habilidades, ou algo similar, fazendo com que a escolha das sub-runas também afete a escolha do principal, e fazendo com que todos campeões pudessem usá-lo, mesmo os que não se beneficiam tanto de velocidade de ataque. Ou, fazer com que você possa escolher o efeito extra da sub-runa, seja velocidade de ataque, atributos ofensivos e defensivos extras, o qual poderiam ser melhorados com base na tua runa e / ou sub-runa escolhido, para tornar viáveis as escolhas de runas + personagens, igual era antes (que sinceramente, eram pouquíssimos personagens que não podiam utilizar a todos talentos (exceto talentos específicos, como por exemplo benção de 'suporte').

No mais, é isso, espero que gostem do post, e leiam com calma, pois é coisa pra caramba para ser lida!!!!!



  • Atenciosamente,**

Raphael 'Elfomal' Rocha.
Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *
7 RESPOSTAS
Kirito Bell
Tropa
Tropa

Eu nem li e nem vou ler cara, mas posso resumir e uma simples frase, as runas reforjadas estão uma b-o-s-t-a.


Eu nem li e nem vou ler cara, mas posso resumir e uma simples frase, as runas reforjadas estão uma b-o-s-t-a.

Discordo!
Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *
Colossu
Tropa
Tropa

Concordo plenamente com o Rapha,
principalmente nas Sub-runas
é um conceito que teremos que aceita-las ?
se sim, um RED deveria vir a ler tudo isso, e pensar em tudo
que esta sendo aplicado ao decorrer dessa pre.


Eu nem li e nem vou ler cara, mas posso resumir e uma simples frase, as runas reforjadas estão uma b-o-s-t-a.

Elas não são uma %%%, elas apenas contribuem para um estilo, ritmo, e caminho diferente de jogo..
e sempre é bom mudar algo.. se eles nao fizerem isso, presos ao jogo so quem Ganha ($) como profissional
ira permancecer..

Cara, não entendo o pq desse choro….
Temos o PBE pra que ?
testar, avaliar, fazer o feed e esperar a correção/balanceamento.
se vc não coopera com isso, tudo bem chorar por tudo de bom ou ruim que ti afeta..
mas vc tem em mãos uma ferramenta pra avaliar tudo isso…
muito ai falaram e antes de vir pros servidores aberto mudou muita coisa nas ruas
então coopera e não reclama..

Mas, isso não era um choro, lol!

 

É um post de feeback, quanto ao novo sistema, sendo que, houveram inúmeras mudanças, desde a versão PBE até a versão oficial que nos encontramos atualmente!

Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *
Armed
Arauto
Arauto

Gostei muito da sua análise, pena que muitos hoje gostam de meter pau em coisas novas (que não gostaram de primeira vista)
As Runas reforjadas abriram muitos caminhos pro LOL, e quanto mais leio sobre elas mais me sinto animado quanto o que está por vir em 2018