Tá com medo de tomar ban né, jovem. Relaxa, ninguém vai pegar no seu pé por isso.
Eu acredito que funciona de duas formas, sendo uma de forma automática e uma de forma manual, e vou explicar nos parágrafos abaixo.
Banimentos de forma automática acontecem quando o próprio sistema detecta que você tá sendo um mal jogador em várias partidas, seja xingando, trollando e por aí vai. Daí chega uma hora em que o sistema automático da Riot entra em ação e acaba te punindo por isso. É por isso que muita gente reclama do Leaver Buster, porque ficam quitando toda hora, e aí quando toma a suspensão vai choramingar falando que não fez nada. É sempre assim. 😒
Banimentos de forma manual acontecem quando um jogador tem um número elevado de denúncias, e quando o sistema automático não pune esse jogador a própria Riot vai lá e analisa manualmente o jogador devido ao grande número de reportes que ele tomou. Nesse caso, se na análise manual a Riot ver que o jogador é um meliante safado o banimento será aplicado ali mesmo, caso contrário nada vai acontecer e vida que segue.
Eu não acredito em NENHUM desses caras que fala que tomou banimento injusto (banimentos injustos são MUITO raros de acontecer), e se eu vejo um cara desses falando que o banimento foi injusto eu não dou credibilidade nenhuma.
É muito raro a Riot banir um jogador inocente, raro ao ponto em que até hoje eu só vi jogadores inocentes sendo banidos por causa do bug/hack da Poppy que teve uns meses atrás devido ao sistema que bania automaticamente porque eles estavam morrendo muitas vezes em um curto período de tempo, tanto que a Riot removeu o banimento desses jogadores e baniram os meliantes que abusaram daquilo.
Banimento injusto pra mim é história pra boi dormir. Se o jogador tomou um banimento foi porque alguma coisa ele fez, e enquanto o banido não provar que é de fato inocente eu não mudo minha postura nem a pau. Tanto que até na Steam quando eu recebo solicitação de alguém com um VAC Ban registrado na conta eu recuso e ainda enfio um block na cara de quem enviou a solicitação. Não gosto de gente desonesta.
Como diz o ditado: Quem não deve não teme.