Mentira.
Os provedores de internet, nesse **cogumelo do teemo** depaís chamado Brasil, fazem traffic shapping, que é, literalmente, cortar partes da sua conexão. Fazem isso pra garantir que os 99999 clientes possam usar a internet sendo que a estrutura da empresa só aguenta 99.
Por isso em horários específicos nego vai baixar coisa no torrent ou jogar LoL e, mesmo ninguem usando a internet, a bagaça fica com 2000ms.
Sabendo disso, já fiz ameaças que abrir processo com meu provedor. Ameaças ao nível de gerentes e supervisores me ligarem, pessoalmente, várias vezes na mesma semana, para ver se "tá tudo bem com a internet", por medo de eu abrir algum processo e enrabá-los obrigando a me indenizar na casa dos dez mil reais, fora a multa.
Com base em tudo isso, EU TENHO GARANTIAS de que isso tudo não é problema de provedor. Absoluta. É a Riot. Que, estando de nariz empinado desde 2015, é incapaz de prover um serviço de qualidade e, pior ainda, ser capaz de admitir os próprios erros.
Se fosse o provedor de internet e rotas e similares, eu já teria enrabado meu provedor e eles estariam lambendo meus pés faz três semanas, que é desde quando eu rastreio esses problemas no LoL, tanto comigo quanto com outros jogadores.
É culpa ÚNICA E EXCLUSIVA, da Riot, nesse caso. Não é rotas, não são provedores de internet. Eles são malditos, desgraçados filhos da **cogumelo do teemo**? São. Mas nesse caso especificamente, são inocentes.
A sorte da Riot é não exigir pagamento pra jogar LoL, pq se fosse o caso, assim como faço com minha internet, faria com eles: é ir no fórum, Juizados Especiais Cíveis, abrir um processo contra a empresa e, facilmente, ganhar o caso. Essa é a sorte.