cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Geek
Aronguejo
Aronguejo

Testando a qualidade da Conexão

E ai pessoal, beleza?!

Apesar de termos o Lag Report, várias dicas na base de conhecimento, leitores de logs, ferramentas de reparo, etc... Ainda vejo muitos jogadores entrando em contato conosco sobre problemas de lentidão e desconexão. E após analisar os logs enviados por eles, quase todas as vezes detectamos problemas na conexão das provedoras, e então os orientamos a falarem com elas. Isso porque quando o problema é de nosso lado, afeta vários jogadores (VÁRIOS mesmo), e portanto temos diversas ferramentas de monitoramento para ficar de olho nisso, e corrigir assim que acontece.
Algumas vezes pode parecer que o problema é apenas no LoL, pois o YouTube e a Netflix funcionam normalmente por exemplo. No entanto lembre-se que a rota da sua conexão para os serviços na internet é diferente, e é extremamente comum que apenas uma rota esteja com problemas.

Dito isso, queria apresentar para vocês uma ferramenta muito bacana chamada WinMTR. Essa ferramenta junta em um único relatório informações de PING e ROTA de sua conexão, facilitando muito a detecção de problemas. E pra você já poder fazer o teste e entender como ler o relatório, fiz esse guia abaixo (mas caso tenha dificuldades em entender o resultado, entre em contato conosco por ticket e te ajudamos, ok?)

1. Baixe o WinMTR clicando AQUI (Não esqueça de escolher a versão que seja igual ao do seu sistema operacional: 32 ou 64 bits).
  2. Extraia o conteúdo do arquivo .zip para sua área de trabalho.
  3. Abra o WinMTR e insira o endereço IP que você quer testar no campo Host. A lista de endereços encontra-se abaixo:
    > Servidor de jogo: 8.23.24.5 ou 8.23.24.100
    > Servidor de patcher (atualizador): l3cdn.riotgames.com
    > Servidor de Login: lq.br.lol.riotgames.com
    > Servidor do cliente: prod.br.lol.riotgames.com
    > Servidor de chat (cliente): chat.br.lol.riotgames.com
    > Servidor da loja (cliente): store.br.lol.riotgames.com

4. Clique em "Start", e se a lentidão acontece dentro do cliente, vá para o próximo passo. Já se a lentidão ocorre durante as partidas, pule para o passo 6!

5. Abra o cliente do LoL e teste a navegação alternando entre perfil, loja, coleção, etc. Se nenhum problema de conexão for encontrado nos primeiros 10 minutos, reinicie o teste. Vá para o passo 7!
  6. Se a lentidão é em jogo, entre em uma partida personalizada apenas com bots e com o WinMTR rodando jogue normalmente. Se nenhum problema de conexão for encontrado nos primeiros 10 minutos, reinicie o teste.
  7. Quando um erro de conexão ocorrer, permaneça conectado por mais 6 minutos, depois clique em "Stop" no WinMTR.
  8. Agora é hora de analisar o relatório:

Ele vai se parecer com algo assim:

(informações de alguns saltos censurada com a tarja preta por precaução =P )

"Legal Geek, fiz isso tudo ai! Mas que que é esse monte de número?!?!"

Vamos por partes! Pra ler esse relatório é bem simples, basta você saber o que cada coluna significa:

• Hostname: Servidor ou roteador por onde sua conexão está passando
  • Nr: Número do salto (salto é o caminho entre o último destino e o próximo)
  • Loss %: Porcentagem de pacotes perdidos. (Pacotes são pedaços de informação que seu PC envia e recebe da internet. Para uma conexão eficiente não pode haver nenhuma perda)
  • Sent: Pacotes totais enviados
  • Recv: Pacotes confirmadamente recebidos no destino
  • Best: Melhor latência em milissegundo para esse destino
  • Avrg: Média da latência em milissegundo para esse destino
  • Worst: Pior latência em milissegundo para esse destino
  • Last: Última latência em milissegundo para esse destino registrada

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Caso seu teste mostre alta latência ou perda de pacote SOMENTE em um salto intermediário (ou seja, nos demais volta a ficar no mesmo padrão dos anteriores até chegar ao destino final), isso significa que não há um problema em sua conexão, apenas alguma configuração incorreta naquele servidor/equipamento de rede. Agora se a perda de pacote ou aumento de latência permanecer nos demais saltos. Salve o resultado e entre em contato com sua provedora para cobrar uma solução.

Como o cliente do LoL não fica no Brasil, caso faça testes de rotas para os endereços da loja, cliente, chat ou login, não estranhe se os saltos chegarem próximos aos 200ms. No entanto os servidores de jogo e patcher (atualizador) estão em solo Brasileiro! Portanto para esses endereços os saltos devem ficar bem mais baixos.

Em alguns saltos pode aparecer (como no exemplo acima):
"No response from host / 100% de perda de pacotes"
Isso é normal, significa que naquele host existe alguma configuração que não envia os pacotes de volta a fonte (seu computador), mas se os próximos saltos estão normais (sem perda de pacotes e no mesmo padrão de latência dos anteriores), está tudo certo 😃

Se em todos os últimos saltos aparecer 100% de perda de pacote (também como no exemplo acima), pode significar que existe alguma proteção nos hosts que impede o envio desse tipo de pacote. Portanto leve em consideração somente até onde é possível ler.

Não somos responsáveis por essa ferramenta, e portanto não podemos dar suporte a ela. Caso esteja com problemas de conexão e não consiga usar o WinMTR, entre em contato conosco através do suporte para que possamos ajudá-lo.

Por fim, se aparecem problemas de perda de pacotes (ou latência alta) de forma consistente em seu relatório, entre em contato com sua provedora e envie esse resultado cobrando uma solução. E caso não tenha visto nada de incomum, envie o resultado desse teste junto com os relatórios da Ferramenta de Reparo Hextec para nós via ticket, para que possamos ajudá-lo o/

Espero que esse guia tenha sido útil ^^

Um abração!

Tags (1)
69 RESPOSTAS
TTamanaha
Tropa
Tropa

Tá  legal mas ee ai  vou obrigr meu proveedor de interenet mudar a rota deles porque a Riot não direciona pro servidor certo???

Eu estou na mesma situação que vc

Mano aqui eles sempre tão falando pra mim que é perca de pacote que isso e que aquilo bla bla que o problema nao pode ser resolvido por eles , aquii eu entro na partida mano da 20 minutos cai , e cai a net ate no notebook de tao bugado que é esse jogo .

ai voce reconecta jase ferrou na partida vai toma report , ai toma leaverbuster de 20 minutos
oque é um absurdo de tempo de espera pra jogar e injusto por punir por um bug da propria empresa que nao assume os erros .

HAHAHAHAHA É UMA PIADA NÉ VELHO MINHA INTERNET AQUI É 120 MEGA
BAGULHO ABRIU O LOL ENTRO NA PARTIDA 20 MINUTINHO CAI A CONEXAO E SO VOLTA SE REINICAR O PC
E ELES DIZEM QUE É A NET QUE EU TO COM PERCA DE PACOTE E BLA BLA AI NA NET EU LIGO
TA TUDO NORMAL INCRIVEL NE

INCRIVEL ISSO , UM JOGANDO PRO OUTRO E O CONSUMIDOR QUE SE FODA
NapoIi
Aronguejo
Aronguejo

aproveitando q o post subiu pra dar um up nele ❤️
Chavão
Tropa
Tropa

Agora tem que fazer toda essa gambiarra pra jogar sem lag um simples jogo, ai complica né rapaziada
Geek
Aronguejo
Aronguejo

Bons tempos ❤️

PBLMDVK
Tropa
Tropa

"Se em todos os últimos saltos aparecer 100% de perda de pacote (também como no exemplo acima), pode significar que existe alguma proteção nos hosts que impede o envio desse tipo de pacote. Portanto leve em consideração somente até onde é possível ler."

O meu problema está justamente aí! Tanto no PingPlotter quanto no WinMTR há 100% de perda do início ao fim. Como solucionar esse problema?

Cara, eu tô há quase duas semanas sem conseguir jogar, com 1000 de ms no LoL, falei com suporte e eles vêm dizer que é problema de rota da minha provedora, ridículo.
SoulBlaze
Tropa
Tropa

É serio que tão falando que o provedor que faz as rotas???

vcs da RIOT devem achar que todos os player são idiotas

vou citar 2 ou 3 provas de que o provedor não tem nada haver com isso:

1 - muitas pessoas estão com o mesmo problemas com provedores e equipamentos diferente(ai se o cara é um verdadeiro técnico ele já descarta o equipamento já que é impossível dar o mesmo problema em mais de uma duzia de equipamentos diferentes)

2- se é o provedor que faz a rota, como vc que criou o tópico claramente insinua, como mas de 6 provedores, pelo que li aqui no tópico mesmo teriam o mesmo problema apenas com o servidores da riot?

3- já tive a oportunidade de jogar Heroes of the Storm e até dota e o ping deles não oscila.

é de obrigação inteiramente da empresa(RIOT) fazer suas rotas assim como a google faz as dela e a netflix tbm

as provedoras nada tem haver com isso

se a riot fosse uma empresa séria ela não ficaria jogando a culpa sempre nos equipamentos alheios antes de olhar os dela primeiro