cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Erinius
Aronguejo
Aronguejo

A Verdade sobre o LoR

Não só sobre o LoR, mas sobre qualquer CCG que você encontra no mercado. Aliás, essa é a verdade sobre qualquer jogo competitivo online que se vê por aí.

Acho que a melhor forma de iniciar minha abordagem é fazendo uso de um truque circense que servirá de analogia para explicar o porquê de eu acreditar que as partidas de LoR são manipulas (as famosas "rigged matches"). Uma atração circense muito comum é a derrubada de pinos: o desafio consiste basicamente em arremessar uma bola e você recebe uma premiação de acordo com o número de pinos derrubados.

O problema é que você jamais irá conseguir a premiação máxima da brincadeira, porque o dono da barraquinha lança mão de um truque que impede que esta façanha seja alcançada. Os pinos são ocos por dentro e a bancada onde eles ficam possuem um mecanismo que firma hastes no interior de algum deles, de modo que seja impossível derrubá-los. O dono da barraquinha utiliza a premiação máxima como chamariz (geralmente ela vale bem mais que o ingresso pago para participar da brincadeira) mas como sabe que ninguém conseguirá o feito e o dinheiro dos ingressos consegue cobrir com folga os gastos com as demais premiações, o dono da barraquinha possui um empreendimento que, no frigir dos ovos, será altamente lucrativo.

O participante, alheio a esse truque, sente que poderia ter feito um arremesso melhor e nisso ele tenta várias e várias vezes mas sempre faltam um ou dois pinos que teimam em ficar de pé.

Mas vamos agora falar do LoR. Você em algum momento já teve a impressão de estar em uma partida impossível de ser ganha? Tipo, literalmente impossível. Daquelas que mesmo você tendo feito as melhores jogadas possíveis, não chegou nem perto de representar uma ameaça ao Nexus inimigo. Bom, não é uma simples impressão... o LoR funciona assim e intencionalmente te colocará em partidas que você irá perder de um jeito ou de outros (com raríssimas exceções fortuitas).

Ora, porque o jogo iria querer fazer alguém perder propositalmente, você me pergunta. A resposta é simples: eles querem que você jogue cada vez mais, e a melhor forma de fazer isso é atrasando intencionalmente seu progresso no jogo. E digo isso com propriedade pois foram incontáveis partidas até eu chegar a esta conclusão.

Óbvio que player skill é um diferencial, mas nunca foi determinante nas partidas. Player skill só serve para você ganhar as partidas que foram feitas para você ganhar. Player skill não serve para absolutamente nada em partidas que já estão perdidas antes mesmo de começar.

Então parem de se iludir achando que você está no Mestre por pura questão de habilidade, porque não é. Somado a isso você tem que ter muitos jogos no "currículo". Alguns podem achar que é desculpa de perdedor, mas eu mesmo estou Platina IV e digo que estou no tier que estou em parte pelo número de partidas que joguei. Poucas foram as partidas que eu senti que de fato foram justas, tanto para mim quanto para o meu oponente.

E é uma pena que um jogo tão promissor como o LoR se preste a esses truquezinhos baratos. Podem enganar a maioria, mas a mim não engana. Não é exagero nenhum dizer que 90% das partidas já estão ganhas ou perdidas antes mesmo de começar. Por isso mesmo você vê gente na rankeada dando insta surrender em algumas matchups... porque são impossíveis de serem ganhas e serão apenas uma perda de tempo.

4 RESPOSTAS

Não sou um jogador experiente em games de cards, sempre joguei um pouco de tudo mas peguei foco quando comecei jogar o runeterra, a parte da partida parecer impossível de ganhar faz parte de todo jogo de cartas, pelo que eu pude ver o lor é um jogo mais rápido e mais simples que outros, pegando hearthstone de exemplo lá tem uma variedade grande de cartas, no runeterra se o deck do oponente counterar o seu não tem como vencer, estou utilizando um deck de burst e se o deck inimigo for de ilhas das sombras já sei que vou perder, então pelo que pude ver não é questão do jogo de forçar a perder a questão mesmo é que lor é um jogo mais simples, os outros games você pode fazer muito mais coisas com o deck em partida já no lor se não tiver determinada carta você já sabe que vai perder a não ser que o outro erre muito.

Mas claro é apenas minha opinião pois como disse não sou um jogador tão experiente em jogos de cartas, sempre jogava 1h e desistia só até começar no lor.
Brave Bird
Lenda
Lenda

Em partes eu acredito que há uma manipulação no matchmaking de acordo com o deck que vc escolheu , pq eu estava esses dias jogando com um deck em plena atualização do Aphelios, cheguei a jogar 10 partidas e não vi UM Aphelios, foi só eu mudar de deck que eu peguei uns 5 decks de Aphel seguidos, achei isso estranho na hora pq eu sei a porcaria que é o matchmaking do LoL então alguma maracutaia parecida deve ter no do LoR tbm.

Mas enfim, eu acho que a cada atualização que chega, essa manipulação fica mais diluída e difícil de se manter, a diversificação de cards ajuda demais e isso é muito saudável pro jogo, vai chegar uma hora que isso vai estar parecido com o Yu-Gi-Oh com MILHARES de cartas e vários decks possíveis e diferenciados.

Quem jogou na época do lançamento de Nautilus e Maokai sabe o inferno que foi, deck extremamente ABUSER com todo mundo usando, e hoje em dia praticamente sumiu devido a diversidade de cartas. Minhas expectativas pro jogo são ótimas, vai só melhorar daqui pra frente.

Enquanto ao meta, eu acho que os caras no momento estão ganhando exatamente por causa de counters, tem decks por aí que se tornam muito populares e o pessoal sobe fácil, mas eles têm counters, então se vc tiver num elo que tão usando mt aquele deck, é só tu pegar um counter dele, os caras lá em cima jogam desde o beta, tem todos os cards, fica mais fácil pra eles. Só espero que isso de counters acabe com o tempo e o jogo fique mais equilibrado

SShadowW
Dragão
Dragão

Percebi faz tempo que mudando o meu deck, muda também os decks que enfrento

Platina foi o máximo que cheguei, mas não jogo mais ranqueadas, apenas modos alternativos e Normal game pra fazer combos muito difíceis, porém muito fortes e muito engraçados, ou simplesmente pra plantar o máximo de cogumelos no deck dos outros (o meu recorde atual é 1.012)

É realmente um jogo muito promissor.
Mas a Riot faz, e ela já assumiu, balanceamento no LoL pra manter todos os jogadores com win rate próximo de 50%, não me surpreende nada isso no LoR também
Kiruki
Arauto
Arauto

Desculpa te jogar um balde de água fria, mas "rigged matches" não existem.
O jogo usa tua sequência de vitórias e win rate pra definir seu oponente.

Vamos supor que teu winrate é de 60% e você está com 4 vitórias seguidas, o jogo vai buscar oponentes que tenham esses dados os mais similares possíveis dos seus.

E é por isso que acontece as situações aonde parece que todo mundo decidiu jogar com um deck que countera o seu, quanto maior a sequência de vitórias, aumenta as chances de aparecer um deck tão consistente quanto pra tu enfrentar.

O que acontece muito no LoR e em quase qualquer outro jogo competitivo é uma variável chamada matchup.

Tudo que possa ter competitivo, tem um pouco de depende de sorte nas matchups.

Pokémon, Legends of Runeterra e até o próprio Lolzin, vai ter situações aonde só de bater o olho, tu sabe que um dos lados tem vantagens.

Mas como todo jogo competitivo, humanos cometem falhas.

O inimigo pode dar uma abertura inesperada pra você virar, a mão do cara pode ser horrível, a net do cara pode cair, mil coisas podem acontecer pra você ganhar a matchup perdida, mas matchmaking rigged é coisa de gente frustada que não consegue entender as próprias derrotas e quer culpar o jogo.

Post do Reddit em quem montei minha ideia: https://www.reddit.com/r/ClashRoyale/comments/84jzil/clash_has_unfair_matchmaking/