As vezes estou de TP ou outro spell na lane contra um adversário de ignite, e sinceramente, isso me deixa com receio de ir trocar porrada com o cara, já que ele tem mais dano que eu. Eu fico muito recudo e tomo muita pressão, o que me faz ficar pensando: "O que eu poderia fazer contra esse cara?"
Enfim, como se comportar em um Matchup assim?
Abraço.
Bom, antes precisamos ter noção de algumas coisas e não leva em conta apenas o 1v1. O ignite é sim uma spell muito forte durante a lane phase, porém isso depende muito do campeão que está utilizando ela.Não é só porque o adversário está portando o ignite que ele é mais forte que você, um exemplo bem claro seria Darius (Teleporte) vs Malphite (Ignite), o Malphite não vai ganhar as trocas simplesmente por estar de ignite.
Agora partindo para o que importa, jogando contra ignite você só precisa não morrer e naturalmente o seu teleporte vai ser mais útil. Conhecendo os limites do seu campeão você pode forçar uma troca esperando que o inimigo utilize do ignite para você voltar base e então retornar de teleporte. Fazendo com que seu adversário fique low life e sem spell de invocador, causando o retorno para a base prematuro na lane e te fornecendo toda a pressão de lane.
Depois de conseguir a pressão na lane você pode começar a puxar a rota e rodar o jogo com seu time, sempre guardando seu teleporte para uma luta futura que pode ocorrer no mapa. Sua mobilidade com o teleporte é muito maior, porém cuidado com o baixo tempo de CDR do Ignite (marque o tempo da spell para saber quando pode fazer trocas favoráveis e avisei seu jungler que você precisa de ajuda para matar o adversário quando o ignite estiver UP).
Espero ter ajudado ! ^^
Tem muitas outras variáveis que vão influenciar sua decisão de troca. Coisas assim acontecem bastante mid e, provavelmente, se você está de teleportar ou qualquer outra spell quer dizer que você não se "montou" pra uma troca cedo, mas sim pra sobreviver. Vou assumir que você se refere a rota do topo, onde você provavelmente vai de teleportar pra estar presente no máximo de lutas possível. Nesse caso você deve jogar recuado/na falha mesmo, pois, na maioria dos casos, campeões top que usam ignite são campeões de snowball que você não quer ver forte.