cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

3 Dicas Simples Para Sair de uma Losing Streak

Olá, Invocador! Eu sou o Heye, sou Coach de League há 2 anos e 10 meses (fiz as contas ontem, por isso lembrei xD) e estou pensando em vir aqui passar uma sacadas para vocês durante a semana, que tal? Hoje nós vamos falar sobre como sair de uma sequência de derrotas.

Como de costume, um mershan básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores, o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.

Agora, vamos falar do que realmente interessa! Quem nunca entrou em uma losing streak, não é mesmo? Às vezes você está jogando super bem, tudo está dando certo e aí, do nada, você começa a perder. Perde uma, duas, cinco. Quando vai ver já está na décima derrota, mas afundado que martelo sem cabo dentro d'água.

Todos passam por isso. E, se você não passou ainda, vai passar, porque é muito comum. A grande questão é: o que fazer e como evitar? Portanto, vou te dar 3 dicas simples para você não passar por isso.

Aceite que é sua culpa e pare de jogar

Vamos começar pelo primeiro passo. Você é a causa de tudo, então não culpe seu time. Feito isso, pare de jogar. Se você está perdendo, não tem porque continuar. É como estar na areia movediça, quanto mais você tentar sair, pior vai ser e as consequências serão mais complicadas de se reverter depois. Então, seja sensato e poupe a si mesmo. Não continue jogando.

Pare por tempo o suficiente para você esquecer do LoL. Vá assitir uma série, dar uma saída, dormir, ligar para alguém, não importa. Apenas pare. Você não deve, em hipótese alguma voltar a jogar antes disso, porque as derrotas estavam vindo dos seus erros, que estavam vindo do seu estado mental daquele momento. Seja pela frustração, estresse, cansaço, tristeza, fome, não importa, você tem que sair daquele estado mental.

Busque o erro

Agora vem o grande ponto dessa história toda. Você estava perdendo sem saber por quê. Então, vamos descobrir o motivo disso tudo. Baixe um replay de uma das partidas que você achou que deveria ter ganhado e de uma que a derrota foi de lavada (se for preguiçoso demais pode ser um só). E assista.

Você deve assistir o jogo focando nos seus erros. Nos motivos de você ter morrido para o gank, se você tinha como saber o que estava acontecendo, como fugir das habilidades, se a troca foi ruim, etc. Você precisa encontrar tudo aquilo que estava fazendo de errado e, se possível, anote em um pedaço de papel em forma de tópicos mesmo. Ah, papel > bloco de notas.

Fazer isso vai te dar noção do que você estava fazendo de cagada e vai te ajudar a entender o motivo das derrotas.

PS: 90% das vezes você vai ficar impressionado com o tamanho das bostas que estava fazendo e quase sentir vergonha alheia, é normal.

Zere sua mente

Bem, por fim, vamos voltar ao estado natural antes de começar a jogar de novo. Esse passo é meio que um bônus, mas ele ajuda a colocar tudo no lugar.

O que é zerar a mente? Literalmente sair do estado que você está, seja de alegria, tristeza, angústia, vergonha alheia por cometer erros tão bobos que você jamais cometeria normalmente ou coisas do gênero, não importa. É você sair desse estado e voltar ao 0.

Existem muitas formas de fazer isso, a maior parte são técnicas de meditação, mas dormir pode ser uma opção também. Porém, vou contar uma aqui, que funciona para quase todos.

Sentado, deitado ou em pé, tanto faz, tente ficar em uma posição razoavelmente confortável. Feche os olhos, e respire fundo 3 vezes. Na primeira vez preste atenção no ar que está entrando no seu corpo. Na segunda vez, preste atenção na pausa entre o ar entrando e sair. Na terceira vez, preste atenção no ar saindo do seu corpo. Então, (pode deixar a respiração voltar para o ritmo normal nessa parte) conte 10 respirações.

Pronto. É só jogar. Por mais que comece perdendo, certamente você vai estar mais preparado para a partida, como se a losing streak fosse algo passado.

Conclusão

Bom, espero que este texto te ajude a não ficar mais preso em uma sequência infinita de derrotas. Se seguir todas essas dicas, certamente vai conseguir colocar a cabeça de volta no lugar e melhorar para as partidas seguintes.

E, se puder, deixa o seu GG e um comentário aí, é importante pra nos incentivar e sabermos se estamos no caminho certo! 

No mais, um abraço e até a próxima, senhores! E visite o Escola de Invocadores o/.

Heye

8 RESPOSTAS
TheDestiny1
Arauto
Arauto

Losing streak não existe, existe o cara perder, tiltar e jogar querer continuar jogando tiltado.
TaikiBr
Dragão
Dragão

realmente concordo com tudo XxzezinhoMecBiriFonTrabxXKillerRedGun23 deixou um darius 18/0 e ele esta dando pentakill solo, logico que a culpa é minha que tava no bot com um suporte mais perdido que cego em tiroteio

realmente eu fui extremamente tolo esse tempo todo vc abriu meus olhos
ShZi
Dragão
Dragão

Geralmente eu começo a entrar em derrotas só quando estou com cansaço mental que é quando perco uma partida, e +3 dai não consigo me concentrar mais em nada e vem sequências. Mas também já teve outras coisas que me faziam perder muito tipo a frustamento quando a Riot fez um rework na minha Kindred e eu não sabia nem o que diabos era moba em 2016 data em que conheci League of Legends... quando me viciei eu comecei a gostar muito dos Kindred e ver as alterações da Riot nas habilidade dele me fez encaixar uma sequência de derrotas só por frustração.

Conforme você disse durante todo o tópico, emoções influência muito nas derrotas.
banerzinho

@TaikiBr@  escreveu:
realmente concordo com tudo XxzezinhoMecBiriFonTrabxXKillerRedGun23 deixou um darius 18/0 e ele esta dando pentakill solo, logico que a culpa é minha que tava no bot com um suporte mais perdido que cego em tiroteio

realmente eu fui extremamente tolo esse tempo todo vc abriu meus olhos

@TaikiBr Só verdades. 

@ShZi@  escreveu:
Geralmente eu começo a entrar em derrotas só quando estou com cansaço mental que é quando perco uma partida, e +3 dai não consigo me concentrar mais em nada e vem sequências. Mas também já teve outras coisas que me faziam perder muito tipo a frustamento quando a Riot fez um rework na minha Kindred e eu não sabia nem o que diabos era moba em 2016 data em que conheci League of Legends... quando me viciei eu comecei a gostar muito dos Kindred e ver as alterações da Riot nas habilidade dele me fez encaixar uma sequência de derrotas só por frustração.

Conforme você disse durante todo o tópico, emoções influência muito nas derrotas.

Cara, alguns reworks são bem tristes mesmo. Eu era muito apegado a Nidalee antes de ela sofrer o rework. Hoje, apesar de amar o campeão, quase não jogo mais, porque além de eu ser um péssimo jungle, também não me divirto tanto.

É aquilo, o rework era necessário e eu acho que ele ficou bom, mas internamente foi bem triste xD.

Um abraço, man!

@metalll sonic@  escreveu:
ADOOOOOOOOOOOOORO
ver esses otários que falam que a culpa é sua por seu time ser uma bosta

Sabe que esses comentários me deram a ideia do texto que eu vou escrever hoje? Mais tarde tem coisa nova sobre esse assunto x).

Sendo assim, já já tem mais, só conferir daqui a pouco.

Abraço!

Heye

OrdStarS
Tropa
Tropa

Realmente, a culpa é sempre nossa pelas derrotas, não é do jg que da o primeiro gank aos 25 min de jogo, do sup que acha que é jg e sai da lane e não volta nunca mais ou do mid de Yasuo que acha que é Jesus e fica 0/5 em 8 min de jogo, a culpa realmente sempre será minha...

Ou seja losing streak, ele explicou isso ali mano, tu leu o o bagulho se quer?