cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: A Queda de Evelynn (Nerf 8.20)

Ir para a solução
Gente, a Eve é tipo a Elise, só funciona bem na jungle. Se ela der de cara antes do 6 com qualquer outro jungler ela perde, gankar com ela só "presta" depois do 6 também. Até esperar o W carregar para o charme poder funcionar, a pessoa já recuou, usou dash, zhyonas e mil outras formas de counter. Já quase nunca vejo Evelynn nem em normal game quem dirá em ranked e vão lá e nerfam ela? Justo o early game? Completamente desnecessário.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução

@Pulsefire Museum@  escreveu:
Sim, Mestre, é o que eu to dizendo, merece nerf, mas porque no early? O early é onde ela é mais vulnerável e fraca, não seria mais coerente um nerf no poder de mid/late game dela ao invés de deixa-lá mais fraca no early?
Enfim, como main Evelynn, boto fé que por causa da nova skin os nerfs não irão vir. Só pra chamar atenção mesmo.

É só você ler a justificativa no patch notes,

"Evelynn tem matado inimigos com facilidade demais sem usar Fascinação, especialmente do início ao meio de jogo".

Você precisa entender uma coisa, eve tem um early fraco pois o jogo dela é mid/late, a intenção é ela não existir antes do 6 para depois disso colocar pressão pela sua invibilidade, só que mesmo assim ela consegue ter um early acima do que deveria, melhorando ainda mais seu jogo e isso é injusto com os outros bonecos da jungle.

Nesse caso esse nerf é bem vindo, afinal eve está OP em todos os patchs a muito tempo, seja a lista feita em qualquer lugar.

E o banrate de 80% é um sinal de que as pessoas não querem jogar contra aquele campeão e não é saudavel manter isso em jogo.

Highlighted

Ir para a solução
Tomara que eles notem isso que revertam o nerf, @IlovePotions
Toda vez que lança um patch novo minha pool diminui por nerf desnecessários que deixam meus campeões injogáveis contra todos esses outros realmente quebrados do jogo.
Highlighted

Ir para a solução

@l Mestre I@  escreveu:

Sim, Mestre, é o que eu to dizendo, merece nerf, mas porque no early? O early é onde ela é mais vulnerável e fraca, não seria mais coerente um nerf no poder de mid/late game dela ao invés de deixa-lá mais fraca no early?
Enfim, como main Evelynn, boto fé que por causa da nova skin os nerfs não irão vir. Só pra chamar atenção mesmo.

"Evelynn tem matado inimigos com facilidade demais sem usar Fascinação, especialmente do início ao meio de jogo".

Você precisa entender uma coisa, eve tem um early fraco pois o jogo dela é mid/late, a intenção é ela não existir antes do 6 para depois disso colocar pressão pela sua invibilidade, só que mesmo assim ela consegue ter um early acima do que deveria, melhorando ainda mais seu jogo e isso é injusto com os outros bonecos da jungle.

Nesse caso esse nerf é bem vindo, afinal eve está OP em todos os patchs a muito tempo, seja a lista feita em qualquer lugar.

E o banrate de 80% é um sinal de que as pessoas não querem jogar contra aquele campeão e não é saudavel manter isso em jogo.

Me diz porque achas ela forte no early? Ela mata qualquer um sem fascinação no late game, com o E na forma demoníaca com o Eco e o Cajado. Pra você ver, acabaram de usar ela no mundial, e foi bem díficil a situação pra ela.

Não é injusto pra outros junglers. Se você pegar Fiddlesticks contra uma Evelynn, é claro que você vai tomar pau. Agora você sempre vai se sobrepor a uma Evelynn se pegar um Kayn se transformando em vermelho, uma Sejuani, Udyr, Vi, Nocturne... É outros trinta.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução

@l Mestre I@  escreveu:

Me diz porque achas ela forte no early? Ela mata qualquer um sem fascinação no late game, com o E na forma demoníaca com o Eco e o Cajado. Pra você ver, acabaram de usar ela no mundial, e foi bem díficil a situação pra ela.

Não é injusto pra outros junglers. Se você pegar Fiddlesticks contra uma Evelynn, é claro que você vai tomar pau. Agora você sempre vai se sobrepor a uma Evelynn se pegar um Kayn se transformando em vermelho, uma Sejuani, Udyr, Vi, Nocturne... É outros trinta.

Não to falando que acho, estou evedenciando (trocadilho xD) um fato, 

Desde o rework ela está entre os melhores junglers do jogo para soloQ, 

Atualmente ela tem 52.5% de win rate o que é considerado alto,

High elo a coisa piora, o link abaixo mostra o quão dominante ela é perante outros junglers disponiveis no jogo, alcançando 60% de win rate e até mesmo 70% sem falar no KDA altissimo,

Ela faz coisas que nenhum outro assassino faz, como por exemplo matar o alvo e ainda sair com vida a maior parte das vezes.

Então sim ela está forte e precisa do nerf e não sou eu que acho e sim suas estatisticas que nos mostram isso.

Edit : Link qu esquci de postar : http://br.op.gg/ranking/champions/name=evelynn

Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
detalhe que é no patch 8.19
Highlighted

Ir para a solução
é porque voce não masteriza campeões saudáveis, só os roubados ué, joga com campeão de gente que tudo se resolve
Highlighted

Ir para a solução
kkkk, nada a ver, se o cara estiver no meio da lane e ela vier por trás com charm o cara ta semi morto porque ela vai dar charm no cara kk
Highlighted
Moderação
Moderação

Ir para a solução

TL;DR: Evelynn se beneficiou mais do que o normal com as mudanças no meta, e o problema não está na Evelynn explodir os alvos sem charme quando tem bastante itens, mas sim quando ela não tem muitos itens que é quando ela tem mais potencial pra abusar da passiva dela. Então por isso um nerf intensificando as fraquezas dela como caçador de começo de jogo fraco, pra poder preservar o potencial dela como ameaça invisível no final do jogo, que é muito do que mantém ela como uma escolha viável nesse estágio do jogo.

Evelynn é um dos meus mains e o segundo Campeão que eu tenho mais maestria, então senta que lá vem textão...

Spoiler

Primeiramente Evelynn está muito forte sim, as estatísticas dela tem mostrado isso nos últimos meses o que também é estranho porque ela não deveria estar tão forte nesse meta, mas isso tem a ver com vários outros fatores e mudanças que tivemos nos últimos meses.

Uma das principais fraquezasque essa versão da Evelynn exige é um começo de jogo fraco, muito disso por conta de como ela pode abusar bem mais da camuflagem permanente pra forçar ganks imprevisíveis. O lance é que mesmo com um começo de jogo bem fraco onde ela perde o duelo pra 95% dos Campeões e em muitas situações não consegue contestar o próprio farm, ela ainda consegue lidar com isso  justamente pela facilidade com a qual ela pode voltar pro jogo usando a camuflagem permanente pra criar ganks inesperados e por conta de como a limpeza de acampamentos dela é forte, rápida e saudável, permitindo que ela possa criar rotas de limpeza onde ela consiga evitar 100% o contato com o caçador inimigo se ela souber ler rotações e se adaptar.

Isso tudo funcionava perfeitamente antigamente quando os jogadores mais experientes abusavam desse período de fragilidade pra invadir e afundar a Evelynn por boa parte do jogo até chegar um ponto em que ela ficava irrelevante, ou pelo menos não chegava tão facilmente no ponto em que ela te explode sem usar o charme. O que aconteceu foi que ao longo desse ano tivemos várias mudanças que enfraqueceu o poder de começo de jogo dos caçadores, o mais impactante deles foi o nerf nas runas de dano como Eletrocutar que fez com que muitos dos caçadores que antes a neutralizavam facilmente, passaram a ter menos poder pra investir nisso o que fez com que ela tivesse um pouco mais de folga pra crescer nos confrontos em que antes ela sofria muito.

Um bom exemplo é o Kha'Zix, Kha'Zix sempre foi um counter muito eficiente pra ela justamente por conta de como ele conseguia invadir sem parar e abusar dessa vantagem pra afundar a Evelynn no jogo e crescer muito no jogo. Kha'Zix continua sendo um bom counter pra ela nesse sentido, se adaptou bem a transição para a Colheita Sombria e está até mais forte do que antes por conta dos buffs que ele recebeu, mas mesmo com tudo isso, o período em que ele costumava pressionar muito a Evelynn não é mais tão forte assim, o que ajuda ela a chegar mais facilmente no seu pico de poder e abusar mais dos seus pontos fortes que eram preservados tendo em vista como ela sofria pra chegar nesse pico de poder.

Isso meio que aconteceu na maioria dos match-ups então de certa forma a Evelynn acabou ganhando muita força por conta de todas essas mudanças no meta, mesmo com vários indiretos pra ela. Basicamente ela sofreu bastante, mas os outros caçadores sofreram ainda mais que ela, o que quando você coloca na balança acaba sendo um benefício pra ela.

Dito isso, Evelyn também sofre um pouco de um problema de ter um estilo de jogo meio frustrante de se jogar contra, um assassino com camuflagem permanente sempre vai trazer essa sensação de "fui explodido do nada" quando fica forte (similar ao que acontecia com o Kha'Zix quando tinha a antiga evolução do R) o que impacta bastante nas porcentagens de ban dela. O modo como ela se adaptou bem a Colheita Sombria e o próprio meta forçou a runa como a escolha mais consistente pra ela, só aumentou ainda mais essa sensação porque a Colheita sempre foi a runa que mais aplicava dano explosivo mas tinha o problema da dificuldade pra acumular, e agora com todo esse meta favorável pra um jogo mais demorado, ficou bem mais constante as situações onde a Evelynn explode um alvo sem gastar muita coisa.

Tá, mas porque então nerfar ainda mais o começo de jogo dela ao invés de nerfar o escalonamento e fim de jogo?

A Riot esse enao tem tentado focar as mudanças de balanceamento em intensificar os pontos fortes e fracos cos Campeões caso isso não impacte em tornar a mecânica em si mais difícil de lidar, e no caso da Evelynn a Riot não vê problema em você explodir um alvo sem usar o charme quando está com bastante itens (até porque isso é basicamente o que faz um assassino com pouca mobilidade ser viável no meio/final de jogo) mas começa a ficar bem frustrante quando isso começa a acontecer com mais frequência e mais cedo no jogo. então optaram por intensificar a fraqueza dela como Campeão fraco no começo de jogo que sofre bastante pra invasões e é bem dependente de acertar um controle de grupo pra executar seus alvos.

Minha opinião super pessoal como jogador que tem mais da metade das suas partidas ranqueadas com Evelynn:

Acho o nerf necessário porque acho que ela estava bem fora da curva em um ponto em que mesmo pessoas que não sabiam abusar tanto dos pontos fortes dela e até faziam uma itemização ineficiente, conseguiam ter um bom desempenhose pegassem um pouquinho de vantagem, e mesmo que fossem neutralizadas conseguiam voltar fácil pra jogo forçando uns pick-offs. E como ela consegue punir facilmente erros simples de soloq (como facecheck, posicionamento ruim e farmar rotas laterais) com mais facilidade que outros caçadores, acho que foi até uma direção boa. Porém também acredito que por isso ser um nerf geral na mecânica dela, pode ser que acabe sendo forte demais, se a intenção é realmente impedir que ela execute os alvos sem usar o charme no começo do jogo, poderia rolar uma compensação aumentando a redução de resistência mágica no W ou talvez na velocidade de movimento.

Ver Resposta em Destaque no post original

Highlighted

Ir para a solução
RIOT VCS CAGARAM LEGAL NA EVE PQP A ULT DELA ESTA SEM DANO NEHUM MATARAM O CHAMP, UM CHAMP COM UMA JOGABILIDADE DIFICIL IGUAL ELA E ASSASSINA NAO DEVERIA TER TOMADO ESSE NERF RIDICULO QUE DERAM
Highlighted

Ir para a solução
Quer jogar comigo? '-'
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução

Quem? Eu? kk Adiciona la.

Highlighted

Ir para a solução
Pode ter sido radical? Pode, mas eu como main eve jg tenho que admitir. A evelynn foi extremamente beneficiada com todas essas mudanças da temporada, e mesmo que o early dela seja uma bosta quando ela atinge lv 6 ela praticamente fica bem mais a frente no jogo, e se você souber counterar invasoes, gankar, focar objetivos, ela praticamente se torna extremamente forte, e isso não é ruim, o ruim é ser solado por ela como se ela estivesse no late game, sendo que é extremamente facil solar um adc ou sup apenas com o Q e o E no mid game dela.

Riot so esta fazendo o trabalho dela de acabar com o excesso de poder dela. Eu vi as mudanças pessoalmente, e sinceramente não acho que vai mudar muita coisa. Vai deixar ela mais fraca no early? Vai. Vai ser mais facil invadir ela no early? Claro que vai. Porem...

Pode falar o que quiser, mas quando as luzes se apagam raramente você vera a luz novamente.
E convenhamos, riot foi até boazinha, ela podia ter focado o Q ou o W dela, mas focou a chicotada fortalecida e a ult, que não fazem muita diferença na realidade, afinal de contas foi só 25 a menos de dano.

Afinal de contas, pra solar alguem você não precisa de excesso de dano, so das taticas certas e das ferramentas certas.
Quando ela tava no pbe antes do rework ser lançado para os servidores globais, muita gente tava reclamando que ela tava fraca, e a gente viu o quão ela tava fraca quando ela lançou *sarcamo*. Esse nerf embora seja chato pra quem joga com ela, serve pras pessoas que estão contra ela não terem uma grande desvantagem e ter um pouco mais de tempo de reagir a ela, novamente, isso pode ser anulado se você focar nas coisas certas com ela.

Nego reclama de 25 a menos de dano sendo que ela tem ult que deixa ela inalvejavel e ainda da o dobro do dano pra champs com vida baixa , passiva que deixa ela camuflada e ainda com um fator de cura altissimo e sem falar do W que ela pode alternar muito bem entre um slow decente e um charme que fragmenta a defesa do alvo.

Vou continuar explodindo meus alvos sem problemas, com nerf ou buff. Nada vai me impedir ou impedir alguem de fazer o que ela foi feita pra fazer, pode mandar bala mas a minha Evelynn ainda vai ser meu pick de jungler.
Highlighted

Ir para a solução

Mas é esse o ponto, @blackwidown991
Os nerfs foram justos e tais, mas tem tantos outros assassinos que fazem a mesma coisa que ela. Zed por exemplo, o maior potencial é após o seis, e se encaixa no que você descreveu: Se fortaleceu com certas mudanças no jogo, se jogar direito countera tudinho, explode atirador e suporte antes de pegar a ult... No caso, a maioria dos assassinos de dano físico. Abre exceções pra por exemplo, o Talon, que é caracterizado pelo early forte. Mas assassino mágico sempre é assim. Elise é outro caso, que passou pela mesma situação que a Evelynn tá passando agora e depois de um tempo que essas mudanças passaram ela ficou fraca, e ganhou um buff.

Entendeu o que eu quis dizer? As mudanças sim favoreceram ela, fraca no early e forte no late. Sola fácil papéis no início. Mas quantos outros assassinos que existem e que fazem essas mesmas coisas, e não receberam nenhum enfraquecimento?

Highlighted

Ir para a solução

@blackwidown991 BOA MOLEQUE! é isso!  deviam se esplhar em você esses cara que se dizem ser "mains" taal champ ,calar a boca e jogar!  com ou sem nerf a parada é fazer o champ  foi feito pra fazer!  ganhou minha admiração ,odeio nego que vem comprar com outros champ "ain zed,ain yasuo"  zed só tem ult é só fazer zonias e acabou ta forte pra caralho? ta forte pra caralho!  mas oq tem impede de jogar bem com teu main contra um champ forte?  minha kat ta sendo nerfada DESDE O REWORK e foi nerfada mais três vezes esse ano e to firme e forte com ela,vou pra cima dos cara e dou disrespect mesmo contra lux,ahri,kassa,yasuo vou de lacre negro mesmo! sem medo de feedar esses champs se feedou o inimigo toma vergonha na cara e corre atras do preju e vá treinar ô acéfalo!! a parada é jogar bem pra vc mesmo n pro outros! boa moleque.

Highlighted

Ir para a solução
Eita kkk já ta mandando indireta pros outros bebê?
To aqui tentando debater direitinho, concordo com o nerf, mas ele citou os motivos e tem campeões na mesma situação, idênticos, que não são nerfados. Esperando ele responder, e bom, que Deus buffe sua Katarina. #Pas
Highlighted

Ir para a solução
Amei essa imagem da Evelynn. Relaxa amor, kat ta ai sendo nerfada até os dias de hoje, não vai ser esse buff que vai acabar com a evelynn. E relaxe, mesmo que tenha assassinos fortes como master, zed e etc tu ainda pode ganhar. Da uma olhada na minha partida de mf pra tu ver aquela virada.

Mesmo que ela tenha sido a focada do momento, todos tem as mesmas fraquezas, afunde o jogo de um kha zis, master, talon pra tu ver como eles ficam. Eu mesmo quando vejo que tem um assassino quando eu to de mid vou com minha Liss e o perigo some rapidinho.

Vai por mim, a Evelynn é plena demais pra cair do meta por esse nerf. Isso so vai retardar o potencial dela, mas ele ainda ta la...

...esperando alguem se aproximar da escuridão.
Highlighted

Ir para a solução
Tenho dificuldade em jogar de Katarina, prefiro lb, akali etc. Bem, fico feliz em saber que vc esta feliz e dando o exemplo de main katarina.

Nível 6 é so diversão!
Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução
@Drill Barnacle Você joga de Evelynn, que builds você prefere para ela, que itens você mais acha necessário, que junglers são counters dela e quais junglers ela countera na sua opinião?
Highlighted
Moderação
Moderação

Ir para a solução

@Tyromancer@  escreveu:
@Drill Barnacle Você joga de Evelynn, que builds você prefere para ela, que itens você mais acha necessário, que junglers são counters dela e quais junglers ela countera na sua opinião?

É um dos meus mains, possivelmente um dos Campeões que eu mais masterizei.

Build é varia um pouco porque depende de jogo, se você está forte, se você está atrás, se você precisa de velocidade de movimento pra chegar nos inimigos, se você precisa de itens defensivos, se você snowballow... Mas acho que os principais itens que eu faço são sempre Ecos Rúnicos, Sapatos do Feiticeiro e Perdição de Lich, só com esses itens ela geralmente já ganha bastante potencial pra assassinar os alvos frágeis, depois disso já fica mais condicional (se precisa de feridas dolorosas, penetração mágica, item defensivo) mas o ideal é poder ir para o Rabadon logo porque a partir daí você já consegue assassinar qualquer um sem o charme, mas caso não dê pra ir direto pro Rabadon, Prisão de Feitiços e Orbe do Oblívio são muito bons. Outro item que eu sempre faço é o Lacre Negro, compro ele na minha prmeira volta a base e vendo quando precisar de espaço na build pra algum item com mais AP, é um item muito forte pra essa abordagem porque você ganha um bom sustento extra com as poções e se você pegar uma luta boa, você acaba ganhando muito AP o que é ótimo pra te fazer snowballar ou te por de volta no jogo.

Os counter dela geralmente são os junglers duelistas que ficam invadindo pra pressionar bastante, tipo Xin Zhao, Udyr, Shaco, Kha'Zix... Geralmente você consegue lidar com eles fazendo uma limpeza diferenciada (tipo começar pelos lobos) e espalhando bastante visão pelo rio.

Agora quem ela countera é complicado porque ela não é uma personagem countera os junglers, ela countera as lanes abusando da camuflagem pra poder ignorar os padrões de visão que os jogadores tem, mas alguns Campeões que ela countera são Nidalee, Twitch e Fiddlesticks que são bem frágeis e não tem conseguem escapar muito bem quando você tenta assassinar eles. Mas os confrontos contra Tanques também são bem favoráveis pra ela porque eles demoram mais tempo pra limpar a selva e não vão ficar invadindo ela, então você bastante potencial pra farmar tranquilo e roubar os campos inimigos pra pegar bastante vantagem de nível e ouro.