Houve uma época, em que a nova pré temporada era uma das melhores épocas de jogar League of Legends. Ninguém se via atrelado a um conceito do jogo. Eram tempos de pura descoberta e diversão. As pessoas compartiilhavam boas risadas quando as coisas funcionavam, e também quando não. Talvez você se lembre desse momento:
Esse talvez tenha sido o último em que existia uma coisa saudável no jogo.
1.1 - O instante
Em algum momento após a season do cachorrinho, League percebeu que jogava uma partida infinita, ou deveria ser: o jogo do balanceamento de classes. A cada patch, ela percebia que alguns campeões não tinham como balancear, ou ela "deletava" do jogo (inviabilidade por muito fraco), ou o campeão era pick ou ban.
Exemplos:
Ela percebeu, que a MOBILIDADE era um conceito que impactava mais que as outras no jogo.
1.2 - A decisão
Certo dia, um locão do super pop chegou com uma "genial" ideia nos porões da rito gomes. Se a gente não consegue balancear o jogo por conta da mobilidade, vamos dar mobilidade pra GERAL.
1.3 - Primeiras mudanças
Pinstouro na selva para ajudar os campeões sem mobilidade a participar do jogo, com um pouco de mobilidade e informação.
2.0 - As consequências
2.1 - Rip ADCs
Com os junglers mais pistolas do que nunca, extremamente eficientes e presentes, a primeira classe oprimida no jogo foram os ADCs, em especial os imóveis (QUASE TODOS).
2.2 Rip lategame
Com os junglers mais pistolas do que nunca, os campeões que precisam crescer sumiram.
3.0 - O doidão do superpop ataca novamente
Para balancear o jogo, a Riot decidiu adaptar todo o jogo ao novo conceito, ao invés de voltar atrás.
3.1 - Mudanças em "benefício" de campeões lategame para compensar
3.1.1 Mudanças itens AP:
- acabou a tática de guardar mana, vamos encher geral de mana modificando itens;
- cdr? coisa de velho, vamos começar com 40%;
resumo: campeões AP buffados para compensar a força dos campeões móveis.
3.1.2 Mudança na aquisição de gold
- Gold dos minions? Vamos tirar um pouquinho até os 10 minutos... MAS VAMOS COMPENSAR COM QUASE O DOBRO AOS 35.
3.1.3 Mudança nas torres
- As torres tão caindo muito rápido? Vamos BOTAR ELAS DE PAPEL. Assim, cai de um lado do mapa, mas cai do outro também, a gente acaba "compensando" pro jogo ser balanceado;
4.0 - O doidão do superpop ataca novamente 2
Temos que botar os ADCs de volta no jogo?! Não, vamos dar uma desculpa e dizer que é nossa estratégia que a bot lane vai ser pra todos os campeões. 4Head
Vamos também botar um critão no primeiro hit pro adc fazer algo antes de ser explodido.
5.0 - Novos campeões?
:champion41::champion57:
Kain, Ornn, Zoe, kai'Sa, Pyke
Faça uma reflexão você mesmo, dessa lista, quantos são móveis e imóveis? Dos imóveis, quantos são viáveis no meta?
5.1 - Rework
Não está convencido? Olha a lista dos últimos updates
Nunu, Akali, Aatrox, Irelia, Cho'Gath,Swain,Evelynn,Xin Zhao,Urgot,Galio,Warwick,Shyvana,Yorick,Ryze,Taric,Shen;
Quantos e quais desses entraram no meta? Quantos e quais ganharam mobilidade?
5.2 - Planos futuros
Morgana, Corki, Cho'Gath, Dr. Mundo, Fiddlesticks ,Kennen,Kog'Maw,Nocturne,Mordekaiser,Pantheon,Rammus,Skarner,Shaco,Udyr,Volibear
Quantos desses precisam da tal mobilidade pra estar no meta? Quase todos?
6.0 Resumo e conclusões
A mobilidade oprimiu diversos outros conceitos. Como causa poderíamos dizer que ser playmaker é mais impactante comercialmente para a empresa do que um jogo balanceado. Se um campeão não pula paredes, ele foi tornado inviável para o jogo. Um campeão como Mordekaiser, Poppy, Volibear, Olaf, Mundo, Cho, Singed, Trundle... por mais forte que estejam, não conseguem impor pressão de forma tão eficiente como outros.
Eu não tenho nada contra campeões móveis, mas o fato é que Lee Sin e Ezreal, e mais recentemente Camille, Kai'Sa, Kayn e Rakan estão SEMPRE, tops na lista de play rate. Citações indiretas a Irelia nova, Le Blanc, novo Aatrox.
E pra você, a mobilidade (excesso) melhorou ou piorou o jogo?
Resolvido! Ir para Resposta em Destaque.
Piorou o jogo basta ver o caso da Irelia, Camile, Kayn, Talon, Lee Blanc etc. São campeões que conseguem entrar e sair com muita facilidade, não se expõe muito ao risco de uma batalha, eu já havia reclamado disso no dia do rework da Irelia e fui brutalmente apedrejado.
É chato você brigar com campeões com mobilidade em excesso, um Talon por exemplo é impossível de um caçador encaixar gank ou de pegar ele na Fight por que o campeão sai pulando as paredes sem tempo de recarga, da mesma forma o Kayn que fica enrabando parede. Riot agora está inventando um novo conceito de mobilidade, se já não bastava esse, é o caso da Akali que nem dano de torre leva e fica 10s na fumaça sem poder ser revelada, em uma briga de equipe jogar contra essa campeã é horrível. A Irelia da QQQQ e chega no cara que tá lá atrás protegido mata e depois sai QQQQ nos minion tudo isso igual uma lancha, sai surfando tão rápido que quase não da pra pegar ela. O que falar da LB? só o W dela é opressor, não tem como pegar ela como também é difícil fugir dela. Você vai atrás da LB ela da W se você alcança ela volta W. Se você vai atrás e um espera no ponto ela da 2 W e foge e com uma facilidade enorme, acaba que a gente quebra o teclado e come com farinha só de raiva. Agora ela vindo para cima não tem nem como fugir é melhor fica parado, ela usa W se eu flash ela usa o outro W da Q e E e um dano do capiroto, se eu revido ela volta no primeiro W e sai fora, não se expôe ao risco da batalha.
A mobilidade tornou tudo mais difícil de balancear e tornou o jogo mais difícil (esse último acho muito bom). Sinceramente? Prefiro assim do que um Dota 2 da vida que você quase dorme jogando.