cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Tropa
Tropa

Análise Profunda : Akali.

Ir para a solução

Olá Pessoal! Hoje estarei comentando sobre a Akali, O Punho das Sombra.  

O Tópico possui vocabulário no final e umas explicações que deveriam ler antes de começar a leitura inicial para facilitar o entendimento. 

Se você é do Low Elo e ja foi explodido por uma Akali e ficou muito tiltado recomendo não ler esse post.

Nas mudanças a seguir só sera Comentado sobre o Dano alterado da Akali e não sobre a alteração de seu W!!!

Antes de Começar queria explicar o porquê de estar fazendo este post, A Akali após o seu rework perdeu coisas essenciais e ganharam outras, mas essas alterações a fizeram passar por diversas mudanças e estarei comentando sobre essas mudanças, as suas consequencias e comparações com a antiga Akali e o que a Riot poderia Trazer de volta nela(alterações que foram retiradas após o seu "mini-rework" no Rework dos Assassinos, pré-season 2017)

A Akali Atual não é muito vista na SoloQ, digo eu que sou um jogador que aprecia muito este campeão, e durante uma semana eu constei que em 7 dias somente aparece 3 únicas Akali's e ainda pode diminuir para 2 ou até para 1!!!

Se fomos comparar com a Antiga Akali esses parâmetros variam muito! 

- Mas o que fez a Akali antiga ter uma play rate(aparições em partida em %) ainda maior que a Atual? 

- A Resposta é simples! Akali perdeu muito poder em suas Habilidades após o seu rework!!

E um bom exemplo disto é a sua Passiva!!! Vamos fazer uma Comparação:

Antigo - Os ataques Basicos de Akali causam 6%( +1% para cada 6 de PDH) de dano magico ao contato-
Akali Recebe 6%(+15 para cada 6 de DDA) de vampirismo mágico.

Atual - Os dois primeiros ataques básicos de Akali são fortalecidos. O primeiro ataque a cura; o segundo ataque causa Dano Mágico adicional. Disciplinas Gêmeas recarregará a si mesmo automaticamente em um curto período após ser usado (No site de League não mostrava as % de PDH E DDA)

Após essa comparação fica obvio que é de se notar fatores muito importantes:

1. Akali antiga procava a sua passiva em TODOS os seus Ataque Básicos, diferente de hoje onde o seu 1° Ataque básico Cura e 2° Causa Dano adicional e ainda temos um Cooldown!! 

Com esse fator percebemos que: Akali perdeu DANO, pois na Antiga Passiva dizia que: Os Ataque basicos de Akali causam dano adicional ao contato de 6%( +1% a cada 6 de PDH)! 

- Mas  Akali continua causando adicional mesmo com a sua passiva atual.

- Sabemos muito bem disso, mas o dano atual não é comparavel com o antigo!! Alem do fato que a Akali procava os 2 Buffs que a sua passiva lhe concedia em 1 Ataque Básico Hoje são 2 Ataque Básicos para cada Buff! Com o Dano do 2° Ataque Reduzido Drasticamente!!

Este foi um Fator importante que fez com que a Akali deixasse de ser uma Assassin da Rota Meio á tornasse uma Lutadora da Rota Topo, um bom exemplo disso foi no All-Stars que rolou recentemente onde o Jogador da Rota Topo do Time da SEA (Na partida da SEA X LMS) Utilizou a Akali na rota topo!

Sei que muitos estarão pensando : "Akali? Aquela lá que se fida e depois pula nos carry explodindo eles? ah já sei que é mongol que esta fazendo esse post!" - Jogador Que ja foi explodido por um Akali supostamente forte e no low elo. 

Após essa alteração em sua passiva Akali perdeu o fator que a fazia receber o título de "Assassina" e como foi dito acima tenho certeza que muitos jogadores estarão discordando disso, mas nos dias atuais a Akali sofre muito para os campeões que estão no Meta da rota meio(magos de poke) e tambem sofre muito para os tanks da rota topo (menos para Gnar que é counterado por ela...)!!!

Não é todo dia que se ve uma Akali forte o bastante para "TENTAR" explodir alguem, pois á casos em que ha Akali's fortes, mas que não conseguem cumprir seu papel como Assassina por causa de falta de dano e etc, pois nos elos mais altos conseguir ficar forte com um ex-assassino é como fazer janna full ap e sair assassinando todo mundo, é impossivel!!

Por isso que estou fazendo este post para relatar a triste situração de uma campeã que deixou de ser uma assassina e tornou-se uma Lutadora com itens off-tank como Rylai, Liandry, Semblante, Zhonyas, Couraça e etc... 

Sou um Jogador do Elo diamante II e das partidas ranqueadas a qual uma Akali estava no meu time ela estava na rota topo buildando exatamente o que foi escrito anteriormente!!

Mas não foi só a passiva que a tirou de sua posição como assassina e colocou como lutadora.

Segue abaixo algumas outras modificações:

R - Ataque das Sombras

Akali se movimenta pelas sombras para atacar rapidamente o seu alvo, causando dano e consumindo uma carga de Essência das Sombras. Akali cria novas cargas de Essência das Sombras periodicamente, com máximo de 3 acúmulos

Antigo - Akali ao adquirir seu Ultimate o mesmo se inicia com 0 Cargas. Akali se movimenta pelas Sombras para atacar rapidamente seu alvo causando 100 / 175 / 250 (+ 50% do Poder de Habilidade)

Atual - Akali ao adquirir seu Ultimate o mesmo se inicia com 3 Cargas. Akali se movimenta pelas Sombras para atacar rapidamente seu alvo causando 50 / 100 / 150 (+ 35% do Poder de Habilidade)

Outra mudança drastica que a fez perder muito de seu dano e o seu titulo como Assassina!!!! é claro que tambem vemos algumas akali assassinas, mas isso atualmente(no high elo diamond 3+) é MUITO RARO! Somente mono akali's saberiam como lidar com essa situação!

Como vimos a comparação acima Akali perdeu muito de seu dano, uma diferença absurda, uma ferramenta essencial na hora dos assassinatos assim como a sua passiva antiga!!!

Mas para balancear essa falta de dano tivemos uma outra mudança e dessa vez foi em sua Habilidade:

E - Corte Crescente

Akali Brande sua Kamas causando dano físico a inimigos próximos caso inimigos sejam abatidos 60% de seu TdR é reistituido. 

Antigo - Akali Brande sua Kamas causando dano físico a inimigos próximos 
30 / 55 / 80 / 105 / 130 (+ 40% do PDH) (+ 60% do DDA)

Atual: Akali Brande sua Kamas causando dano físico a inimigos próximos, caso um alvo seja abatido Corte crescente terá 60% de seu TdR reduzido 
70/100/130/160/190 (+80% de Dano de Ataque Bônus) (+60% de Poder de Habilidade)

Após isso claramente percebemos que para TENTAR balancear o dano da Akali tivemos um Aumento de dano Base e de seus multiplicadores!!! Mas para evitar que essa Skill fosse, como diria os jogadores, "Broken" foi colocado um TdR Maior e uma condição para diminuir o mesmo!!

Após essas Análise esta Claro que percebemos o quão a Akali sofreu mudanças Drasticas quando comparada a Antiga!!! Essas Alterações a Fizeram a passar a ser uma nova Lutadora da rota topo de vez ser uma Assassina da Rota Meio!!!

Com as novas Runas Akali recebeu uma chance de retornar a rota do meio, mas ainda sofre por sua falta de dano!!!

Concluimos por aqui, espero que tenha entendido que nem sempre terá uma Akali para te explodir, se tiver uma Akali né...

Vocabulário: 

Tdr = Tempo de Recarga

PDH = Poder de Habilidade ou AP

DDA = Dano de Ataque ou AD.

Como dito no inicio do tópico estaremos analisando as alterações de dano e não as de mobilidade(W).

Obrigado pela Compreensão e obrigado por ler.

Fonte: Leagueoflegends.com

Lol WIKIA

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Análise Profunda : Akali.

Ir para a solução
Olha,eu não sei vocês,mais eu raramente vejo uma Akali,mais quando eu vejo,eu morro de medo,por quê o boneco é MUITO MONO-DEDO...

Mono-dedo no sentido de ser forte demais. Eu de Vladimir não consigo solar uma akali de jeito nenhum,em nível nenhum,não importa o tão fidado que eu esteja...

Nem de Vlad,e nem de outros,que é ainda pior... E nisso eu pergunto : Será que a Akali ficou realmente fraca???

Ou será que ela apenas tem muitos modos de ser conterada antes do nível 6?

Por quê honestamente,Akali é um boneco,realmente doente... Não existe coisa mais chata que isso fidado....

Eu sou Platinum 5,e posso dizer que eu tremo de medo quando vejo uma....
The River´s will run red

Ver Resposta em Destaque no post original

21 RESPOSTAS
Highlighted

Ir para a solução

Não concordo mas, não discordo. Só hoje fui em 3 partidas com Akali nelas. Mas, também acho que após o rework ela ganhou novas possibilidades como tank e ad(eu sei que antes já dava mas agora fica bem mais viável)

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Sim concordo que ela ganhou novas possibilidades, mas isso a fez sair do que ela realmente foi feita para fazer!

A Akali foi criada para ser uma Assassina e Explodir os Carry inimigos, mas após o rework e essas novas possibilidades ela perdeu o que era mais precioso para ela! O Seu DANO BURST!!!

Obrigado pelo comment era esse tipo de comment que eu queria responder ❤️
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução
Eu sou main Akali, jogo sempre no mid com ela e eu nem sabia o quão forte ela era comparado ao agora, se eu quase sempre ganho lane e detono os inimigos, imagine sem essas modificações? tipo claro q tem champs que é chato de jogar contra usando ela, mas sem esse rework, ela teria dificuldades? Se contra quase todos os meus inimigos o early é meu, sem esse rework seria uma droga jogar contra uma akali, ela seria insta-ban também, oque afetaria os 2 lados :(. Tipo eu acho akali mt fd de jogar mid, e quase sempre ganho, mas só acho que deveriam reduzir um pouco menos o dano dela, e não reduzir pra metade o dano dela
Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução
Olha,eu não sei vocês,mais eu raramente vejo uma Akali,mais quando eu vejo,eu morro de medo,por quê o boneco é MUITO MONO-DEDO...

Mono-dedo no sentido de ser forte demais. Eu de Vladimir não consigo solar uma akali de jeito nenhum,em nível nenhum,não importa o tão fidado que eu esteja...

Nem de Vlad,e nem de outros,que é ainda pior... E nisso eu pergunto : Será que a Akali ficou realmente fraca???

Ou será que ela apenas tem muitos modos de ser conterada antes do nível 6?

Por quê honestamente,Akali é um boneco,realmente doente... Não existe coisa mais chata que isso fidado....

Eu sou Platinum 5,e posso dizer que eu tremo de medo quando vejo uma....
The River´s will run red

Ver Resposta em Destaque no post original

Highlighted

Ir para a solução
Ela não é assim se você não sola uma Akali de Vladmir esta fazendo algo muito errado
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução

Amigo, aconteceu com a Akali a mesma coisa que aconteceu com quase todos os assassinos que receberam rework na preseason 2017: perderem fortemente o potencial de explodir instantaneamente, e ganharam muito mais dano contínuo.

TF Blade, o Top 1 Challenger NA, é um grande jogar de Akali, e ele fala com frequência que ela não é mais uma campeã do mid, porque quase todos os match ups serão desfavoráveis a ela. Porém, ele continua jogando com ela no top, fazendo hexblade e lichbane e explodindo os alvos squish. 

A questão da play rate dela ter caído muito, acredito, é o aumento de dificuldade em jogar com a nova Akali em relação à antiga. Além disso, as novas runas se encaixaram muito bem tanto na Akali assassina, como nas Akalis com outras builds.

Ao meu ver, a Akali é, em tese, uma campeã "saudável" para o League of Legends do jeito que ele é hoje e não precisa de nennuma mudança drástica.

Btw, existe um player da NA que chama Professor Akali. Ele joga no master-diamond e faz alguns vídeos bem maneiros para o Youtube. Se você entender inglês, ele ensina bastante coisinha sobre a Akali.

Highlighted

Ir para a solução
Primeiro , Rengar , Kha'zix , Zed e outros continuam explodindo... E outra a LeBlanc e Akali não ganharam nenhum dano contínuo.
Caiu porque os players acharam ela chata de se jogar.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução
Eu acho a Akali nova bem estranha mesmo. N consigo me adaptar. Foi o primeiro champ que dei penta quando ainda era low lv, hoje nao me vejo fazendo isso...
"Existe o caçador e a caça"
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução
Mono-dedo é quando a pessoa não sabe jogar contra uma akali, eu não faço nem esforço pra pegar uma kill, só na fb que é meio chato ficar jogando a **cogumelo do teemo** do Q dela a distancia até pegar lvl 3, sempre sou destruído quando tem uma diana mid, de vez em quando katarina tbm me explode, mas sempre ganho early, depois nos 20 min (se o mid souber jogar) quando já tem jogo garantido, BOOM 2 hit e some akali
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Concordo, antes a Akali recebia mais dano proveniente de sua passiva e não só isso! O Dano adicional não tem Tempo de Recarga e ainda aplicava o efeito de Roubo de vida no mesmo hit! Era tipo uma guinsoo 1 hit como se fosse 2, quando comparado com a nova.
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Errado, Akali sempre foi uma boa campeã e fazia muito bem o seu papel.

Na época ela era superior a esses assassinos que você mencionou, mas agora ela perdeu o que ha deixava no topo, A Akali não ganhou dano, ela perdeu! Literalmente(Passiva & R).
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Concordo, Deixarei bem claro os pros/contras da Akali sobre a sua pergunta "Mas sem esse rework ela teria dificuldades?"

Primeiro Vamos entender o que ficou ruim e o que ficou bom na Akali antes e após o rework:

Pros do Rework:
A Cura da Passiva ficou mais Concentrada concedendo mais vida em um único hit;
A Sua Habilidade E - Corte Crescente ganhou mais dano, mas não compensou a passiva e o R;

Contras:
A Passiva tem tempo de recarga;
É chato ficar monitorando ex: 1 hit no minion para tirar a cura e por o dano...;
Ela recebeu nerfs no dano da passiva e no dano de seu R(drástico);

Se ha algo que gostaria de sugerir seria: De vez o 1° hit ser a cura por que não poderia ser o dano??? e Aumentar os multiplicadores de Ap do R.
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Te entendo perfeitamente, eu mesmo ja fui stompado por uma Akali quando estava jogando em uma ranqueada, mas o que aconteceu?

Passou do Early-Mid para o Late Game e a Akali perdeu muita força a ponto de ser solada até por quem stompou(sim, eu), se você conseguir prolongar um game contra uma Akali a vitória é sua!!! (ou não se ela estivar usando Colheita Sombria).

Akali é meu 2° main e com +500 partidas eu ja tive mais que o suficiente para analisar e etc...

Akali, como você disse, raramente é usada e na maioria das vezes ela vence o early, pois seus oponentes não tem ídeia do dano que vai causar...

O Combo de Early game que estoura qualquer carry: Revolver Hextech(Aquele que ativa no AA) + Passiva(Dano) + Q

Esse combo estoura qualquer um, mas somente no early, tente fazer isso em um late game e voce vai ver que a Akali perde muito de seu dano.
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Night Sickle, Entendo muito bem o que disse, mas o que fez a Akali se tornar melhor no top do que no mid? Conheço o Professor Akali & o TF Blade, e na maioria das vezes ele explodiu alvos squish, pois ele sabe das vantagens que a nova akali recebeu em comparação com a outra e seus contras..

Um canal do YTB fez uma montage do TFBlade e quase todos os seus clips são no early-mid game e quase todos e ele explodindo(ou quase) alguem, mas e agora e o late?? Foi isso o que a Akali perdeu! A Sua antiga passiva lhe concedia muito dano no late game, por isso não é qualquer um que chega la com uma Akali e acaba com o jogo... Para garantir um jogo de Akali você não precisa ganhar a sua rota, mas sim ganhar a rota dos outros!!! e Garantido um final de jogo rapido, e para dar uma chance da Akali ser bem util mesmo no Late as novas runas ajudaram muito! Essas são: "Colheita Sombria" & "Tempestade Crescente" e quando combinadas com uma build on hit ela faz até bastante coisa, mas por usar esse setup ela se torna bem fragil e acaba perdendo( ja testei esse setup muitas vezes)...
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução
isso que estou dizendo mas ao mesmo tempo, se no early-mid ela sempre ganha, imagina late, é um dano do kct
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução

Sim, mas ela perde muito se 1 do time inimigo buildar um solari, um cc e etc... Mas estamos falando disso SE ela ganhar o early-mid, pois ha casos que ela perde e n volta pro game nem no late.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ir para a solução
Eu to beeeeeeeeeem atrasado pra discussão mas vou deixar minha opiniao

Eu acho que o que a Riot tentou fazer vou deixar bem mais facil, assimo como os assassinos em geral, as janelas de oportunidade, seja quando um campeão esta forte, seja quando esta fraco.

Exemplo. Pra assassinos Ap temo a Lb, que precisa acertar as correntes, a Kat que precisa acertar as Adagas, Ekko que precisa acertar as Tres marcas, alem da volta do Q, Fizz que precisa deixar o W acumular, Diana precisa acertar o Q pra ganhar reset na ult
Ahri é mais voltada pra mago (assim como Lb tb é).

Ao meu ver, no geral, a maioria dos assassinos Ap precisam acertar alguma coisa. Eles possuem o poder muito concentrado em uma skill alem da ult e é o fato de eles conseguirem abusar do erro dos inimigos pra puni-los que permite que eles sejam fortes.

Akali, ao meu ver, não tem tanto esse risco. Ela é mais " safe ". O Q é target, o W é uma ferramenta defensiva forte, o E é clean wave, o R da a mobilidade que ela precisa.
Não tem como escapar do Q dela e, quando ela pegar 6, ela irá proca-lo e o dano total é bem alto (de 80~260 + 90% do ap).

A passiva é mais pra saber quando ela irá se curar ou quando ela dará o dano adicional. É uma coisa que a riot estava mudando. Tornar o poder de habilidades mais visivel e ter um counter play.
Ao meu ver, a passiva foi onde tentaram investir isso.

A ult é mais questao de voce ganhar 3 de uma vez. Ao meu ver, deram acesso a uma melhor mobilidade no level 6 mas retiraram o dano por isso.

Ao meu ver, a Riot tentou colocar o poder dela no AA e em um momento especifico. Quando for procar o Q e, se possivel, com a passiva tambem mas ... eu achei que ficou meio ... estranho.
A Akali realmente acaba decaindo ao longo do game e, no late, em especial (já que o Mid game é a fase dos assassinos e o Late game é a fase dos Adcs e Tanks)

Em questao de status eu nao sei de onde vem o problema dela já que o dano do Q é bom.
A passiva é boa. Eu achava confusa a antiga, era algo do tipo : Faça Ad pra se curar usando skills que usam Ap e faça Ap pra dar dano no seu AA. Quando geralmente se faz Ad pra dar dano nos AA e Ap pra skills (tem excessoes). Já a nova tem uma cura que escala bem e um dano com bons escales tambem (embora o dano base e a cura base sejam bem lixinhos)
O E tem um dano base baixo mas ele vai escalando bem (ele nao escala tao bem com Ap assim mas ele escala com dano adicional tambem). E, mais pra frente, ele tem um cdr baixo (3 seg sem fazer itens de cdr, embora Energia tenha limite)
O R, usando apenas uma sombra, tem dano base baixo e escala mal mas, em conjunto, não é uma skill ruim. Alem de resetar, ter cd baixo e dar uma excelente mobilidade.

Em números eu nao vejo um grande problema mas o fato de que ela vai decaindo é realmente fato, principalmente a partir dos 30 e novamente aos 40 minutos (de acordo com o champion gg) no top e no mid ela ja decai aos 20 (um pouco antes) e volta a ter uma curva mais modesta aos 40 min

Acho que o fato talvez se deva ao meta, que esta mudando muito nessa ultima temporada e na pre temporada.
Highlighted

Ir para a solução
Olá Invocador, tudo bem? Eu sou um mono Akali platina 1(Ainda não tive tempo de subir rs) e só vim aqui para concordar com seu post, e Akali realmente está muito impossibilitada de ser usada como um mid assasin, eu por exemplo só jogo com ela top, antes eu jogava full ap com ela top mas a maioria dos matchups é horrivel fazer full ap então atualmente estou fazendo uma build Tank com Penetração, que está dando certo até o momento, espero que esse rework ajude nós, os mono Akalis, excelente post amigo, é isso.
Highlighted
Dragão
Dragão

Ir para a solução
Esse rework só serviu pra transformar ela em uma lutadora.
*center>