cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Campeões Suporte

E ai galera do fórum!!

Eu tenho percebido que está crescendo um debate sobre quais campeões seriam suporte (e quais não). Tenho pensado bastante sobre isso e cheguei a algumas conclusões depois de analisar vários campeões.

Eu ia fazer um post bem longo, comentando bastante coisa, o que tenho lido/visto sobre, mas vou dar uma resumida porque é algo importante e acho que pode ser válido pra toda comunidade. Logo, não quero que deixem de ver só porque eu fiz um texto longo e chato (mas se pedirem eu faço o textão).

Vou tentar ser direto, se soar pretensioso ou tiver erros, perdoem, mas não deixem de comentar 😉

Eu tentei definir critérios que podem nos ajudar a dizer o que realmente é/pode ser um campeão suporte.

Olhando a pagina de campeão IN GAME na visão geral tem 5 áreas/atributos que vão de 1 a 3. Em sentido horário:

Spoiler
Dano / Resistência / Controle de Grupo / Mobilidade / Utilidade

Então eu comecei a abrir todos os champs listados como suporte e olha a surpresa!

A maioria tem 2 ou 3 em CdG/CC e Utility
Sai abrindo outros, que não são "suporte" mas aparecem bastante na bot lane, magos/tanks

:Champion4: :Champion65: :Champion73:

E o mesmos padrões se repetiam! Então eu pensei: como 'medir' a qualidade/viabilidade de cada campeão como suporte?

Pontos de Suporte

(é ridículo, mas fui eu que criei)

(pode chamar de SupportPoints, fica mais legal)

A minha proposta é:

Todos os campeões devem ser categorizados em base os atributos mencionados acima

A formula seria:

Spoiler
PdSUP = (CdG + Utilidade) - 3

Essa pontuação pode ir de -1 a 3. Para ser bom como SUP, um campeão deve ter de 1 a 3 pontos de suporte.

Logo depois eu notei que existem vários outros padrões:

Os suportes mais peel tem 3 em ambos atributos, logo PdSUP 3.

Esses sempre são categorizados "suporte" como função principal. 

Alguns os chamam de inúteis, pois dependem muito de Carries e/ou só servem pra jogar em time.

Tão incompreendidos... :Champion41: :Champion42:

Campeões com PdSUP 2 são mais equilibrados (leia-se: menos peel), tendo mais dano. Nessa categoria estão alguns dos que não são SUP por função principal, mas EU diria que quase todos PdSUP 2 são viáveis. São o meu tipo favorito de Suporte.
Ex: :Champion4: :Champion73:

Agora os PdSUP 1 são um problema a parte. Eu os dividiria ao meio.

Os "suportes" (por função principal) e os famosos Off-Meta.

Alguns são mais equilibrados (2 em ambos atributos) enquanto boa parte dos off-meta é só stun.

Nessa faixa é necessário ter cuidado pois existem muitos campeões e nem todos são suportes.

As vezes uma habilidade chave é o que os define como bom SUPs. (Pyke - Ult)
Nesse exato momento o meta-game tem alguns suportes 'incomuns' nessa faixa (PdSUP 1).
Ex de por função: Pyke e :Champion101:
Ex de off meta: :Champion120: e Zyra

Ex de incomuns: :Champion83: :Champion98: (focados em CC; uma escolha ousada e perigosa)
Ex de nunca nem vi: :Champion122:

Campeões PdSUP 0  NÃO são uma escolha viável, eles são o que EU chamo de troll pick.

Até fingem ser SUP, tem algum stun e vão empurrando as lanes com dano, mas na real... Não servem pra ser suporte.
Existem muitos campeões nessa categoria. Eu não chamaria nenhum deles de suporte.
Ex: :Champion2: :Champion13:

E abaixo de PdSUP 0, ninguém chamaria de suporte.

Eu preciso lembrar: Exceção não faz regra.

Se algum champ fugiu ao que eu disse, comenta ai. Eu não sei de tudo.

Pra finalizar, eu preciso destacar que apareceram alguns exemplos que poderiam ser usados como SUP, mas não o são, por exemplo :Champion6: :Champion7::Champion8: que tem PdSUP 2, maior que alguns SUPs por função que são PdSUP 1...

Ainda não sei bem o que concluir disso. Se foram mal pontuados ou se no futuro poderiamos ver alguns desses mais como SUP, realmente não sei...         (Eu já li até sobre Caitlyn SUP kkkk)

Mas que eu gostaria de jogar de Anivia e usar muralhas de gelo como SUP.. Ah! seria legal...

Anyway, o que apresento aqui são princípios, isso é somente uma base para que possamos repensar e então realmente definir o que é SUPORTE.

Espero que ajude alguém!

GLHF

E ai, você concorda? Faz sentido? Comenta ai! Tô ansioso pra saber

4 RESPOSTAS
Highlighted

Qualquer campeão pode ser suporte se tiver as manhas,o importante é VOCÊ fazer o time funcionar e não o time funcionar para você.
(WARD nem vou contar porque é DEVER DO TIME INTEIRO warda,porque suporte só se limita a 3 wards normais e 1 pink,e 4 pontos de visão é pouco)

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Lee sin suporte > all
Fazem lux suporte por causa do escudo, pq não Lee? O.õ

Gambiarra kkkk não a toa eu coloquei Brand e Ahri ali em cima 😉 mas que acaba funcionando é verdade..
Highlighted

Olha, vou ter que dar o braço a torcer. Eu não jogo de Lee e mal conheço o kit dele, mas pelo que eu li é viável kkkkkk
Eu quero tentar isso qualquer dia... Tem stun, sustain, CdG, parece um bom sup mesmo 🙂
Aliás, pelo critério a PdSUP dele seria 0. Tem que rever se a rito ta pontuando direito isso..