cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Aronguejo
Aronguejo

Como causar impacto de suporte no low elo?

Ir para a solução

OI gente, eu sou o Doutor Aurelion e, pelo amor de Galio, eu to desesperado. Eu estive jogando umas rankeds esses dias e eu to notando que eu não to conseguindo causar impacto com os suportes com quais eu jogo. Eu posso não ter a melhor mecânica (cof cof eu jogo de Janna) ou a melhor visão de jogo, mas algumas coisinhas eu sei fazer. Meu controle de visão é do médio pro bom, costumo tirar muitas wards e colocá-las em locais estratégicos, sei dar um peel maneirinho, mas bicho, sempre alguma coisa acontece e a gente perde.:habilidades19:

Eu sinto que eu não to causando impacto nenhum, mesmo com o controle de visão e com todo o peel que eu consigo oferecer, as vezes dá vontade de jogar de Brand, Lux, Zyra ou Vel'k, fazer ap e que se dane-se, porque parece que dar dano é a única forma de ganhar uma partida no low elo, porém, jogando duo com alguns amigos, eu percebi que os suportes do time inimigo jogavam no mesmo nível que o meu, as vezes bem melhor (main's lulu, eu odeio todos vocês) e simplesmente acabavam com o jogo e eu tava lá, tentando muito, mas nada saía...:summoner21:

Sério, eu to quase pensando em mudar de role, voltar pro meu mid mesmo, jogar com meu dragão estelar e com o gárgula bombado pra vê se algo dá certo, porque eu to me sentindo meio triste com o fato de, mesmo eu estar dando o meu melhor, eu não conseguir fazer diferença alguma na partida... :Iten3151:

Meus suportes principais pras rankeds são:

:Champion14: :Champion108: :Champion74: :Champion42: :Champion85:

Mas também domino (não completamente):

:Champion4: :Champion11: :Champion110: :Champion73: :Champion102:

" Iiip! ". - Disse a cabritinha que parece com a Neeko.
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas

Tenho visto muitas respostas falando em jogar com suporte AP pra você carregar no low elo. Eles não estão errados, possivelmente você conseguirá carregar com AP no low elo, mas você não é suporte, só está na role. 

Isso é muito importante entender, porque quanto mais você subir de elo, menos impacto os "suportes" full aps terão(a não ser em comps específicas), e mais impacto terá o suporte que dá peel e visão pro time.

É interessante você ver até onde vale a pena pra você: você quer só subir de elo, ou realmente aprender a jogar suporte?

• Se teu objetivo é subir de elo, joga suporte full ap ou troca de lane pra uma carry mesmo. No low elo o snowball acontece adoidado, é fácil aproveitar.
  • Agora, se quer aprender e mesmo assim sair do low elo, procura jogar mais com suportes que trazem no kit bastante CC, ou mix de dano e CC. Bardo, Taric, Blitz, Thresh, Morgana são bons exemplos disso. Aprenda a controlar a wave. Uma vez que você souber controlar a wave com o AD, você vai saber quando sair pra wardar ou tirar wards sem deixar seu AD em perigo. E mais: avise seu ad pra jogar safe/embaixo da torre, e comece a abusar de roaming, pra isso eu sugeri bastante CC. Roaming de suporte pra wardar e gankar lanes ganha jogos e o pessoal nem percebe. Avança a lane no bot, manda o AD ficar safe e ganka mid. Combina com o jungler pra ele ir junto garantir a kill. Invada a jungle inimiga e warde um dos campos pra saber da movimentação do jungler. Há inúmeras ações que um bom suporte faz, e que pode passar despercebido no low elo, mas ganham os jogos. Isso é o que suporte faz, ele controla o jogo junto com o jungler.

Janna não é um suporte ruim, na verdade é excelente. O problema dela é que ela é um suporte de peel e defesa de carry, e no low elo essas características não ajudam muito.

Ver Resposta em Destaque no post original

20 RESPOSTAS
Tropa
Tropa
fosse vc pegava os sups aps mesmo, até pq é low elo e ngm lá e capaz de carregar
Tropa
Tropa

Garanto que vai ajudar

Aronguejo
Aronguejo
OBS: N sou um challenger full gameplay

Eu gosto muito do Taric por causa do sustein da Passiva mais Q.
E a sua ult que ajuda muito seu time

Espero ter ajudado 🙂

''EU JÁ VI LUZ DEMAIS PARA NUNCA MAIS, TEMER A ESCURIDÃO'' - TARIC (diva)

"s vezes dá vontade de jogar de Brand, Lux, Zyra ou Vel'k, fazer ap e que se dane-se, porque parece que dar dano é a única forma de ganhar uma partida no low elo"

É a única forma. Ou campar alguém ao ponto de tiltar. 

no low elo o jeito de impactar de suporte é pegar um mago e buildar AP

Uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar. — LANNISTER, Tyrion

Eu sofria do mesmo problema que ti! Infelizmente é bem difícil ser impactante de suporte se você não conhece ninguém do time, especialmente o ADC. O jeito que eu subi foi spammando Sona, fazendo itens tanto de suporte (Redenção) quanto itens de AP (Lich, Turíbulo, etc). Se você não confia no ADC, dê dano por ele. Não é tão difícil dar poke em low elo, e o pessoal geralmente não espera o dano que suportes dão (Karma e Lulu também são boas opções). Janna é viável, mas tenha em mente que ela é mais eficiente contra times de full engage (quando o jg é um Lee Sin, por exemplo). Se seu time tem bastante dano e algum tank, ela é uma ótima escolha. Mas eu ressalto que peguei gold na season passada, quando o turíbulo estava buffado.

Para times que tem vários carries além do ADC (Zed, Fiora, Yasuo, etc), a Sona fazendo turíbulo e dando velocidade de atk pra todos é ótimo. 

Já se tiver de jogar de suporte tank, eu não posso dizer muito pois tenho alguma/pouca experiência em Braum e Nautilus. Eu particularmente não gosto de suporte tank em low elo, porque você fica totalmente dependente do seu time jogar bem.

Boa sorte! :3

"Meu controle de visão é do médio pro bom, costumo tirar muitas wards e colocá-las em locais estratégicos, sei dar um peel maneirinho, mas bicho, sempre alguma coisa acontece e a gente perde."

Seu erro já começa aí. Você com sua visão de prata não pode autoavaliar pra dizer o que faz de bom ou ruim (a não ser que vc seja o tipo de jogar que, apesar de ser low elo, realmente estuda bastante sobre o jogo, assiste stream e acompanha o competitivo etc.). Você precisa de alguém mais experiente que te diga as coisas dentro da visão dele de um elo superior.
BTW, cá entre nós, vc está com uma média de 11 assistências por jogo com Janna (um suporte que só de apertar E e clicar em cima dum aliado já garante no mínimo uma assistência), isso é MUITO BAIXO para uma campeã com o potencial dela. Procure por outros main suporte que estejam acima do ouro 2 pelo menos e vc já pode aprender bastante coisa. fikdik aí e boa sorte. 😄

@Haunted Camilleescreveu:
"Meu controle de visão é do médio pro bom, costumo tirar muitas wards e colocá-las em locais estratégicos, sei dar um peel maneirinho, mas bicho, sempre alguma coisa acontece e a gente perde."

Seu erro já começa aí. Você com sua visão de prata não pode autoavaliar pra dizer o que faz de bom ou ruim (a não ser que vc seja o tipo de jogar que, apesar de ser low elo, realmente estuda bastante sobre o jogo, assiste stream e acompanha o competitivo etc.). Você precisa de alguém mais experiente que te diga as coisas dentro da visão dele de um elo superior.
BTW, cá entre nós, vc está com uma média de 11 assistências por jogo com Janna (um suporte que só de apertar E e clicar em cima dum aliado já garante no mínimo uma assistência), isso é MUITO BAIXO para uma campeã com o potencial dela. Procure por outros main suporte que estejam acima do ouro 2 pelo menos e vc já pode aprender bastante coisa. fikdik aí e boa sorte. 😄

Não costumo jogar tanto sozinho, jogo com um amigo plat2 e um amigo d4 que são main adc e eles disseram isso de mim, a crítica que eles sempre fazem a mim é que eu não tenho muita noção da hora de trocar e que eu me distraio muito com wards, já que eu sempre acabo colocando ou tirando uma num momento errado e isso eu ainda não sei corrigir. Não estou jogando muito de Janna ultimamente, a maioria das estatísticas que tenho com ela são de um ou dois meses atrás, to gostando mais de jogar de Braum atualmente porque eu sinto que, com ele, mesmo não ganhando a rota, ou até ganhando, eu consigo fazer uma diferença no jogo seja com dano ou com controles de grupo, porque eu sinto que eu não consigo fazer diferença alguma com Janna no meu elo...

E sim, eu assisto muita stream de main suportes, estudo bastante o meta, leio muita coisa, vejo vídeos de dicas e coisas relacionadas regularmente, só estou tendo um problema em colocar tudo isso em prática no meu elo e sem um adcarry, já que as pessoas com quem eu jogava duo não estão jogando mais frequentemente.

" Iiip! ". - Disse a cabritinha que parece com a Neeko.
Isso é só com a prática mesmo... Coloca uma autopunição pra vc. Define uma meta do dia (por exemplo - hoje eu vou: tirar mais visão do time inimigo, ou colocar mais visão avançada na jg inimiga, ou morrer menos, ou estar mais presente no mapa ao invés de ficar grudado no meu adc o jogo todo achando que sou babá dele etc. escolhe uma por dia e vai) e joga umas 3 partidas. Dps vc assiste seus replay e vê se atingiu a meta. Se tiver atingido, parte pra próxima, senão, vc se pune com 1 dia inteiro sem poder jogar LoL (isso tbm ajuda a descansar a mente e a ter mais tempo pra assimilar o aprendizado) e no outro dia vc tenta novamente bater a mesma meta.

Só um detalhe: normal game é MUITO DESEQUILIBRADO... então vez ou outra vai ter um adc high elo no seu time. Qndo tiver a oportunidade, convide-o para jogar juntos e aprenda com ele. E veja oq ele tem a dizer de vc. É muito diferente ter um amigo seu te falando o que vc faz de certo ou errado e ter um desconhecido falando a mesma coisa. 😉
Tropa
Tropa

Cara... sinta-se a vontade em subir de Brand / Lux / Malzahar, principalmente quando na tela de escolha seu adc te pede para pegar algo que dê peel (refletindo falta de confiança em si mesmo). Tenho uma ótima winrate de Braum nessa season (74% - 22 partidas com ele) porém nunca sendo escravo do adc, buildando dn/tank sem itens suporte. Percebi que no elo mais baixo você tem que bater no peito, chamar a responsabilidade pra si mesmo e tentar carregar o jogo. Raramente você vai conseguir salvar uma katarina open que ja está 0/5 com 10min de jogo feedando um zed 5/0. Não há redenção, medalhão, escudo que não evite um snowball do outro time. Talvez o meta esteja muito voltado para suportes tank como vimos no cblol (braum / taric / leona) mas prefiro 10 mil vezes mais suportes de burst.

E tudo é uma questão matemática... basta calcular quanto de peel um taric da desde o early até o late game e calcular o quanto de dn em área da um brand desde o early até o late... Vc vai perceber que o cara pode usar o item ativo ou passivo que for, nada rebate o dn de um brand, ou de uma annie, ou lux. Construa AP Puro com muita armor penetration (Liandry / Void Staff logo de cara). Se quiser algo mais safe porem menos impactante vá de kharma/sona. Reconheça bem os combos e a sinergia entre os seus companheiros de time.

Exemplos de sinergia na hora do pick com Brand:

Miss Fortune + Brand + Master Yi - Pode ser o tank que for no outro time, não aguenta fazer linha de frente quando combado os 3

Ashe + Brand + Amumu - 3 Hard Cc's, o engage pode partir de qualquer um dos 3

Jhin + Brand - Double Stun, o cara fica sem se mexer acertando os 2 combos por 5 segundos. Vai forçar em um primeiro momento flash e curar e em um segundo momento vai morto direto pra base.

Reconheça quem vc ataca (não necessariamente deve ficar pokeando o adc sempre). Muitas vezes compensa pokear aquele suporte tank esperto que vem pra lane de poção com refil... quando acabar as poções ele provavelmente tenha que voltar a base e vc coordena um all in em cima do adc. Pegando essa kill de vantagem ja influencia o restante da caminhada no bot.

Controle a wave: Uma das piores merdas que tem no lol é suporte que não controla a wave ou adc que acha que isso é papel apenas dele, adc... Em um exemplo hipotético vc está com um suporte squish + jinx de adc, contra um jhin + blitz... empurre a lane o maximo para a torre deles, nos ultimos 2 ou 3 minions recua ao meio da lane. Precisamos parar com essa idiotice de achar que Blitz na torre dele é um perigo... basta controlar visão e a wave que fica na frente do adc. Pense se fosse o contrario: Blitz na tua torre com a wave deles toda la, o adc preocupado em farmar, vc preocupado em dar peel ou pokear... é a coisa mais simples do mundo o Blitão dar o combo nessa situação.

E outra coisa importantissima, seja la qual for sua escolha: não existe counter em low elo. É tudo folclore. Se tua mecanica for exemplar em um determinado champ dificilmente sairá derrotado da sua lane. Faça seu papel direito que sobe tranquilo.

Começa a jogar de Brand, Lulu e Karma.

Eu considero os 3 principais suportes no Low elo para subir nessa ordem:

1° Brand: O Suporte que da inúmeros KS sem querer, fica forte e mesmo assim focam o ADC sendo que quem da o dano é você. (Não tem condições, até nos Elos mais altos o Brand carrega algumas partidas)

Prós: É bom contra adcs que não tem escape, fica bem fácil acertar seu combo e como o pessoal no Low elo gosta de ficar na lane com pouca vida fica bem fácil de matar.

Contra: Não tem escape e se o jg inimigo campar ou vc errar as skills é muito punido por isso.

2° Lulu: O terror dos assassinos e adcs que entram no range do W dela e são polimorfados.

Prós: É boa pra poder dar dano no early e também proteger o adc de inumeras coisas do começo ao fim da partida.

Contra: É um campeão que exige uma mecanica mais apurada, parece fácil, mas eu considero a Lulu um dos campeões mais complicado de se jogar na bot lane e se bem jogada pode ganhar a partida solo. (Aquele E dela que vc vai usar no seu adc pega no minion...)

3° Karma: A Lulu que da mais dano e mais mobilidade pro time em geral.

Prós: Já começa com a ulte Lv.1 que da bastante dano no bot inimigo, tem uma ótima mobilidade pra ajudar nos ganks com seu R+E (Aumenta a velocidade de movimento de todos perto do range) e também prender alguém com seu W. Tem um Kit muito bom, mas vc só vai dar algum beneficio pro seu ad igual a Lulu quando fizer Ardent Censer (Não lembro o nome do item em PTBR) antes disso é apenas velocidade de movimento e shield. E uma coisa importante do Ardent Censer é o fato de vc conseguir aumentar o dano do seu poke já que a arvore do item da AP.

Contra: ???

Apesar deu não conseguir ver algo de muito ruim na Karma, eu não a deixo no Top 1 ou 2 pelo fato da Lulu no decorrer da partida conseguir proteger muito mais o seu adc ou qualquer um do seu time pelo seu Kit e o Brand ganhar uma TF praticamente solo com suas skills. 

Jogue em outra role
→Thepgfk←
1. ap burst/cc karma/brand/velkoz até lux esquece de suporte escravo pra jogar para batata de adc

Tenho visto muitas respostas falando em jogar com suporte AP pra você carregar no low elo. Eles não estão errados, possivelmente você conseguirá carregar com AP no low elo, mas você não é suporte, só está na role. 

Isso é muito importante entender, porque quanto mais você subir de elo, menos impacto os "suportes" full aps terão(a não ser em comps específicas), e mais impacto terá o suporte que dá peel e visão pro time.

É interessante você ver até onde vale a pena pra você: você quer só subir de elo, ou realmente aprender a jogar suporte?

• Se teu objetivo é subir de elo, joga suporte full ap ou troca de lane pra uma carry mesmo. No low elo o snowball acontece adoidado, é fácil aproveitar.
  • Agora, se quer aprender e mesmo assim sair do low elo, procura jogar mais com suportes que trazem no kit bastante CC, ou mix de dano e CC. Bardo, Taric, Blitz, Thresh, Morgana são bons exemplos disso. Aprenda a controlar a wave. Uma vez que você souber controlar a wave com o AD, você vai saber quando sair pra wardar ou tirar wards sem deixar seu AD em perigo. E mais: avise seu ad pra jogar safe/embaixo da torre, e comece a abusar de roaming, pra isso eu sugeri bastante CC. Roaming de suporte pra wardar e gankar lanes ganha jogos e o pessoal nem percebe. Avança a lane no bot, manda o AD ficar safe e ganka mid. Combina com o jungler pra ele ir junto garantir a kill. Invada a jungle inimiga e warde um dos campos pra saber da movimentação do jungler. Há inúmeras ações que um bom suporte faz, e que pode passar despercebido no low elo, mas ganham os jogos. Isso é o que suporte faz, ele controla o jogo junto com o jungler.

Janna não é um suporte ruim, na verdade é excelente. O problema dela é que ela é um suporte de peel e defesa de carry, e no low elo essas características não ajudam muito.

Ver Resposta em Destaque no post original

Dragão
Dragão
Simples:
Pega um Brand e faz full ap ou um Velkoz e por ai vai... quando tu for subindo, começa a jogar só de Lulu Janna e Soraka ou se preferir Tank é Braum e Alistar
banerzinho

subi do bronze 5 ao gold 5 ( to no gold 5 pq parei de jogar ranked ). apenas de janna ou lux qndo janna tava banida ou time era full ad

Dragão
Dragão
roaming . Foca em menos coisa , n é bom tu ter mais de 3 ou 4 coisas na pool , se n tu fica de mediano pra ruim com tudo. Suporte no low elo é saber a hora de gankar , se n vc n sobe. É uma lane q eu pessoalmente acho bem dificil de subir, por depender mais da noção de jogo do sujeito do q efetivamente da mecanica individual.
Dragão
Dragão

No Low Elo: Joga de :Champion28: ou :Champion13: e carrega, você sempre vai ter um atirador caido de paraquedas então é melhor pegar um boneco que da dano e pode carregar a partida sozinho. 

Agora no elo alto a partir do Gold: Pega :Champion4: ou :Champion64: que não tem segredo para o free elo, anda sempre perto do teu atirador defendendo ele. 

banerzinho