cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Como dar um feedback legal

Parece que uma coisa que MUITAS pessoas não sabem fazer é dar um feedback de verdade

Se vocês forem no último post do Nexus falando sobre as ranqueadas, nos comentários só estão dizendo que é um cogumelo do teemo, que é isso, que é aquilo, que as atuais tão ótimas, que a Riot é um yasuo feedado (pra não dizer coisa pior)

Sério? Sério mesmo?

Agora vamos falar sobre o que é um feedback de verdade.

A Riot coloca as idéias pra vocês. O que ela espera?

Opção a - Que vocês analisem, digam aonde acham que falha, e dê soluções pra essas falhas, pra assim ela rever e tentar melhorar, ou apenas acabar com a ideia se verem que não tá dando certo.

Opção b - Dizer apenas não gostei sem deixar ao menos o motivo, xingar a Riot e dizer que ela ta acabando com o jogo e que você vai parar de jogar se não fizer o que você quer.

Opção c - Não ligar a mínima para a ideia do post, ficar reclamando do Yasuo ou Irelia, exigir o cliente antigo, e reclamar de uma mudança recente no jogo.

Dez segundos para responder... Se você respondeu a opção a, parabéns você sabe fazer um feedback. Agora me diz qual das opções as pessoas mais fazem na hora de dar "feedback"?

Exatamente enquanto as pessoas tão xiingando a riot, dizendo que tá horrível, ou nem ligando pro post que eles fazem, a Riot está perdendo um feedback precioso que ela poderia usar pra melhorar o jogo. Então se lembrem de algumas coisas na hora de dar seu feedback:

- Mudanças existem.

League of Legends não vai mais ser como era antes, e não aceitar a mudança é ficar atrás, se adapte e ajude a Riot e melhorar o jogo dando um feedback. Por exemplo, em vez de pedir pra voltar o cliente antigo porque era melhor, dê ideias para melhorar o cliente atual.

"Não volte ao passado, analise o presente e melhore o futuro"

-Não sei quem falou, mas deve ter sido Einstein

- Rioters são seres humanos.

Eles não são robôs cuja função é apenas fazer o LoL, tem sentimentos, vida pessoal, e não importa se dizem que não, sua opinião sobre o jogo é importante sim

- League of Legends não é feito apenas pra você.

E o jogo não tem que ser do jeito que você quer. O jogo é feito pra uma diversidade de jogadores enorme, então não é porque você não gosta de emotes no baú, ou de campeões mais asssustadores/fadas, ou de simplesmente um ponto da mecânica de alguma coisa no jogo, que é necessariamente ruim e deve ser excluído.

Representatividade no jogo existe também, se você é hétero machão então simplesmente não usa o ícone do poro arco-íris, em vez de reclamar.

O importante é entender que não é porque você e um grupo de pessoas não gostam de alguma coisa no jogo, que significa que não vai ter outras pessoas que gostam. Se não gosta, não usa e não reclama de quem gosta.

- Bom pra você, não significa bom para os outros

Isso parece ser um pouco contraditório com o item anterior, mas isso se reflete em apenas certas situações.

Vou usar de exemplo a bagunça que tá na bot lane atual. Atiradores estão muito fracos e outros tipos de campeões tão sendo usados na bot lane.

Vamos analisar.

Pra quem tá jogando com outros campeões na bot lane, tá sendo uma coisa divertida e a Riot enxerga essa diversidade como uma coisa boa, pois as pessoas estão se divertindo. Mas para as pessoas que jogam com atiradores tá sendo meio chato, porque não tão aguentando esses match ups, e não tem espaço para eles em outras lanes também.

Aplicando este item e o item anterior, as pessoas que jogam com outros campeões devem pensar na hora de dar feedback como deve ser chato para as pessoas que passaram meses aprimorando seus atiradores, para não conseguir espaço em nenhuma lane. Enquanto as pessoas que jogam de atiradores devem pensar como uma diversidade nas lanes é uma coisa legal e divertida também, no feedback deveriam pedir não apenas um pouco mais de impacto no jogo, como também espaço para atiradores em outras lanes. Sendo assim atiradores continuariam sendo jogáveis e a diversidade aconteceria em várias lanes, assim fica bom pra todos (fica a dica Riot :v)

É aquela coisa, todo mundo gosta de um Veigar feedado no time aliado, mas quando tá no time inimigo ficam dizendo que é roubado e é pra nerfar.

-Dê um feedback sobre a ideia do post, não fuja do assunto

Riot faz um post falando de ranqueadas, quando você for dar seu feedback nos comentários, fale apenas sobre a ideia central, ou seja as ranqueadas. Sim, a situação dos atiradores é um tanto quanto séria. Sim, o cliente novo tem suas falhas. A gente já sabe que Aurelion Sol precisa de uma skin (obs: já confirmaram que vai ter). Todo mundo sabe que Urgot Guardião Estelar é uma coisa que precisamos com urgência. Mas se o post tá falando de ranqueadas, então fale apenas das ranqueadas no seu feedback. Fale de outros assuntos em outros posts onde são tais assuntos são foco do post.

- Leia os comentários

A comunidade foi feita pra interagir, então ler um post, dar sua opinião, só sair dali e nunca mais ligar praquilo, não é interagir, ler os comentários é uma coisa importante, talvez você mude de ideia, talvez você veja como aquilo afeta outras pessoas, veja por outros pontos de vista. E assim vamos interagindo e debatendo.

- Os moderadores do fórum não tem nada a ver com coisas que vocês não gostam

Os moderadores estão aqui pra gerenciar o fórum, ajudar a gente com alguma coisa, informar sobre as novidades que estão vindo, criar posts para interagir e se divertir, como os tópicos implacáveis ou o nerfa isso rito. E se verem algum desses posts de diversão não digam "tão fazendo esses cogumelos do teemo em vez de consertar aquilo lá que eu não gosto", você só tá sendo um cara chato.

- Analise bem

Veja se tal mudança é boa, veja no que afeta, veja os pontos negativos e positivos. Veja também se o modo atual tem suas falhas ou não, e se a ideia apesar de ter falhas pode ser até um tanto melhor. No seu feedback não precisa dar um textão enorme, só precisa que diga se gostou ou não, o porque disso, e o que pode melhorar.

Um exemplo voltando ao assunto do post das rankeadas no inicio, pensem que mesmo que as novas que estão vindo tenham suas falhas, as atuais também tem falhas enormes, então você pode pensar que ou vai continuar horrível do jeito que tá ou vai ficar menos pior, e vamos sofrer com trolls na smurf de qualquer maneira.

-Um gráficozinho para ajudar vocês

Então é isso pessoas, ajudem a Riot a ajudar vocês, não sejam aquele cara chato que só reclama do jungler que não ganka, mas não recua sabendo que não tem visao do jungler inimigo, e depois reclama do suporte que não wardou sendo que wardar é um trabalho de todos

Um abraço para todos vocês

Tags (1)
25 RESPOSTAS
Highlighted

Re: Como dar um feedback legal

Boa!

Rex tremendae majestatis
Qui salvandos salvas gratis
Salve me, fons pietatis
Salve me, fons pietatis
Highlighted

não sou pago para jogar, e sim pago para jogar, se querem um feedback consistente que paguem por isso ue. Eu jogo o game e ainda tenho que ficar falando bonito quando oque fazem é uma porcaria? me paga que eu dou um feedback consistente seus bando de rico explorador. Tem mais fama e talvez ganha mais grana que o Dota e não consegue balancear o game, Vsf

Já falei isso no PBE e posso falar aqui tambem, feedback gratuito nunca vai ser bom e sempre vai ter **cogumelo do teemo** no meio do conteudo porque as pessoas simplesmente desabafam oque acham do conteudo. Se quer qualidade que pague pelo mesmo se não que garimpe no meio do lixao

"Enqulanto ninguém reclama, é porlque o flango ta bom!"
Chinesa da Pastelaria
Highlighted

@LordXThanatos@  escreveu:

não sou pago para jogar, e sim pago para jogar, se querem um feedback consistente que paguem por isso ue. Eu jogo o game e ainda tenho que ficar falando bonito quando oque fazem é uma porcaria? me paga que eu dou um feedback consistente seus bando de rico explorador. Tem mais fama e talvez ganha mais grana que o Dota e não consegue balancear o game, Vsf

Já falei isso no PBE e posso falar aqui tambem, feedback gratuito nunca vai ser bom e sempre vai ter **cogumelo do teemo** no meio do conteudo porque as pessoas simplesmente desabafam oque acham do conteudo. Se quer qualidade que pague pelo mesmo se não que garimpe no meio do lixao

O problema não é não gostar, o problema é enxergar só o próprio olho, só falar mal não vai resolver nada, falar mal não vai fazer o jogo mudar, se quer mudar, não diga que não gosta. diga o que mudar, como mudar, só assim o jogo fica melhor

Nós não temos que gostar de tudo que a Riot manda, mas também não temos que ficar falando mal de tudo e não dar nada que faça melhorar

Claro que a Riot se importa com dinheiro, todo mundo se importa, ela tem que se sustentar também, não é uma coisa barata, ela já fez o jogo grátis pra você jogar, só compra as coisas dela quem quer, se não quiser não compra, você tem que pagar pra jogar de Irelia? Pra jogar em Summoner's Rift?

Repetindo, o problema não é discordar, é como você reflete isso. Você dizer que é um cogumelo do teemo não vai fazer diferença, agora pelo menos dizer o porquê já ajuda. Mas também tem que considerar vários fatores além de você não ter gostado, tem que entender outros lados além do seu. Empatia é a base.

Pode dizer a vontade o que não gosta da Riot. Mas também, se acha que o jogo não tem futuro, só para de jogar, você não é obrigado, nem ao menos paga

Highlighted
Dragão
Dragão

Pagar por feedback? Hã?
Não ataco a empresa nem faço crítica agressiva pq eu sei como é essa parte do desenvolvimento. É muito melhor conversar de boa do que sair atacando.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Mimimimimimimimimimimi.
Highlighted

Wow, amey!

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Interessante o seu texto e, até concordo com ele em grande parte, uma pena mesmo é que na prática ele não funciona muito bem.
É bem raro darem ouvido ao feedback antes de colocarem o conteúdo no jogo e notarem que realmente a ideia era um fiasco.
Não que eu me importe muito com o fato de adicionarem conteúdos ao jogo que a princípio eu reprove, afinal, opiniões mudam constantemente. Porém, não se iluda a ponto de achar que o feedback é 100% crucial na decisão da riot para alguma coisa.
No mais, boas dicas.
Highlighted

@ÖbitoUchiha @  escreveu:
Interessante o seu texto e, até concordo com ele em grande parte, uma pena mesmo é que na prática ele não funciona muito bem.
É bem raro darem ouvido ao feedback antes de colocarem o conteúdo no jogo e notarem que realmente a ideia era um fiasco.
Não que eu me importe muito com o fato de adicionarem conteúdos ao jogo que a princípio eu reprove, afinal, opiniões mudam constantemente. Porém, não se iluda a ponto de achar que o feedback é 100% crucial na decisão da riot para alguma coisa.
No mais, boas dicas.

Mas dizer sua opinião já é algo que ajuda não? Sei que não é tudo 100% por feedback dos jogadores, mas quando eles pedem o feedback, porque agredir sabe? é por isso que eu fiz esse post

Highlighted

@LordXThanatos

Ué, mas aí não faz muito sentido. Das duas uma:

1 - Você se importa com a melhora do jogo e quer contribuir. Nesse caso, a melhor saída é o feedback positivo como o autor do tópico bem orientou;

2 - Você não se importa com a melhora ou não desse jogo. Nesse caso, pra quê vir no fórum fazer um feedback mal feito? Apenas pare de jogar.
Highlighted

Nice post bro
Highlighted
Tropa
Tropa

Sensacional! Vai ajudar muita gente.
Hoje msm me ajudou em uma postagem. s2
Highlighted

@LordXThanatos@  escreveu:

Hey caro invocador, belezinha?

Me permite discordar de você? Pois é... Infelizmente não concordo com essa linha de raciocínio. Acho que o LOL hoje só é o jogo que é por causa da comunidade e dos seus jogadores (olha que considero o LOL o jogo relativamente muito bem balanceado). O LOL é hoje o game que é por causa de inúmeros feedbacks bem construídos que foram enviados por jogadores (e admiradores) com o um grande objetivo, melhorar a experiência do game.

Dar um feedback acionável e consistente é difícil, mas acho que não tem a ver com "falar bonito"... Pra mim tem a ver com falar com propriedade e trazer evidências do que está gerando um impacto negativo para a sua experiência. Acho que ainda não chegamos e nem vamos chegar ao ponto de ter que "pagar" por feedbacks porque temos uma comunidade formada por gamers incríveis e engajados. Além disso, são gamers que enxergam valor quando seus feedbacks são ouvidos e aplicados. Acredito que sempre que recebemos um feedback que faz sentido e que essa possível mudança traga uma melhor experiência para o jogador (seja no game ou fora dele) vamos sim dar a devida atenção a ele e bota-lo em prática se aplicável.

É uma fórmula matemática simples? Não. É algo rápido e plug-n-play? Também não. Mas é algo que devemos continuar fazendo e que funciona? COM CERTEZA! Sempre funcionou e não acredito que deixará de funcionar.

Portanto digo, não desista! Nós estamos lendo e ouvindo o que todos vocês têm a dizer. Tem algo que te incomoda? Se desafie a construir um feedback acionável, honesto e construtivo e mande pra gente! 😉 Aproveite esse post para desenvolver suas habilidades em dar um feedback poderoso (serve pro game e pra vida!)!

GG
Fred Mundico

Fred "MrMundico" Machado de Campos
Highlighted

Hey! Adorei o post e obrigado por compartilhar sua opinião btw...

Vocês sabiam que a Riot Games é uma empresa orientada ao feedback? Temos rituais anuais, treinamentos e summits que são única e exclusivamente voltados ao tema e como nos tornarmos melhores recebedores de feedback cada vez mais e mais.

Eu particularmente sou um dos Rioters que mega levanta essa bandeira aqui dentro, acho que por trabalhar com recrutamento é algo que acabei desenvolvendo de forma intensa ao longo da minha carreira. Sendo assim, além do agradecimento também quero compartilhar um hackzinho simples que uso aqui na Riot no meu dia a dia, vamos lá:

Um bom feedback sempre vai ter um CONTEXTO claro e transparente baseado em FATOS, esse contexto deve procurar observar COMPORTAMENTOS de uma pessoas (mais uma vez, ancorado em fatos e não observações rasas ou "achismo") e qual foi o IMPACTO que esses comportamentos geram em VOCÊ.

CONTEXTO: Está sempre ligado a quem, onde, quando, o que, como... Essas são perguntas que te ajudam a entender o real contexto do ocorrido. Buque detalhes aqui, evite generalizar...

COMPORTAMENTO: O que foi falado? Como a pessoa agiu? Qual foi a reação daquela pessoa ao receber tal mensagem? O que a pessoa viu e/ou ouviu? É um comportamento recorrente ou pontual?

IMPACTO: Aqui é onde tens que fazer perguntas para entender como os comportamentos percebidos dentro do contexto te impactaram, ou seja, como VOCÊ se sentiu com todo o ocorrido.

Como podem ver, em nenhum momento eu entro em dualidades de certo ou errado, bom ou ruim... Feedback é totalmente relacionado a como uma parte percebe outra com relação a alguma coisa que aconteceu.

Bom, acho que já falei demais... rsrs. Espero que gostem e faça sentido para vocês!
Beijos do Mundico,
GGWP
Fred "MrMundico" Machado de Campos
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Resumindo, há atualizações que dão certo e outras não, feedback é para isso. Seja específico no que não esta dando certo e o porquê, e talvez quem sabe não melhorem né? Parabéns pelo post amigão.
Highlighted

BARALHO, EU TO NA PAGINA INICIAL DO FORUM

Highlighted
Moderação
Moderação

@ElMoçoDelBigodón@  escreveu:

BARALHO, EU TO NA PAGINA INICIAL DO FORUM

Parabéns Hipster Gostosão, você merece depois desse tópico maravilhoso!

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom post. Pena que tem pouco like. acho que muitos deveriam ler e rever seus conceitos.

Gosto do LOL ele mudando ou não, sou bem atendido em todos meus tickets, só tenho que agradecer.

Se esta diferente o ken disse uma verdade em seu vídeo, mudar é difícil e muitos não gostam, mas a mesmice também não é bom.
Highlighted
Dragão
Dragão

Wow, ainda tão comentando nesse tópico, hehe..

Acredito que para que um projeto (como um jogo) dê certo (financeiramente e em outros fatores), empresa e cliente devem estar "andando juntos de mãos dadas", por assim dizer. O Suporte ao Jogador realmente nos ajuda a resolver os problemas, me auxiliou várias vezes com questões técnicas, no entanto...

Muitas pessoas reclamam de uma certa "impunidade" nos servidores. Muitas vezes, sofri hate e muito rage.

Eu não revidei, mutei e reportei, mas, como posso estar tranquilo que haverá uma punição? É necessário passar tanto tempo para poder punir (e não to falando de permaban)? Como podemos saber que a empresa está vendo o nosso feedback sobre o comportamento no servidor? Cadê as ações que eram feitos no antigo Boards nesse sentido?

E como a Riot vê o client atualmente? Muitas pessoas reclamam de bugs e travamentos. Até aqui, no meu notebook com placa de vídeo isso acontece. Sem falar no jogo que me pareceu mais pesado. 

Bem, é muito importante dar o feedback, mas eu me questiono se esse mesmo feedback é lido e considerado, além de como consideram isso.

Highlighted
Arauto
Arauto

a respeito de feedback tem, não tem e nenhuma ação concreta.