cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Tropa
Tropa

Como subir de elo sendo main suporte?

Eu tô no prata IV e ultimamente a única role na qual me divirto jogando é suporte. O problema é que, como sup, eu sinto que não há nada que eu possa fazer quando o meu time vai mal. Eu quase sempre consigo feedar meu adc, levar t1 da botlane, dragão e vou dar roaming pra ajudar outras lanes, mas no late game essa vantagem que eu ajudei o time a conquistar parece sumir. Eu acredito que, como suporte, meu dever seja orientar o time e organizar a galera pra alcançar objetivos e finalmente dar gg. O problema é que em 90% das partidas eu pego um ADC tóxico, e que SEMPRE ignora as coisas que falo. Por exemplo: ficar passeando na jungle quando não tem visão alguma (logo após as wards expirarem) e coisas do tipo, que entregam fácil o jogo. Daí é clássico: o ADC morre e me culpa por não estar com ele, sendo que eu passei um tempão orientando e pingando pra ele não ir ali, que iria morrer. No fim das contas, acho que minha maior dificuldade é pegar times que não seguem minhas orientações de forma alguma, e eu como sup não posso fazer muita coisa sozinho. Não tô dizendo que eu sou um jogador bom, porque se fosse estaria num elo/divisão bem mais alta; só queria algumas orientações de jogadores de elos mais altos: é possível subir de elo sendo sup, mesmo no prata? se sim, quais orientações me dão? Pra vocês terem noção, agora há pouco eu estava jogando uma ranqueada, e logo no começo da partida o league começou a travar; daí falei pro meu ADC ficar safe, porque eu ia arrumar os gráficos/fechar navegador (que poderia estar causando a queda de fps). Só que quando apliquei as alterações, o jogo travou total, e só voltou 1min depois. Quando fui ver, meu ADC tava me xingando no chat e o placar do jogo já estava 7/1, porque ele tava indo direto e se matando nas 3 lanes. Resultado: perdi PDL. Enfim, foi só um exemplo do quanto um suporte sofre em low elo.
PS: eu gosto de jogar de Sona, pq no early dá pra ser agressivo com os pokes, mas também jogo com Soraka.

22 RESPOSTAS
Arauto
Arauto

Bem, vou falar por mim que sou main sup e subi e me mantenho nos meus Elos apenas como suporte... Sim, você vai perder muitas partidas por causa do time... Mas o principal você já está fazendo.

"Eu saio para ajudar meu time e meu ADC faz isso e morre", aceite e vire a babá se o seu ADC não aceitar jogar safe ou resistir sozinho . Não adianta você sair do lado do ADC se ele vai se matar toda hora, por melhor que seja a sua intenção, o time vai ver ele se matando e vai desanimar...

'Suportes' de dano, você vai pegar times horríveis, geralmente um suporte que pode fazer um ato de Carry pode salvar o seu time. ( Um exemplo disso é o Blitz e a Leona no bronze e prata), onde você vai conseguir praticamente sozinho matar alguém. Tente ajudar o seu time sempre com os conselhos, se você ver o seu top feedando, o seu mid apanhando, sugira ações, builds, entenda o lado deles ( parece que você já faz isso xD )

E tente conseguir um Duo para jogar contigo, um ADC que no mesmo que não seja um super carregador vai te ouvir e conseguir manter o nível no jogo...

Enfim, boa sorte para ti ! E aguente que ser suporte é um dramaaaaa

Você está sendo um pouco ingênuo. 

Pra quê jogar suporte em time de pratas ? Não tem "quem" você suporte, entende?

Se você não levar torre, ninguém vai levar para você. Mesmo que joguem bem, existe uma chance GIGANTE de entregarem, já que eles estão no PRATA por MOTIVOS ÓBVIOS. 

Suporte até o Platina é perda de tempo e estresse puro. 

É tipo jogr de Janna pra um adc Prata 5. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aronguejo
Aronguejo

Pra sair do prata nem vale a pena jogar de main suporte, digo isso levando a rota ao pé da letra, você protegendo o adc.  Diria que só vale a pena você ser main suporte apartir do ouro ll se estiver com mmr alto, jogando com platina acima de lV, se não, faça um campeão que posso dar suporte mas tenha dano tipo Morgana, Karma, Leona.

essas desculpinhas que estão dando a vc nem cola mais, é percade tempo, só no platina +, bla bla bla, eu sou main jg, subi ate o prata 3 só na jg, quando houve a mudança das runas fui testar sup, q sempre quis jogar, e sai do prata 3 ao gold 4 jogando somente de :champion102:, então vc consegue sim, basta colocar na sua cabeça, "se eu perdi, a culpa foi minha", vc é responsável pelo seu resultado, veja os elo job, pode ter 2 no time feedando, eles ainda carregam, então jogue e acredite que vc vai conseguir

Papo de quem começou a jogar de suporte agora e pegou uma boa série de vitórias. Vire main suporte na próxima temporada depois conversamos.
Aronguejo
Aronguejo

Claro que é possível sair do prata jogando de suporte. Ao que parece você você faz ou tenta fazer o básico do suporte.

Mas antes de ver o o lado negativo do time reveja os seus, você da roaming na hora correta (após avançar a wave)? Você tenta não apenas wardar o mapa mas tomar a visão do jungle inimigo? Junta com seu jungle para fazer um gank/dive? Seu ADC não é muito bom mas também não morre? Dê peel para ele, no prata não dá para esperar muito do adc então se ele não morrer e der o dps já faz a diferença. Caso seja o contrário desgrude dele, você é suporte do time não de um jogador específico.

Com as mínimas vantagens e foco em objetivo independente de adc "x" ou "y" você sobe sim.

Mas se vai uma dica boa: jogue de Zyra. Subi pro platina 3 muito por conta dela e da karma. Tem um peel interessante, muita pressão na lane e caso seu ADC não de tanto dano não tem problema. Mesmo fazendo utility você por vezes será a pessoa que mais deu dano na partida jogando de Zyra.

Ou simplesmente mude de campeão na época que eu era prata gostava muito da Leona mas eu vi que não encaixava em tal elo.

Enfim, boa sorte nas ranqueds.

@Imundicia 83 escreveu:
Papo de quem começou a jogar de suporte agora e pegou uma boa série de vitórias. Vire main suporte na próxima temporada depois conversamos.

Eu havia terminado a season de 2016 no ouro 1, fiz a md10 cai prata 2 ou 3 não me recordo. Nessa última season terminei platina e atualmente no platina 3. Você falar como senão fosse possível subir de elo jogando de suporte é sem cabimento.

Não quero causar intriga desde já mas olhando seu perfil vejo que você jogou por volta de 1200 ranked's e está platina 5. Eu joguei 300 a maioria no caso suporte e estou platina 3. Então meu caro não é a role o problema, o problema muitas você é a si próprio.

Tive de mudar muitos fundamentos para conseguir sair do maldito ouro 1 e hoje vejo que preciso mudar muitos outros pois não consigo sair do platina 3. Cada jogo é uma adaptação, você se adequando a ele independente do seu personagem ou role é meio caminho andado.

E se o autor do tópico está com dificuldade é até bom continuar com suporte. Quem sabe ele não muda de campeão e aprende umas coisas das quais ele ainda não sabe? Ou simplesmente emplaca uma sequência de vitórias.

Dragão
Dragão

Amigo de Suporte é o caminho mas díficil do jogo porque tu é 80% dependente do time. 

Mas se tu pretende focar vou te dar uma pequena dica de Diamante, procura um DUO e joga de LULU. 

Porque LULU é a suporte mago que mais defende o atirador e da Boosters. 

banerzinho

Lá vem a conversinha do "você tem x partidas ranqueados e eu tenho menos e fui mais longe", isso não cola meu irmãozin, simplesmente porque você pode ter várias contas secundárias e ficar se revezando entre elas, no mais, pelo teu histórico você faz exatamente oque tentei sugerir a ele, pegou campeões que podem ajudar no dano, como Zyra, o campeão que tu mais usou de "suporte"

Não entendo esse menosprezo com a role. Ou até mesmo achar que em elo "x" não dá para fazer tal coisa. De fato as coisas mudam de elo para elo, raciocínio, follow-up do time etc.

Mas colocar a Zyra como Suporte entre aspas é demais. Tá certo que ela não tem um dos melhores kits para se usar no Bot, não é tão forte como antigamente, mas ainda sim tu consegue dar peel, botar pressão e consequentemente trazer tranquilidade ao seu ADC.

Se a Janna ( considero a melhor suporte ) tem um kit ótimo, de nada adianta se você não souber em qual momento usar tais recursos.

Anyway, e não tenho contas secundárias apenas jogo muitos aram para poder aliviar a cabeça. Ranked atrás de ranked ou tu cansa ou te estressa ( se só vier vitória aí tanto faz ).

essa minha dica no prata e no bronze ninguém sabe joga então . pegue um support que da dano vol koz faça full ap lux viega full ap mais não esqueça de warda o mapa pink no arbusto do rio sempre que uma ward acaba você coloca outra faz isso

Pega uma suporte All in,tira o hp todo do adc inimigo e deixa seu adc dar o ultimo hit só isso,Traduzindo da a comida mastigada para o adc só engolir.

Pega um suporte carry tipo um Xerath dai vc praticamente vence a lane solo mas se seu time tiver muitos carrys ou vc sabe que o seu adc joga bem dai vc pega algo que combine com ele tipo uma janna ou lulu com um kogmaw wtc.

Esse problema de seu time ignorar tudo oque você fala é bem comum, na vdd isso em todos os elos, e é exatamente por isso que as pessoas tem dificuldades em subir de elo, a dica que eu dou é jogar com personagens que fazem as coisas acontecerem, como Blitz, Thresh, Alistar, Leona... Pega eles e vai pra cima, voce disse que tras vantagem pro seu time, se vocÇe dar vantegem e forçar lutas em que seu time esta mais forte você consegue ganhar, e continua tentando dar calls, mas tenta arranjar um duo pra segui elas.

Já subi como suporte até o Mestre, hoje não sou mais main.
Na maioria das vezes existe dois cenários possíveis.

1° Cenário: Você tem vantagem na lane(Seja por matchup ou por skill play melhor que a dos adversarios), nesse caso stompe a lane, até que seu ADC esteja forte.

2° Cenário: Você está em desvantagem na lane (Seja por matchup desfavorável, ou por vocês serem piores mecanicamente que os adversários), nesse caso jogue como um "segundo jungler", ganke mid, vá no top, tente atrapalhar o jungle inimigo wardando, ou roubando campos, mesmo que seu ADC fique na desvantagem na bot lane, se você conseguir dar alguma vantagem pros outros laners, já irá compensar.
Só faça isso quando houver oportunidade, não suba pro mid com o mid inimigo na torre, mas no mais é isso.

Dragão
Dragão

jogando bem. Ninguem deixa de subir por causa do toxico, do troll , do afk ou sei la do q. Entender q soloq n tem essa de shot caller, ainda mais no bronze/prata da vida. Joga direito q, na cabeça do povo, vai ver q vc ta jogando bem e naturalmente vao te acompanhar. E n é suporte q "sofre no low elo", low elo é uma bagunça naturalmente. Até no diamante é uma bagunça **cogumelo do teemo**. Agora , falar de troll n **cogumelo do teemo**, n tem como vc virar e falar pro olleh, q pegou top 1 no NA jogando de sup, q é muito dificil subir de sup pq soloq n segue call.

comecei jogar supp em ranked ano passado e parei no gold V por conta do estresse. A única coisa q realmente me ajudou foi fazer suporte q dá dano, supp healer e tank era taxa de vitorias de uns 20%, fazendo os itens certinhos. Faz zyra ou Brand com o item de visão azul e o resto AP q vc carrega o bot e late game é mais um carry.
Tropa
Tropa

Caras, eu tenho feito a maioria das coisas que me aconselharam aqui. Eu SEMPRE wardo alguns spots que identifiquei como principais, e quando tenho visão do jungler inimigo e/ou eu e meu adc mandamos a botlane adversária pra base, vou wardar mais deep pra ter visão do jungler adversário. Eu me considero bom mecanicamente (tenho jogado de Thresh), tanto é que na maioria dos jogos (se meu ADC não for muito ruim) a gente ganha a lane. Sempre que identifico uma oportunidade, dou roaming e pego uma kill pro meu midlaner; dou call pra baron, dragão, deixo tudo wardado e tento tirar visão que o time adversário tem. Sempre dou uma, duas, três kills pro meu ADC, mas quando chega o late game...
Eu arrumei um duo pra ir comigo, mas o cara é muito estressado. Ele passa boa parte do tempo dele reclamando no chat. Quando dou roaming ele reclama que é pra eu estar com ele (mesmo que a gente tenha acabado de shovar a wave na torre inimiga); eu deixo ele 5/0, mas aí no late game o cara começa a fazer call errada e se matar, e depois coloca a culpa em mim que eu não tava com ele. É complicado isso. Smiley Sad

Ai manin, como já disse anteriormente, pra sair do prata/ouro, não vale a pena pegar esses suportes com mecanica dificil, Thresh, Rakan, Bardo...deixa isso pra depois. Faz umas partidas com Leona, Alistar, Morgana, Sona...são campeões que, mesmo que tenha 1 ou 2 nb no time, você ainda consegue fazer algo por causa do dano/stun deles